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Descrição de produto para gerar mais vendas no e-commerce

A descrição de produtos é essencial para quem tem uma loja online. Afinal, é através desse texto que o cliente vai decidir comprar ou não, juntamente de outros fatores. É nele que devem estar todas as informações mais importantes sobre o que o comércio está tentando vender.

Porém, não se trata apenas de um simples texto descritivo. Quando falamos de vendas online, é necessário introduzir outras técnicas nesse tipo de redação. Sim, estamos falando de SEO.

Para construir uma descrição de produtos que seja persuasiva, informativa e certeira, é necessário prestar atenção em alguns detalhes. Utilizar as técnicas conhecidas de SEO, como o uso de palavras-chave, link building, entre outras, transforma toda a estratégia de um comércio eletrônico. 

Dessa forma, é possível perceber que quando o produto é bem descrito, as vendas podem aumentar. As vendas online se baseiam em quão persuasiva a página da loja é. Porém, é comum encontrar casos de comércios que não dão a devida importância para esse tipo de texto. Ou seja, encontram-se erros ortográficos, textos genéricos para todos os produtos que vêm direto do fabricante e, em alguns casos, não há sequer alguma descrição!

De modo geral, uma boa descrição de produtos vai além de apenas falar das especificações daquele item. É, também, mostrar os benefícios e fazer com que o consumidor consiga se imaginar utilizando-o. Quer entender melhor sobre como fazer isso através da redação? Continue lendo!

Benefícios de uma boa descrição de produtos

Juntamente com uma boa foto, uma boa descrição de produtos é o segredo para fechar uma venda em uma loja online. Afinal, são basicamente os dois melhores argumentos que o comércio pode oferecer, já que o cliente compra sozinho, sem a opinião de um vendedor. Investir em uma redação bem feita para descrever os itens à venda em um e-commerce tem vários benefícios. 

Experiência do usuário

Pense nas vezes em que você já comprou em um comércio online. O que te chamou atenção antes de tomar a decisão de comprar? Talvez tenha sido a foto do produto ou o preço, mas quase sempre temos dúvidas sobre aquele item. E, nesses casos, corremos para a descrição, não é mesmo? É nela que reforçamos a nossa necessidade de compra. Por isso, uma boa descrição melhora a experiência que o usuário vai ter com a sua marca ou site.

Gera credibilidade ao negócio

Outro motivo pelo qual é importante ter uma boa descrição de produtos é passar credibilidade ao cliente. Não parece estranho quando um item em uma loja online não mostra nada além do nome e do preço? Sem especificações ou um argumento do vendedor tentando te convencer a comprar, pode gerar desconfiança no consumidor.

Aumenta o desejo

Já que o cliente não vai ter um vendedor com técnicas de persuasão ao lado dele para convencê-lo de que precisa daquele produto, a descrição é a hora perfeita de incorporar essas técnicas. Uma boa descrição pode ser tão eficiente quanto um vendedor, quando mostra todas as vantagens do produto, desta forma, o usuário fica com mais vontade de finalizar a compra.

Beneficia os canais de atendimento

Uma boa descrição de produtos deve responder todas ou a maioria das dúvidas que o usuário pode ter quando se deparar com o item. Isso, além de melhorar a experiência do cliente quando se fala de vendas online, também ajuda o time de atendimento. Se o consumidor souber todos os detalhes lendo a descrição, não vai precisar entrar em contato com a empresa para tirar uma dúvida simples. E, assim, o time não ficará sobrecarregado, podendo dar atenção a outros atendimentos.

Melhora o SEO

Como já comentamos, utilizar técnicas de SEO é essencial na descrição de produtos. Neste caso, essas técnicas podem ajudar a melhorar o ranqueamento do site como um todo, não apenas naquele produto, isso porque as palavras-chave utilizadas podem ser relevantes para o negócio. Quando aplicado com excelência, o SEO é o maior aliado de um comércio online.

Como criar uma descrição de produtos impecável? 

Uma boa descrição de produtos que utiliza as técnicas de SEO nasce a partir de uma estratégia de conteúdo bem estruturada. A partir daí, tudo começa a melhorar. 

O texto da descrição é uma forma de se conectar com o cliente, e de inserir a empresa nas buscas que ele faz diariamente por aquele produto. Além disso, utilizar o SEO pode significar uma economia no tráfego pago, já que, utilizando as palavras-chave corretas, a sua loja online vai aparecer de forma orgânica para o cliente.

Para atingir essa excelência, existem algumas dicas a serem seguidas. Confira o que, na nossa opinião, não pode faltar na sua estratégia de e-commerce.

Conteúdo atrativo

Utilizar gatilhos, palavras-chave e termos sensoriais é essencial na descrição de um produto. Afinal, o usuário precisa encontrar nesse texto tudo o que ele está procurando: a solução para os problemas dele! Desta forma, conhecer a jornada do cliente e em que etapa ele está no momento faz toda a diferença porque, assim, fica mais fácil usar as palavras certas para convencê-lo.

Conteúdo original

Assim como criar uma descrição que seja atrativa para os olhos do consumidor, também é importante que esse conteúdo seja original. Esqueça o texto que vem do fabricante do produto. Sim, ele pode ser utilizado como uma referência ou uma base, mas, no fim das contas, quem deve oferecer a melhor descrição é você. Exerça a criatividade e pense nas melhores formas de demonstrar a importância do produto para o usuário.

Palavras-chave relevantes

Não dá para falar de SEO sem falar de palavras-chave. Esses termos são o que diferenciam uma estratégia bem feita de uma que não vai dar certo.

Escolher uma boa palavra-chave começa com conhecer o cliente. A persona da empresa precisa estar bem definida na cabeça de quem vai escrever a descrição do produto. É interessante pensar como o usuário, imaginar quais dúvidas ele pode ter ao pesquisar mais sobre o item – e responder tudo no texto. 

Hierarquia de informações

Use a descrição para conectar atributos e benefícios dos produtos. Quais vantagens desse item chamam mais a atenção do consumidor? Do que ele precisa ficar sabendo primeiro assim que entrar na página do produto? Organizar o texto dessa forma vai deixá-lo mais fluido.

Títulos Chamativos

Use as vantagens do produto a seu favor. Um nome genérico pode cumprir o papel de mostrar qual é o item que está sendo demonstrado, mas ainda há a página inteira com espaços que podem ser preenchidos com outros títulos mais chamativos. Uma característica única do produto, por exemplo, é um componente que faz a diferença. Detalhes como esses deixam o texto mais persuasivo e informativo para o cliente.

Imagens coerentes e otimizadas

Embora tudo o que falamos até agora tenha sido sobre o texto, não se pode esquecer das imagens. Elas valem tanto quanto a descrição de produtos. São o apelo visual daquele item, que vão influenciar na compra também.

Por isso, opte por imagens que mostram bem o produto. Que valorizem o que ele tem de melhor a oferecer. E, além disso, torne-as otimizadas. Use legendas e descrições, todas as técnicas de SEO para imagem são válidas aqui.

Exemplos de bons e-commerces

Que tal algumas referências? Separamos alguns e-commerces que aplicam direitinho todas essas dicas que acabamos de dar. Inspire-se e crie a sua própria identidade!

A Leroy-Merlin é um ótimo exemplo de comércio online. Todos os produtos contam com uma descrição bem feita, sem erros ortográficos. São textos objetivos, mas informativos, e este é o segredo para uma boa descrição. Utilizar bem o espaço da página destinado para aquele texto. Sem exagerar nos detalhes, mas também sem deixar de informar tudo o que é necessário.

Outro bom exemplo é a loja da 3M. A empresa aposta em descrições mais longas, recheadas com as especificações dos produtos e um texto claro e informativo. Quem lê, seja um especialista ou um leigo, consegue entender a importância daquele item. 

Por fim, podemos citar ainda a Ênfase, que vende cursos. Por não se tratar de um produto físico, e sim de um serviço, o texto pode ser um pouco mais desafiante, mas nada impossível. Quando fala sobre os cursos disponíveis, a Ênfase busca mostrar todos os detalhes daquela especialização, os benefícios que o aluno terá ao se inscrever, as matérias que são abordadas, entre outros pontos importantes.

Já deu para entender a importância da descrição de produtos, né? Algo essencial para uma loja online. E é a partir da melhoria do SEO de um e-commerce, inclusive nessas descrições, que as vendas começam a subir. 

Que tal melhorar as suas técnicas? Te convidamos a conhecer a nossa consultoria de SEO com especialistas da Web Estratégica. Entre em contato com a gente e solicite uma proposta!

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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