O que é auditoria de conteúdo? 6 dicas para fazer no seu site

A importância de produzir conteúdo útil e de valor você já sabe. Mas só isso não é suficiente para subir nas buscas. Depois de publicado, ainda é preciso revisar e analisar os conteúdos do site de tempos em tempos, verificando se eles estão seguindo as melhores práticas de SEO e as suas estratégias do momento. Esse procedimento é chamado de auditoria de conteúdo.

Muitas vezes, um site é construído por diversas pessoas diferentes e modificado constantemente. Nesse processo, nem todos têm o conhecimento adequado de SEO e outras práticas recomendadas. Assim é preciso estar atento. Uma pequena otimização pode fazer milagres pelo desempenho das suas páginas, qualificando os resultados da sua estratégia de marketing de conteúdo.

Atualmente mais de 100 bilhões de pesquisas são feitas no Google todos os meses. E sabendo que a criação de conteúdo é uma das melhores práticas para atrair audiência e aumentar o alcance da sua marca, também é essencial que o seu site ou blog possa ser facilmente encontrado. 

O que é auditoria de conteúdo?

Uma auditoria de conteúdo, ou content audit, é uma série de processos definidos para avaliar o conteúdo do seu site. Ela é uma revisão completa de tudo que você e sua equipe produziram ao longo do tempo, seja para identificar oportunidades de melhorias ou para eliminar o que não é mais necessário.

Isso envolve um levantamento do que está publicado e um método de análise, com a definição de diversos critérios para verificar o desempenho. Um olhar ponto a ponto que vai muito além de números, já que diz respeito também a diversos fatores como o momento da sua marca, a situação do mercado e as mudanças que ocorrem nas plataformas e nos algoritmos.

Com essa visão ampla, uma auditoria de conteúdo tem a função de detectar, por exemplo, publicações que necessitam atualização, conteúdos complementares que podem ser linkados ou combinados e até posts que devem ser removidos definitivamente. Além, claro, de pontos importantes que alguém pode ter deixado passar no processo de criação de conteúdo, como ausência de palavras-chave ou uma URL não adequada, entre outras possibilidades.

Por isso, assim como empresas fazem auditorias financeiras e de processos para conferir se tudo está funcionando como deveria ser, quando aplicada aqui nessa área, ela é a fiscalização da sua estratégia de marketing de conteúdo.

Para que serve a auditoria de conteúdo?

Em um mundo cada vez mais rápido, as regras do jogo estão mudando a todo momento. A sua marca muda, o seu cliente muda, o algoritmo do Google muda. Uma auditoria de conteúdo serve exatamente para readequar sua empresa à situação atual e garantir que ela continue bem posicionada sempre.

Sabendo que a produção de conteúdo de qualidade, além de ser um importante fator de ranqueamento do Google, ajuda a construir a autoridade do site, outro fator de ranqueamento, esse cuidado é fundamental para ocupar os melhores resultados nas buscas. O que comprovadamente traz mais acessos dos usuários.

Assim, se a sua organização tem um blog, uma auditoria deve ser feita regularmente. Isso porque, ao produzir conteúdo com frequência ou há muito tempo, duas coisas são bem comuns de acontecer: 1) conteúdos repetitivos; 2) conteúdos desatualizados.

Conteúdos repetitivos são aqueles bastante semelhantes entre si, muitas vezes inclusive utilizando a mesma palavra-chave. Essa prática pode ser extremamente danosa em questão de SEO, já que as duas publicações serão “rivais” nos resultados de pesquisa. 

Enquanto uma ganha prioridade na SERP, a outra é relegada aos cantos mais escuros do seu site, longe dos holofotes do Google, o que faz com que todo o esforço da sua equipe tenha sido à toa.

Já os conteúdos desatualizados são os que perderam a relevância ao longo do tempo ou cujas informações deixaram de ser precisas. Textos sobre tendências para o ano, tutorias de ferramentas ou legislações de determinados setores, por exemplo, são os casos mais clássicos de conteúdos que perdem valor rapidamente. Qualquer atualização no software ou mudança na lei já é suficiente para pôr em cheque todo o seu artigo.

Outros pontos que uma auditoria de conteúdo também ajuda a identificar é a existência de URLs não otimizadas, geradas automaticamente pelo sistema, que prejudicam o desempenho do artigo. Também há a necessidade de mudanças de acordo com as regras mais recentes de SEO, já que os algoritmos dos buscadores estão constantemente recebendo updates.

Muitas dessas considerações exigem um olhar apurado e domínio profundo sobre o conteúdo, para encontrar oportunidades e ameaças ao desempenho do seu site.

Benefícios da auditoria de conteúdo para o seu site

Com uma auditoria de conteúdo precisa e eficiente, sua marca só tem a ganhar. Ela traz benefícios em todas as etapas do planejamento de conteúdo, da definição das pautas até os resultados obtidos.

O primeiro benefício é que a auditoria aumenta o tráfego orgânico no seu site, melhorando os resultados de SEO. Depois de identificar páginas com potencial de alta classificação na busca, otimizar links e definir quais conteúdos devem ser atualizados ou removidos, bastam alguns ajustes para amplificar o alcance das publicações.

Outro ponto positivo é que ela aumenta o engajamento e o CTR, a taxa de cliques no seu link. Ao entender quais conteúdos atraem a atenção do seu público e quais assuntos eles buscam, é possível priorizar esses temas durante o planejamento de conteúdo, fazendo com que seus materiais conquistem ainda mais cliques.

Além disso, a auditoria de conteúdo também aumenta a taxa de conversão. Ela atua identificando os conteúdos que geram mais leads, sua adequação a cada etapa do funil e a eficiência dos CTAs, propondo melhorias quando necessário. Dessa forma, contribui para reduzir a taxa de rejeição, já que todas essas mudanças buscam eliminar as barreiras que fazem os usuários abandonarem seu site antes do tempo.

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6 dicas de como fazer uma auditoria de conteúdo

Uma boa auditoria de conteúdo deve ter uma metodologia bem definida, para que todos os envolvidos saibam aonde se quer chegar e os caminhos para ir até lá. Assim, evita-se perder o foco e fugir do tema central, que é a análise profunda dos conteúdos publicados no seu site. Pensando nisso, definimos 6 etapas que devem ser seguidas para uma auditoria eficiente.

1. Defina os objetivos

Como dissemos, realizar a auditoria traz diversos benefícios para as suas estratégias de marketing de conteúdo. E a primeira etapa é definir quais objetivos você quer alcançar. Com isso, você saberá quais dados é necessário captar, de forma a otimizar os recursos da sua equipe.

Se você quer aumentar o tráfego orgânico, por exemplo, vale olhar o número de acessos, palavras-chave utilizadas, tempo de permanência nas páginas, linkagem, atualização dos conteúdos, entre outras informações.

Já se você busca mais engajamento, fique de olho em fatores como curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos dos seus conteúdos. Se desejar conversão, pode dar atenção aos leads gerados x acessos, o número de vendas (se for o caso) e como as chamadas para ação estão performando, pois elas quase sempre podem ser otimizadas para funcionar ainda melhor.

2. Elabore um inventário do seu conteúdo

Visualizar e organizar todo o conteúdo, mais do que uma recomendação, é uma etapa fundamental do processo. Assim, é preciso reunir todo o conteúdo auditável em uma planilha do Excel/Google Sheets ou outra ferramenta semelhante.

Para começar, abra o sitemap do seu site e comece a listar os conteúdos e URLs a partir de lá. Um dos jeitos mais fáceis de acessá-lo é digitar o domínio do site e logo após “/sitemap.xml”. A partir daí, você poderá navegar na lista de URLs, muitas vezes agrupadas por categorias, verificando do que elas tratam e copiando para sua planilha.

No entanto, não basta apenas listar todas as URLs, é preciso incluir algumas informações básicas e catalogá-las por tipo ou função, por exemplo, de acordo com os seus objetivos. Para facilitar a organização, alguns dados que podem acompanhar cada endereço da lista são as palavras-chaves, o título e o formato dos conteúdos, se post, vídeo, imagem, landing page, etc.

Outra possibilidade é segmentar de acordo com a etapa da jornada para a qual o conteúdo foi produzido, por tamanho, data de publicação, autor e hub de conteúdo ao qual ele pertence. Deve-se ver, também, se o conteúdo já foi otimizado anteriormente ou se possui ou não CTAs.

Uma dica: quanto antes você criar um registro das publicações (e mantê-lo constantemente atualizado), mais fácil será na hora de fazer uma auditoria.

3. Analise as informações sobre os seus conteúdos

Depois de organizar o inventário, você precisa coletar os dados de acordo com os objetivos que definiu, para saber o que está funcionando ou não. Essas métricas podem ser obtidas através de diversas plataformas, como o Google Analytics, SEMrush, Screaming Frog, entre outras. 

Explorando as possibilidades de cada uma, você conseguirá todos os dados que precisa, como tráfego, taxa de conversão, ranking de palavras-chave, problemas técnicos e muito mais. Algumas, além de mostrar as informações, até já sugerem as ações necessárias para otimizar o conteúdo.

A partir disso, você e sua equipe precisam interpretar o que é mostrado, tanto para entender as relações entre as métricas quanto para verificar se aquela ação sugerida é mesmo a melhor opção. 

Uma página com muito tráfego, mas uma pequena duração da sessão, por exemplo, pode significar que o assunto está sendo abordado de forma rasa, apesar de parecer relevante. Nesse caso específico vale a pena revisar e ampliar o artigo para oferecer uma resposta completa e aumentar o tempo de permanência dos usuários.

Já uma recomendação de unificar artigos com a mesma palavra-chave pode ser avaliada observando se eles realmente tratam do mesmo tema e em que nível. De repente, em vez de unificá-los, a melhor ação poderia ser a mudança de uma palavra-chave muito ampla para uma long tail keyword, deixando mais preciso com relação ao assunto tratado, o que pode melhorar o desempenho na SERP dentro daquele nicho.

A partir disso, é preciso avaliar individualmente o que fazer com cada publicação, se mantém como está, atualizar ou desapegar de vez e excluir o conteúdo. Nesse caso, não se esqueça de redirecionar a URL para outra página válida, evitando o erro 404.

4. Realize as ações necessárias para aprimorar seus conteúdos

Se você fez a escolha pela opção mais recomendada, que é atualizar em vez de excluir, é hora de pôr em prática as ações necessárias para que os conteúdos passem a performar bem. Assim, post por post, você e sua equipe devem fazer as mudanças, mantendo tudo registrado na planilha para não se perder.

Um conteúdo sobre como usar determinada ferramenta, por exemplo, que já teve um bom volume de tráfego quando foi produzido, pode ser revisado para ficar de acordo com as últimas atualizações, ganhando relevância novamente. Já um conteúdo desorganizado, sem uma hierarquia de informação ou escaneabilidade, deve ser revisado com um olhar para esses pontos, adicionando subtítulos e dividindo melhor os parágrafos.

Outras possibilidades são reescrever totalmente o conteúdo, aprofundar as informações e incluir outros recursos além do texto, como vídeos e imagens, deixando a publicação mais relevante tanto para o público quanto para o robô do Google.

Também vale otimizar CTAs, meta descrições, títulos, links, palavras-chave e outros recursos que favorecem a conversão e o tráfego orgânico. Nesse sentido, um dos mais importantes são as URLs estruturadas de acordo com as boas práticas de SEO.

5. Aprimore a sua estratégia de conteúdo

Realizar essa auditoria de conteúdo no seu site vai muito além de beneficiar o que já foi produzido. Ela também ajuda na hora de fazer ajustes na estratégia de criação de conteúdo. A partir do que foi obtido com esse olhar investigativo e aprofundado para o seu site, você e sua equipe conseguem ter uma noção ampla da situação.

Ao realizar o próximo planejamento de conteúdo, é preciso levar em conta tudo que foi percebido. Assim é possível traçar estratégias cada vez mais eficientes, otimizando o investimento em tempo e recursos do seu time de marketing digital.

6. Mensure resultados

Por fim, depois de todo esse trabalho, não se deve esquecer de verificar os resultados das suas ações. Ao olhar para os números novamente e de forma constante, dá para observar o que está funcionando e fazer ajustes extras se ou quando julgar necessário.

Mais que uma etapa, acompanhar os resultados deve ser um hábito, pois assim as correções acontecem de forma mais rápida, evitando o acúmulo de problemas. Se você já tem um processo estruturado então (através de auditorias), fica mais fácil ainda.

Como uma consultoria especializada ajuda na auditoria de conteúdo do seu site?

Realizar uma auditoria de conteúdo de qualidade pode ser uma tarefa árdua, consumindo muito tempo da sua equipe, que poderia ser utilizado de outras formas nas estratégias de marketing digital do seu negócio.

Assim, a melhor forma de otimizar seus recursos é contar com quem tem a experiência necessária para executar esse desafio com alta qualidade. É por isso que a Web Estratégica oferece uma consultoria completa de marketing de conteúdo para a sua marca, atuando no desenvolvimento das estratégias desde o planejamento de conteúdo até a auditoria.

Seja da análise dos materiais preexistentes até os produzidos por nós, nossa equipe de especialistas vai a fundo do começo ao fim, para garantir clareza e certeza nas informações que ajudarão você e seu time a traçarem as melhores estratégias.

Na Web Estratégica, realizamos a auditoria de conteúdo do seu site com um time em constante atualização, assegurando que o seu conteúdo esteja de acordo com as últimas recomendações do mercado e dos buscadores, para o melhor desempenho das publicações. Quer colocar a sua marca no topo dos resultados? Conte com a gente. 

Qualidade é a regra

Com toda a certeza, uma auditoria de conteúdo deve estar dentro da sua estratégia de marketing, principalmente se você nunca realizou uma. Afinal, na busca por conquistar a atenção da sua audiência, entregar conteúdo de qualidade é e continuará sendo um pilar fundamental.

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Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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