Imagine se a sua empresa pudesse ser vista por milhares de pessoas ao mesmo tempo e, além disso, pudesse ser visitada por essas pessoas na mesma proporção. É isso que o Google Meu Negócio faz, combinando visibilidade e informação.
Neste artigo você vai descobrir como essa ferramenta do Google pode amplificar o alcance da sua empresa através do preenchimento de um formulário. O melhor de tudo isso é que esta solução é completamente gratuita, sem custo nenhum envolvido. Alguns cuidados, porém, são necessários, bem como técnicas para se destacar das tantas possibilidades do mercado.
Números apontam que um perfil de empresa no Google Meu Negócio atinge 28 vezes mais contatos do que um site. Comece hoje mesmo a aumentar seus resultados e conversões.
O que é o Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio é um cadastro digital da sua empresa. Ele permite fazer um cadastro completo de todos os seus dados, como nome, endereço, horário de funcionamento, telefone, avaliações de clientes satisfeitos e eventos. Foi lançado em 2014 e, desde então, tem sido uma poderosa ferramenta para negócios locais.
Vamos supor que você tenha um restaurante e precisa que as pessoas, ao pesquisarem por restaurantes próximos, encontrem o seu estabelecimento logo nas primeiras posições. Isso acontecerá com uma ficha bem preenchida do GMN.
Inclusive, ao inserir o endereço da sua empresa, o Google exibe um mapa exato de onde ela fica, facilitando o acesso para quem está usando o aplicativo pelo celular, a pé ou de carro.
Entretanto, se você está pensando que essa funcionalidade serve apenas para negócios físicos, está enganado. É uma ferramenta indispensável para o posicionamento de um e-commerce, atraindo mais clientes.
Recentemente, houve um rebranding do posicionamento da função; o nome mudou para Google Perfil da Empresa. Segundo a big tech, essa mudança reflete a importância dos perfis com informações de qualidade que ajudem nas compras físicas ou virtuais.
Há uma necessidade de perceber, já através do nome, a utilidade e importância da ferramenta, tornando-a um cartão de visita virtual.
Como funciona o Google Meu Negócio?
Por ser uma espécie de diretório virtual, o Google Meu Negócio é uma ótima oportunidade de deixar a sua empresa visível para milhares de pessoas ao mesmo tempo, por isso tem conquistado cada vez mais atenção dos estrategistas de marketing digital.
Um outro ponto positivo é que é gratuito e qualquer estabelecimento local pode fazer uma ficha cadastral de forma simples e direta, basta preencher um formulário com as seguintes informações:
- Nome da empresa;
- Endereço comercial;
- Contato telefônico;
- Horário de funcionamento;
- Formas de pagamento;
- Outras informações relevantes.
Depois de obter essas informações, o Google vai automaticamente buscar o seu endereço no Google Maps, o que acaba por ser um grande facilitador para quem deseja chegar ao seu negócio rapidamente.
6 Vantagens de utilizar o Google Perfil da Empresa
Com as informações fornecidas até agora, já dá para ter uma boa noção dos principais benefícios de adotar o Google Perfil da Empresa, mas listamos abaixo 6 deles que com certeza vão reforçar sua importância.
1. Destacar o seu negócio no Google
Figurar nas primeiras posições da SERP é o sonho de muitos, sendo o melhor dos mundos. Agora imagina destacar essa presença com direito a aparecer no mapa e uma ficha detalhada da sua empresa. É uma garantia de prestígio e visibilidade expandida.
2. Auxilia na atração de clientes
Ao dar mais destaque e visibilidade para a sua marca, potenciais clientes verão a sua localização e ficha cadastral, o que por si já pode gerar interesse.
Além disso, é possível pedir para que clientes atuais deixem um depoimento sobre a sua empresa, o que também fica visível a todos, gerando mais interesse e prova social.
Um exemplo é uma outra funcionalidade do Google Meu Negócio que permite destacar os seus produtos e/ou serviços, criando uma espécie de vitrine.
Não é preciso sequer ter um site para se cadastrar no Google Meu Negócio. É possível fazer uso direto na ferramenta, que oferece a oportunidade de criar um site gratuito, ainda que simples.
3. Canal gratuito para divulgar o seu negócio
Recorrer à mídia paga é uma solução amplamente adotada por executivos de marketing, pois tem-se uma ideia de retorno imediato. No entanto, meios de atração indireta dos clientes têm cada vez mais ganhado força no mercado.
Um exemplo são as estratégias de SEO Local, baseadas na otimização de elementos do site, URL e palavras-chave. Elas são um ótimo complemento para o perfil no Google Meu Negócio bem elaborado e convidativo.
Além disso, uma forma gratuita de conseguir informar e educar seu público é através de conteúdo de qualidade – a base do marketing de conteúdo, área que anda em conjunto com SEO. Um perfil completo, blog de alta qualidade e domínios otimizados para os algoritmos do Google e usuário são certeza de resultado a curto e longo prazo.
4. Favorece o SEO local
Com um cadastro bem otimizado no Google Perfil da Empresa é possível que a sua marca se torne uma referência em seu mercado local e se posicione logo no começo dos resultados de pesquisa.
De acordo com o próprio Google, 30% das pesquisas estão ligadas às buscas locais, por isso a sua empresa precisa de investir mais tempo nisso. Veja abaixo um exemplo de como isso funciona na prática.
5. Apresenta avaliações do negócio
Como já dito anteriormente, mostrar aos usuários depoimentos de pessoas que já compraram do seu estabelecimento, seja ele físico ou on-line, é de extrema importância para atrair potenciais clientes e interessados nos seus produtos e/ou serviços. Veja um exemplo de como as avaliações funcionam na prática.
6. Proporciona a análise de dados
Um dos recursos mais importantes que o Google Perfil da Empresa oferece é justamente a análise de dados.
Através dele é possível:
- Visualizar os acessos diários da sua ficha e comparar com os dados de acesso ao seu site;
- Saber quais foram as palavras-chave que as pessoas utilizam na pesquisa ao encontrar o seu site;
- Entender qual ação o potencial cliente toma ao visualizar a sua ficha.
Com isso em mãos, é possível ajustar o seu perfil de acordo com as palavras-chave mais pesquisadas até que ele fique 100% otimizado. Veja um exemplo no print abaixo.
A importância do Google Meu Negócio para o SEO local e atração de clientes
O Google Meu Negócio é uma importante estratégia de SEO para as empresas. No entanto, com o SEO local todos os esforços de marketing podem ser amplificados.
O SEO local é uma estratégia desenvolvida para otimizar a presença on-line a nível local, o que aumenta a visibilidade e o reconhecimento da empresa na região onde ela atua.
Para o Google Meu Negócio, é fundamental preencher bem todos os campos da ficha cadastral, colocando o máximo de informação possível, pois, a nível de SEO local, é necessário posicionar-se acima da concorrência.
Portanto, pode-se enxergar alguns benefícios claros do SEO local:
- Aumenta a visibilidade: através da geolocalização do Google Perfil da Empresa, o seu negócio pode ser posicionado por bairro, cidade, estado ou país;
- Incentiva a tomada de decisão: dependendo do estágio da jornada de compra que se encontra o usuário, os resultados que ele mostra incentivam a decisão e ação.
- Atrai novos públicos: visitantes de uma cidade, por exemplo, podem conhecer um novo restaurante naquela zona simplesmente através de uma pesquisa.
- Garante uma melhor e mais rápida experiência do cliente: com o SEO local você pode encontrar o cliente ideal, que já está pronto para consumir o seu produto.
Portanto, está claro como o SEO local tem extrema importância para o Google Meu Negócio. Além da visibilidade e credibilidade, ele fornece aos usuários e potenciais clientes informações completas.
Imersão em SEO e Conteúdo
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Como colocar seu negócio no Google de maneira gratuita
Veja na prática como colocar seu negócio no Google Meu Negócio. Siga o passo a passo adaptando com suas informações e seja o mais explicativo possível.
- Acesse a home do Meu Negócio e clique em “Gerenciar Agora”
- Faça o login utilizando a sua conta Google. Se ainda não tiver, rapidamente você consegue criar uma.
- Depois clique em “Inclua sua empresa no Google”
- Depois, preencha o formulário com as informações básicas da sua empresa, como nome comercial, contato telefônico, endereço e etc.
- Em seguida, confirme o seu endereço e clique em continuar.
- Insira o número do seu celular e o Google lhe enviará um código de confirmação por SMS
- Digite o código que recebeu por SMS
- Pronto, está feito. Você será redirecionado pela página que acabou de criar no meu negócio Google.
- Acesse a home do Meu Negócio e clique em “Gerenciar Agora”
Após criado o perfil, é fundamental atualizá-lo sempre, principalmente os horários de funcionamento em datas comemorativas e feriados, por exemplo, ou até mesmo o endereço, em caso de mudança.
Seu negócio, nossa estratégia
O Google Meu Negócio é mais uma funcionalidade do maior buscador do mundo, voltada para aumentar a visibilidade e credibilidade da sua empresa localmente. Gratuito, é uma oportunidade de atrair clientes, gerar visibilidade e consolidar sua marca – desde que combinado com outras estratégias como SEO e conteúdo.
Uma ficha completamente preenchida, com o máximo de detalhes possíveis, representa seu cartão de visitas no mundo virtual – sem falar em uma vantagem frente aos negócios vizinhos. Para mais atenção às palavras-chave, avaliações em dia e contínua inserção de conteúdo e atualizações, invista em uma consultoria de SEO.