O que é SEO Local e como ele ajuda a atrair clientes na sua região?

24/03/2023

A jornada de compras do usuário não é linear. O usuário pode conhecer uma loja, mas pesquisar antes para ter certeza de quem ele está comprando, ou ir atrás de locais que são próximos para adquirir um produto. Segundo estudos do Google, 46% das buscas feitas diariamente são relacionadas a locais em nossa proximidade. Nestes casos, apenas estratégias de SEO não são suficientes. É preciso foco em ações de SEO local.

Estratégias de SEO e de SEO local são importantes para uma empresa ranquear bem, tanto em buscas por produtos e serviços, quanto em buscas voltadas para encontrar lojas físicas. Além disso, o SEO local é importante para que o nome da sua empresa apareça de diferentes formas nos resultados da SERP do Google, ocupando um espaço importante para atrair a atenção do seu cliente em potencial e garantindo mais autoridade. 

SEO Local: o que é? 

O SEO local é uma estratégia de Otimização de Mecanismo de Pesquisa (SEO) que auxilia negócios que possuem uma empresa com espaço físico a conseguir espaço nos resultados de pesquisa (SERP) dos buscadores. O objetivo é otimizar a presença digital de uma marca através de um leque de ferramentas.  

O SEO local segue uma estratégia similar à estratégia de SEO, e possui fatores de ranqueamento em comum. Entretanto, este é voltado para empresas que possuem local físico e querem conectar estratégias digitais com o offline para alavancar os resultados do seu negócio. 

Portanto, antes de começar a traçar estratégias de SEO local, é importante que outras estratégias de SEO estejam prontas ou sendo implementadas em seu site. Por exemplo, garantir uma boa velocidade de carregamento para propiciar agilidade ao entrar no site ou ser mobile friendly, garantindo que o usuário tenha uma boa experiência pelo celular.  

Além disso, para aplicar o SEO local é essencial dar atenção especial para as palavras-chave locais, que sinalizam quais são as regiões onde sua empresa atua. Nesses processos, a estratégia irá entrar em cena e atingir os clientes que estão buscando sua marca, serviço ou produto. 

SEO Local: como funciona? 

É comum que os usuários pesquisem em seus celulares quais são os locais próximos de sua casa para sair em uma sexta à noite, por exemplo. Ou o usuário precisa checar se a empresa que deseja ir está aberta ou não naquele momento. Por isso, é nesses momentos que o SEO local auxilia a sua empresa a estar presente no lugar certo e na hora certa

As buscas voltadas para localização dos usuários estão presentes no Google desde o ano 2014, com a atualização do algoritmo conhecido como Pigeon, que direcionou os resultados de busca por região. As buscas passaram a mostrar empresas que possuem localização próxima aos usuários e, assim, garantir a melhor resposta. 

Para isso, o algoritmo de localização das pesquisas no Google segue três critérios principais: proximidade, destaque e relevância

Proximidade

Enquanto o usuário realiza a busca, o algoritmo aplica uma filtragem por localização que não leva em conta apenas a cidade que o usuário está. O Google considera também a distância. Portanto, é comum que as respostas em buscas voltadas por locais apareçam empresas mais próximas, atingindo uma audiência qualificada. 

Destaque

Para o Google, o destaque na SERP local vai além de mídia paga ou mesmo popularidade da marca em termos de redes sociais e outros canais. Independente do quanto se investe na imagem de uma empresa, é na experiência dos usuários que a qualidade se comprova e isso é válido nas avaliações do Google. Comentários e avaliações em sites especializados são levados em conta como critério de importância.  

Relevância

O Google leva em consideração todas as informações que você fornece. Por isso, para ter relevância e mostrar ao algoritmo que a sua empresa é a melhor opção, você precisa adicionar uma descrição detalhada. 

Assim, o texto ajuda o algoritmo a traçar uma relação entre a região, o termo usado na busca do usuário e o perfil de serviços para, então, entregar o melhor resultado ao usuário – que é o objetivo do Google, independente qual seja a estratégia.

Como fazer SEO Local?

Seja você uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, ter uma boa estratégia de SEO local é uma forma de se destacar da concorrência e competir neste em meio a tantas opções. Para entender como adquirir bons resultados com o SEO local, leia os próximos passos. 

Crie um perfil no Google Meu Negócio

SEO local: página de resultados do Google para “Web Estratégica” com perfil do Google Meu Negócio à direita.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que foi lançada em 2014. Ela permite que você gerencie tudo aquilo que será exibido na SERP para os usuários que buscarem pelo seu negócio ou por serviços oferecidos. 

Realizar o seu cadastro no Google Gerenciador de Perfis é um passo obrigatório para que você comece a trabalhar melhor sua estratégia de SEO local, aproveitando toda a visibilidade que o maior buscador do mundo pode oferecer. 

Além disso, é muito simples criar um perfil no Google Meu Negócio. Veja o passo a passo: 

  • Acesse o site do Google Meu Negócio
  • Preencha os dados da empresa com as informações corretas e o mais detalhado possível; 
  • Verifique os dados que adicionou – as informações da sua empresa precisam ser as mesmas em todos os canais; 
  • Realize o processo de verificação da sua conta; 
  • Adicione horários de funcionamento; 
  • Descreva sua empresa – ordene as informações mais importantes primeiro, como o que você vende, se você entrega ou se é possível retirar o produto; 
  • Adicione imagens do local e dos produtos.  

 

Após isso, você terá um perfil atualizado e com os dados precisos para que o Google comece a reconhecer o seu site como uma boa resposta para as necessidades do usuário. 

Tenha um site responsivo e com autoridade

Por mais que a estratégia seja voltada para empresas com lojas físicas, as práticas de SEO local seguem a mesma base da estratégia convencional de SEO. Por isso, é de extrema importância que o site da sua empresa tenha uma boa performance e se adapte em diferentes meios, seja ao ser acessado por computador ou celular.

Além disso, é preciso construir um site com uma boa autoridade e que tenha espaço para textos ou um blog. Aborde conteúdos locais, com o intuito de ajudar as pessoas em assuntos que envolvem o bairro, pontos da cidade, entre outros. O foco não é promover um serviço, mas abordar temas que ajudem quem está na região buscando recomendações, serviços ou mesmo informação de qualidade. 

Para aparecer no Google e divulgar o que seu negócio tem de diferencial, você precisa mostrar experiência, expertise, autoridade e confiabilidade. Esses são os pilares do Google EEAT. Crie conteúdos específicos e convide profissionais especializados no segmento para criar matérias relevantes.

Esteja presente nas redes sociais

Atualmente, grande parte dos resultados de marketing vem das redes sociais, seja pelo engajamento ou pelas possibilidades de combinar vídeo, imagem, texto e outros elementos. Enquanto um canal direto com sua audiência, permite impacto no processo de conversão. Algumas plataformas são:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Tripadvisor;
  • Foursquare. 

 

Por isso, é importante construir um perfil consolidado para atualizar sobre a sua empresa e acompanhar o que as pessoas dizem sobre você na internet. 

Facebook

O Facebook possui mais de 2 bilhões de usuários ativos e detém o título de maior rede social do mundo. Por isso, estar presente com sua marca é importante para que os seus possíveis clientes possam encontrar conteúdos sobre seus produtos e serviços, verificar as suas postagens e autoridade. 

Tripadvisor

O Tripadvisor é um site de viagens que mostra informações, bem como opiniões relacionadas a pontos turísticos, hotéis, pousadas ou restaurantes. Por isso, dependendo da categoria da sua empresa, é um diferencial estar conectado em redes que estão buscando exatamente pelo serviço da sua loja. 

Foursquare 

A ferramenta Foursquare oferece um serviço de sugestão de locais para visitar em diferentes categorias, de acordo com os hábitos e perfil do usuário. Diferente do Facebook e Instagram, aqui temos foco em um segmento de serviços que pode ser vantajoso para gerar recomendações que levem os usuários a sua loja. 

Faça parcerias de link building

Uma oportunidade em qualquer estratégia SEO é ser mencionado ou, até mesmo, ter links divulgados em outros sites. Essa estratégia é conhecida como Link Building e é muito importante para aumentar a autoridade do seu domínio e página, tornando-a melhor reconhecida e lida pelo Google ou outro buscador. 

Para fazer isso é necessário mapear concorrentes e checar quais serão as oportunidades para oferecer convite de guest posts – estratégia que beneficia ambas as empresas com textos que firmam recomendações e dão informações para diferentes públicos-alvo.  

Quais as vantagens do SEO Local?

A vantagem do SEO Local é permitir que empresas promovam seus produtos ou serviços para os clientes da região. É uma estratégia simples que pode trazer grandes resultados, pois trabalha sob a busca por serviços específicos e circunscritos a um espaço geográfico.

Por exemplo, considere que uma família do bairro Perdizes, da cidade de São Paulo, deseja encontrar uma pizzaria em uma noite de domingo. Ao abrir o Google, a pesquisa será direcionada para o local em que os usuários se encontram. Assim, ao invés de pesquisarem apenas pela palavra-chave “pizzaria”, a busca tende a incluir o bairro ou região, “pizzaria perdizes são paulo”. 

Com base nessas palavras, e considerando, da mesma forma, que grande parte das pesquisas será feita através de um dispositivo mobile, SEO e conteúdo criam informações de um determinado empreendimento ou marca, tornando-o bem posicionado e fácil de encontrar. Lembre-se que nesse contexto, os leads são quentes e apresentam alto potencial de conversão.

Afinal, se você deseja comer uma pizza e está buscando alternativas próximas, significa que já decidiu qual o tipo de comida e até mesmo o sabor – falta apenas a melhor e mais bem posicionada opção de local para escolher.  

Uma consultoria de SEO especializada saberá diferenciar os tipos de palavras-chave de acordo com a intenção de busca. Por sua vez, contando com os melhores profissionais de conteúdo, essas intenções se transformam em oportunidades levando seus futuros clientes até você!

Seja conhecido 

A concorrência pode ser um grande desafio no digital, mas não é impossível destacar-se entre os grandes nomes do seu segmento. Para uma marca poder ser vista, é importante que ela trace uma boa estratégia de SEO para otimizar seu site e blog, de modo a conseguir boas posições na SERP. 

Para ter uma boa estratégia de SEO local, realize ações através do uso de palavras-chave locais e que fazem sentido para seu produto ou serviço; crie conteúdos criativos e ressalte o diferencial da sua loja no contexto da região, considerando um calendário sazonal de temas, festas da cidade, feriados, entre outros. 

Atraia novos clientes

Com a estratégia de SEO local, o seu negócio passa a ser visto por uma audiência qualificada que está buscando exatamente aquilo que você oferece. Consequentemente, você consegue atrair novos clientes que vão passar a frequentar a sua loja, sejam pessoas que moram na sua região ou turistas. 

Crie autoridade 

Segurança é um dos fatores decisivos para clientes decidirem por uma marca – isso vale tanto para o meio digital quanto para lojas físicas. Invista em um domínio de qualidade que tenha uma URL clara, conteúdos feitos por especialistas, bem escritos e revisados.

Além disso, verifique as linkagens e mantenha sempre as informações atualizadas. Um dos problemas mais comuns, que podem vir a afastar possíveis clientes, é preencher os dados do seu negócio com endereços que não conferem ou que estejam confusos. 

Fatores de ranqueamento do SEO Local  

Se você já utiliza uma estratégia de SEO em seu site, sabe que o Google segue os fatores de ranqueamento, uma espécie de checklist para garantir que ele irá entregar um bom resultado confiável para o usuário. 

A Moz realiza estudos para entender quais são os fatores de ranqueamento do SEO local e se houve alguma mudança. Por isso, se você quer estar visível, é importante que sua empresa se debruce nesses pontos para aplicar e conseguir um bom desempenho nas posições. Os principais fatores de ranqueamento para SEO local são:

  • Título da empresa; 
  • Categorias; 
  • URL do site; 
  • Velocidade de carregamento do site;
  • Mobile friendly;
  • Segurança; 
  • Conteúdo relevante e confiável;
  • SEO on-page;
  • Backlinks que sejam de qualidade;
  • Autoridade do domínio; 
  • Autoridade da página;

O seu negócio no mapa com SEO Local 

Uma boa estratégia de SEO e SEO local permitem que você esteja presente quando o usuário buscar por algo que a sua empresa oferece, trazendo informações objetivas e de forma rápida. Em tempos de movimentação via Google Maps, é preciso buscar ser visto. 

Olhando mais atentamente para a intenção de busca dos usuários que querem chegar até uma loja física em suas proximidades, aparecer nas primeiras posições da SERP é ainda mais fundamental. Quem deseja um serviço ou produto próximo tem pressa e não vai seguir procurando em domínios ruins, confusos ou mal localizados. 

Para garantir os benefícios de mais essa frente de atuação, conte com uma consultoria SEO especializada, como a Web Estratégica. Nosso time aplica ações e acompanha métricas a fim de contribuir com equipes internas, ou mesmo de maneira independente, alavancando os resultados e gerando mais autoridade e conversão. 

Para informar e educar seu público-alvo e personas, contamos com um time de conteúdo capaz de elaborar estratégias assertivas, textos ricos, revisados e bem escritos, com a linguagem correta para se tornar top of mind. Fale com um de nossos consultores e solicite uma proposta hoje mesmo!

Bruno Fontes
Coordenador de Projeto de SEO na Web Estratégica. Jornalista por formação, entusiasta da tecnologia e curioso, trabalha com marketing de conteúdo e SEO desde 2013. Atualmente mora em Buenos Aires e está à frente de diversos projetos de SEO, especialmente voltados para grandes e-commerces do país.
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