Utilizar a criação de conteúdo para alcançar as primeiras posições no Google é a estratégia para que sua marca alcance as pessoas certas. Assim, é importante escrever artigos e outros materiais utilizando as técnicas de SEO para ranquear bem. Mas só isso não basta: é preciso fazer a otimização de conteúdo.
Dessa forma, é importante ter atenção a alguns detalhes para melhorar suas publicações, evitando perder posicionamento na SERP. Mas como funciona a otimização de conteúdo e quais as vantagens de se valer dessa estratégia de tempos em tempos? Acompanhe este artigo e entenda melhor sobre o assunto!
Otimização de conteúdo: o que é?
A otimização de conteúdo SEO visa trazer melhorias e corrigir falhas nas suas publicações, seja um artigo do blog, página de produto ou outras. A ideia é melhorar o desempenho da sua página para que você possa estar nas primeiras posições da SERP e atrair seus clientes em potencial.
Com essa estratégia, você pode atualizar uma informação, aprofundar alguma explicação, corrigir algum dado incorreto, acrescentar uma palavra-chave que é tendência ou até mesmo ajustar aspectos técnicos, como links quebrados.
Por que fazer otimização de conteúdo?
Realizar melhorias e ajustes em suas publicações com a otimização é uma estratégia de conteúdo que não pode faltar em seu site. O objetivo é entregar artigos originais, confiáveis, com mais qualidade, que respondam às dúvidas das pessoas.
Tem ainda o fato de a otimização atender às atualizações de algoritmo que o Google realiza com certa frequência, ou seja, são pequenas mudanças nos critérios de avaliação e classificação dos resultados na página de busca. Essas mudanças visam entregar uma melhor experiência aos usuários.
Um exemplo são as recentes atualizações de Helpful Content System e o Core Update Março de 2023, ambas relacionadas a critérios e atualizações nos métodos de avaliação dos resultados da SERP.
Desse modo, ao fazer a otimização dos conteúdos você aumenta as chances de resgatar posições perdidas na SERP ou, caso uma página esteja ranqueando bem, é uma estratégia para manter o bom posicionamento.
4 vantagens de otimizar seus conteúdos
No marketing de conteúdo, uma ação essencial é a atualização das publicações com frequência. Mas será que vale mesmo a pena esse trabalho? Descubra 4 vantagens de adotar essa estratégia!
1. Melhora o posicionamento dos conteúdos nos buscadores
O primeiro ganho que você tem ao otimizar os conteúdos é ranquear melhor suas páginas na SERP e isso é extremamente importante, pois quando uma pessoa faz uma pesquisa de conteúdo no Google tem o costume de clicar nos resultados da primeira página.
Então, para que você consiga alcançar seus leads, precisa ter um trabalho constante de atualizar e aprimorar suas páginas. Com isso, você consegue entregar conteúdos de valor, com base em pesquisas especializadas, que sejam do interesse do público e que conquistam uma boa avaliação do Google.
Demonstra ainda que tem autoridade em seu nicho de atuação e, consequentemente, aumenta suas vendas, pois as pessoas passam a confiar na sua marca.
2. Proporciona aos leitores conteúdos atualizados
Com a otimização, você pode readequar seus conteúdos, especialmente com informações atualizadas. Imagine ter produzido um conteúdo em 2020 sobre finanças pessoais e começar a introdução falando das dificuldades que a pandemia da COVID-19 está trazendo para as pessoas.
Para aquele momento, fazia sentido destacar essa informação, contudo, atualmente, demonstra que seu artigo está desatualizado. Então, o melhor seria retirar essa informação e fazer outros ajustes, adicionando até mesmo novas pesquisas com dados sobre as taxas de inadimplência no Brasil, por exemplo.
3. Aproveita conteúdos antigos
Mais uma vantagem é você fazer alterações em um artigo de meses ou anos atrás, que esteja com um baixo desempenho, aproveitando para acrescentar novas palavras-chave estratégicas, atualizar dados ou fazer outras correções.
Ou seja, você não tem o trabalho de criação de conteúdo, pois o artigo já está pronto. Então, com apenas algumas adequações, consegue fazer essa página ser destaque novamente, conquistando um bom posicionamento na busca orgânica.
4. Potencializa bons conteúdos e ajuda a posicionar no topo da SERP
A otimização também pode ser feita com conteúdos de qualidade, inclusive um conteúdo pilar, com um bom desempenho. Isso porque você pode, com pequenos ajustes, fazer sua página alcançar o topo da SERP, aumentando seu tráfego orgânico.
Como funciona a otimização de um conteúdo?
E na prática? Como fazer a otimização dos conteúdos do seu site? Veja algumas técnicas dos especialistas da Web Estratégica para que essas páginas possam ranquear bem!
Melhoria do conteúdo publicado
A primeira medida é fazer uma varredura no conteúdo, para realizar pequenas melhorias, como:
- SEO title — verifique se o título do conteúdo que aparece no buscador contém a palavra-chave e é atraente para o leitor. Procure fazer um título que tenha entre 30 e 65 caracteres;
- meta descrição — é o texto que aparece logo abaixo do título no buscador. É importante conter a palavra-chave, desperte o interesse do leitor e o convide para abrir o conteúdo. É recomendado que esse texto não ultrapasse 154 caracteres;
- heading tags — os títulos e subtítulos (H1, H2, H3…) devem responder às dúvidas do leitor e ter relação entre si, deixando o artigo mais organizado;
- links internos — os links internos não podem estar quebrados e devem ter relação com o termo âncora;
- CTA — verifique se o CTA está atrativo, com o link funcionando e se está relacionado ao assunto do texto. O link deve estar presente de forma natural ao final do conteúdo, por isso evite escrever “clique aqui”, por exemplo.
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Reformulação e aumento do conteúdo
Você pode refazer o conteúdo novamente, caso perceba que ele precisa de muitos ajustes, especialmente na formulação do texto e inclusão de muitas informações.
Caso tenha um bom conteúdo, pode estendê-lo, trazendo novos dados, aprofundando informações e novas explicações. Faça também uma pesquisa sobre palavras-chave e veja se há novos termos que precisam ser acrescentados.
Revisão e correções
A otimização também inclui uma revisão do texto completa, identificando erros gramaticais ou de ortografia, bem como a correção de informações, dados ou datas. Passar um pente fino para que você entregue um resultado útil e mais completo para os seus leitores vai melhorar a avaliação do seu conteúdo pelo Google.
Otimização das imagens e elementos gráficos
É importante ainda verificar a qualidade das imagens e de outros elementos gráficos para saber se precisam ser substituídos ou se há a necessidade de acrescentar imagens novas ou infográficos, deixando a página mais dinâmica, agradável e completa. Pode ser preciso ainda alterar o formato das imagens ou refazer o alt text.
Não se esqueça que as imagens são essenciais para ranquear bem em outros nichos do Google, como o Google Imagens. Por meio delas, também é possível deixar sua marca e ganhar visibilidade.
3 ferramentas que auxiliam no aperfeiçoamento dos conteúdos
Para auxiliar esse trabalho, existem ferramentas de otimização de conteúdo. Confira na sequência!
1. Semrush
Com o Semrush, você tem um relatório sobre a pesquisa orgânica, analisando o ranqueamento das suas páginas e os principais termos que geram tráfego. Você pode fazer ainda uma pesquisa sobre as melhores palavras-chave para o seu site, o que vai facilitar na otimização dos conteúdos.
2. Yoast
É um plugin do WordPress, que analisa seu conteúdo apontando as melhorias que você precisa fazer no texto, como em palavras-chave, título, subtítulos ou outros aspectos, para oferecer uma melhor experiência ao seu leitor.
3. Google Analytics
A ferramenta do Google permite analisar o desempenho do seu site, perfil de quem acessa suas páginas, os conteúdos que estão sendo visitados e até as conversões em um intervalo de tempo.
Permite, assim, conhecer as páginas com um melhor desempenho e as taxas de rejeição, permitindo traçar estratégias para otimizar seus conteúdos.
Existem conteúdos que não valem a pena otimizar?
Ao otimizar conteúdos, você pode corrigir falhas e fazer ajustes para conseguir um melhor posicionamento na SERP. Porém, será que isso vale para tudo o que você tem publicado? Dependendo da publicação, o ideal é que ela seja removida, utilizando a estratégia de content pruning ou “poda de conteúdo”.
É uma ação que envolve uma grande análise das suas páginas, a fim de manter os conteúdos úteis, confiáveis e que entreguem uma boa experiência ao leitor. Além de conteúdos de baixa qualidade, você pode eliminar publicações que não tenham tráfego ou que apresentem uma visão ou posicionamento que sua marca não tem mais.
É claro que, antes de fazer o content pruning, vale identificar as páginas que precisam passar pela otimização de conteúdo, aprimorando, assim, artigos que já estão prontos para poderem performar melhor. Para otimizar o desempenho do seu site, conte com o apoio da Web Estratégica, agência especialista em Marketing de Conteúdo.