SEO para produtos: o passo a passo para conseguir melhores resultados

Hoje, antes de fazer uma compra, uma grande parcela das pessoas pesquisa pelo produto em ferramentas como o Google. Mas, como garantir que elas cheguem até uma loja específica entre milhares de concorrentes? É a partir desse questionamento que o SEO para produtos tem ganhado destaque no marketing digital.

Para implementar essa estratégia com sucesso, otimizações que envolvem tanto o conteúdo da página quanto a estrutura do site precisam estar sempre no radar. Esses processos devem ser desenvolvidos de forma contínua para alcançar bons resultados.

Neste artigo, iremos destacar 10 etapas fundamentais para começar a aplicar as técnicas de SEO para produtos no seu site. Continue a leitura e descubra como impulsionar o tráfego orgânico do seu e-commerce!

O que é SEO para produtos?

O SEO é uma das principais áreas do marketing digital. Ela corresponde a um conjunto de ações que podem ser implementadas em um site para torná-lo mais relevante para ferramentas de pesquisa, como Google e Bing.

Quando o site em questão é um e-commerce, o SEO para produtos é colocado em prática com o objetivo de tornar o negócio mais lucrativo. Ao fazer as otimizações necessárias, o algoritmo dos mecanismos de busca consegue compreender ainda melhor o conteúdo do site e, assim, posicioná-lo nas primeiras posições da página de resultados de pesquisa.

Isso faz com que os produtos sejam encontrados com muito mais facilidade pelos clientes, o que aumenta o volume de tráfego no comércio eletrônico e a visibilidade da marca no ambiente digital. Consequentemente, o número de vendas e a receita também podem crescer.

A principal vantagem dessa técnica é o seu custo-benefício. Como ela visa alavancar o tráfego orgânico, não é necessário investir na compra de mídias pagas, diminuindo significativamente os gastos operacionais. Além disso, o SEO é capaz de gerar resultados mais duradouros, uma vez que o impacto das otimizações costuma ser sentido a longo prazo.

Como funciona o SEO para produtos

Basicamente, o SEO para produtos é orientado pelas mesmas boas práticas usadas para outros tipos de site. A diferença é que, ao aplicá-las em e-commerces, o foco está em proporcionar uma boa experiência dentro do site para o cliente, favorecendo a conversão. Algumas atividades englobados nessa estratégia são:

  • Seleção de palavras-chave: as palavras-chave são o meio pelo qual o cliente encontra o produto nos mecanismos de pesquisa, por isso é preciso selecioná-las criteriosamente. Para escolher os termos, é interessante analisar o volume de busca e a dificuldade de cada um;

  • Produção de conteúdo: em páginas de mercadorias, a descrição do produto é um dos principais componentes. Nesse conteúdo, é onde as palavras-chave são distribuídas para tornar o site compreensível para os algoritmos;

  • Revisão de linkagem: a forma com que as páginas são linkadas entre si dentro do domínio ajuda a demonstrar a relevância de cada uma delas, além de orientar a navegação do visitante;

  • Análise da estrutura do site: é o processo de encontrar e solucionar problemas estruturais do domínio, como conteúdo duplicado, páginas desindexadas, uso de códigos desnecessários, arquivos pesados, uso excessivo de plugins, entre outros.

 

 

Por que é importante fazer SEO para produtos?

De acordo com um estudo desenvolvido pelo Google, 51% das pessoas usam o seu motor de busca para pesquisar sobre um produto antes de fechar a compra. Ou seja, deixar as principais otimizações de lado pode fazer com que o e-commerce passe despercebido por mais da metade dos potenciais clientes.

O SEO para produtos também é uma ferramenta importante para assegurar uma boa experiência de compra, principalmente no que diz respeito à velocidade de carregamento. Quanto mais uma página demora para carregar, mais visitantes desistem de navegar no site e menos compras são concluídas.

Passo a passo para fazer SEO para produtos

Existem diversas técnicas que podem ser adotadas para colocar essa estratégia em prática. Algumas delas estão relacionadas ao conteúdo do site, enquanto outras são ligadas à estrutura das páginas. Confira algumas ações de SEO para produtos:

1. Escolha as palavras-chave

Para selecionar as palavras-chave com o maior potencial de trazer bons resultados, é preciso entender qual é a intenção dos usuários ao pesquisá-las na internet. De modo geral, esses termos podem ser classificados de acordo com três intenções de busca:

  • Informativa: o usuário deseja tirar dúvidas ou aprender mais sobre um tópico específico;

  • Navegacional: o usuário quer chegar a um site sem digitar toda a URL no navegador;

  • Transacional: o usuário está interessado em adquirir um item ou saber mais sobre o mesmo.

 

Nas páginas de produto de uma loja online, usar palavras-chave transacionais relacionadas à mercadoria que está sendo vendida é a melhor opção. Ferramentas de SEO, como o Semrush, indicam a intenção de busca por trás de um termo.

Caso não seja possível usar recursos como esse, pesquisar pela palavra-chave e analisar os resultados pode ajudar. Se a maioria dos resultados são sites de vendas, a intenção é transacional.

Também é fundamental analisar o volume de busca e o nível de competitividade de cada termo para fazer uma escolha assertiva. Assim, é possível garantir um bom ranqueamento e uma melhor visibilidade para a marca.

2. Crie boas URLs

O ideal é que toda página de um site tenha uma URL amigável. Isso significa dizer que ela deve ser curta e simples, possibilitando que o visitante do site consiga antecipar qual é o conteúdo que irá encontrar.

Por exemplo:

  • URL 1: https://moveis.com.br/sala-de-estar/sofa-3-lugares-marroom/

 

  • URL 2: https://moveis.com.br/categoria=abc%123/produto=456789xyz&=?/

 

No segundo caso, o usuário não será capaz de prever o que o link contém. No entanto, a URL 1 permite que ele identifique facilmente que o produto anunciado é um sofá de 3 lugares na cor marrom, que está localizado dentro da categoria de móveis para sala de estar – o que faz com que ele sinta muito mais segurança para acessar o site.

Criar boas URLs também é uma otimização relevante de SEO para produtos, pois os algoritmos utilizam esse elemento para compreender a página. Por isso, é indicado inserir a palavra-chave escolhida no link.

3. Faça títulos atraentes

O primeiro elemento de um conteúdo que os usuários têm contato ao pesquisar em um motor de busca é o título. Por isso, ele precisa se sobressair entre os outros inúmeros resultados para chamar a atenção do usuário e gerar acessos para o site.

Bons títulos devem:

  • ser concisos;
  • descrever o produto com clareza;
  • destacar os principais recursos;
  • influenciar a tomada de ação;
  • conter palavras-chave estratégicas.


É importante ressaltar que títulos exagerados, confusos e enganosos precisam ser evitados sempre. Além de gerar uma quebra de expectativas no cliente, alguns mecanismos de busca penalizam sites que usam clickbait por entenderem que essa é uma prática que visa conquistar mais tráfego ao chocar o usuário com títulos apelativos.

4. Elabore descrições otimizadas para os produtos

A descrição de produto para e-commerce permite fazer diversas otimizações de SEO a nível textual, como a inserção das palavras-chave selecionadas ao longo do conteúdo. É interessante trabalhar com uma palavra-chave principal e algumas de suas variações semânticas para maximizar a compreensão dos robôs.

No entanto, esses termos não podem ser repetidos em excesso ao longo do texto. Os motores de busca entendem a repetição excessiva como uma forma de manipular o algoritmo e diminuem a distribuição do conteúdo do site. Por isso, distribua as palavras-chave criteriosamente e com parcimônia.

Ademais, é preciso apresentar as principais características do produto para o cliente, como as dimensões, as cores disponíveis, o material, a quantidade, entre outras. Reforçar os benefícios, destacar a qualidade e trazer o depoimento de outros compradores também são maneiras de tornar a descrição mais atrativa para quem a lê.

5. Utilize links internos

A linkagem interna é uma prática de SEO para produtos bastante necessária para o sucesso dos e-commerces. Além de serem essenciais para hierarquizar as páginas, os links internos são um recurso que faz com que o usuário continue navegando no domínio, pois o influencia a conferir outros conteúdos disponíveis no site.

Páginas que não são linkadas em nenhuma outra seção do site são chamadas de páginas órfãs. Como não são encontradas facilmente pelos bots, elas podem não ser indexadas nos mecanismos de busca, reduzindo a visibilidade do site.

6. Utilize CTAs

CTAs (Call-To-Action, ou chamada para ação) são elementos de uma página que incentivam o usuário a tomar a ação desejada pelos administradores do site. Eles podem ser botões, links ou banners que trazem chamadas como:

  • Compre agora;
  • Saiba mais;
  • Assine nossa newsletter;
  • Entrar em contato;
  • Nos conte nos comentários;
  • Receba as novidades no seu e-mail.

 

Em uma loja virtual, o principal papel dos CTAs é estimular a compra de um produto ou outra ação que pode favorecer uma venda no futuro, como se inscrever para receber e-mails promocionais e cupons.

Além da mensagem, o bom posicionamento do CTA na página é essencial para que seu uso seja bem-sucedido. Um exemplo clássico são os botões “Comprar agora” e “Adicionar ao carrinho” que aparecem, quase sempre, abaixo do título da página e ao lado da imagem do produto. No entanto, o mais recomendado é realizar testes A/B para encontrar o formato que funciona melhor para o público da marca.

7. Utilize imagens de ótima qualidade

As imagens do produto estão entre os elementos mais importantes de um e-commerce, já que os clientes não podem conferir fisicamente os itens antes de comprá-los. Por essa razão, é fundamental usar fotos de ótima qualidade que mostrem os detalhes do produto.

Para tirar o máximo proveito das fotos do produto, é necessário capturá-las em alta resolução e em diferentes ângulos. Isso permite que os clientes vejam todos os aspectos do item, o que pode ajudá-los a tomar uma decisão de compra informada.

8. Tenha um site responsivo

Um site responsivo é aquele que foi projetado para se adaptar automaticamente ao dispositivo pelo qual está sendo acessado. Ou seja, seu layout e conteúdo são exibidos de acordo com as configurações e tamanho de tela do aparelho.

Em 2015, o Google lançou uma atualização conhecida como Mobilegeddon, que estabeleceu sites compatíveis com dispositivos móveis como prioritários em suas páginas de resultados. Desde então, a responsividade se tornou um fator muito relevante para o SEO para produtos.

Hoje, a maioria dos mecanismos de busca beneficiam sites responsivos em seus resultados de pesquisa, por entenderem que esses são capazes de proporcionar uma boa experiência ao usuário independentemente do modelo de celular, computador ou tablet que ele esteja usando.

Para adequar um e-commerce a esse requisito, é necessário usar estruturas flexíveis, fontes legíveis e imagens otimizadas, garantindo uma leitura agradável em qualquer dispositivo.

9. Atenção ao tempo de carregamento do seu site

Com a experiência de navegação em um site se tornando o principal fator de ranqueamento em diversos motores de busca, otimizar a velocidade de carregamento do e-commerce é essencial para ter um tráfego orgânico estável.

O Google lançou, em 2021, três métricas chamadas de Core Web Vitals para avaliar quais sites proporcionam uma experiência do usuário. Uma delas, a LCP (Largest Contentful Paint, ou maior renderização do conteúdo) mede justamente o tempo de carregamento. Para uma página ser considerada aprovada, é necessário que ela tenha carregado a maior parte do seu conteúdo em até 2,5 segundos para 75% dos visitantes. 

A avaliação do seu site pode ser obtida por meio de ferramentas como o Google Search Console e o Google PageSpeed Insights, que também indicam as ações necessárias para melhorar a velocidade do site.

Algumas ações que podem ser tomadas para aprimorar o LCP são:

  • Remover CSS e JavaScript desnecessários;
  • Reduzir o tamanho das imagens;
  • Desinstalar plugins não utilizados;
  • Usar lazy loading;
  • Entre outros.

 

O mais importante, no entanto, é testar com frequência a performance do site ou de páginas específicas e relevantes para o negócio.

10. Analise os resultados

Para compreender a eficácia dos esforços em SEO para produtos, é necessário analisar os resultados regularmente. Assim, é possível identificar pontos de atenção, páginas que precisam de otimizações específicas, ações que trouxeram mais impacto para o site etc.

As principais métricas podem ser acompanhadas por meio de ferramentas como Semrush, Google Analytics e Google Search Console. Elas são:

  • Sessões;
  • Usuários e usuários recorrentes;
  • Taxa de rejeição;
  • Tempo de permanência;
  • Posicionamento médio;
  • Cliques;
  • Impressões;
  • Taxa de cliques;
  • Conversões.

 

Lembre-se que esses indicadores não devem ser analisados isoladamente. As métricas se relacionam entre si e precisam estar ligadas aos objetivos e KPIs do negócio para gerar insights mais assertivos.

Como uma consultoria de SEO consegue ajudar o seu E-commerce a ter melhores resultados

A consultoria de SEO para produtos é uma solução indicada para quem busca otimizar seu e-commerce com a ajuda de alguns dos profissionais mais experientes do mercado. Eles serão responsáveis por desenvolver diversas análises para encontrar oportunidades de melhoria no site, visando indicar qual caminho a marca deve seguir para alavancar os resultados.

Na Web Estratégica, a consultoria de SEO engloba a avaliação de produtos, a pesquisa de palavras-chave, a execução de análises internas e externas, o monitoramento de concorrentes, o link building e uma série de outras ações estratégicas.

Por meio desse processo, conseguimos melhorar a experiência dos usuários, a autoridade do site e seu posicionamento médio, resultando na atração de leads mais qualificados e no impulsionamento das vendas. Esse modelo de trabalho já gerou mais de 164 mil vendas via tráfego orgânico.

Otimize seu e-commerce com a Web Estratégica

Implementar técnicas de SEO para produtos é essencial para lojas virtuais que desejam melhorar a visibilidade de seus produtos nas páginas de resultados de pesquisa e, assim, aumentar a rentabilidade do negócio.

Por meio de ações como a escolha de palavras-chave, a produção de descrições otimizadas e o link building, é possível atrair tráfego qualificado e aumentar a relevância do site perante os mecanismos de busca.

Conheça a consultoria de SEO para e-commerce da Web Estratégica e comece a transformar os negócios agora mesmo.

Jean Vialli
Coordenador de SEO na Web Estratégica. Formado em Publicidade e Propaganda pela FAE Business School. Atua com Marketing Digital e SEO desde 2017, com vivência em projetos internacionais em mais de 10 países. Também faz parte do Time de Experts da Aldeia Coworking, ministrando cursos presenciais de SEO em Curitiba-PR.