Consultor ou Consultoria SEO: entenda as diferenças

Você sabia que mais de 90% das experiências de compras on-line começam com uma pesquisa inicial? Por isso, é essencial realizar otimizações para que as páginas de seu site atinjam os primeiros resultados do Google, sejam elas feitas através de um consultor ou de uma consultoria SEO.

Se olharmos para o cenário atual, muitas empresas não possuem uma equipe especializada em Marketing ou contam com apenas um funcionário. Por essa razão, serviços especializados em SEO tornam-se cada vez mais necessários para que as empresas ganhem espaço na internet e consigam bons resultados no ambiente on-line.

Se você chegou até aqui, já entende a importância de um bom serviço de SEO, certo? Mas qual caminho seguir no desenvolvimento do projeto de SEO da sua empresa? Seguir com um consultor ou uma consultoria SEO? 

Neste conteúdo, vamos explicar qual é a diferença entre esses dois serviços, além de te ajudar a entender qual é a melhor opção para o seu site conseguir os resultados que espera.

As principais vantagens de investir em SEO

Um bom profissional de SEO trabalha para que a saúde do domínio do site seja consolidada, com objetivo de trazer orientações assertivas e organizadas para conseguir sempre os melhores desempenhos possíveis em resultados orgânicos. 

A seguir, listamos as principais vantagens que uma empresa terá ao investir em um serviço especializado. 

  1. Melhor posicionamento do site no Google

Você já deve saber que muitos dos fatores de rankeamento do Google envolvem ter um site saudável, com uma boa usabilidade, além de oferecer uma velocidade de carregamento otimizada das páginas, fornecendo, assim, uma boa experiência aos seus usuários.

Uma das funções do trabalho SEO é conseguir com que os conteúdos de um site ou blog atinjam sempre as primeiras posições do Google para que, consequentemente, tenham mais cliques, impressões e tráfego orgânico.

  1. Análises mais elaboradas

Para executar uma boa estratégia de SEO, é necessário realizar análises e acompanhamentos de concorrentes e palavras-chave que ranqueiam, conteúdos já publicados e dos principais canais de conteúdo da empresa, a fim de identificar novas oportunidades e otimização.

Com essas análises implementadas é comum que seu site conquiste um score melhor e que ele seja bem visto pelos olhos dos mecanismos de busca. Isso também influencia para que você consiga melhores ranqueamentos, já que o Google pode ver que o seu conteúdo é relevante e, para além disso, que ele está bem otimizado e tem o que precisa para solucionar as dúvidas dos usuários. 

Através de um bom trabalho de SEO, é  possível acelerar alguns processos que demorariam mais, como a indexação dos conteúdos no Google.

  1. Elaboração de conteúdos estratégicos 

A elaboração de conteúdos de forma estratégica é uma das atividades mais importantes de SEO. São textos pensados para as personas da empresa, com conteúdos direcionados para páginas de produtos, serviços, materiais ricos e blogs.

Saber com quem a empresa está falando é essencial para entender como é a melhor maneira de se comunicar com esse público e qual tipo de conteúdo o atrai mais, além de produzir materiais com temas mais direcionados e tópicos que suprem as dúvidas e os questionamentos dos usuários daquele canal on-line.

Para que eles consigam uma boa posição orgânica e cheguem até os usuários que realmente precisam consumir aquelas informações e irão valorizar a marca por disponibilizá-las, é preciso pensar muito bem na estratégia e na técnica. Não adianta somente produzir conteúdos massivamente, pois sem a devida estratégia eles não alcançarão quem precisa. Com um projeto de Search Engine Optimization, essa elaboração de pautas relevantes para o público de uma marca é levada bastante em conta.

  1. Monitoramento diário 

Com o olhar de um especialista em SEO, é possível identificar e reparar com agilidade possíveis problemas técnicos de SEO que eventualmente podem ocorrer, como conteúdos duplicados, baixo desempenho no carregamento das páginas, invasão de hackers, links quebrados, perda de links, erro de atualização do sitemap, problemas de indexação pelos buscadores, páginas com status 404, etc.

Esses problemas técnicos podem levar o score de um site lá para baixo, o que faz com que o Google despriorize os conteúdos deste site na hora de encontrar a melhor página para responder uma dúvida, favorecendo os conteúdos dos concorrentes orgânicos.

Solucionando esses erros e deixando as páginas do site bem otimizadas, o Google vai ver a evolução do domínio e da saúde dele e isso será recompensado. Um profissional de SEO olha para esses pontos e sugere diversas otimizações para que os resultados sejam os melhores possíveis, praticamente eliminando os riscos de penalizações.

Caso não tenha uma equipe interna, veja nos próximos tópicos o que é melhor para a sua realidade: um consultor ou uma consultoria SEO.

Consultor X Consultoria SEO

Agora que você já viu os benefícios de investir em um projeto de SEO, confira, a seguir, quais são as diferenças dos serviços de consultor e de consultoria SEO e acabe com suas dúvidas de uma vez por todas!

Consultor de SEO 

SEO demanda um profissional estrategista, que entenda as demandas específicas de um site e saiba priorizar as ações mais importantes a serem tomadas num primeiro momento, pois são muitos os relatórios e as otimizações e saber priorizar é o que faz a diferença. 

Quando falamos em um consultor de SEO, as principais características notadas exclusivamente nesse modelo de trabalho são:

  • Comunicação direta com o profissional
  • Contratação por projeto ou demanda específica
  • Algumas atividades do consultor são terceirizadas

Aqui, vale lembrar que é fundamental que o consultor seja um profissional com experiência e horas de atuação, para desenvolver uma visão e estratégia 360º frente às dificuldades da empresa, indo além do projeto de SEO em si e pensando na estratégia a nível de negócio.

Além disso, contratar o consultor pode permitir um contato mais próximo e construir um vínculo entre a equipe interna, como citamos acima, porém a visão da estrutura fica refém de um único olhar, não permitindo insights extras para agregar mais tópicos ao projeto.

É possível ter bons resultados com um consultor de SEO, mas um único profissional dedicado dificilmente conseguirá entregar resultados de grandes projetos no mesmo tempo em que a consultoria fará, uma vez que ela conta com uma equipe dedicada ao projeto. Então, também vale colocar tudo isso na balança.

Consultoria SEO

Já a consultoria é realizada por uma equipe de profissionais, sendo mais indicada para grandes projetos. Quando falamos das principais características da consultoria SEO temos: 

  • Comunicação não centralizada 
  • Grande equipe capacitada para cuidar do projeto
  • Sugestões e orientações validadas por profissionais com diferentes expertises em áreas que geram impacto no posicionamento;
  • Maturidade nos processos da consultoria;

Apesar de tudo, é bom sempre considerar os prós e contras de todos os serviços antes de nos decidirmos por um. Quando comparamos consultor e consultoria SEO, precisamos entender o momento que o nosso negócio está para só então tomarmos uma decisão final.

Um outro ponto que podemos destacar é que a consultoria também une a visão estratégica de vários profissionais dedicados e especialistas nos principais temas, não se limitando a visões unilaterais. Isso pode ser ótimo para que o projeto tenha o andamento e os resultados esperados.

As empresas e agências que oferecem o serviço de consultoria SEO possuem diversas ferramentas completas que podem auxiliar nas análises do projeto. Essas ferramentas costumam ter um valor maior e, por isso, tornam-se meio inacessíveis para um consultor, então, contratando uma consultoria é possível ficar à frente do mercado e seguir suas atualizações.

Ao contratar este segundo tipo de serviço, o tempo e a durabilidade dos projetos tendem a ser mais eficazes por conta de toda uma equipe especializada que é reunida para trabalhar em prol dos objetivos de uma marca. Por isso, nesse cenário de contratação de uma consultoria SEO, os projetos também acabam sendo bem mais robustos.

Veja 2 pontos a considerar antes de contratar um desses serviços

Por falar em decisões, é importante avaliar algumas situações antes de contratar um serviço de SEO. Neste tópico vamos sintetizar dois pontos principais e te ajudar a chegar na melhor solução possível. Veja abaixo!

1. Entenda quais são as reais necessidades da sua empresa

Como falamos nos tópicos anteriores, o tipo de serviço que deve ser contratado vai depender muito da maturidade e do nível que o seu negócio já alcançou no meio  digital, bem como do cenário do mercado e de como seu site está performando.

São “n” detalhes para avaliar, por isso, vale entender os pontos que você quer melhorar e, a partir disso, avaliar se faz mais sentido um consultor ou uma consultoria SEO no momento.

Alguns dos pontos de melhoria que você pode levar em consideração antes de optar por um ou outro são:

  • Melhorar o SEO do site 
  • Produzir conteúdo com estratégias de SEO
  • Consultoria no site todo
  • Perfil de backlinks
  • Melhorar o ranqueamento do site no Google
  • Melhorar a reputação do site
  • Otimizar a velocidade de carregamento das páginas
  • Cuidar da saúde (problemas técnicos) do domínio
  • Melhorar as páginas de produto
  • etc.

Esses são alguns dos pilares de uma estratégia de SEO, e dependendo dos pontos que você selecionou para melhorar, já será possível seguir para uma escolha entre um dos serviços apresentados aqui neste artigo. Mas, antes disso, vamos ver o segundo ponto que podemos considerar antes de decidir entre consultor ou consultoria SEO.

2. Avalie o que o profissional ou a agência está oferecendo

O segundo ponto que podemos levar em consideração antes de decidir entre um serviço ou outro é a avaliação do que o profissional ou a agência estão oferecendo e colocar na balança se isso irá suprir os gaps que você selecionou no passo anterior.

Aqui, é fundamental avaliar os cases de sucesso da empresa ou da pessoa consultora, analisar quais são os serviços oferecidos, o tamanho do time que vai trabalhar com o seu projeto, como é a execução das atividades e como funcionam as entregas. 

Entender como é o fluxo de entregas é importantíssimo, afinal, só assim será possível avaliar se o projeto contratado irá suprir os problemas que você levantou no passo inicial. 

Agora que você já sabe as principais vantagens ao contratar um serviço especializado, seja de um consultor ou consultoria SEO, é necessário ter em mãos as demandas específicas do site e as ações mais importantes de cada projeto para organizar internamente e introduzir a equipe ou o profissional de SEO nos bastidores da estratégia da empresa. 

Aqui vai um resumão dos pontos principais que precisam ser considerados para que essa decisão seja tomada:

  • A Consultoria SEO traz resultados a longo prazo e não imediatos, então será preciso pelo menos 3 meses para começar a visualizar os resultados iniciais.
  • As ferramentas disponíveis para análise no cenário de contratação de uma consultoria são bem mais dinâmicas e acessam dados mais qualitativos.
  • Ao contratar um consultor, é possível ter uma comunicação mais direta com o profissional, uma vez que será preciso se comunicar com apenas uma pessoa e não com uma equipe, que pode deixar as informações descentralizadas, a depender da quantidade de indivíduos envolvidos no projeto.

O jeito Web Estratégica de fazer consultoria de SEO

Agora que você já sabe como escolher entre um consultor ou uma consultoria SEO, que tal conhecer mais sobre o jeito Web Estratégica de fazer um serviço de consultoria? Acompanhe a seguir! 

Para nós, a performance do seu site nos mecanismos de busca diz tudo sobre a sua reputação no digital, por isso, trabalhamos em prol da melhoria dessas métricas, além da otimização do seu alcance e, claro, das suas vendas on-line.

Um site que não possui profissionais especializados cuidando dele não atinge todo o seu potencial orgânico e acaba sendo bastante limitado. Em um ambiente tão competitivo como o Google, no qual são feitas, aproximadamente, 3 bilhões de buscas por dia, é preciso explorar esse potencial para conseguir se destacar e chegar até quem precisa.

Nessas buscas, sabemos que cerca de 90% dos usuários não passam para a segunda página do Google ou de qualquer outro buscador, por isso é tão fundamental que seu site ou blog estejam performando logo nas primeiras posições e é isso que torna o trabalho de SEO importante.

Como vimos, existem muitas buscas e, com isso, espaço para crescer dentro da internet. Muitas vezes, o que falta é uma estratégia para implementar as melhorias certas e, assim, se destacar aos olhos do Google e dos usuários.

Mas não é só a mídia paga que traz resultados. Ao combinar esse trabalho com projetos focados em tráfego orgânico será possível atuar e participar de todas as etapas do funil de conversão, ajudando seus leads de diferentes formas antes mesmo dele identificar um problema. 

Fazer com que esse lead te conheça logo no início da jornada de compra é fundamental para criar uma relação saudável com ele e, assim, aumentar as chances de recompra. Além disso, ao se tornar um cliente, esse mesmo lead pode também indicar sua marca para outras pessoas, economizando esforço e dinheiro para sua empresa.

Assim como uma consultoria de Marketing Digital, nós, da Web Estratégica, atuamos sempre com foco em atingir a melhor versão de um site no menor tempo possível. Para isso, temos etapas bem definidas e cíclicas, sendo elas:

  1. Avaliação: junto com o cliente, avaliamos os produtos que possuem maior valor agregado para o negócio, ou seja, aqueles que podem trazer maior lucratividade, exclusividade ou volume de vendas. Depois disso, cruzamos essas informações com os volumes de busca no Google, avaliando sempre as oportunidades de competir nas SERPs.
  1. Análise: o segundo passo é analisar os pontos fortes e fracos dos concorrentes. Para isso, utilizamos ferramentas analíticas de nível internacional, que nos ajudam a entender quem são e onde estão os  clientes deles e como ocupar os melhores posicionamentos, proporcionando melhor desempenho nas buscas e, consequentemente, aumento das vendas para o nosso cliente. Aqui, o foco é encontrar as oportunidades que ainda não foram exploradas e colocá-las em prática.
  1. Execução: por fim, o terceiro passo é a elaboração de um diagnóstico completo, bem como a organização de um plano de ação para que a empresa atinja os resultados esperados. Nesse momento, as implementações necessárias são conduzidas junto com as equipes internas da sua empresa. Mas caso você não disponha de um braço interno, isso não é um impeditivo para a contratação da nossa consultoria SEO, pois também atuamos como time externo, cumprindo todas as etapas de execução.

Como você viu, são 3 passos bem fundamentados e, em todos eles, nós apresentamos resultados e próximos passos para que todos fiquem na mesma página quanto ao andamento do projeto. 

Avaliou o cenário e acha que chegou a hora de conhecer esse serviço e implementá-lo aí na sua empresa? Saiba tudo sobre a nossa Consultoria SEO!

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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