Como fazer um blog que gere resultados para sua empresa

14 de julho de 2023
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Apesar de parecer algo simples e fácil, aprender como fazer um blog que gere resultados é uma tarefa que exige muito esforço, dedicação e profissionalismo para que tudo siga como planejado. 

Além disso, criar um blog é um reforço fundamental para a sua estratégia de marketing de conteúdo, aumentando a sua autoridade no seu mercado, compartilhando conhecimento, se posicionando corretamente no Google, aumentando a sua visibilidade, atraindo o público correto e gerando mais negócios.

Segundo relatório da Hubspot, 53% dos profissionais de marketing dizem que o blog é sua principal prioridade de marketing de conteúdo. Nesse artigo, você vai descobrir não só o porquê criar um blog é importante, mas como fazer um blog de sucesso em um passo a passo prático e objetivo para você aplicar hoje mesmo na sua empresa.

Por que é importante criar um blog?

Saber como fazer um blog hoje em dia pode parecer até óbvio, já que vivemos em um mundo onde só se fala em redes sociais. Além disso, muitos especialistas enfatizam que ninguém gosta mais de ler, pois toma muito tempo e muitos têm preguiça. Mas a verdade é que os blogs continuam muito relevantes para a estratégia de marketing de conteúdo das empresas. Confira as principais vantagens.

Educa o mercado

Esse é um dos benefícios principais, se você está lançando uma nova marca, serviço ou produto e quer se posicionar como referência naquele mercado, você precisa educá-lo sobre ele e mostrar que a sua empresa é especialista no assunto.

Através de materiais ricos você pode se relacionar com o seu público e entregá-lo conteúdo de valor e apresentar melhor as caraterísticas e vantagens do seu produto frente à concorrência.

Aumenta o tráfego

Essa é uma das maneiras mais simples de atrair tráfego para o seu blog sem pagar nada por isso. Com uma estratégia assertiva de SEO você pode chegar às primeiras posições do Google e consequentemente ser visitado por mais pessoas, aumentando instantaneamente o tráfego do blog.

Gera autoridade

Ao educar o seu público com materiais ricos e de valor, como artigos de blog, por exemplo, você vai aos poucos mostrando a ele que você domina o seu mercado e pode falar com propriedade sobre ele. 

Cria resultados permanentes

Ao produzir artigos perenes, ou seja, que continuam relevantes ao passar do tempo, você gera tráfego constante para o seu blog, criando resultados permanentes. 

Gera oportunidades de negócio

Ao elaborar uma estratégia assertiva, você pode criar em seu blog conteúdos oferecendo soluções que as pessoas estão procurando no Google. Afinal de contas, sempre nos deparamos com essa situação na Internet quando ao procurar por uma coisa, encontramos outra e acabamos comprando o que não queríamos. Por isso, invista nesse tipo de conteúdo, afinal é um prato cheio para novas oportunidades de negócio. 

Como fazer um blog de sucesso?

Considerando a sua importância e todos os benefícios envolvidos, chegou a hora de finalmente descobrir como fazer um blog. 

1) Escolha um tema

Não é à toa que este é o primeiro passo para criar um blog, afinal de contas é preciso saber sobre o que falar e então direcionar todos os seus esforços para isso. Essa pode parecer uma tarefa difícil, mas acredite que existem blogs para diversos nichos e você não precisa ter formação superior para isso, basta ter a experiência prática no assunto.

Como você já atua em uma empresa, essa tarefa fica mais fácil uma vez já inserido em um segmento de mercado e deve falar sobre esse assunto.

No entanto, é importante entender que começar vendendo o seu produto ou serviço diretamente não é uma boa estratégia, uma vez que geralmente acaba por afastar as pessoas.

O interessante nesse caso é falar mais sobre o seu produto ou serviço para o seu público antes de vendê-lo diretamente. Nesse sentido, aborde temas relacionados ao seu produto ou serviço, algo interessante que chame a atenção das pessoas.

Para escolher temas relevantes para o post, você pode sempre ir ao Google Trends e pesquisar pelos temas mais procurados no seu mercado de atuação.

2) Tenha uma boa hospedagem

Ao escolher um serviço de hospedagem para o seu blog, existem muitos fatores a considerar. É indispensável ter compatibilidade com o wordpress blog, que seja rápido e fácil para instalar e configurar, que tenha suporte de fácil acesso, de preferência 24 horas, quais recursos ele oferece, qual é a sua capacidade e, o mais importante, quanto custa.

Essa etapa é igualmente importante pois é o servidor de hospedagem que manterá o seu blog no ar o tempo todo. Afinal de contas, você não vai querer ter interrupções no serviços ou quebras no site toda vez que colocar um vídeo em um artigo, por exemplo.

3) Configure o layout

Escolher a aparência do seu blog é um dos fatores de maior atração quando os primeiros visitantes aparecem. Afinal de contas, um blog mal apresentado pode causar repulsa e aversão ao seu conteúdo, inclusive.

Além disso, é preciso ter atenção à arquitetura do site e facilidade de utilização que você proporciona ao visitante. Ele tem que ser agradável para quem lê e, segundo técnicas de usabilidade e UX (User Experience) o visitante não pode levar mais do que 3 cliques para encontrar a informação que precisa.

4) Planeje seus conteúdos

Esse é um dos maiores segredos sobre como fazer um blog. Normalmente ao começar um novo blog, há uma energia e empenho muito grande na produção de conteúdo e vários conteúdos novos vão sendo liberados por semana. Entretanto, com o passar do tempo, outras prioridades aparecem e o blog vai ficando de lado até deixar de ser alimentado.

Por isso, é extremamente importante fazer um planejamento de conteúdo estruturado e objetivo. Isso irá manter a consistência do seu blog, o que é de vital importância para atrair mais tráfego e aumentar o alcance.

Uma dica para isso é criar um calendário editorial, ou calendário de conteúdo, onde você irá indicar os temas a serem produzidos, palavras-chave associadas a cada um, fase da jornada do cliente, horário e dia de publicação e outros fatores relevantes. 

Porém, antes disso, é necessário fazer duas coisas essenciais que vão inclusive lhe ajudar a montar esse calendário. 

Palavras-chave

É através das palavras-chave que você vai conseguir criar o melhor conteúdo, entregá-lo para a pessoa certa e no momento que ele precisa. Por meio delas você consegue entender o comportamento do seu público e as intenções de busca que ele possui ao pesquisar por algo relacionado ao seu produto ou serviço na Internet.

Para isso existem diversas ferramentas disponíveis como o próprio planejador de palavras-chave do Google e outras similares.

Outra ferramenta chave é o Answer the Public que traz simplesmente uma nuvem de palavras possíveis em um certo tema. Inclusive você pode ver sugestões de A a Z.

Análise da SERP

Analisar a página de resultados do Google é um fator muito importante pois ela vai mostrar não apenas as intenções de busca dos usuários como também pode fornecer a autoridade do domínio e página de seus concorrentes, como também é possível observar a quantidade de links que apontam para os mesmos.

Para fazer isso, use ferramentas como A Moz, uma das mais relevantes no SEO do mundo todo, para ver DA e PA. Ou ainda a Ahrefs, usada para visualizar links que apontam para o seu site.

5) Publique e divulgue

Depois de ter todo o conteúdo pensado, estruturado, escrito e revisado, chegou a hora de publicar o artigo e contar ao mundo sobre ele. Para isso, tenha sempre em mente o seu público-alvo e o objetivo de cada conteúdo. Antes de apertar o “publicar”, preparamos algumas dicas para te auxiliar com essa tarefa.

  • Atenção a linguagem, coerência e coesão: garanta que você foi objetivo e claro o suficiente para que todos entendam a sua mensagem. Para validar isso, peça a colegas para lerem o conteúdo para você. Outra dica aqui é manter o texto em parágrafos pequenos e dividir em subtítulos para facilitar a leitura.

 

  • Adicione conteúdo multimídia: ao adicionar imagens, gráficos, diagramas, figuras, vídeos e outros recursos visuais você ajuda não só a fazer quebras no texto como também tornam o artigo mais atraente. Além do mais, se você produziu um tutorial, imagens valem mais que mil palavras.

 

  • Utilize técnicas de SEO: se você quer ser visto pela maior quantidade possível de pessoas, você precisa estar nas primeiras posições nos resultados de pesquisa do Google. Para isso, utilize a ferramenta Yoast SEO, um plugin do wordpress, que vai te auxiliar muito na melhor estrutura SEO do seu texto.

6) Acompanhe os resultados

Como já dizia Peter Drucker: “Não se pode gerenciar, aquilo que não se consegue medir”. Ou seja, depois de saber como fazer um blog e aplicar as técnicas, é preciso utilizar as métricas de marketing de conteúdo para entender o que deu certo ou não e ajustar a sua estratégia conforme os números. 

Para isso, esteja atento ao Google Analytics, uma ferramenta gratuita e que te dá uma infinidade de dados a respeito do comportamento do usuário em seu site, como o número de visitante únicos por página, a taxa de rejeição, a taxa de saída, visitantes recorrentes e mais. 

Coloque a mão na massa

Através desse artigo ficou claro a importância de saber como fazer um blog bem como todos os passos necessários para ter um instrumento de resultados em suas mãos. Agora, basta colocar a mão na massa e fazer do seu blog corporativo uma máquina de vendas.

Se você ainda estiver receoso ou bloqueado com isso, saiba que é preciso dar alguns passos atrás e tomar consciência de qual é a estratégia que o blog precisa ter na sua empresa. Para isso, você precisa da nossa estratégia de marketing de conteúdo a fim de alcançar os resultados que sempre desejou. 

Além disso, saiba mais sobre a importância de ter uma linha editorial de qualidade em seu blog. Siga o conteúdo da Web Estratégica e fique por dentro do assunto.

Marcos Lucas
Gerente de Conteúdo na Web Estratégica. Pós-graduado em Marketing Digital com MBA em Neuromarketing. Atua há mais de 15 anos com SEO e Marketing de Conteúdo e atualmente é responsável por elevar ainda mais o nível técnico e estratégico do time Web Estratégica.
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