WordPress blog: vantagens, dicas de SEO e plugins

14/11/2022

O WordPress blog é o CMS (Content Management System) mais famoso e usado no mundo. Oferece fácil usabilidade e possui inúmeros plugins que podem auxiliar muito o profissional gestor dos conteúdos.

Ele é responsável por impulsionar uma grande parte de todos os sites da internet e é ótimo para construção de sites. O WordPress é muito presente na elaboração de blogs, mas também pode ser usado para produção de lojas de e-commerces, portais de informações ou portfólios online.

A sua popularização se deve ao fato de ser uma ferramenta gratuita e oferecer funcionalidades que facilitam muito o dia a dia do gestor de conteúdo, como a possibilidade de começar um site do blog ou transferir seu antigo para ele. 

Neste artigo, você vai conhecer os motivos para usar o WordPress blog, aprendendo dicas de SEO e linkagem. Além disso, terá acesso a indicações de alguns dos plugins que podem ser mais úteis no cotidiano de criação de conteúdo. Acompanhe a leitura!

Por que usar o wordpress para criar um  blog? Confira 8 vantagens!

Existem diversos benefícios ao usar o WordPress para criar qualquer tipo de blog. Confira 8 principais vantagens de usar essa ferramenta de gestão de conteúdo. 

1. Fácil de trabalhar

O primeiro ponto é que o WordPress blog é muito fácil de ser usado, ou seja, é bem intuitivo. Ao contrário de outros CMS, você não precisa ter muitos conhecimentos de código para operar essa ferramenta.

Por conta disso, é possível que pessoas iniciantes usem o wordpress e façam o gerenciamento do conteúdo de seus blogs ou sites de maneira simples e rápida.

2. Open source

Outra vantagem de se usar o wordpress blog é que ele é open source, ou seja, é gratuito e pode ser utilizado para as mais variadas funcionalidades. 

Quando um software é gratuito e não requer custos da sua licença ou propriedade, não fica preso às empresas de desenvolvimento ou desenvolvedores, um ponto positivo para quem está criando um novo canal digital.

3. Modo responsivo

O WordPress blog possui um design e modo responsivo, isso quer dizer que ele já vem pronto tanto visualmente, para quem navegará pelo site, quanto para quem gera os conteúdos. 

Sua interface busca atuar em todos os tipos de dispositivos, sejam eles mobile, desktop ou até tablets.

Esse fator melhora a usabilidade para todos os canais digitais, sendo recomendado pelo próprio Google como uma exigência de compatibilidade com dispositivos móveis. O design responsivo é um dos pontos que podem influenciar no ranqueamento de um site.

4. Personalização

A fácil personalização dos conteúdos e páginas do site é um dos principais motivos para usar o wordpress blog. Ele possui mais de 54 mil plugins no diretório oficial e 11 mil temas somente no ThemeForest.

Quando falamos de plugins, estamos nos referindo a uma extensão de código que podemos adicionar ao nosso wordpress blog com a finalidade de expandir as funcionalidades. Não é necessário que a pessoa que vai instalar um plugin obtenha muitos conhecimentos técnicos.

Já os temas são utilizados para personalizar a aparência do seu site. É possível escolher e editar, para combinar com a identidade visual do projeto.

5. Contribui para segurança

Com a evolução das leis de proteção de dados, principalmente da LGPD, a questão da segurança afeta o SEO do e-commerce. Esse fator é mais um dos benefícios do wordpress blog.

A ferramenta se preocupa com a segurança e trabalha para manter os dados e o ambiente cada vez mais seguros. Para além de protegerem o software, ainda existem disponíveis alguns plugins que reforçam ainda mais a proteção do seu site, sendo alguns deles:

  • sucuri Security;
  • all In One WP Security & Firewall; e
  • akismet.

Mantenha sempre o wordpress atualizado, pois a cada update a equipe da plataforma trabalha mais em prol da segurança.

6. Estrutura que favorece o SEO

A estrutura da ferramenta é amigável para SEO, ou seja, facilita as otimizações necessárias para um bom desempenho nas estratégias de Search Engine Optimization.

Por oferecer diversos plugins e ferramentas, ele possibilita as mais diversas melhorias dos fatores técnicos e isso pode influenciar diretamente no seu tráfego e fazer com que os conteúdos produzidos cheguem a mais pessoas.

7. Otimização

Além das otimizações de SEO On e Off page, que são responsáveis por fazer com que um conteúdo tenha possibilidade de atingir as primeiras posições de uma SERP, existem melhorias e pontos de conteúdo que podem contribuir para a experiência do usuário.

Isso faz com que a página chegue em algumas features do Google, como o People Also Ask, por exemplo. O WordPress blog também facilita para que os profissionais de conteúdo realizem essas otimizações.

8. Flexível

Por fim, a última vantagem que vamos pontuar é que, ao instalar e iniciar o uso do wordpress blog, você poderá ter mais flexibilidade e versatilidade, adaptando o conteúdo à persona.

Centenas de pessoas visitam páginas de blog diariamente. Cada pessoa tem um estilo próprio de consumir o conteúdo. Algumas preferem artigos, outras procuram por reviews e avaliações e muitas acham agradável a presença de imagens e infográficos para ilustrar uma ideia.

Dicas de SEO no wordpress blog

Wordpress Blog: Dicas de seo - mulher digitando no computador

 

O wordpress é uma ferramenta SEO amigável, ou seja, facilita as otimizações importantes para tornar seu conteúdo tecnicamente melhor – tanto para o Google, que entregará os conteúdos para um número maior de pessoas, quanto para os usuários.

Um dos plugins mais usados para implementar otimizações de SEO é o Yoast SEO, tendo mais de 5 milhões de instalações ativas. Ele ajuda a deixar tanto o blog quanto os artigos mais amigáveis para os motores de busca.

A seguir, veja algumas dicas de SEO no wordpress blog!

Parte 1: Boas práticas de SEO no texto 

Palavra-chave 

A primeira otimização no texto que trazemos é quanto às palavras-chave, que são essenciais para que o Google ou outros mecanismos de busca entendam para o que você pretende raquear.

Se atentar para escolher as melhores palavras-chave para produzir conteúdo é fundamental, pois só assim você saberá de antemão se vai conseguir ou não bater seus concorrentes para aquele tema.

Além disso, ter cuidado para que o conteúdo tenha a densidade ideal de palavras-chave no texto todo é outro ponto que um profissional de conteúdo ou SEO precisa ter no radar, já que isso faz toda a diferença para o desempenho.

Meta description

O segundo ponto é a meta description ou meta descrição, no português. Ela deve ser feita de forma clara, precisa ter a palavra-chave principal, um call to action (CTA) discreto e possuir até 154 caracteres. Levando todos esses pontos em consideração, você terá sua meta description totalmente otimizada para SEO.

Título do artigo

Sobre os títulos do artigo, também temos algumas recomendações para que eles fiquem otimizados. Eles devem conter a palavra-chave, serem claros e objetivos e condizentes com o texto discorrido.

O título é a porta de captação do leitor – capriche e convide à leitura do conteúdo inteiro. 

Primeiro parágrafo

Outro ponto importante para o SEO de blog é a inserção da palavra-chave principal no primeiro parágrafo do texto e ao longo de todo o conteúdo, com naturalidade e atenção à penalização por Keyword Stuffing, prática de inserção aleatória de palavras-chave.

Link building

Pratique o link building, fazendo estratégias de linkagens internas (para conteúdos do próprio blog) e externas (para outros domínios). Isso pode reforçar sua autoridade como marca e valorizar o conteúdo que está produzindo, dando ainda confiabilidade aos usuários que o consomem.

Ainda, esse é um meio de aumentar o tempo de permanência dentro do blog, abrindo mais contato entre a marca e o possível lead.

Texto alternativo

A utilização de texto alternativo (alt text) também é um processo importante para o SEO de um blog, bem como é essencial para melhorar a acessibilidade do conteúdo, já que o Google lê esse texto alternativo para pessoas com deficiência visual. 

Lembre-se que a tecnologia está a serviço da inclusão. No âmbito das estratégias de conteúdo, levar informação ao maior número de pessoas é uma missão que deve ter como foco o acesso e o entendimento por diversos grupos sociais. 

Slug/URL

A otimização da slug e da URL também é fundamental para SEO . A slug é a parte final que fica na URL, que fica depois do domínio de um site, depois da primeira barra (/).

Ao criar a slug de um artigo, temos que realizar a inserção da palavra-chave, tornando-a legível para os mecanismos de busca e para as pessoas. Evite o uso de acentos ou caracteres especiais, pois isso “quebra” a URL.  

Conteúdos estratégicos

Por fim, temos a criação de conteúdos estratégicos, que são aqueles que despertam o interesse das pessoas, solucionam seus problemas, são de fácil consumo e fazem sentido na jornada de conhecimento das personas daquela marca.

Para construir conteúdos estratégicos, é necessário que se tenha uma estratégia e produção de conteúdo especializada e com a expertise necessária para que os artigos fiquem relevantes e cheguem até as personas da empresa.

Parte 2: Legibilidade do texto

A segunda parte de dicas de SEO no wordpress blog são quanto a legibilidade dos textos. E alguns dos pontos que precisamos levar em consideração são:

  • boa distribuição dos sub tópicos (H1, H2, H3….): fazer com que o texto fique coerente tanto para os usuários quanto para o mecanismo de busca, obtendo uma boa hierarquização das informações ali contidas;
  • uso de palavras de transição: facilitar a leitura, evitar que o conteúdo fique maçante para os leitores;
  • não usar frases longas: importante para que o conhecimento dos blocos de textos fiquem mais fáceis de serem consumidos e absorvidos. Busque estruturar melhor os parágrafos e dividir as ideia em frases menores;
  • utilizar um vocabulário fácil de entender: construir as personas da sua marca deixa mais simples para que você entenda qual é a melhor maneira de se comunicar com esse público;
  • escrever para todos os usuários entenderem: ter uma linguagem mais simples, sem muitos termos técnicos ou específicos do segmento, pois isso facilita que seu conteúdo seja consumido e faça sentido em diferentes realidades.

Para construir bons artigos, além de ter uma estratégia de conteúdo bem definida, ainda é necessário fazer a revisão de texto, garantindo que ele fique no formato correto, tenha a comunicação da marca e esteja com as otimizações de SEO necessárias para um bom posicionamento orgânico.

Quais plugins usar no wordpress blog?

Combine os conhecimentos sobre wordpress e suas vantagens aos melhores plugins e ferramentas. Veja algumas indicações a seguir, com base nas funcionalidades: 

YOAST SEO

O Yoast SEO é um dos plugins mais famosos de todo o wordpress e ajuda bastante na implementação das otimizações de Search Engine Optimization.

Para adquiri-lo, é necessário acessar o site de plugin do wordpress e instalá-lo no wordpress blog do seu domínio. A instalação é bem simples e isso ajudará muito para que seus conteúdos tenham desempenho ainda melhores.

Broken link checker

O Broken link checker testa os links internos e externos de um conteúdo e ajuda a identificar os links quebrados, marcando-os em destaque. 

Ter links quebrados prejudica a experiência dos usuários e é mal visto pelo Google, o que pode fazer com que seu conteúdo não tenha um desempenho ideal. Pode ser encontrado no site do wordpress e é de fácil instalação.

Jetpack 

O Jetpack é um dos plugins de WordPress Blog mais completos, já que oferece funcionalidades desde a gestão até o monitoramento do site. Ele é bem presente no cotidiano dos profissionais de SEO e também pode ser encontrado no wordpress.org.

W3 total cache 

O W3 total cache é um plugin que melhora o desempenho dos sites do CMS, otimizando a experiência dos usuários com as páginas do domínio. Ele potencializa a relevância dos conteúdos nos motores de busca.

Esse plugin também pode ser encontrado diretamente no site do WordPress e instalado facilmente no seu site.

Conecte o WordPress ao Google Analytics

Uma funcionalidade prática da ferramenta WordPress Blog é a integração com o Google Analytics. Essa conexão entre as plataformas pode ajudar a comprovar seus resultados orgânicos e, para além disso, os dados do GA te auxiliam a tomar decisões mais estratégicas.

O processo é rápido, simples e fácil e pode ser feito  tanto em blogs, portais de notícias, sites e e-commerces. 

Comece agora a usar o WordPress Blog e tenha melhores resultados

O uso do CMS certo pode melhorar o desempenho dos seus conteúdos e fazer com eles cheguem a um número maior de pessoas. Por isso, o uso do WordPress Blog promove melhoria dos resultados, oferecendo recursos e integrações indispensáveis no planejamento de estratégias de conteúdo.

As boas práticas citadas ao longo deste conteúdo podem garantir que seus conteúdos estejam otimizados para SEO, o que vai garantir bons rankeamentos no Google e outros mecanismos de busca. 

Você aprendeu o que é o wordpress blog, suas funcionalidades e melhores formas de uso. Agora, aumente sua relevância, atingindo os usuários corretamente com uma consultoria de SEO
Ultrapasse suas metas, utilizando a tecnologia a seu favor hoje mesmo. Além disso, continue aprendendo sobre esse e outros assuntos no blog da Web Estratégica, um espaço dedicado às inovações e temas relevantes do Marketing de Conteúdo!

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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