Por que produzir conteúdo estratégico?

Sabe-se bem que hoje em dia, principalmente depois da pandemia de Covid-19, o marketing digital tem se confirmado como uma área indispensável para impulsionar os resultados das empresas na Internet. Nesse contexto, a produção de conteúdo estratégico é parte fundamental.

Mesmo mobilizando diversos recursos e esforços, algumas empresas ainda não conseguem ver resultados consistentes em suas ações de marketing e não entendem o motivo de primeira. Provavelmente a resposta para isso é a carência de conteúdo estratégico.

Para entendermos a importância dessa etapa, basta lermos o mais recente relatório sobre o planejamento de conteúdo de mídia realizado pela Hubspot que aponta que 49% das equipes de marketing separam de 30% a 50% do orçamento da empresa para conteúdo. Entenda tudo sobre conteúdo estratégico e a sua aplicação nas empresas. 

O que é conteúdo estratégico?

Conteúdo estratégico é uma informação transmitida pela sua empresa aos clientes, por diferentes meios de comunicação digital, como blog, e-mail marketing e redes sociais, a ser entregue no momento certo.

Em outras palavras, o conteúdo estratégico é regido por uma estratégia assertiva de marketing de conteúdo, para gerar engajamento e aumentar a credibilidade do prospect com determinada marca em um mercado específico.

Como a palavra-chave aqui é construir uma reputação, o conteúdo precisa ser de qualidade, de modo a gerar confiança e estabelecer um relacionamento de longo prazo com um determinado público.

Um exemplo de estratégia de conteúdo é a produção multimídia, explorando diversos canais. A lógica aqui é experimentar os diferentes formatos disponíveis e jogar um pouco com as combinações que eles podem oferecer.

Igualmente, você também pode combinar o marketing de conteúdo com o inbound marketing. O primeiro ajuda na atração de clientes em potencial, o segundo suporta isso tudo alimentando o ciclo.

Ainda, é possível combinar o marketing de conteúdo com SEO. Ao produzir conteúdo para blog, você precisa pensar nas várias técnicas disponíveis para melhor posicionar esse mesmo conteúdo no Google.

Olhando para o co-marketing, é possível obter material rico em conjunto com um ou mais profissionais, fortalecendo a marca de ambos e aumentando muito o alcance da comunicação.

Por que criar conteúdo estratégico?

A resposta para essa pergunta está no famoso dito popular “quem não é visto, não é lembrado”. Uma criação de conteúdo assertiva e consistente é o que faz com que a maioria das empresas de sucesso sejam vistas e lembradas.

Além disso, o principal fator que leva essas empresas a permanecerem vivas na mente do consumidor é a proximidade que elas mantêm com seu público. Geralmente fazem isso pelas redes sociais, onde podem ter uma conversa informal e responder instantânea e diretamente aos clientes. 

O conteúdo estratégico é que faz com que a marca ou empresa ganhe destaque em meio a um mar de conteúdos hoje disponibilizados no Google. Sem saber se relacionar com o seu público, a empresa definitivamente não vai muito longe.

Imersão em SEO e Conteúdo

12 aulas gratuitas para trazer mais resultados

Assista agora
Planilha de TAM do tráfego orgânico

5 vantagens de produzir conteúdo estratégico

Ao compreender o que é um conteúdo estratégico e por que ele é essencial a qualquer estratégia de marketing de conteúdo, é necessário reforçar as principais vantagens de criar a sua estratégia vencedora. 

1. Conquista a atenção das pessoas

Além daquilo que já foi dito, o planejamento estratégico de conteúdo permite à empresa gerar um tráfego orgânico para o site e/ou blog, o que, dependendo do volume e frequência, pode se tornar evergreen (perene).

O melhor é que isso ocorre em diferentes canais onde a marca esteja presente e ativa, como Facebook, Instagram, Twitter, Tik Tok e blog, formando, até mesmo, um hub de conteúdo. Por consequência, isso democratiza a informação e aumenta o alcance da sua marca. Ou seja, quanto mais conteúdo você produz, maior é a sua presença de marca e mais atenção você conquista das pessoas.

Um exemplo disso aconteceu na Netflix, em 2017, com o lançamento da segunda temporada de Stranger Things. Como a série provoca a nostalgia dos anos 1980, eles optaram por resgatar um personagem bastante presente na memória do público: a Chiquinha, do seriado Chaves, grande sucesso no Brasil naquela época.

A personagem aparece reencenando o trailer original em apenas 4 minutos, mas que geraram uma grande repercussão para a Netflix. Em 2022 o trailer já passava de 5 milhões de visualizações. 

2. Orienta decisões

Com um planejamento estratégico para conteúdos em mãos e bem estruturado, torna-se possível medir todas as ações realizadas. Isso permite saber o que funcionou ou não da estratégia implementada e ajuda a identificar que melhorias podem ser trazidas.

Com esses dados, é possível tomar melhores decisões em relação a futuras estratégias ou até mesmo o ajuste das ações existentes.

3. Constrói um relacionamento de confiança

Para fazer com que o potencial cliente tenha confiança na sua marca como uma solução para o seu problema, é necessário produzir conteúdo de valor para ele e nutrir esse relacionamento a longo prazo.

Por isso, é fundamental produzir conteúdos ricos, que encantem o prospect e aos poucos construa a autoridade da sua empresa.

Um exemplo forte desse relacionamento entre marca e cliente por meio do conteúdo é a Lu, personagem fictício criado pela varejista Magazine Luiza para interagir com o seu público por meio dos diferentes canais digitais da empresa.

Nesse ponto, é preciso destacar que a Lu possui uma identidade visual detalhada e uma linguagem específica, gerando a sensação de originalidade e de proximidade com as pessoas. Um time de conteúdo especializado pode criar um vocabulário e estio de escrita de acordo com sua marca, mantendo a qualidade e sem recorrer a clichês, o diferencial que pode te fazer ganhar o espaço da concorrência. 

4. Ajuda na construção da imagem da marca

O que vemos no mercado, de maneira geral, é que às vezes as empresas esquecem o propósito pelo qual devem gerar conteúdo. Isso deve ser feito não apenas para atender os algoritmos do Google, mas também para fortalecer a sua marca perante os potenciais compradores e fidelizar os clientes já conquistados.

Além disso, a criação de conteúdo estratégico para a sua persona no momento em que ela pesquisa por algo é fundamental para manter o relacionamento saudável e se diferenciar simultaneamente.

Isso acontece, por exemplo, com a Red Bull, que desde o começo construiu uma imagem positiva na cabeça do seu público, com uma marca ligada a cultura, estilo de vida, aventura, entre outras coisas.

5. Auxilia na fidelização dos clientes

Até agora você viu algumas estratégias para atrair potenciais clientes, mas é preciso enfatizar o quanto o marketing de conteúdo consegue fidelizá-los após a fase final de sua jornada de compra.

Durante a construção do relacionamento com o cliente, mencionado anteriormente, ele vai criando confiança na empresa e no final entenderá que pode contar com a sua marca em vários momentos.

Nessa fase, o funil inicia novamente, repetindo todo o ciclo, identificando um novo problema do usuário e apresentando uma nova solução.

Passando a mensagem certa

Enfim, pode-se compreender a importância da criação de conteúdo estratégico para as empresas como uma ação não apenas para aumentar a sua credibilidade junto aos potenciais clientes, mas também para manter o relacionamento a longo prazo.

Por meio de um planejamento assertivo de conteúdo, também é possível conquistar a atenção das pessoas, orientar decisões, fortalecer a imagem da marca e reforçar a sua presença digital, bem como fidelizar os clientes conquistados. Isso tudo é possível com profissionais especializados. Não é apenas “sair escrevendo”, mas revisar, atualizar e adequar constantemente a mensagem que você está passando.

Precisa de ajuda com a sua criação de conteúdo estratégico? A Web Estratégica tem a experiência e a solução comprovada de marketing de conteúdo que pode fazer com que a sua empresa construa resultados positivos e sustentáveis hoje mesmo. Solicite uma proposta.  

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
Receba dicas de SEO e Conteúdo