Inbound marketing: como usar essa estratégia para atrair clientes

A maneira de divulgar produtos e serviços evoluiu ao longo do tempo: se antes sua empresa tinha que “falar” com uma grande audiência de forma impositiva, atualmente, é possível utilizar o inbound marketing. Ou seja, você tem como foco um público mais específico, apresentando sua marca a partir de um relacionamento de confiança.

Esse tipo de estratégia se torna possível com o marketing digital e com a nova postura do consumidor, que pode pesquisar na internet com autonomia para resolver alguma necessidade e se munir de informações antes de comprar os produtos. Aliás, um levantamento mostrou que 39% dos compradores dizem que a pesquisa influenciou sua compra (Search Engine Journal). 

Diante desse comportamento do público, sua empresa pode se valer do inbound marketing, atraindo os clientes com a produção de conteúdo e outras estratégias. Para que você entenda melhor sobre o assunto, confira o conteúdo. 

O que é inbound marketing?

É o marketing de atração ou marketing de aproximação, cuja característica é considerar os interesses e a vontade do público ao realizar as estratégias de divulgação da sua empresa. Para compreender o conceito, é interessante falarmos das diferenças entre o marketing inbound e outbound.

Inbound marketing vs outbound marketing

 

Outbound marketing é o marketing tradicional, ou seja, os anúncios em redes de TV, emissoras de rádios, revistas, outdoor, pop-ups em sites, entre outras formas de divulgação. Note que é algo impositivo para o público, pois o indivíduo vira a página da revista e encontra a propaganda. Ou ainda, ele está assistindo a um programa de TV e é interrompido pelo anúncio da oferta de uma geladeira, por exemplo;

Como se vê, é ainda um formato de marketing de amplo uso, no entanto, é uma forma de divulgação voltada para um público mais geral. Assim, vamos imaginar que um ouvinte, que é vegetariano, está acompanhando um programa de rádio e, no meio da transmissão, há o anúncio de açougue. Percebe como é uma divulgação que vai contra os interesses dessa pessoa?

Nesse sentido, é importante que as empresas invistam em um marketing mais direcionado e que seja feito segundo a permissão do público: é assim que funciona o inbound marketing, com a intenção de entregar a mensagem certa para o público certo e no momento mais adequado. 

Quando se fala em inbound marketing, os exemplos podem ser os conteúdos que você publica em site com a técnicas de SEO ou o e-mail marketing que envia ao cliente que preencheu uma Landing Page.

Logo, trata-se de um conjunto de estratégias do marketing digital, cujo objetivo é criar um relacionamento de confiança e duradouro com seu cliente. Assim, além de atrair o público certo para o seu negócio, você aumenta as chances de fidelizá-lo.

Como usar o inbound marketing no seu negócio?

Após entender o conceito de inbound marketing, é preciso conhecer as 4 etapas desse tipo de abordagem e como elas ajudam a conduzir sua persona pela jornada de compra. Acompanhe abaixo!

Atrair

O seu público tem uma necessidade, mas ainda não conhece sua empresa e como seus produtos ou serviços podem trazer uma solução. Então, é preciso que ela se torne um visitante constante.

Como fazer isso? Por meio da criação de conteúdos para o blog, posts em redes sociais e vídeos de caráter educativo, que contenham palavras-chave relacionadas com aquilo que a pessoa busca. Perceba que aqui você não vai apresentar sua marca ou empresa e sim fornecer informações.

Podemos dizer que se trata da etapa inicial do funil de conteúdo, ou seja, são artigos com temas mais gerais, mas que podem ajudar o público a entender o que ele precisa, atraindo visitantes para seu site.

Converter

A segunda etapa é a de conversão, que visa transformar o visitante que você atraiu para o seu site em lead. Isso porque a pessoa percebeu que tem um problema e que sua empresa pode ajudá-la com a solução.

Nesse momento, o indicado é produzir artigos mais aprofundados, conteúdos com Calls To Action (CTA) para conhecer seu serviço, materiais ricos, como e-books e infográficos, e e-mail marketing. 

A ideia é coletar dados desse cliente em potencial, por isso, você pode oferecer um e-book após a pessoa preencher o formulário da landing page, por exemplo, em que ela concorda em receber mais conteúdos. Com isso, você conduz o lead na jornada de compra com a permissão dele.

Transformar

Você enviou conteúdos valiosos para o seu lead na fase anterior, então, chega o momento de utilizar o funil de vendas e direcioná-lo para adquirir seu produto ou serviço, ou seja, tomar a decisão de compra.

Aqui, você chega no ponto em que o lead tem grandes chances de se tornar um cliente, por isso você pode enviar e-mails personalizados e utilizar o fluxo de nutrição, criando um relacionamento mais próximo. Você pode, inclusive, fazer ligações ou convidá-lo para uma reunião para mostrar seu produto e sanar qualquer dúvida.

Encantar

Muita gente pensa que após concretizar a venda o objetivo foi alcançado e o trabalho terminou, porém, no inbound marketing há a etapa de encantamento, em que você continua o relacionamento com seu cliente, a fim de fidelizá-lo. Desse modo, ele pode comprar de novo na sua empresa e até promover sua marca.

Você pode continuar enviando newsletters com conteúdos, com felicitações em aniversários e até com o oferecimento de cupons de descontos.

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Quais as vantagens do inbound marketing

Após conhecer esse conjunto de estratégias para atrair visitantes para o seu site e descobrir que é possível transformar leads em clientes para aumentar suas vendas, vale a pena entender mais vantagens do inbound marketing. 

Uma delas diz respeito aos custos menores para aquisição de clientes quando comparado ao outbound marketing, pois você tem uma abordagem mais direcionada, gera engajamento, tem um relacionamento mais duradouro e ainda pode fidelizar o público.

Além disso, você consegue mensurar os resultados com facilidade no inbound marketing, analisando, por exemplo, o aumento do tráfego do seu site ou compartilhamento de posts em redes sociais, podendo analisar se as estratégias estão adequadas ou não.

Se você quer ter sucesso com o inbound marketing, precisa contar com um time de especialistas. Conheça a Web Estratégica e descubra como podemos auxiliar sua empresa com as melhores estratégias de marketing de conteúdo!

Cristian Magalhães
Com mais de 15 anos de experiência em SEO e inteligência de dados, atualmente é COO da Web Estratégica. Possui formação em Tecnologia da Informação e foi co-fundador da Lume, onde liderou equipes em grandes projetos globais.
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