A importância do conteúdo para blog na aquisição de novos clientes

O conteúdo para blog pode ser uma alternativa eficaz para aquisição de novos clientes! Ao criar conteúdo de qualidade e relevante para o seu público-alvo, você pode atrair visitantes para o site, aumentar a visibilidade nos mecanismos de busca e, consequentemente, gerar leads e vendas.

De acordo com uma pesquisa da HubSpot, empresas que possuem um blog têm 55% mais visitantes em seus sites em comparação com aquelas que não possuem. Além disso, empresas que publicam conteúdo regularmente conseguem gerar 126% mais leads do que aquelas que não utilizam o blog. Esses dados mostram o quanto o conteúdo é importante para a aquisição de novos clientes.

Portanto, se você quer se destacar da concorrência e atrair mais clientes para a empresa, continue lendo este artigo e descubra como um conteúdo de qualidade pode fazer a diferença.

Por que criar conteúdo de blog?

Criar um blog é uma das melhores formas de alavancar o seu negócio. Ele ajuda a fixar a marca, tornar a comunicação mais direta, agregar valor e tornar a marca referência em determinado segmento.

Também é um dos canais de conteúdo mais baratos e com maior influência na geração de tráfego orgânico, afinal, o conteúdo publicado nele é indexado pelos mecanismos de busca e pode ser encontrado pelo público, gerando visitas qualificadas. Entre as principais razões para criar um blog e publicar conteúdo de forma regular estão:

  • aumento da visibilidade;
  • construção de autoridade;
  • educação do público.

 

Existem, porém, duas outras razões que podem gerar um resultado ainda maior: geração de leads e criação de comunidade. Leads são indispensáveis para a etapa final do funil de vendas, e a comunidade é muito importante para o engajamento e promoção do conteúdo e da marca.

Como criar conteúdo de blog para atrair mais clientes?

Seja você proprietário de empresa ou profissional de marketing, sabe o quanto é importante atrair novos clientes sem aumentar o CAC. Uma das estratégias mais eficazes para isso é criar conteúdo de blog que atraia o público-alvo e forneça informações relevantes e úteis. No entanto, pode ser desafiador criar conteúdo que seja, ao mesmo tempo, atraente para os leitores e que atenda aos objetivos de marketing.

A solução para esse desafio está na construção de uma boa estratégia, tanto de criação quanto de divulgação; na produção de conteúdo original e relevante, capaz de se conectar com as necessidades do público; na consistência e na diversidade de conteúdos produzidos e compartilhados e no uso das técnicas de SEO para garantir que esse conteúdo possa ser encontrado pelo maior número de pessoas.

1. Crie uma boa estratégia

“Um dos segredos de ter um blog de sucesso é planejar todos os passos do projeto, desde os estudos das ferramentas, escolha da plataforma, definição do segmento de mercado, o incremento de visitas e os resultados esperados.” (REZ, RAFAEL, 2016).

Dentro dessa estratégia, um dos pontos-chave é o assunto principal do blog, que precisa estar alinhado com o produto ou serviço que se vende, caso contrário, será complicado converter o visitante em lead e o lead em cliente no fundo do funil de conteúdo.

Dentro da estratégia de conteúdo, um dos aspectos-chave é ouvir o público. Afinal de contas, conteúdo sem correspondência com a realidade é entediante, e o público quer algo que seja relevante. A única forma de descobrir o que ele quer é ouvindo o que esse público tem a dizer.

Seja por entrevistas, redes sociais, comentários nos primeiros artigos do blog ou usando ferramentas como o Google Trends, o Google Analytics e outras ferramentas de SEO, os dados importam!

Se ouvir o público é importante, analisar a concorrência é mais ainda, afinal de contas, ela pode fornecer ideias de conteúdo para blog e informações relevantes, capazes de ajudar na criação de conteúdo diferenciado, permitindo explorar brechas, dando mais possibilidades para a criação de uma estratégia geradora de resultados.

2. Escreva conteúdo original e relevante

Escrever conteúdo original e relevante para um blog é uma estratégia altamente eficaz para aumentar a presença online e atrair novos clientes. A originalidade fornece aos leitores informações únicas e exclusivas que não podem ser encontradas em outro lugar.

Isso não apenas ajuda a estabelecer autoridade dentro do nicho, mas também gera diferenciação da concorrência. Um conteúdo original pode ajudar a aumentar o engajamento do cliente, a fidelização e a lealdade à marca.

O conteúdo relevante fornece ao público informações que são importantes e úteis, que podem conter informações sobre produtos e serviços, dicas e truques relacionados ao nicho ou até mesmo análises e insights sobre as tendências do setor. O conteúdo relevante pode ajudar a estabelecer a empresa como um recurso confiável para o público e a manter o engajamento com eles.

Ao combinar conteúdo original e relevante, cria-se uma entrega de alta qualidade capaz de atrair mais tráfego orgânico para o blog, aumentar a autoridade e reputação e levar à fidelização do cliente. Esse conteúdo de alta qualidade é provável de ser compartilhado em redes sociais, aumentando ainda mais a visibilidade da marca. Portanto, é importante investir tempo e recursos, sobretudo no que diz respeito a um time de especialistas que possa auxiliar na criação de uma estratégia personalizada e na redação de textos revisados, concisos e informativos.

3. Tenha consistência e diversidade

A consistência e a diversidade de conteúdo são fatores importantes para atrair novos clientes através do blog. A publicação regular faz com que os leitores saibam quando esperar novos conteúdos e tenham um motivo para retornar ao blog.

Uma das ferramentas mais efetivas para manter a consistência nas publicações é o calendário editorial, que dá uma visão ampla de tudo o que precisa ser produzido e quando deve ser publicado.

No entanto, apenas manter uma consistência de publicação não é suficiente. É igualmente importante ter diversidade no conteúdo, abordando diferentes tópicos e formatos. Isso pode manter os leitores engajados e interessados no blog.

Ao variar o conteúdo, também é possível alcançar diferentes tipos de público e expandir a base de leitores. Portanto, ter uma estratégia equilibrada de consistência e diversidade de conteúdo é essencial para atrair novos clientes para o blog e construir uma presença online forte.

4. Não esqueça do SEO

De acordo com Robert Rose, “o nosso objetivo deve ser sempre o de criar a mínima quantidade de conteúdo com a máxima quantidade de resultado”. Se tratando de SEO, quanto maior for a qualidade do conteúdo, melhor serão os resultados.

Da imagem que ilustra o conteúdo até os links inseridos ao longo do texto, é preciso considerar as técnicas de SEO para alcançar o maior número possível de pessoas através dos resultados orgânicos dos buscadores.

O SEO é uma estratégia essencial para a aquisição de novos clientes através do blog. Ao otimizar o conteúdo para os mecanismos de busca, é possível aumentar a visibilidade do site e atrair mais tráfego qualificado, além de elevar sua autoridade e passar mais segurança.

O uso de palavras-chave relevantes no conteúdo de blog ajuda a melhorar a classificação nos resultados de pesquisa, aumentando a exposição para potenciais clientes. Um bom SEO melhora a experiência do usuário (inclusive analisando aspectos de UX Design), como a navegação no site e a velocidade de carregamento, garantindo engajamento e conversão.

A aplicação de técnicas de SEO ajudam a estabelecer a autoridade e reputação no nicho, aumentando a credibilidade para novos clientes em potencial. Quando o conteúdo de blog é otimizado corretamente, ele pode gerar mais tráfego orgânico, links internos e externos, e compartilhamento social, o que pode contribuir para um maior alcance e exposição da marca. Investir em SEO melhora sua presença online de forma geral.

O poder do feedback na aquisição de novos clientes

“Ao criar conteúdo e receber feedback do público, você consegue aprimorar sua visão e, no final das contas, incorporar essa visão no que for que estiver criando.” Essa afirmação da autora Ann Handley, em seu livro Everybody Writes (2023), resume bem a base da criação de conteúdo que converte leads em clientes e a importância de uma estratégia que contempla a análise de métricas e os ajustes com base em dados.

Não adianta criar conteúdo diário se ele não estiver alinhado com as necessidades do público-alvo e com os produtos ou serviços que serão ofertados no fundo do funil. Por isso, ouvir o público é um dos aspectos-chave dentro da estratégia, com potencial de fazer a diferença em todo o processo.

Planejamento, originalidade, relevância, consistência, diversidade e SEO completam as bases da criação de conteúdo para blog com poder de aquisição de clientes.

Contar com uma empresa qualificada é a solução. Nós da Web Estratégica realizamos diversos trabalhos com marketing de conteúdo, usando estratégias para alcançar resultados com base em métricas, planejamento, conteúdo e monitoramento.

Se você tem um time interno de marketing, nós o ajudamos a gerar mais resultados. Caso precise de uma parceria que atue direto com outros setores, nossos especialistas também estão preparados. Melhore os resultados da empresa com uma estratégia de conteúdo hoje mesmo! Solicite uma proposta com nossos consultores.

Marcos Lucas
Gerente da área de SEO na Web Estratégica. Pós-graduado em Marketing Digital com MBA em Neuromarketing. Atua há mais de 17 anos com SEO e Marketing de Conteúdo e atualmente é responsável por elevar ainda mais o nível técnico e estratégico do time Web Estratégica.
Receba dicas de SEO e Conteúdo