Erro 404: o que é e por que afeta o SEO do seu site?

01/06/2023

Acessar um endereço na web e se deparar com a temida página “erro 404” é uma experiência frustrante e desagradável. Essa é uma situação bastante comum, que muitas pessoas já enfrentaram ou enfrentarão em algum momento.

O erro 404 ou erro 404 not found ocorre quando a página acessada não pode ser encontrada no servidor do site. Ele pode indicar um problema no serviço de hospedagem ou nas configurações do seu DNS (Sistema de Nomes de Domínio).

Como usuário, se deparar com uma página com erro 404 é sempre uma situação inconveniente, já que impede o acesso ao conteúdo. No entanto, quando se é gestor do site, qual é o impacto desse erro? A resposta para essa pergunta você vai encontrar neste artigo, além de uma explicação completa de o que é erro 404

O que é e quando acontece o erro 404?

O erro 404 é uma mensagem automática do servidor avisando que uma página não foi encontrada ou que não existe mais. Em outras palavras, significa que o navegador se conectou ao servidor do site e enviou uma solicitação. Quando o servidor não consegue atender a essa solicitação (que, neste caso, é abrir a página em questão), ele exibe a página de erro em seu lugar.

Pode ocorrer em diversas situações e não apenas na situação mais comum, como explicado acima. É preciso entender mais sobre os contextos para aplicar a solução correta. Veja alguns casos:

  • Quando a URL é digitada incorretamente: esse é um erro comum, que normalmente não está relacionado a problemas no site, mas sim a um erro do usuário durante a busca. Como a URL digitada é inválida, o servidor não consegue direcionar o usuário para a página que ele deseja.
  • Quando a página é movida ou está desativada: se uma página é desativada ou a URL é alterada, quando o usuário tentar acessá-la com o endereço antigo, o erro aparecerá na tela. 
  • Quando há problemas nas configurações de DNS: como citado anteriormente, o erro 404 pode ter relação com o Sistema de Nomes de Domínio (DNS). Basicamente, o DNS é o responsável por direcionar o tráfego na internet, conectando nomes de domínio a servidores web reais. Isso ocorre quando o domínio ainda está sendo propagado ou está apontando para o DNS errado.
  • Erro de cache: como o próprio nome sugere, o erro de cache tem relação com o cache do navegador. A palavra “cache” é originalmente utilizada para se referir a uma parte da memória do computador que armazena dados frequentemente utilizados, mantendo essas informações temporariamente. Dessa forma, o problema ocorre quando há um erro de perda de cache no navegador (como o Google Chrome, por exemplo).
  • Arquivo ausente: a ausência de algum arquivo na página pode ser a causa do erro 404. Isso pode ser facilmente identificado por um profissional especializado e diz respeito às configurações internas do domínio, que estão por trás do que vemos na página em si (seu conteúdo).

Como corrigir o erro 404?

Se você estiver navegando em um site e ele apresentar esse problema, você pode tentar solucioná-lo atualizando a página, verificando se a URL está correta, limpando o cache do navegador, aplicando um anti-vírus ou um anti-malware ou alterando as permissões de acesso e Links Permanentes.

Se nenhuma dessas alternativas funcionar, significa que o problema está no servidor do site e, como usuário, não há nada que você possa fazer para solucioná-lo.

Agora, se você for o dono do site e tiver o problemas com Página não Encontrada, além dos métodos mais simples acima, você pode corrigir o erro 404 das maneiras abaixo:

Redirecionar os links quebrados

Essa é uma forma simples de solucionar esse problema. Basicamente, você precisará direcionar a URL com erro 404 para uma página existente, utilizando a função de redirecionamento disponível no seu painel de hospedagem, encontrado no painel de controle do seu site. Nessa seção é possível selecionar uma URL ou IP a ser redirecionado.

Explore a URL quebrada criando conteúdos para ela

Uma página quebrada não precisa ser abandonada. Uma alternativa é criar conteúdos, o que será excelente para aproveitar o tráfego que a página recebe.

Para isso, o ideal é criar um conteúdo que tenha a ver com a URL, para que o usuário não se sinta frustrado ao encontrar um conteúdo completamente diferente do que ele buscava. Se a URL for, por exemplo, webestrategica.com.br/erro-404-o-que-e, você pode hospedar na página um conteúdo sobre erro 404, por exemplo. 

Atualize os links permanentes do seu site

Se você está enfrentando problemas com Página não Encontrada, é possível que a raiz do problema seja relacionada aos seus links permanentes. Uma das formas de solucionar é atualizar as configurações de permalink por meio do painel de controle do WordPress

Para fazer isso, basta acessar o painel de controle do WordPress e clicar Configurações > Permalinks (Links Permanentes) e clicar em Alterações. Nessa página não é preciso fazer nada, apenas clicar em Salvar Alterações. Essa simples ação fará os links permanentes serem atualizados automaticamente.

Investir em uma hospedagem mais consistente

O servidor de um site é a base sobre a qual tudo é construído. Assim como um terreno de qualidade é importante para garantir que uma casa tenha uma base sólida, um servidor de qualidade é crucial para garantir que um site funcione de maneira estável e sem problemas frequentes, como quedas de servidor. 

Um servidor de qualidade pode oferecer alta disponibilidade, desempenho confiável e segurança para os dados do site e de seus visitantes. Dessa forma, investir em um servidor de qualidade pode ser uma maneira eficiente de garantir que seu site esteja sempre disponível e funcionando corretamente para seus usuários.

Então, se mesmo realizando todas as atualizações citadas anteriormente, o seu site continuar tendo quedas frequentes, o mais indicado é migrar o site de uma hospedagem para outra mais confiável.

Como o erro 404 afeta seu SEO

As interrupções de Tecnologia da Informação (TI) fazem parte da jornada de qualquer empresa. Entretanto, tais ocorrências podem ter um impacto significativo nos negócios de diversas maneiras, sendo o erro 404 not found um desses problemas. 

Em certos casos, resultam em perda de produtividade, danos à reputação da empresa, custos relacionados à recuperação da página, como o tempo de trabalho, entre outras consequências.

Para se ter uma ideia, segundo Gartner, cada minuto de inatividade da TI custa às empresas cerca de US $ 5.600, extrapolando bem mais de US$ 300.000 por hora.

Perda de autoridade e visibilidade

Se sua empresa investe na otimização de sites para melhorar o desempenho das páginas do site para os buscadores, como o Google, é fundamental fazer um trabalho em prol de reduzir a ocorrência do erro 404.

Esse erro prejudica a usabilidade do site, mas os prejuízos vão além disso, pois ele pode resultar na perda de autoridade da página frente aos buscadores, afetando negativamente o SEO. 

Um site com muitas páginas quebradas pode ter uma taxa de rejeição muito alta, já que, ao não encontrar o que procura, o usuário costuma fechar a página logo em seguida, e o tempo de permanência dos usuários no site é um dos fatores de classificação do Google.

Assim, é provável que sua página perca sua classificação se os mecanismos de pesquisa continuarem tentando acessá-la sem sucesso. Quando isso acontece, os bots enviam sinais negativos sobre aquele recurso específico e ele pode ser removido dos índices se isso acontecer várias vezes. Por isso, considere as dicas acima para corrigir as páginas quebradas do seu site. 

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Invista em uma página de erro 404 personalizada

Outra alternativa excelente para minimizar o impacto das páginas quebradas do seu site é investir na personalização. Considerando que as páginas de erro 404 não podem ser completamente evitadas, já que o usuário pode simplesmente digitar a URL de forma incorreta, investir em formas de amenizar o problema é uma saída inteligente.

A página personalizada é excelente para fortalecer a identidade da sua marca e garantir que o visitante não ficará desorientado em seu site. Ao invés de simplesmente apresentar uma página clássica informando o erro, você pode usar o espaço para se comunicar de uma forma educativa com o visitante e oferecer outras opções de navegação.

Use as técnicas de UX e UX Writing para criar as melhores experiências e envolver seus usuários em uma narrativa na qual o fim é a conversão.

Foco no SEO técnico!

O erro 404 é muito comum, mas isso não significa que ele não deve ser evitado e corrigido. Por isso, é preciso estar sempre atento às mudanças do seu site e do seu servidor, a fim de garantir que todas as páginas estarão em pleno funcionamento. Essa é a melhor forma de proporcionar uma experiência agradável aos seus visitantes e manter o bom posicionamento do seu site nas pesquisas do Google.

Para uma solução profissional eficiente, que ajude você a ter estratégias de SEO e link building consistentes, garanta ações de SEO técnico especializadas e outros serviços da Web Estratégica. Com eles, seu time terá os melhores resultados!

Gustavo Sartori
Atua com SEO desde 2009 e atualmente é especialista em CS na Web Estratégica. Possui experiências em diversas frentes de marketing, passando por áreas como conteúdo e linkbuilding, dando maior ênfase aos aspectos de tecnologia do SEO. A vivência tanto em agências como consultor independente permitiu adquirir uma visão sistêmica, contribuindo para o sucesso de projetos junto a empresas como Panvel, Electrolux e Piccadilly.
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