Para quem investe em conteúdo e SEO a fim de garantir um desempenho e ranqueamento melhor, é fundamental entender a fundo o que é CTR e como essa métrica pode auxiliar no norteamento da estratégia.
Isso quer dizer que essa taxa ajuda para que o profissional responsável pelas ações de marketing entenda se os esforços estão levando aos resultados esperados ou se a estratégia precisa de algum ajuste assertivo para que os objetivos sejam atingidos.
Neste conteúdo, vamos aprender o que é CTR, qual sua importância, como calcular, análise da métrica, se a taxa de cliques está boa ou não e, por fim, como aumentar possíveis baixas. Ainda, entenda na prática a diferença entre CTR, CPM e CPC. Boa leitura!
O que é CTR?
CTR é a sigla para Click-Through Rate, uma métrica que indica a taxa de cliques de uma página web ou campanha de marketing digital. Os profissionais da área a usam para entender se a comunicação está atrativa o suficiente para o público.
Esse índice é a relação entre o número de cliques em um link ou página e o número de vezes que o mesmo foi exibido nos resultados de busca para os usuários, mais conhecido como impressões. Ou seja, a taxa de cliques é dada por meio da seguinte fórmula matemática:
- cliques / impressões = CTR.
Segundo a página do Google que aborda as métricas importantes para análises de desempenho, a taxa de cliques pode ser utilizada para avaliar a performance de anúncios, palavras-chave e listagens de produtos gratuitas. Isso quer dizer que o CTR pode ser usado para analisar resultados de ações orgânicas e também nos anúncios (tráfego pago).
Assim, existem diversos canais digitais que conseguimos medir e analisar a taxa de cliques para entender se a estratégia está fazendo sentido, sendo os principais:
- Facebook;
- Google;
- Instagram;
- Youtube;
- Linkedin;
- E-mail marketing.
Por que acompanhar o CTR?
O CTR ajuda a medir a efetividade das ações de marketing digital e pode ser usado tanto para o tráfego pago quanto para o tráfego orgânico.
Quando olhamos para os objetivos que uma empresa quer alcançar ao implementar estratégias de marketing, grande parte quer atrair a atenção do público, fazer com que a marca fique conhecida e criar uma boa reputação.
A partir disso, ter um CTR bom indica que as campanhas e páginas do site estão chegando até a audiência e, para além disso, estão instigantes o suficiente para que as pessoas queiram ver mais.
Indicador de engajamento
Se o CTR for de uma página de site ou blog e ele estiver baixo, significa que o público está vendo a página nos resultados de pesquisa, mas não está clicando. Isso mostra que o conteúdo precisa de otimização, a fim que ele fique mais atrativo para os usuários.
CTR de campanhas pagas
Caso o CTR seja referente a uma campanha paga, o pensamento é o mesmo. Se a taxa estiver baixa, significa que o anúncio está chegando no público, no entanto as pessoas não estão clicando nele para seguir na jornada de compra. Isso mostra que a segmentação de público não está tão assertiva ou que a comunicação pode ser melhorada.
IQ – Índice de Qualidade
Além disso, o CTR é um dos fatores que compõem o Índice de Qualidade (IQ) do Google Ads, cálculo realizado pela plataforma para deliberar o rankeamento de cada um dos anúncios.
Nesse cálculo, a taxa de cliques é uma das métricas com mais peso, porém outras coisas que também são levadas em consideração são aspectos, como: a experiência do usuário na página de destino e a relevância do conteúdo.
Redução de custos
Outra funcionalidade do CTR em uma estratégia de marketing digital está relacionado à redução de custos, pois uma taxa de cliques alta indica que o anúncio precisou aparecer menos para ter um número alto de cliques.
Isso mostra que a campanha está sendo relevante para os usuários e o Google valoriza favorecendo o anúncio no ranking. Com isso, o CPC médio acaba tendo uma redução.
Tráfego orgânico
Passando para o universo do tráfego orgânico, bons conteúdos possuem um CTR alto e também tendem a ter um ranqueamento melhor, já que o Google e outros mecanismos de busca entendem que a página está entregando exatamente o que os usuários querem ver e por isso apresentam maior engajamento.
Vale lembrar que os cliques geram tráfego para as páginas e, quanto mais tráfego o site tem, maior será sua autoridade. Além disso, também se cumpre aquele objetivo que comentamos acima: da empresa ser conhecida através de estratégia e ações de marketing digital.
Redes Sociais
Indo para as redes sociais, quando analisamos o CTR de um post, uma alta taxa de cliques indica que o engajamento com a audiência está alto. Isso é ótimo para conferir se o conteúdo publicado no canal está sendo relevante para os seguidores.
Os anúncios feitos nas redes sociais possuem um outro benefício: propaganda gratuita. Isso porque um CTR alto revela que a campanha é relevante para a base e, se as pessoas compartilharem a publicação, isso gera cliques gratuitos.
Quando os usuários compartilham uma publicação impulsionada por uma empresa, outros indivíduos são impactados pelo anúncio, por isso falamos que a propaganda vira gratuita – se a pessoa que recebe essa publicação interage com a mesma, a empresa não é cobrada.
Conversões
Por fim, outro emprego do CTR no cotidiano das equipes de marketing é o impacto que a taxa de cliques saudável pode ter nas conversões. Garantir que esse índice esteja num patamar bom é fundamental para que as pessoas cheguem até o final da jornada, comprem o produto ou contratem o serviço oferecido.
Segundo a WordStream, um aumento em duas vezes no CTR pode resultar em uma taxa de conversão 50% maior. E não para por aí: eles também garantem que existe uma relação direta entre essas duas métricas. Veja o gráfico abaixo:
Como calcular o CTR?
O CTR é a métrica que indica o número de cliques em uma determinada página, e isso pode ser calculado a partir da seguinte fórmula:
- cliques / impressões = Taxa de cliques.
Quando dividimos os cliques pelas impressões, o resultado quase sempre é um número decimal. Temos que transformar ele em porcentagem. É bem simples, só precisamos multiplicar o valor final por 100.
Um outro ponto é que em muitos casos as plataformas de gestão de tráfego nos dão essa porcentagem pronta, então o trabalho é interpretar o que esse valor está nos dizendo sobre a estratégia.
Taxa de CTR e a palavras-chave
Diferente do que se pode imaginar, o valor obtido tem relação com a palavra-chave principal aplicada no conteúdo da página, mas não diz respeito somente a ela. O conteúdo como um todo é identificado pelos mecanismos de busca e posicionado nos resultados, de modo orgânico ou por meio de anúncios.
A partir daí, o usuário acessa a página e o clique é para tudo que nela está incluído, não apenas a palavra-chave principal, que é um meio para chegar ao resultado pesquisado. O valor da taxa de CTR, assim, indica os efeitos da estratégia como um todo.
Obter maior destaque vai além de escolher o termo que melhor condiz com volume, intenções de busca e concorrência. A relação com a palavra-chave mostra como a estratégia está sendo efetiva, por parte da equipe de SEO, uma vez que inseri-la corretamente ao longo do conteúdo, das heading tags e até mesmo nas descrições das imagens aumenta as chances de engajamento.
Onde acompanhar o CTR?
O acompanhamento do CTR é realizado de acordo com a plataforma que você está usando, ou seja, se está usando Facebook, poderá ver a métrica no Facebook Ads. Mas se usar o Google para impulsionar os anúncios, o CTR pode ser visto pelo Google Ads ou Google Analytics.
Se estiver empregando estratégias orgânicas para o site ou blog, é possível visualizar a taxa de cliques pelo Google Search Console, uma ótima ferramenta para nortear estratégias de marketing de conteúdo e SEO.
Como saber se o meu CTR está bom?
Quando falamos de CTR, uma dúvida recorrente é como saber se a métrica está boa. Para isso, o próprio Google diz que uma taxa de cliques acima de 3% já é considerada satisfatória.
É importante ter esse número em mente, mas lembre-se de que esse valor é um referencial e que ele deve ser só o começo para que uma campanha seja mais rentável nos meses seguintes ou para que a página tenha uma evolução notável no tráfego.
Imersão em SEO e Conteúdo
12 aulas gratuitas para trazer mais resultados
Como aumentar o CTR?
Agora que já sabemos que quanto maior a taxa de cliques melhor, chegou a hora de entendermos quais ações podem ajudar a aumentar esse percentual. Aqui, o que precisamos lembrar é que tornar o conteúdo ou anúncio mais atrativo para os usuários é o que vai garantir que ele receba mais cliques.
Deixe a “vitrine” mais bonita
Sendo assim, o primeiro passo para otimizar uma página a fim de aumentar o CTR é deixar a “vitrine” mais instigante. E o primeiro contato que o usuário terá com o anúncio em Search ou com o resultado orgânico de uma página de site ou blog é a meta title e meta description.
Pontos como ficar dentro do tamanho ideal para que esses elementos não sejam cortados na SERP e linguagem clara são essenciais para que a página tenha resultados melhores.
O CTA deve estar presente
O uso de um bom CTA pode impactar nos cliques – invista na escolha de bons termos que levem o usuário a querer saber mais, seja para conteúdos educativos ou para ter mais informações sobre um produto. Aqui, o uso de um CTA assertivo pode impactar os usuários em todas as etapas do funil de conversão.
A aplicação de estratégias de copywriting é outro fator que pode aumentar a taxa de cliques. Inclusive, indicamos a importância de entender o público alvo que a campanha será destinada, já que, sabendo qual é a sua audiência, fica mais fácil entender qual a comunicação ideal para essas personas.
Use um tom de voz adequado
Indo além das campanhas pagas, no tráfego orgânico você deve entender o público, para comunicar-se com os usuários usando o tom de voz ideal. Isso se torna possível através do mapeamento de linguagem, gostos e temas de conteúdo da persona.
Tenha uma URL amigável
Por fim, a última dica para aumentar o CTR é usar uma URL amigável. Ou seja, uma URL sem caracteres especiais, com a palavra-chave principal, somente com letras minúsculas, evitando datas e palavras desnecessárias. O uso de hífen é feito para separar palavras. A regra aqui é: quanto mais simples, melhor.
Qual a diferença entre CTR, CPM e CPC
Existem algumas outras métricas do marketing digital que podem soar parecidas com o CTR: o CPM e CPC. Entenda a diferença.
O CPC é o custo por clique e trata-se de um dos tipos mais comuns de precificação de anúncios. Aqui, a empresa só paga pelos cliques recebidos na campanha. As impressões não são contabilizadas.
A lógica do CPM é bem semelhante. Mas, refere-se ao custo por mil impressões, ou seja, é o formato de precificação de uma campanha que cobra por visualizações.
Mas, qual a relação dessas precificações com o CTR? Tanto o CPC quanto o CPM são influenciados diretamente pela taxa de cliques, mas essa taxa facilita bastante o entendimento da eficiência dos anúncios para quem escolhe o modelo CPC.
Isso porque um alto CTR representa que os anúncios estão sendo úteis e fazendo sentido para os usuários e isso torna o custo por cliques mais barato, pois o buscador entende que o link oferece justamente o que as pessoas estão buscando.
Aumente seu CTR com uma estratégia de Conteúdo
Além das práticas mencionadas, um ponto alto para aumentar o CTR de uma campanha ou página é a estratégia de Marketing de Conteúdo. Essas ações fazem com que a marca crie uma comunicação ideal para tornar os conteúdos mais atrativos para seus usuários, fazendo com que eles queiram ler mais ou ver mais sobre os assuntos e produtos.
O pilar principal do marketing digital é comunicar da melhor forma e isso é possível entendendo seu público e construindo a estratégia com base no que eles querem ver, ler e consumir. Além disso, é essencial prezar pela qualidade das informações, sua arquitetura, revisão e clareza. Esses são pontos que, se aplicados, vão criar uma base firme de conversão.
Neste conteúdo, você aprendeu mais sobre o CTR, como entendê-lo e interpretá-lo em sua estratégia. Conte com uma equipe especializada em marketing de conteúdo como a Web Estratégica, para trabalhar junto ao seu time. Solicite uma proposta agora mesmo!