Por que é relevante ter links externos para os seus conteúdos?

12/07/2023

Relacionamento é tudo. Uma estratégia eficiente para construir audiência e se relacionar com outras páginas é o uso de links externos. Quando bem aplicada, essa técnica de SEO desempenha um papel importante para o ranqueamento dos seus conteúdos na página de resultados de pesquisa.

Nesse sentido, a primeira coisa é saber que eles existem em dois tipos. Por um lado, pode ser você incluindo links para conteúdos de terceiros no seu texto. Por outro, pode ser uma página linkando para o seu site, o que aumenta o tráfego nele. Mas, como funciona cada um?

Para entender melhor, continue a leitura e veja o que são os links externos e por que são tão importantes. Mais do que isso, descubra como fazer e gerenciar a linkagem externa, seja do seu site ou para ele.

O que são os links externos?

Dentro das estratégias de link building, os links podem ser internos ou externos. Nos links externos, eles ainda se dividem em dois tipos: de entrada e de saída. Combinar e utilizar essas duas formas é uma maneira eficiente de melhorar os resultados da sua estratégia de conteúdo.

Os links de saída, ou outbound links, são aqueles encontrados no seu texto que direcionam para outros sites, ou seja, saem do seu domínio. Mesmo levando o usuário para fora, pode ser um bom jeito de construir credibilidade, comprovando dados ou referenciando as fontes de uma informação, por exemplo.

Já os links de entrada, ou inbound links, são quando outros sites referenciam o seu, criando links que levam para os seus conteúdos. Apesar do menor controle na obtenção desses links, são ótimos do ponto de vista do Google. Isso porque o buscador entende que o seu conteúdo, ao ser citado por outros sites, tem mais probabilidade de ser uma fonte confiável e relevante para os usuários. 

Por que eles são importantes para os seus conteúdos?

Pensar tanto na aquisição quanto na criação de links externos é mais uma etapa na produção de conteúdo para blog que você deve seguir. Trabalhar essa linkagem com qualidade traz diversas vantagens, principalmente no tráfego orgânico.

Aumenta a autoridade

Com a criação de conteúdo de valor, você aumenta as chances de ser referenciado por outros sites relacionados, que podem gerar links para o seu texto. O que faz com que os usuários percebam a sua marca como autoridade no assunto.

Melhora o ranqueamento na SERP

Esse reconhecimento também acontece por parte do Google. Ao ver seus conteúdos sendo linkados por outros, ele os reconhece como algo de qualidade e utilidade para os usuários. Como recompensa, posiciona o seu site melhor nos resultados das buscas.

Aumenta o tráfego orgânico

Tudo isso leva a um aumento no tráfego orgânico, de duas formas. Primeiro, pelo melhor posicionamento na busca, já que os três primeiros resultados recebem mais de 50% dos cliques. Só no top 1, são 27%! Segundo, porque os próprios links nos outros sites geram acessos daqueles usuários, trazendo tráfego de lá para cá.

Dá mais credibilidade ao conteúdo

Já os links do seu texto para outros podem ser excelentes formas de comprovar a origem de determinada informação, por exemplo. No entanto, é importante fazer isso com cuidado. Ao linkar, escolha sempre outros sites também de relevância, afinal isso funciona como uma recomendação sua para o usuário. Ou seja, o seu nome também está em jogo.

Cria relacionamento

Por fim, criar links externos aproxima seu site de parceiros em potencial, demonstrando apoio e confiança no conteúdo linkado. Além de incentivar uma reciprocidade por parte deles, que podem descobrir a sua marca e, a partir disso, também criar links para o seu site.

Como fazer linkagens externas no conteúdo?

Há diversos pontos a considerar sobre as linkagens nas estratégias de SEO, seja em links de entrada ou de saída. Nos links de entrada, apesar de menos controláveis, merece atenção a autoridade do site. Nesse sentido, qualidade é melhor que quantidade. Ou seja, ter menos links de sites mais relevantes é melhor que conseguir muitos links, mas de sites desconhecidos.

Já nos outbound links que você for criar, é importante que os conteúdos linkados tenham relação com os seus. Uma grande incoerência de conteúdos, com temas muito diferentes, faz com que o link não seja considerado. Se for frequente, essa prática pode levar a punições no domínio.

Também é essencial ter cuidado com a quantidade de links na página, sem exageros, e a coerência entre o texto âncora e a página de destino, garantindo que ele seja preciso quanto ao que o usuário encontrará se clicar.

Por último, para evitar que o usuário saia do seu site ao clicar no link externo, sempre ative a opção para abrir a página em outra guia, o que faz com que ele acesse o link sem deixar a sua página imediatamente.

Como gerenciar os links externos?

Monitorar as métricas de marketing de conteúdo é uma etapa fundamental. E para isso é necessário saber como gerenciar esses links. Com esse objetivo, existem diversas ferramentas que ajudam a identificar e monitorar de onde vêm e que resultados essas linkagens estão trazendo.

Entre os principais nomes, podemos citar o Google Analytics, o Google Search Console e o Ahrefs. Nos dois primeiros você pode, por exemplo, conferir listas de todos os links e obter relatórios sobre eles, como origem, volume de acessos, etc. Já o Ahrefs traz outras métricas que permitem uma análise mais qualitativa dos links. Assim, o ideal é combinar as diversas opções disponíveis para extrair o melhor de cada uma.

Alguns cuidados importantes ao usar links externos nos seus conteúdos

O sucesso das suas estratégias de marketing de conteúdo também envolve evitar alguns erros de linkagem que podem prejudicar o seu texto e a experiência do usuário, o que pode resultar até em penalizações pelo Google.

Nesse sentido, uma dúvida comum é se há um limite de links, tanto internos quanto externos para incluir na página. E sim, existe, mas varia com a autoridade de cada site. Assim, a regra é ter bom senso e avaliar caso a caso. Uma dica, porém, é prezar pelo bom senso e não passar de 5 links externos.

Outra recomendação muito importante é ser natural, ou seja, nada de forçar a escrita para criar repetições desnecessárias, apenas buscando ganchos para encaixar determinado link.

Além disso, há práticas que podem ser punidas, devendo ser evitadas a qualquer custo. Duas delas são a compra de links e o spam, com links irrelevantes. Ambas são contrárias às diretrizes dos buscadores e por isso nunca devem ser utilizadas, sob risco de punições severas por Black Hat, que vão desde queda no ranqueamento até banimento do Google.

Construa sua rede

Ter bons links externos, sejam de entrada ou de saída, é fruto de muito planejamento e estratégia de conteúdo. Aqui a regra é a de sempre: qualidade. Tanto para aumentar as chances de obter links como para criar links de forma natural e útil aos usuários, valorizando seus textos.

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Bruno Fontes
Coordenador de Projeto de SEO na Web Estratégica. Jornalista por formação, entusiasta da tecnologia e curioso, trabalha com marketing de conteúdo e SEO desde 2013. Atualmente mora em Buenos Aires e está à frente de diversos projetos de SEO, especialmente voltados para grandes e-commerces do país.
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