Se você cuida da estratégia do site de uma marca, já deve saber o quanto ter uma base bem consolidada de SEO marketing é essencial para disputar atenção e visibilidade entre os usuários dos mecanismos de busca.
O conjunto de conhecimento dessa área fará com que seus conteúdos estejam otimizados e sejam entregues aos segmentos corretos. É preciso sempre atualizar textos e páginas de produto, além de seguir as mudanças que ocorrem diariamente entre as diretrizes de avaliação do Google e outros sites.
Se você ainda não trabalha com essa parte técnica do site ou blog da sua empresa, é hora de considerar o investimento. Estar de acordo com as boas práticas de SEO e atualizar seus conteúdos de tempos em tempos é essencial para não perder visibilidade na web e, consequentemente, vendas.
Neste conteúdo, vamos falar sobre o que é SEO marketing, SEO On-page e Off-page, além de abordar 6 estratégias eficazes para alavancar os números de um site. Você também verá as métricas para acompanhar as ações implementadas em tempo real. Continue a leitura e aprenda o que precisa!
O que é SEO?
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, em português, otimização de mecanismos de busca. Basicamente, é o que garantirá que as páginas de um site ou blog apareçam nas SERPs dos motores de busca e ainda estejam posicionadas nas primeiras posições.
Aparecer nas primeiras posições da página de pesquisa do Google é fundamental porque grande parte das pessoas, ao pesquisarem por uma palavra-chave, acabam escolhendo um dos três primeiros resultados ou, no máximo, vão até o final da primeira página.
É muito raro que o usuário passe para a segunda página. Basta observar seu próprio comportamento de busca: em quantas vezes na última semana você foi até o final da página? Ou em quantas foi para a segunda página de resultados?
Em geral, a resposta a essas perguntas revela um padrão comum entre usuários: o de priorizar os resultados mais destacados, em função da crescente necessidade por rapidez que a tecnologia proporciona.
Usando diversas técnicas e estratégias, é possível fazer com que os conteúdos de uma empresa estejam em destaque nos resultados dos motores de busca e uma dessas estratégias é justamente o SEO marketing.
Além disso, existe o processo de indexação do Google, ou seja, quando você publica um conteúdo no domínio da marca, ele passa por três principais processos antes de ser publicado e aparecer aos usuários pela SERP. Os 3 processos são:
- rastreamento;
- indexação;
- exibição dos resultados no Google.
Caso algum desses processos não seja efetivado, o conteúdo não aparece para as pessoas. Diante disso, é importante cuidar de diversos aspectos técnicos para evitar esses erros e garantir que suas páginas sejam entregues aos usuários.
A visibilidade chama atenção para o papel do tráfego orgânico e da população do topo do funil. São dois conceitos que nos revelam meios para levar os usuários a conhecerem uma marca/serviço e provar sua relevância. As técnicas de SEO marketing para as vendas atuam nessas etapas de planejamento visando contribuir para as conversões finais.
O SEO garante que as páginas do seu site atinjam as personas da marca e faz com que elas entrem no seu funil de vendas, bem como faz seu domínio ser mais saudável, oferecendo a melhor experiência possível para os usuários que entrarem nele.
SEO On-Page X SEO Off-Page: potencialize sua marca
Dentro do SEO marketing existem algumas especificidades, como os fatores on e off page. Essas estratégias possuem diferentes objetivos, mas ajudam bastante a marca a ter um site mais responsivo e conteúdos com os melhores posicionamentos.
Alguns dos fatores mais importantes de rankeamento que os mecanismos de busca levam em conta na hora de entregar os resultados são: autoridade, relevância, responsividade, palavra-chave, velocidade de carregamento e muitos outros aspectos, principalmente os que envolvem a experiência dos usuários.
SEO On-Page
Quando falamos de SEO On-page, estamos nos referindo a todas as estratégias e otimizações feitas dentro de uma página, tanto direto no conteúdo da página quanto na arquitetura da informação, por exemplo.
A seguir, confira as 4 principais otimizações que podem ser feitas dentro das páginas de um site e que rendem ótimos resultados:
Conteúdo relevante e único
A primeira otimização é a criação de conteúdos ricos e relevantes, que levem em consideração o que o usuário quer consumir de informação ao buscar por determinada palavra-chave – isso se chama intenção do usuário.
Além disso, é esse um dos fatores que podem posicionar uma marca como referência em um determinado segmento e fazer com que as pessoas se lembrem dela como uma ótima fonte de conteúdo e informação do ramo, podendo, inclusive, render algumas conversões.
Essa etapa se baseia em um gatilho bastante explorado pelo marketing digital: o gatilho da reciprocidade. Ele explora a capacidade que nós, humanos, temos de criar relações de troca com pessoas, marcas e iniciativas que nos ofereçam benefícios de graça, como informações de qualidade.
Palavras-chave
A segunda otimização de SEO marketing que pode ser realizada dentro das páginas de um site é a escolha da palavra-chave ideal para aquele conteúdo, em que o profissional de SEO analisa diversos aspectos para escolher uma determinada keyword para que ela tenha a chance de alcançar os primeiros rankings da SERP.
Alguns dos fatores analisados são o volume de busca mensal da palavra-chave, a oportunidade de rankear entre os primeiros colocados daquela página de resultados frente aos domínios concorrentes e tipo da keyword — se é mais educativa, comercial, informacional e assim por diante.
Tempo de carregamento
O tempo de carregamento é algo que o Google está dando bastante relevância nos últimos tempos, inclusive em termos de favorecer os sites que cuidam dessa métrica na hora de entregar os conteúdos para os usuários.
Quando se está em dúvida sobre um tema, a pesquisa sobre ele em um mecanismo de busca exige rapidez por parte de quem está oferecendo as respostas. A lentidão de carregamento ou páginas que oferecem uma experiência confusa e não intuitiva levam à evasão dos usuários para outros resultados.
Por isso, é fundamental cuidar da velocidade de carregamento das páginas do seu site e garantir que elas não estejam muito “pesadas” para os diversos servidores. Com um time especializado em SEO marketing é possível fazer esse monitoramento de maneira muito eficiente.
A importância de integrar estratégias se mostra fundamental nesta etapa: não adianta ter um conteúdo entre as primeiras posições e oferecer uma experiência ruim, seja do site ou de leitura do texto.
Responsividade
Por fim, o último fator de SEO On-page que trazemos é o de responsividade e ele também tem relação com o oferecimento da melhor experiência possível para os usuários, pois um site responsivo é aquele que se adapta a qualquer tipo de resolução, sem perda da qualidade.
Ou seja, é aquele site que fica bom em mobile, desktop, tablet e é projetado para se adaptar e oferecer uma boa usabilidade para todos esses dispositivos.
Hoje, por exemplo, temos que muitos sites são projetados levando em conta o conceito mobile first. Isso quer dizer que são planejados primeiramente para dispositivos móveis, já que grande parte dos acessos vem dos smartphones, mas também podem ser responsivos e se adaptarem aos computadores convencionais.
Agora que você já sabe o que é SEO on-page, chegou a hora de descobrir o que é o off-page.
SEO Off-Page
O SEO Off-page diz respeito a todas as otimizações que acontecem fora do site, ou seja, são aquelas que não atingem diretamente os usuários, mas que também impactam a entregabilidade das páginas do domínio, por exemplo.
A seguir, confira três das técnicas de SEO off-page que podem ajudar seu site a ter um desempenho muito melhor.
Digital PR
A primeira estratégia que pode ajudar o off-page é a Digital PR, que é o termo usado para abordar as relações públicas no ambiente digital, e ela ajuda no gerenciamento da reputação e da identidade da marca.
Algumas das tecnologias e dos canais digitais que podem ser usados para o digital PR são: sites, fóruns de discussões on-line, blogs, redes sociais, comentários nas redes, aplicativos de mensagens (WhatsApp, Messenger, Telegram), etc.
Autoridade
Quando falamos de autoridade do domínio, estamos nos referindo à quantidade e qualidade dos backlinks que um site tem, se é um site antigo, se é um site considerado seguro aos olhos do Google e dos usuários (HTTPS) e se os conteúdos são relevantes e confiáveis para o segmento da marca.
Esse fator envolve diversas variáveis e pontos que podem ser otimizados para que um site seja visto como referência e para que, com isso, os motores de busca entreguem as páginas dele de maneira mais recorrente.
Link building
Outra estratégia que pode ajudar para o SEO e favorecer a entregabilidade das páginas de um site é a de Link building: um conjunto de táticas com o objetivo de adquirir links qualificados e relevantes de outros sites.
Se bem trabalhado, essa estratégia pode tornar seu site muito mais relevante e aumentar consideravelmente a autoridade dele frente aos concorrentes, já que os links são mega importantes no trabalho de SEO marketing.
Até aqui você já aprendeu bastante sobre Search Engine Optimization e agora verá as 6 melhores estratégias para alavancar os resultados do seu site. Veja abaixo!
6 estratégias de SEO para marketing
O marketing de conteúdo e o SEO trabalham lado a lado. Se bem integrados, podem favorecer e complementar as estratégias um do outro. Por isso, o conteúdo acaba sendo muito importante para SEO e vice-versa.
O Search Engine Optimization pode auxiliar e ajudar bastante uma marca até nas conversões finais e impactar nas vendas, mesmo que de maneira indireta. Por isso, combine essa frente com as melhores técnicas de marketing de conteúdo e marketing digital, optando, sempre, pela parceria com profissionais qualificados.
Agora, confira as 6 estratégias que podem ajudar o seu site a ter todos os benefícios que essas técnicas trazem:
1. Diagnóstico do site
A primeira delas é a criação de um checklist com todos os “erros” do site, para que eles comecem a ser corrigidos o mais rápido possível. Isso é chamado “diagnóstico inicial do site” e é o que irá basear todos os próximos passos do projeto, priorizando os pontos mais críticos.
O Google Pagespeed Insights é uma ferramenta que pode auxiliar bastante nessa primeira etapa, já que ela mostra o desempenho geral do domínio e até sugere algumas otimizações básicas que podem nortear a estratégia.
SEO técnico
Essa parte diagnóstica também faz parte do SEO técnico, que é um conjunto de otimizações relacionadas à estrutura interna de um site, mas que também ajuda no desempenho geral do site e na melhoria dos resultados.
Aqui, um ótimo exemplo que temos é o E-A-T Score, que é a sigla para Expertize, Authority and Trustworthiness (em português, Especialização, Autoridade e Confiabilidade), fatores que podem definir a qualidade de uma página ou o conteúdo no meio digital, considerados pelo Google para rankear um artigo.
2. Estratégia de persona
A segunda estratégia incrível da nossa lista é a de persona, que é o estudo do público que irá consumir e adquirir o produto ou serviço da sua marca. Ter isso mapeado é fundamental, pois quem não segmenta a comunicação e quer falar com todos os públicos acaba não se comunicando bem com ninguém.
Com a persona, você consegue fundamentar melhor toda sua estratégia de marketing digital, produzindo conteúdos realmente relevantes para seu público, além de determinar um tom de voz adequado para a marca, entender onde os seus usuários buscam por informações relacionadas ao segmento e muito mais.
Esse passo de criação e entendimento das personas é essencial para desencadear as demais estratégias de SEO marketing de maneira mais assertiva.
Descobrir as palavras-chave ideais
Como já mencionado, as keywords são a base do trabalho de SEO, pois é por meio delas que os usuários encontram as páginas do blog e os sites de uma marca.
Aqui é preciso entender quais são as principais palavras-chave do segmento de atuação da empresa, como aplicá-las e em que momento abordá-las em seu domínio.
Criar um conteúdo relevante
O entendimento e aprofundamento das personas também impacta na criação de um conteúdo relevante para o real público. Com isso, uma empresa consegue ser ainda mais assertiva nas estratégias de reconhecimento de marca, se posicionando como referência no setor de atuação.
3. Otimização no site
A terceira estratégia de SEO marketing é a de otimização de site, na qual os aprendizados com as personas podem ser aplicados ajudando a melhorar a comunicação, por exemplo.
Além disso, esse é o passo em que o profissional de SEO deve entender a necessidade de criar novas páginas que respondam às dúvidas dos usuários, tornando o site o mais responsivo possível.
A seguir, confira alguns dos itens que podem ser otimizados:
Meta Título e meta descrição
Os primeiros itens são a meta title e a description, que são os primeiros elementos que as personas verão da página na SERP, antes mesmo de clicar e escolher os resultados. Por isso, é muito importante que eles sejam cativantes e instiguem os usuários a clicarem no resultado.
Além disso, é essencial que eles estejam dentro dos parâmetros estipulados, com quantidade ideal de caracteres para que não sejam cortados pelo Google, tenham um CTA (call to action) e palavra-chave principal do conteúdo.
Alt text para imagens
O Alt text é o texto alternativo das imagens, que diz respeito às questões de acessibilidade da página, ou seja, quando o conteúdo for entregue para pessoas com deficiências visuais, o mecanismo de voz lerá a imagem de acordo com o alt text indicado na página.
URL
A otimização da URL também se faz essencial para que os motores de busca entendam para qual palavra-chave o conteúdo está otimizado. Além disso, não usar caracteres especiais e acentos é outra boa prática para esse campo.
Tags H1, H2 e H3
As tags de marcação se fazem muito necessárias para a hierarquização da informação e para facilitar a leitura que os bots fazem dos elementos da página antes de os indexarem e dos resultados serem entregues aos usuários.
4. Criar guest posts
A quarta das estratégias que podem ajudar muito no SEO marketing é a criação de guest post, que são os artigos de convidados, normalmente pessoas relevantes no tema e que realmente entendem do assunto.
Esse tipo de conteúdo é bastante importante, principalmente em segmentos que demandam um conhecimento técnico muito apurado, como direito, contabilidade e as áreas da medicina, por exemplo.
Existe o YMYL (your money your life), que é uma metodologia do Google que exige uma certa especialização de sites e blogs que abordam temas que impactam de forma direta na vida do usuário. Ou seja, é essencial que sites que sejam dessas áreas busquem especialistas para produzirem seus conteúdos.
5. Hub de conteúdo
A produção de conteúdo é importantíssima para entregar conteúdos de alta qualidade para os usuários e para que toda a estratégia de SEO marketing faça sentido e rode da maneira adequada.
Por isso, trazemos como quinta estratégia de SEO a implementação de um hub de conteúdo, até mesmo para manter as informações daquelas páginas sempre atualizadas.
Esse tipo de estratégia ajuda para que uma empresa tenha um planejamento estratégico para conteúdos de blog e que esses artigos estejam bem de acordo com o que as personas estão buscando.
6. Ampliar os canais
Por fim, a estratégia de ampliação de canais pode auxiliar e dissipar a mensagem da marca em diferentes ambientes digitais. Quanto mais uma marca conseguir dominar espaço na web, mais facilmente as personas poderão chegar até ela.
Aqui também entram as diferentes features do Google, que são os espaços que deixam os conteúdos em evidência, como os Features Snippets e o People Also Ask.
SEO para Youtube
Outro grande canal que podemos trabalhar otimizações de Search Engine Optimization para que os conteúdos atinjam as pessoas com mais facilidade e naturalidade é o Youtube.
Assim como as estratégias feitas para otimizar o posicionamento orgânico das páginas de um site, é possível trabalhar com um conjunto de técnicas para melhorar a entregabilidade dos vídeos de um canal do Youtube.
Métricas de SEO: meça os resultados
Considerando as 6 técnicas de SEO marketing, é a hora de saber como medir se essas estratégias estão surtindo os efeitos esperados. Duas das ferramentas que são essenciais nesse processo são o Google Search Console e o Google Analytics.
Confira quais são as áreas de foco das métricas e a importância de cada uma delas:
Usuários orgânicos
Essa primeira métrica de SEO diz respeito às pessoas que usam os mecanismos de busca, como Google, Bing e Yahoo, e clicaram em um dos resultados orgânicos para chegarem até a página do site.
Temos acesso ao número de usuários orgânicos pelo Google Analytics e eles são divididos entre usuários únicos, que são aqueles que visitaram seu site apenas uma vez no período analisado, e usuários recorrentes, que são aqueles que visitaram o site duas ou mais vezes no período analisado.
Visualizações de páginas
Já as visualizações de página, ou page views, é o total de vezes em que uma página de um site foi acessada. Nesse caso, se a pessoa acessar a página duas vezes ou clicar em atualizar, uma segunda visualização é computada. Essa métrica também pode ser acessada pelo GA.
Tempo de permanência na página
Outra métrica que pode ser acessada pelo Google Analytics é o tempo de permanência na página que revela quanto tempo o usuário se manteve no seu conteúdo.
Essa é essencial para entendermos se a página está fazendo sentido para as personas, se o conteúdo está atrativo, respondendo as perguntas deles e assim por diante.
Mensurar o tempo de permanência leva em conta saber o contexto da marca e do conteúdo: em caso de páginas de produto, por exemplo, um tempo de permanência grande pode evidenciar falhas no direcionamento do usuário à compra.
Em artigos de topo de funil, porém, o tempo de leitura, quando respeitado, mostra uma estratégia de conteúdo eficiente.
Impressões, cliques e CTR
Cliques, impressões e CTR podem ser encontrados no Google Search Console e também são fundamentais para traçar os próximos passos em SEO e marketing e fundamentar as estratégias de conteúdo.
Os cliques indicam quantas pessoas clicaram nas páginas do seu site diretamente da SERP. As impressões dizem respeito à quantidade de vezes que as páginas do seu site foram visualizadas na SERP, e por fim, o CTR é a taxa de cliques, ou seja, quantas impressões geraram um clique para o seu domínio.
Posição média e rankeamento de palavras-chave
A posição média ajuda a entender como está o rankeamento das páginas do seu site, já que é uma métrica que faz uma média do ranking em que estão os resultados do domínio. Ela é outra das métricas que podem ser analisadas pelo Google Search Console.
Aplique agora as estratégias de SEO Marketing
Neste conteúdo, você entendeu como o trabalho de SEO Marketing pode impactar na imagem de uma marca e nas conversões finais, auxiliando a ter mais vendas e entendendo, de fato, como entregar bons resultados aos usuários.
Coloque em prática as estratégias citadas e comece a explorar os benefícios dos mecanismos de busca agora mesmo.
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