O que são rich snippets e como atraem visitantes para seu site?

03/04/2023

Estar na primeira página do Google, em especial nas primeiras posições, é fundamental para que a sua marca seja encontrada por seus clientes. Afinal, vale aquela máxima: “quem não é visto, não é lembrado”. Nesse sentido, um bom trabalho de SEO, ou Search Engine Optimization, levará seu site até lá. Depois disso, uma técnica mais avançada é o uso de rich snippets.

Segundo a Hubspot, 75% dos usuários conferem somente a primeira página do Google durante uma pesquisa. Já de acordo com a Backlinko, enquanto o 1º resultado tem 10 vezes mais chances de ser clicado do que o 10º lugar, somente os 3 primeiros lugares recebem 54,4% de todos os cliques. Mas isso não é tudo.

Sim, é indiscutível que aparecer entre os primeiros resultados aumenta a probabilidade do seu site ser acessado. Mas o que garante que o usuário irá clicar justamente nele, entre os outros concorrentes? Além de tudo otimizado, é preciso chamar atenção. E aí entram os rich snippets, recursos do próprio Google que você pode utilizar para incrementar suas chances.

Neste artigo, você vai descobrir o que são os rich snippets e por que eles devem fazer parte da sua estratégia de SEO, além de conhecer os principais tipos que recomendamos usar no seu site. Para ir além da teoria, aprenda como criar os rich snippets das suas páginas de um jeito fácil e prático.

O que são os rich snippets

Rich snippets quer dizer “fragmentos ricos”, em bom português. Criados pelo Google lá em 2009, são recursos que ajudam a dar mais informações para os usuários sobre o que eles irão encontrar na página. Como o nome já diz, consistem em fragmentos relevantes que aparecem para o usuário enquanto ele visualiza a página de busca e escolhe onde clicar.

A SERP, Search Engine Results Page, ou simplesmente página de resultados da pesquisa, pode trazer muitos resultados semelhantes; esse recurso é uma forma de diferenciação entre eles. Por exemplo, um link que mostra uma nota de avaliação ou uma loja que traz a localização já na pesquisa atraem muito mais o olhar do que um link simples, azul e preto. 

Como você deve saber, o robô do Google, ou Googlebot, visita e vasculha milhões de páginas na internet para indexá-las ao buscador, ou seja, incluí-las nos resultados das pesquisas. Apesar desse árduo trabalho ser feito automaticamente, com muita eficiência, não é perfeito. A boa notícia é que dá para dar um empurrãozinho, como quem diz “ei, olha isso aqui”.

Os dados estruturados são esse empurrão, o modo pelo qual é possível inserir rich snippets no seu site. Eles são informações colocadas no código HTML, que ajudam a organizar o conteúdo e dizer o que tem nas páginas. Ou seja, em vez de esperar que o site seja compreendido, eles contam ao algoritmo do Google o que ele encontra ali. 

Se você ainda tem alguma dúvida se vale a pena implementar essa técnica, pense conosco. Como usuário, em qual você clicaria: em um link no qual precisaria procurar dentro do site uma área específica ou naquele que já mostra as principais páginas internas na pesquisa, podendo ir direto ao que deseja? Como empresa, se você tem ótimas avaliações dos seus produtos e serviços, por que não exibir essa prova social logo de cara, passando uma imagem positiva antes mesmo do usuário acessar seu site? Os rich snippets são importantes e te levam além da posição 1. 

Mas afinal, o que é posição zero?

Agora a gente abre parênteses para falar de um outro snippet, o featured snippet, também chamado de “posição zero”. Ele é aquela caixa que aparece em destaque, acima do primeiro link orgânico, com um trecho curto e objetivo sobre a pesquisa, geralmente uma resposta rápida para o que foi buscado. 

Embora não existam regras para ocupar essa posição (e além disso ela muda toda hora), investir em SEO aumenta as suas chances de obter esse lugar nas buscas. 

Nesse sentido, oferecer conteúdos otimizados e planejados para responder às perguntas da sua audiência é o melhor jeito de tentar atingir essa colocação, que traz autoridade frente ao cliente e relevância junto ao algoritmo do Google. 

Pensando no CTR e sabendo que o primeiro resultado orgânico da pesquisa tem uma taxa de cliques na média de 27,6%, ocupar a colocação mais alta possível é um objetivo a ser perseguido. Para isso, o SEO deve fazer parte das suas estratégias de marketing.

Como criar os rich snippets das páginas do seu site? 

A essa altura você, que já entendeu os benefícios, deve estar se perguntando como fazer para inserir essas informações no seu site. 

Como dissemos mais acima, os rich snippets são colocados no código HTML. Isso quer dizer que, para incluir esses dados estruturados, as opções que você tem são:

  • 1) entender um pouco (ou muito) de código e programação; 
  • 2) contratar um desenvolvedor ou pedir ajuda ao setor de TI da sua empresa;
  • 3) seguir lendo esse texto (é o que recomendamos).

 

Se você quer criar e inserir os dados manualmente na sua página, seja por conta própria ou com um desenvolvedor, o melhor jeito é usando o Schema.org  . Ele é uma comunidade colaborativa que cria e disponibiliza as marcações para os dados estruturados que serão incluídos no site, com diversos tipos disponíveis.

Agora, se você não sabe como fazer ou não quer ter todo esse trabalho, tem um jeito mais fácil. Primeiro de tudo, como o WordPress é a plataforma mais utilizada no mundo, respondendo por quase 50% de todos os sites na internet, vamos considerar que o seu seja um deles. 

Para quem usa WordPress, o próprio Schema.org disponibiliza um plugin, o Schema – All In One Schema Rich Snippets.

Para instalá-lo, no painel do seu site, vá em:

  • Plugins;
  • Adicionar Novo;
  • Pesquise por ele;
  • Clique em Instalar e na sequência em Ativar. 

 

Depois disso, vá nas Configurações do Schema para começar a adicionar as marcações, como as informações básicas de localização das páginas de Sobre, Contato e a sua marca.

Na sequência, clique em Quick Configuration Wizard e use o assistente para fornecer informações e configurar os dados estruturados dos rich snippets no seu site.

Além disso, ao criar posts no seu blog, você também terá uma nova caixa do Schema para selecionar o tipo de publicação e outros detalhes, criando os rich snippets da postagem.

Você ainda pode testar se está tudo funcionando corretamente com a ferramenta do próprio Schema, o Schema Markup Validator.

Mesmo com os rich snippets configurados, é o próprio buscador que analisa e bate o martelo se eles serão exibidos na página de resultados. Estar com tudo bem organizado aumenta suas chances.

Quais são os diferentes tipos de rich snippets?

Existe uma infinidade de rich snippets que você pode utilizar no seu site, entre gerais e focados em determinados conteúdos. No entanto, não é preciso utilizar todos para ter resultados. Alguns são mais importantes e merecem atenção especial.

Por isso selecionamos os 5 tipos de rich snippets que consideramos mais valiosos para a sua marca. 

Sitelinks

Os sitelinks são aquelas páginas internas que já aparecem logo abaixo do endereço principal do site na SERP do Google, exclusivos da primeira posição dos resultados.

A vantagem é que o Google não precisa que você insira os dados estruturados para aparecer. A desvantagem é que é o próprio buscador quem decide o que vai exibir. Apesar disso, ele tende a priorizar páginas com mais tráfego, ou seja, as que ele reconhece como mais relevantes para o usuário.

O seu papel é criar uma boa estrutura de navegação para que o buscador entenda a organização do seu site.

Google Maps

Se você tem um negócio local, dá para aparecer nas buscas em destaque com a sua localização. Esse rich snippet é a aquela caixa da direita que aparece ao pesquisar por uma empresa, com informações como endereço, telefone, horário de funcionamento, fotos e mapa para chegar até lá.

Há duas formas desse rich snippet ser reconhecido, e nada impede você de usar as duas, por garantia. A mais elaborada é a inclusão de dados estruturados com todas as informações no seu site. A outra, mais simples, é criar e manter um perfil atualizado no Google Meu Negócio e investir em SEO local.

Vale dizer que, com o tempo, o Google também inclui mais informações, como horários de maior movimento, notas e avaliações de clientes, o que nos leva ao próximo item.

Reviews

As pessoas têm tendência a gostar do que os outros já aprovaram antes. Por isso, o rich snippet das avaliações é uma importante prova social a favor do seu produto ou serviço.

Uma das formas pela qual ele aparece são as estrelas laranja logo abaixo do endereço do link, que também chamam atenção por quebrar o padrão de texto. 

Outro formato está no Painel de Informações, localizado à direita, na pesquisa. São os trechos de avaliações escritas por usuários, um recurso mais completo do que simples notas de 1 a 5, mas que também vem acompanhado das estrelas.

É importante lembrar que os reviews de produtos estão passando por uma atualização do Google, que já foi assunto aqui no blog.

FAQ

O FAQ, ou Perguntas Frequentes, é outro dado estruturado que você deve incluir. Ao oferecer essas respostas facilitadas para o usuário, o Google pode entendê-las como um resultado relevante para determinada pesquisa. 

Assim, a sua página tem a possibilidade de ser exibida até mesmo em um resultado de pesquisa aprimorada, aquela lista de perguntas sugeridas pelo próprio Google no meio da SERP. Além de também permitir seu uso como uma possível ação ou resposta do Google Assistente.

Google Shopping

Já se você tem um e-commerce, incluir dados estruturados nos seus produtos dá aos clientes, e ao Google, informações importantes e facilitadas diretamente na pesquisa.

São aqueles produtos que você encontra na própria página de resultados, sem acessar o site da loja, como foto, marca, modelo, preço e outras informações. Isso permite uma triagem prévia antes de conferir mais detalhes em uma página específica, facilitando a escolha.

Os rich snippets e o aumento de tráfego orgânico

Nas técnicas de SEO, são diversas as otimizações que podem ser feitas nas páginas e conteúdos para melhorar o posicionamento de um site nas pesquisas. 

Atenção: os rich snippets não são um desses fatores de ranqueamento! Apesar disso, eles têm a sua parcela de contribuição para aumentar o tráfego orgânico no site.

Isso porque, ao atrair o olhar do usuário com informações diferentes e de relevância, ele contribui para melhorar uma métrica importante no desempenho de qualquer site, o CTR, do inglês Click Through Rate, ou taxa de cliques. 

Afinal, quanto mais informações um site nos apresenta para ajudar a tomar a decisão de clicar nele, maior a chance de darmos esse voto de confiança, que é consolidado pelo clique.

Como o Google enxerga isso? Simples: se os usuários clicam no seu site, é porque você tem o que eles buscavam, logo, é mais relevante que os outros resultados da SERP. Seu site ganha pontos e sobe nos resultados, aparece mais e atrai mais cliques. É um efeito cascata para colocá-lo rumo aos primeiros lugares.

Então, enquanto o usuário se beneficia de ter mais informações à disposição, a empresa colhe os frutos de receber um clique mais qualificado, em vez da tradicional tentativa e erro (bounce rate). 

Se o seu site é o primeiro resultado para a palavra-chave de um setor ou negócio, mesmo que as chances de receber um clique já sejam altas, os rich snippets podem ajudar a se destacar ainda mais dos concorrentes.

Por outro lado, se você está aparecendo mais abaixo, essa técnica é uma oportunidade e tanto de se sobressair enquanto o usuário rola a página, principalmente em palavras-chave mais concorridas ou nas quais é mais difícil encontrar uma fonte confiável de informação.

Tudo isso acontece de forma orgânica; quando combinado com tráfego pago, seus resultados podem ir às alturas.

Riqueza de resultados

Faz tempo que os rich snippets não são uma novidade na internet. Mesmo assim, muita gente ainda está deixando passar uma grande oportunidade de gerar tráfego, autoridade de marca e vendas. 

Seja do jeito mais fácil ou mais elaborado de implementá-los, faça hoje mesmo e potencialize seus resultados!

É bom para o usuário, para o Google e para sua empresa. Ou seja, todo mundo sai ganhando. Como o nome já diz, são pequenos “fragmentos” que podem trazer “ricos” resultados, transformando o modo como o seu site é visto, avaliado e acessado pelos seus clientes na internet.

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Anderson Fagundes
Atua com SEO e Google Analytics desde 2010 e atualmente é CCO na Web Estratégica. Possui formação em Publicidade pela PUC-RS e especialização em Design Estratégico pela Unisinos. Foi co-fundador da Lume, agência gaúcha responsável pela estratégia e execução de SEO em grandes marcas regionais e nacionais.