Por que utilizar palavras cauda longa na estratégia de conteúdo

As palavras-chave de cauda longa são um recurso fundamental se você quer que o seu blog corporativo tenha mais acessos e se posicione nos primeiros resultados do Google. São elas que formam e consolidam uma estratégia de SEO bem sucedida. 

Nesse artigo, você vai saber mais sobre as palavras-chave de cauda longa, entender a sua importância, saber quando usar em seu conteúdo e descobrir algumas dicas práticas que vão te ajudar a construir a sua. Por isso, fique atento aos próximos parágrafos e descubra.

O que são palavras de cauda longa?

As palavras de cauda longa (long tail, em inglês) são termos bem específicos, com 3 ou mais palavras, que dão maiores detalhes sobre o termo pesquisado, caracterizando um tipo de pesquisa mais personalizado. 

O conceito de cauda longa vem do modelo de negócio de empresas como Amazon ou Americanas que vendem diversos produtos com pouca demanda, em detrimento de outras que vendem poucos produtos com alta demanda.

Chris Anderson, no artigo e posterior livro intitulado “A Cauda Longa – Do mercado de massa para o mercado de nichotraça um paralelo com essa estratégia para falar de palavras-chave, conforme representado no gráfico abaixo.

Gráfico de competitividade por volume de busca mostrando a característica de palavras Long tails, Mid tails e Head tails

Nesse gráfico percebe-se a influência de cada tipo de palavra-chave na competitividade pelo termo em relação ao volume de buscas. Quanto mais específica for a palavra, menor é a competitividade e menor o volume de pesquisas. Entretanto, o conjunto delas compõe o maior volume de pesquisas realizadas diariamente no Google.

Qual a importância das palavras cauda longa na estratégia de conteúdo?

As palavras de cauda longa preveem com exatidão a intenção do usuário na busca pelo seu conteúdo. Isso facilita na atração e segmentação de leads e visitantes em topo de funil

Apesar de parecer uma técnica arriscada por se tratar de palavras com pouco volume de buscas, atingindo menos pessoas, ela oferece os melhores resultados.

Uma vez que as pessoas encontram algo mais próximo de sua necessidade, aumentando as conversões. Para mídia paga, no Google Ads, essa estratégia é bastante efetiva, pois aumenta o índice de qualidade do anúncio.

Além de tudo isso, esse tipo de palavras carregam alguns benefícios intrínsecos e importantes para toda a estratégia de conteúdo e SEO da sua empresa. 

  • Aumenta o tráfego orgânico: ao produzir um conteúdo otimizado com palavras de cauda longa, você diminui a taxa de rejeição, resultando em melhor qualificação para o Google e mais visitas ao site;
  • Ajudam a ranquear palavras-chave únicas: por possuírem pouco ou nenhuma pesquisa, elas acabam se posicionando com maior facilidade na página de resultados do Google;
  • Auxiliam a alimentar as estratégias do seu blog e do seu conteúdo: ao atrair visitantes constantemente ao seu blog, você tem a possibilidade de alimentar a sua estratégia de marketing de conteúdo;
  • Melhor relação custo benefício: ao entregar respostas específicas aquilo que se pesquisa, as palavras de cauda longa tem cliques mais qualificados, influenciando diretamente o ROI e aumentando a taxa de conversão.

Quando usar palavras cauda longa no conteúdo?

Se você precisa aumentar o tráfego do seu site ou blog e gerenciar melhor os seus leads, essa é a hora de usar as palavras de cauda longa na sua criação de conteúdo, com frequência e consistência.

Você pode fazer isso ao pegar a sua Head Tail, ou seja, a palavra-chave mais genérica que você definiu para o seu negócio como “eletrônicos” ou “e-commerce” e desenvolver em outros assuntos, com conteúdos mais específicos sobre o tema como, por exemplo, “aparelhos eletrônicos portáteis”. 

Vamos supor agora que você tenha um e-commerce de calçados e precisa se posicionar no Google tanto organicamente como por meio de anúncios no Google Ads. 

Nesse caso, se a pessoa pesquisar por “sapato preto” ou “tênis azul”, ou outra palavra generalista qualquer dificilmente vai encontrar o que precisa, uma vez que há uma grande concorrência para essas palavras.

Contudo, ao pesquisar por palavras mais específicas como “sapato preto masculino de bico fino” ou “tênis de corrida azul da Nike”, você provavelmente não terá muitos concorrentes e o volume de pesquisa certamente será menor, lhe dando melhores chances de ranquear bem nos resultados de pesquisa no Google, além de possuírem uma taxa de conversão muito maior, pois trazem uma intenção clara do usuário.

4 dicas para começar a usar palavra cauda longa na sua estratégia

Ao conhecer o que são palavras cauda longa e entender como aplicá-las na prática, você já deve ter percebido que não é uma tarefa difícil, basta apenas ser estratégico e saber o melhor momento para usá-las. Por isso, existem algumas dicas fundamentais para se ter em atenção. Vamos a elas!

Use ferramentas de pesquisa de palavras-chave

Para encontrar essas palavras existem inúmeras ferramentas disponíveis no mercado, mas, para fins ilustrativos, pode-se considerar o autocompletar do Google, onde você digita uma head tail, por exemplo, pressiona a barra de espaço e o próprio Google te fornece sugestões de palavras que completam a frase e se tornam uma cauda longa. Veja um exemplo no print abaixo.

print de pesquisa no google

 

Uma outra opção disponível nessa ferramenta é acrescentar uma letra depois da palavra, que pode ser inclusive o alfabeto completo. Isso com certeza te dará uma infinidade de ideias e combinações disponíveis para construir a sua cauda longa. Veja abaixo.

print de pesquisa no google

Além dele, você pode usar o planejador de palavras-chave do Google para encontrar sugestões de termos que são mais procurados pelos usuários na plataforma. 

Igualmente, você pode usar o answer the public, que dá uma infinidade de combinações da palavra-chave principal com pronomes ou preposições que certamente lhe ajudarão na construção da cauda longa.

Existe ainda o Keyword Tool ou o Ubersuggest que também fornecem várias sugestões de palavras baseadas na sua head tail, por exemplo, o que é um ótimo aliado para sua pesquisa de conteúdo.

Use sinônimos

A principal dica aqui é pensar como o seu público pensaria ao definir a sua palavra-chave de cauda longa, afinal de contas as últimas atualizações de algoritmo do Google revelam que a intenção de busca está com força total. 

Você deve levar em conta regionalismos e particularidades como, por exemplo, vários significados para o mesmo nome: tênis/calçado, emprego/trabalho, sacola/bolsa ou mala/pasta.

Cuidado com o tamanho das palavras-chave escolhidas

Segundo pesquisa recente do Search Engine Watch, as palavras-chave apresentam melhores resultados quando estão situadas entre 11 e 20 caracteres. Portanto, as palavras precisam ser do tamanho certo para atrair a atenção e interesse do seu público.

Produza conteúdo de qualidade e relevante

Talvez essa seja a dica mais básica que você já leu, mas é porque é uma verdade necessária e de alta influência nos resultados da criação de conteúdo

Apesar de parecer fugir ao tema das palavras de cauda longa, de nada adianta usar palavras-chave à vontade sem ter uma relação direta com a intenção de busca do seu público. A sua palavra-chave deve responder de forma clara e objetiva todas as perguntas do seu usuário.

Crie uma máquina de conversão

Em suma, você pode perceber através desse artigo o quão importante é usar palavras cauda longa em suas estratégias de conteúdo. Além de trazer tráfego e leads qualificados para a sua empresa, você dá motivos para aumentar a sua visibilidade ao se posicionar bem nos primeiros resultados do Google e garante que a sua oferta vá de encontro às necessidades do seu público. 

Na Web Estratégica é uma agência de Marketing de Conteúdo que te auxilia na construção dessas e outras estratégias de sucesso. Quando bem integradas em seu planejamento, estas funcionam como uma máquina de tráfego e conversão para o seu negócio. Por isso, construa o seu conteúdo conosco e garanta resultados sustentáveis.

Marcos Lucas
Gerente da área de SEO na Web Estratégica. Pós-graduado em Marketing Digital com MBA em Neuromarketing. Atua há mais de 17 anos com SEO e Marketing de Conteúdo e atualmente é responsável por elevar ainda mais o nível técnico e estratégico do time Web Estratégica.