Topic clusters: como criar uma estratégia para o seu SEO

A estruturação e organização de textos em uma página é um dos princípios mais básicos e eficazes na criação de conteúdo, pois facilitam não apenas a leitura do usuário, como também auxilia no SEO, pois os algoritmos do Google identificam, classificam e indexam o conteúdo mais facilmente.

Inclusive, segundo dados da ROI Evolution, 72% dos profissionais de marketing afirmam que a criação de conteúdo é a tática de SEO mais eficaz. Por isso que os maiores criadores de conteúdo do mundo utilizam o topic cluster SEO como forma de atrair mais tráfego orgânico através da organização de conteúdos em blogs e sites de vários segmentos de mercado e que atendem a diferentes fins.

Não é à toa que grandes empresas ao redor do globo utilizam estratégias de topic cluster SEO para alavancar os seus resultados na web e construir uma audiência sólida, aumentando as chances de conversão. Entenda melhor os motivos, benefícios e como aplicar no seu negócio. 

O que é topic cluster?

O nome topic cluster vem do inglês onde topic significa tópico e cluster significa grupo, ou seja, são grupos de conteúdo que se relacionam por meio de um tópico central, também chamado de página pilar. 

Essa estratégia foi criada pela Hubspot, baseado nas mudanças que a Google fez respondendo a alterações no modo como as pessoas procuram por alguma informação na ferramenta.

Parte dessa mudança vem do entendimento que apenas a utilização de palavras-chave não são mais o único fator que fará com que o Google posicione bem um conteúdo. A forma como ele está organizado passa também a influenciar muito em sua posição nas páginas de resultados da pesquisa (SERPs).

Em resumo, o cluster de conteúdo tem como principal objetivo a troca de links internos, agrupando conteúdos e os centralizando em um único tópico. Isso mantém os leitores no site ou página da Internet e aumenta a relevância da mesma para o Google e outros motores de busca semelhantes.

Vamos ver a seguir como funciona na prática essa poderosa estratégia de criação de conteúdo e SEO, já utilizada por grandes empresas.

Como estruturar os topic cluster?

Como é uma estratégia de organização de conteúdo e linkagem interna, os topic cluster SEO tem de estar bem definidos e estruturados em conformidade com o planejamento estratégico da empresa. Dessa forma, otimiza-se a criação de conteúdo de modo a produzir melhores textos em menos tempo. Vamos conhecer passo a passo como estruturar um topic cluster:

Post Pilar

Como o próprio nome sugere, o post pilar ou pilar post é uma página estrutural de fundamentação do site. Essa página é constituída por um post mais longo do que o habitual, contendo links para várias páginas dos topic clusters.

Na criação de conteúdo de alta conversão de uma página pilar, o redator deve cuidar para que o conteúdo seja relevante para o usuário e que o texto seja original. Desde 2011 o Google pune severamente quem copia conteúdo de outras páginas, além de, recentemente, estar investindo em atualizações para bem posicionar conteúdos que sejam úteis (Helpful Content System). 

Nesse sentido, um pilar post deve esgotar o tema por completo, categorizando-o por subtítulos e estruturando tudo ao redor de uma palavra-chave que, no geral, se refere a um tema mais vasto (long tail).

A definição de um pilar post depende de quão relevante tal assunto é para a estratégia do negócio. O que importa é que ele aborde as dúvidas dos usuários.

Clusters

Agora que você já desenvolveu a sua página pilar, chegou a hora de trabalhar o grupo de conteúdos em torno dele que farão com que a sua página pilar tenha cada vez mais relevância. 

Ao contrário da página pilar, que trabalha conteúdos mais abrangentes, os clusters devem tratar de assuntos mais específicos, explorando-os de forma minuciosa.

Embora não haja uma regra fixa para isso, cada pilar deve conter entre 10 e 30 clusters. Por sua vez, todo pilar deve fazer referência e explorar todos os clusters, mesmo que de maneira resumida. 

Igualmente, todos os clusters devem conter links para a página pilar, amarrando toda a estratégia de marketing de conteúdo da empresa.

É importante enfatizar que o cluster é normalmente associado a conteúdos de meio e fundo de funil, mas não deve estar estritamente preso a isso pois depende da sua estratégia global.

Linkagem interna

Assim como os fatores de SEO Off-page que contemplam a otimização fora da página, o SEO On-Page é de extrema importância para uma boa estrutura de links internos. 

A utilização de links internos ajuda o buscador a entender como se organizam as páginas do seu site, quais são mais importantes e a autoridade da sua empresa sobre o assunto.

Dessa forma, forma-se uma teia de conteúdo em torno da sua página principal, interligando tudo e mostrando ao Google a importância dele como um todo, além de sua organização, o que também transmite coerência e qualidade.

Como criar uma estratégia de topic cluster?

Agora que você já sabe como se estrutura os topic clusters, vamos compreender como criar uma estratégia de topic cluster em sua criação de conteúdo.

Escolher um tema central

Na criação de conteúdo, a escolha do tema central da sua estratégia de topic cluster é um passo fundamental para criar o seu pilar post. Independente da área de atuação da sua empresa, você deve criar um plano de tópicos mais abrangente, relacionando-os depois aos tópicos essenciais do seu negócio.

Após isso, você pode criar vários post satélite que formam as suas topic clusters. Vamos supor, por exemplo, que trabalhe numa empresa de seguros de casa. Nesse caso, você pode criar uma página pilar que fale sobre as necessidades de seguro e suas respectivas alternativas. Os clusters vão focar nos pequenos detalhes inerentes a cada seguro, como os de imóveis. 

Para escolher um tema central relevante, que gere valor ao cliente e coloque a sua empresa como autoridade no assunto, recomenda-se fazer um brainstorming. Isso pode ser feito reunindo, na ordem que vem à cabeça, as principais ideias de tópicos relevantes para o seu negócio, sem excluir nada.

No entanto, antes de começar a criar conteúdo para tais tópicos, é vital fazer uma boa pesquisa de palavras-chave. Para isso, você pode utilizar a ferramenta de lacunas de palavras-chave da SEMRush, por exemplo, que te permite descobrir como estão os seus concorrentes em relação às palavras principais para a sua empresa.

Desenvolver posts pilar

Após definir bem o tema e as palavras-chave essenciais a sua empresa, é hora de começar a criar os seus pilar posts. No geral, esse tipo de página utiliza termos de head tail, ou seja, mais abrangentes sobre um tema de destaque na sua empresa. Veja, na figura abaixo, um exemplo desenvolvido pela Hubspot, utilizando o seu próprio exemplo. 

 

Exemplo de estrutura de post pilar e topic cluster do blog do Hubspot.

Como você pode ver, a ideia é desenvolver uma ampla variedade de tópicos com liberdade para posterior criação de subtópicos onde os temas serão aprofundados.

Criar topic clusters

Com os posts pilares definidos, é hora de pensar nos topic clusters mais adequados. Ao contrário dos pilar posts, os topic clusters são posts que vão abordar os assuntos principais de forma mais detalhada, caracterizando-se por palavras-chave de long tail, ou seja, mais específicas. 

A principal dica aqui ao criar os clusters para o seu negócio, é que se explore ao máximo todos os clusters envolvidos.

Podemos pensar no marketing de conteúdo como exemplo e, dentro dele, diversos outros temas são relacionados.

Fazer linkagem interna

Esse é outro ponto fundamental na criação de conteúdo e para o seu plano de topic clusters. Ao produzir o conteúdo de cada uma das suas clusters, é fundamental pensar em como inserir um link interno de uma para outra. 

No diagrama abaixo, você pode ver um exemplo de os links representados pelas linhas que ligam as páginas pilares e seus clusters primários e secundários.

Diagrama de linkagem interna em estrutura de topic cluster e páginas pilares.

Potencialize os seus resultados

Através deste artigo, ficou evidente a importância dos topic clusters para a criação de conteúdo como uma estratégia para aumentar a relevância e autoridade das páginas de seu site e/ou blog, levando alcance para públicos específicos. Nesse sentido, torna-se obrigatório o acompanhamento das métricas de conteúdo do seu site para verificar o que deu certo e implementar melhorias.

Se você deseja fortalecer as suas ações com uma estratégia eficaz de topic cluster que vá de encontro ao plano de conteúdo e estratégia geral da sua empresa, entre em contato com o time da Web Estratégica, agência especializada em Marketing de Conteúdo. Nossos especialistas criam conteúdos personalizados e revisados, combinam ações com o time de SEO e auxiliam nos seus processos, em parceria com a equipe interna ou de forma independente!

Daniela Ferreira
Head de Operações na Web Estratégica. Formada em Publicidade e Propaganda, trabalha a 9 anos com Marketing Digital, sendo 5 anos na disciplina de Marketing de Conteúdo, atua hoje como liderança de operações dos times de SEO e Conteúdo.
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