A produção de conteúdo se tornou uma das principais apostas para atrair um público engajado, que, além de consumir seus produtos ou serviços, seja um defensor da marca na internet. Nesse cenário, o guest post surge como uma excelente estratégia para posicionar sua empresa como autoridade no mercado e alcançar uma audiência maior.
Também conhecido como guest posting ou guest blogging, o conceito não é novo: há muitos anos veículos da mídia tradicional já convidavam especialistas para colaborar com artigos. A diferença é que, hoje, essa tática vem sendo cada vez mais usada por profissionais de SEO para gerar tráfego e conquistar backlinks relevantes.
Neste artigo, você vai descobrir o que é guest post e como esse formato de conteúdo pode alavancar a performance do seu negócio no mundo digital, além de dicas de como usar essa estratégia para fortalecer sua presença digital com parcerias de conteúdo. Continue a leitura!
Imersão em SEO e Conteúdo 12 aulas gratuitas para trazer mais resultados
O que é guest post e para que serve?
Um guest post é um artigo escrito por um autor convidado, isto é, alguém que não faz parte da equipe fixa de um site, mas que contribui com conteúdos pontuais. Em geral, esses autores são especialistas em assuntos específicos e, por isso, são convidados a trazer mais confiabilidade ao site ou blog em que publicam.
No marketing digital, o guest posting é amplamente usado pelas marcas como uma maneira de construir autoridade e aumentar o tráfego para seus sites. Na prática, empresas e profissionais colaboram entre si para publicar conteúdos em blogs parceiros, visando gerar backlinks qualificados.
Quais são as vantagens de fazer guest posts?
A estratégia de guest posting atrai cada vez mais profissionais de marketing de conteúdo e empreendedores, por oferecer diversos benefícios para o crescimento de uma marca, como aumento de tráfego e fortalecimento da autoridade.
Confira os principais benefícios de fazer guest posts:
Mais divulgação e novos públicos
Parcerias com outros sites e portais ajudam sua marca a ocupar mais espaço e atingir pessoas na internet que ainda não conhecem seus produtos ou serviços. Assim, um bom guest post pode transformar esse público em novos leitores do seu site ou blog.
Além disso, é bastante comum que essas colaborações envolvam a troca de links entre os sites. Isso permite que o leitor do seu guest post em um blog acesse a sua marca de forma rápida e prática, ajudando no crescimento do tráfego.
Autoridade de marca
Quanto mais sua marca aparece, mais ela é reconhecida pelo público. Contudo, construir uma boa reputação vai além da visibilidade. Com a alta concorrência digital, é preciso investir em diferentes formatos de conteúdo para conseguir transmitir segurança e confiança.
Nesse contexto, o guest post é uma ferramenta poderosa para consolidar a empresa como autoridade no mercado. Isso porque ele posiciona sua marca como especialista em seu segmento e afirma a relevância dos seus produtos ou serviços como soluções para os problemas dos consumidores.
Melhora no ranqueamento (SEO)
Guest posts influenciam diretamente o SEO, pois por meio de publicações em sites confiáveis, você aumenta a autoridade da sua marca e melhora as chances de aparecer nas primeiras posições dos buscadores.
O Google, por exemplo, analisa múltiplos fatores para definir a ordem dos resultados apresentados. Entre eles, está a autoridade do portal, que é medida através do volume de acessos, compartilhamentos e menções em outros sites, conforme atualizações recentes do Google EEAT.
Link building estratégico
O link building é um dos ganhos mais diretos do guest posting. Afinal, ao incluir links externos para seus conteúdos em artigos publicados em domínios de referência, você demonstra sua relevância para os mecanismos de busca
Isso porque, para os algoritmos, ser referenciado por outros domínios é um forte indicativo de que seu site é uma fonte confiável de informações. Assim, a lógica é que ele deverá ser priorizado entre os milhares de resultados, aparecendo nas primeiras posições.
Leia mais: Links internos: entenda o que é e aprenda a usar
Como encontrar sites para guest post? 8 passos
Para aproveitar todas as vantagens do guest post, é preciso escolher bons parceiros com estratégia e cuidado. Confira o passo a passo:
- Pesquise sites relevantes para sua marca: use o Google, ferramentas de SEO (como Semrush ou Moz) e até hashtags em redes sociais para encontrar blogs que abordem temas relacionados ao seu negócio;
- Verifique a sinergia entre os públicos: escolha sites cujo público tenha algum tipo de relação com sua persona. Por exemplo, não faz sentido publicar sobre decoração em um portal focado em investimentos.
- Evite concorrentes diretos: priorize negócios complementares ao seu, e não “rivais”. Afinal, guest posts devem beneficiar os dois lados, e marcas concorrentes tendem a recusar esse tipo de parceria;
- Confira se o site já publica guest posts: se houver publicações de autores convidados, é sinal de que a marca está aberta a colaborações. De toda forma, se não houver, não custa nada fazer uma proposta;
- Avalie a qualidade dos conteúdos publicados: analise se os textos são bem escritos, confiáveis e seguem boas práticas. Isso reflete o padrão que o seu conteúdo também deverá ter, sem contar que, provavelmente, seu parceiro também vai redigir textos para o seu blog;
- Verifique a autoridade do domínio: use ferramentas de SEO para verificar esse indicador que mostra a relevância de um site. Páginas com autoridade alta podem gerar melhores resultados para sua marca;
- Faça contato com o blog escolhido: é preciso contatar os responsáveis pelo blog da empresa com a qual você deseja colaborar. Para isso, use o e-mail do site ou encontre profissionais, como redatores e especialistas em marketing, no LinkedIn da organização;
- Apresente uma proposta clara e profissional: explique quem você é e qual o objetivo da parceria. Busque já ter um esboço de como funcionará o processo, sugerindo temas e palavras-chave e indicando possíveis links.
Como o Digital PR aumenta seus guest posts?
A sigla PR vem de public relations (relações-públicas), área responsável por cuidar da imagem de uma empresa e cultivar boas relações com públicos estratégicos, como clientes, funcionários, parceiros e imprensa.
Com o crescimento do ambiente digital, essa prática se adaptou e se tornou o Digital PR, focado em ações como administração de redes sociais, planejamento estratégico de conteúdo, construção de comunidades em torno da marca, SEO, entre outras.
Portanto, o Digital PR ajuda a ampliar as oportunidades de guest post ao aumentar a visibilidade da sua marca, fortalecer relacionamentos com veículos e influenciadores e criar uma reputação que atrai convites de colaboração. Quanto mais presente e relevante sua marca estiver no ambiente digital, maior a chance de outros sites quererem publicar seu conteúdo.
Aumente seus guest posts com a ajuda da Web Estratégica
O guest post é uma ferramenta poderosa para fortalecer a reputação da sua marca, capaz de aumentar o alcance da sua mensagem e gerar mais tráfego orgânico. Com ele, sua empresa consegue se posicionar como autoridade no mercado, ganhando relevância com o público para se posicionar no topo dos mecanismos de busca.
No entanto, para alcançar esses resultados, é fundamental escolher parceiros alinhados com seu público, que tragam visibilidade e credibilidade, além de criar conteúdos de alta qualidade, que sejam realmente úteis e confiáveis.
Para você colocar essa estratégia em prática, a Web Estratégica oferece soluções completas de Link Building via Digital PR, com foco em potencializar suas ações de marketing e aumentar o tráfego orgânico de suas páginas.
Descubra como podemos impulsionar sua estratégia com guest posts inteligentes. Conheça a assessoria de Link Building com Digital PR da Web Estratégica!
Qual é seu potencial de receita com tráfego orgânico?