Saber como aparecer no Google é essencial para aumentar o tráfego orgânico de um site. Afinal, esse buscador é a maior fonte de visitas da internet, e os usuários que chegam por meio dele costumam converter melhor em leads e em vendas.
No entanto, muitas dúvidas surgem nesse processo, por exemplo: como fazer um conteúdo ranquear no Google e aparecer para mais pessoas? Como fazer um site ter mais visitas e gerar mais resultados? Se já faço um conteúdo bom, por que meu site não aparece no Google?
Muitas pessoas acham que o segredo está nos links patrocinados. De fato, eles podem compor um planejamento de marketing digital, mas contar apenas com isso pode comprometer seu orçamento.
Neste artigo, você vai entender como funciona o algoritmo do Google e como ranquear seu site na primeira página a partir de algumas estratégias de marketing de conteúdo bem direcionadas. Continue a leitura e descubra!
Entenda como funciona o algoritmo do Google
O algoritmo do Google é programado para entender a relevância de cada página em um site e de cada site frente a outros. A cada atualização do algoritmo, fica mais claro que o buscador valoriza sites que prezam pela experiência do usuário, apresentando boa navegação e oferecendo informações completas, claras e verificáveis.
Ou seja, não se trata de repetir palavras-chave em artigos e posts, mudar títulos e intertítulos, nem mesmo alterar como você ou sua equipe escrevem. Basta apresentar um conteúdo útil e bem escrito, ancorado em técnicas de SEO e atualizados com frequência.
Se você analisar sites bem posicionados no Google, vai perceber que não há um segredo ou truque mirabolante para conseguir visitas e bom ranqueamento. Contudo, certamente vai notar que os conteúdos são realmente interessantes para o público-alvo, respondendo suas perguntas, dúvidas ou dificuldades de forma e, claro, seguem algumas regras básicas, que vamos apresentar ao longo deste conteúdo.
Qual é seu
potencial de receita
com tráfego orgânico?

Saiba como o Google analisa os sites em 3 fases
Para quem cria conteúdo digital com a finalidade de gerar visitas, leads e vendas, é fundamental saber como construir um site rastreável pelo Google e um conteúdo que seja corretamente indexado e ranqueado.
Sem saber como o buscador funciona e como o conteúdo deve ser publicado, você acaba jogando fora muito esforço. Confira como o Google “acha” seu site em 3 fases:
- Rastreamento: é indispensável que o site seja rastreável pelo Google. Se o site for lento e não tiver sitemaps e estrutura corretos, por exemplo, o buscador não vai rastrear as páginas com eficiência e, dessa forma, será difícil conseguir uma posição privilegiada;
- Indexação: essa etapa corresponde à inserção das páginas rastreadas no Índice de Páginas do Google. É neste momento que o buscador exclui conteúdos duplicados, prioriza as páginas mais importantes e entende as ligações entre seu site e outros, dando relevância a ele frente aos demais;
- Ranqueamento: é a única etapa visível para os usuários, é a ordenação das páginas a cada pesquisa feita por uma palavra-chave. Cada vez que um usuário faz uma busca, o Google apresenta resultados personalizados – mas, em geral, as posições médias são muito parecidas quando existem mais de alguns milhares de pesquisas pelo mesmo termo.
Aprenda como aparecer na pesquisa do Google
Entendido o funcionamento do algoritmo do Google e sua forma de analisar os sites, é importante saber como fazer seu site aparecer na primeira página desse buscador a partir de algumas estratégias de marketing de conteúdo. Confira o passo a passo:
Crie conteúdo relevante para seu público
O primeiro passo para aparecer nas pesquisas do Google é criar conteúdo útil e relevante para sua audiência. Isso porque o Google prioriza sites que entregam valor ao usuário ao responder suas dúvidas e oferecer soluções para seus problemas.
Além de conhecer bem seu público-alvo, é fundamental ter consistência nas publicações, seja no site ou em um blog feito exclusivamente para isso. Também é importante apostar em diversos formatos de conteúdo, como textos, vídeos, infográficos, e-books, etc.
Aplique as técnicas de SEO
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, isto é, “otimização para mecanismos de busca” em português. São táticas de marketing digital pensadas especialmente para melhorar a posição de páginas online nos resultados do Google.
As técnicas englobam uma série de pontos de atenção para que o conteúdo seja percebido como autêntico e de qualidade, confira:
- palavras-chave: são essenciais para que o conteúdo seja bem posicionado pelo Google. É importante escolher palavras-chave relevantes para seu público e que se relacionem com seu nicho de negócio;
- link building: os links internos fazem o usuário permanecer nas suas páginas, navegando de um link a outro e aumentando o tempo de permanência do visitante. Dessa forma, o algoritmo entende que seu conteúdo é relevante;
- meta-description: é um resumo que o Google mostra logo abaixo do título com o link de um resultado de busca. Se não for criado pelo autor da página, é gerado automaticamente, o que pode não funcionar muito bem, pois precisa ser atrativo para chamar atenção;
- slug: é a URL do conteúdo. Ela precisa ser amigável e fácil de entender pelo usuário e pelo próprio Google, além de passar segurança ao usuário, que sabe que vai encontrar o que busca na página;
- experiência do usuário (UX): é importante que o site seja rápido e responsivo, de modo a oferecer boa navegabilidade para que o usuário passe mais tempo navegando e, consequentemente, ter mais chances de ranquear bem.
Cadastre-se no Google Maps
Se o negócio tiver um endereço físico, cadastrá-lo no Google Maps é uma forma de aparecer em buscas regionais e facilitar o contato de um possível cliente. Para isso, é preciso fornecer todas as informações requisitadas pelo Google Meu Negócio.
Portanto, forneça endereço, meios de contato, URL do site e horário de funcionamento. Também incentive os clientes a avaliarem seus serviços ou produtos. Quanto mais avaliações positivas, mais visibilidade terá.
Invista em links patrocinados
Agora sim, para compor a estratégia de marketing digital e complementar sua estratégia de SEO, vale investir em links patrocinados no Google Ads. Assim, enquanto a estratégia de SEO trabalha para posicionar bem suas páginas no longo prazo, os links patrocinados oferecem visibilidade instantânea para seu público.
É possível escolher palavras-chave específicas e segmentar os anúncios para alcançar exatamente o público que se interessa pelo seu produto ou serviço. Essa estratégia pode dar muito certo para lançamentos, promoções e campanhas sazonais, por exemplo.
Apareça no Google com a ajuda da Web Estratégica!
Agora você sabe como aparecer no Google a partir de canais orgânicos de conversão, valendo-se de SEO e criação de conteúdo relevante. Para isso, é importante agir com estratégia e consistência nas publicações, a fim de passar credibilidade tanto para o algoritmo como para seu público-alvo.
No entanto, sabemos que não é tarefa simples criar uma série de conteúdos otimizados para os mecanismos de busca da noite para o dia, então, se você deseja acelerar esse processo, a Web Estratégica pode te ajudar.
Nossa consultoria de SEO oferece um plano personalizado para aumentar a performance do seu site e de suas vendas, gerando tráfego orgânico de qualidade. Em vez de pagar pela sua audiência, invista nela oferecendo conteúdo de qualidade!
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