O lugar mais desejado da SERP é a primeira posição orgânica. Para alcançar esse feito, são necessárias 3 coisas: conteúdo de qualidade, paciência e uma estratégia de SEO link building.
A estratégia de SEO link building vai permitir que o conteúdo de qualidade seja distribuído e linkado tanto de forma interna quanto externa, ampliando as oportunidades de visualização e melhorias de ranqueamento.
Como esse resultado não virá de uma hora para outra, é preciso paciência com o Google e com a equipe envolvida nesse processo. O SEO gera resultados, isso é inegável, mas precisa de boas estratégias e equipes comprometidas, além de integração com o setor de marketing, UX, vendas e atendimento ao cliente.
Neste conteúdo, aprenda mais sobre o SEO link building, seu papel dentro de uma estratégia de aumento de vendas digitais e como contar com profissionais especializados pode aumentar os números de maneira expressiva. Boa leitura!
SEO link building: o que é?
SEO link building é a junção de duas estratégias de crescimento orgânico que se complementam e podem levar páginas ao topo das SERPs.
O SEO é uma estratégia que vai do campo técnico e estrutural até o conteúdo e que influencia diretamente no tráfego orgânico, proporcionando diversos benefícios, entre eles a redução de ROI e CAC.
O link building, por sua vez, é uma estratégia muito eficaz que explora tanto links internos quanto externos como forma de complementar o conteúdo das páginas e criar relevância de pesquisa e autoridade de domínio tanto para quem linka quanto para quem recebe o link.
Juntos, SEO e link building são capazes de fazer com que os conteúdos ganhem visibilidade orgânica de forma consistente a ponto de proporcionar resultados a curto, médio e longo prazo para blogs, sites institucionais, e-commerces e todo tipo de página web.
Para o Google, o SEO link building precisa ter qualidade. Não basta apenas inserir links ao longo do conteúdo, em qualquer palavra, para qualquer site. Toda página ranqueada na SERP tem sua estrutura de links avaliada de forma qualitativa e quantitativa.
Na avaliação quantitativa, quanto mais variados forem os links referenciados, melhor. Já na forma qualitativa podemos dizer que existem 3 critérios.
- O contexto onde o link está inserido
- O texto que recebe o link
- O tipo de link: dofollow ou nofollow
Com base nessas avaliações, o Google determina se o link building é de qualidade ou não, e essa avaliação influencia no ranqueamento tanto do site onde os links estão quanto dos sites de destino que foram linkados.
O Google possui 97% do controle do mercado de buscas no Brasil, ou seja, é a principal fonte de distribuição de tráfego orgânico, e para aparecer em qualquer uma de suas páginas, principalmente no topo da primeira, é preciso investir em SEO e ter paciência para ver os resultados. O bom SEO é de longo prazo, embora alguns resultados possam ser vistos em um espaço mais curto de tempo.
Para aparecer no topo da página principal do Google é preciso uma estratégia de SEO que contemple, entre todos os outros aspectos, o link building, e isso pode ser feito de várias maneiras.
Como criar estratégias de SEO link building
Se o objetivo for chegar à primeira página do Google usando marketing de conteúdo, então será necessário uma estratégia de SEO link building alinhada com a estratégia de marketing.
Planejamento não é receita de bolo e para ser bem-sucedido precisa estar alinhado com os princípios e objetivos do negócio. A estratégia de SEO link building segue o mesmo modelo, podendo ser implementada de diversas formas.
A seguir, você verá 4 métodos que podem ser utilizados juntos ou separados de modo a impulsionar os resultados e ajudar a equipe de marketing no dia a dia.
Digital PR
Para as empresas, a adoção de Digital PR pode proporcionar o alcance de novos mercados e aumento da exposição nos canais digitais, melhorando resultados de SEO. Isso porque consiste em inserir links de qualidade em sites relevantes e no próprio site.
Toda empresa que tem como objetivo alcançar o topo da SERP deve pensar na implementação de Digital PR para fortalecer a estratégia de SEO link building, uma vez que, ao conhecer o público e obter detalhes mais específicos sobre ele, pode proporcionar para a equipe de conteúdo mais informações. Isso irá aumentar a assertividade tanto na criação de conteúdos quanto na linkagem.
Com o apoio de uma equipe de Digital PR, a criação de conteúdo pode ser otimizada, principalmente pelo fato de essa equipe ser capaz de identificar os temas mais relevantes e as necessidades mais latentes do público, auxiliando a equipe de conteúdo inclusive com a linguagem. A isso damos o nome de adequação à persona, que inclui tom de voz, termos, palavras e até mesmo estilo de formatação.
A partir daí será possível criar conteúdo para link building interno, como forma de complementar as informações, e também para link building externo, explorando conteúdos relevantes e que podem se tornar fonte de informação tanto para o público quanto para canais de comunicação que precisam de dados para complementar notícias e informações mais específicas.
Criar conteúdo que vende é fundamental para que as estratégias de marketing e de SEO possam proporcionar à empresa os resultados desejados, incluindo aumento do ROI, redução do CAC, aumento da confiança e credibilidade do público.
Uma equipe de Digital PR pode ir muito além de obter informações sobre o público, ela pode ir ao encontro de empresas e profissionais para parcerias de conteúdo, em que o objetivo principal será fortalecer a marca e levá-la ao conhecimento de uma nova audiência.
Guest post
O guest post é uma estratégia de conteúdo que potencializa o link building, proporcionando ganhos para todos os lados, pois permite que um site tenha conteúdo relevante produzido por especialistas, enquanto o outro recebe link de qualidade, vindo de um domínio relevante.
Além disso, o guest post é uma forma de alcançar uma audiência que não seria alcançada se esse mesmo conteúdo fosse publicado no blog institucional. Também é uma oportunidade de criar um posicionamento de autoridade para essa audiência logo no contato inicial.
O princípio fundamental para uma estratégia de guest post de sucesso é encontrar bons parceiros. Nessa busca, é preciso priorizar aqueles cujo tema está relacionado com o trabalhado na estratégia de marketing.
Mas, atenção: criar um relacionamento prévio é importante para que seja estabelecido um círculo de confiança e então seja possível compartilhar conteúdos e informações entre si de modo a beneficiar ambas as partes.
Ao criar o conteúdo e enviá-lo para a publicação, foque no que o público quer e precisa e não em propaganda. O Google não quer “mais do mesmo”, ele está em busca de conteúdos originais com diferencial e realmente úteis para o público.
Criar guest posts úteis para a audiência do site onde ele será publicado e oferecer algo a mais, como dicas e tutoriais, é essencial para ganhar relevância e confiança com o público, e então ganhar pontos no ranqueamento da SERP.
Linkagem interna
A linkagem interna é o que podemos chamar de dever de casa do SEO link building. Se o site não consegue criar links internos de qualidade, as chances de fazer isso com links externos e obter sucesso diminuem.
O link interno leva o leitor para um conteúdo complementar dentro do mesmo domínio. Isso pode ser utilizado em uma estratégia de conteúdo baseada em uma arquitetura de informação por níveis.
O primeiro nível é o conteúdo introdutório, com as informações necessárias para compreender o tema. Se o leitor quiser saber mais, então ele acessa um link interno que o levará para um conteúdo mais aprofundado, e assim por diante, até que ele chegue no conteúdo final. Isso dá ao público o controle sobre o quanto de conteúdo quer consumir e permite a mensuração desses níveis de navegação, gerando informações sobre a jornada desse público no site.
Essa estratégia está ligada ao SEO on page e fortalece o domínio em relação ao ranqueamento, além de abrir espaço para que esses links internos se tornem externos em outros sites.
Usar links internos de forma estratégica, além de proporcionar uma experiência satisfatória para o usuário, ajudará a reduzir a taxa de rejeição, métrica importante para uma estratégia de SEO link building.
Link building
Ao construir uma estratégia de link building, pensa-se tanto em ser linkado como em linkar para conteúdos relevantes. É uma via de mão dupla. Por isso, é importante que sejam criados conteúdos com muito valor agregado, os chamados “conteúdos ricos” ou “ativos linkáveis”.
Esses conteúdos são o objeto principal do SEO link building, pois além de serem construídos considerando os mais variados fatores de SEO, eles possuem informações e dados que podem ser úteis para outras empresas e sites de notícias.
Um infográfico com informações sobre uma pesquisa voltada para e-commerce e Black Friday, por exemplo, pode ser utilizado como referência em matérias de portais sobre o assunto, como o portal E-commerce Brasil, por exemplo.
Essa linkagem muitas vezes é orgânica, sem que haja um contato prévio por Digital PR ou assessoria de imprensa. Isso mostra a relevância do conteúdo, aumentando assim a autoridade tanto da marca quanto do domínio.
Criar uma estratégia de SEO link building capaz de envolver todos os pontos abordados aqui fará a diferença nos resultados orgânicos e no posicionamento do site na SERP. Mas, lembre-se que SEO sem conteúdo não existe, então é preciso que o conteúdo tenha qualidade, alinhamento com o público, seja útil e, principalmente, original para que os resultados possam ser alcançados.
Além disso, é preciso fazer constantes revisões e otimizações para manter os conteúdos atualizados.
Meça seus resultados
Você pode ter a estratégia de SEO link building documentada e pronta para ser executada pela melhor equipe, mas, se não for capaz de medir os resultados, todo o trabalho será em vão. Quando o assunto é SEO, existem muitas métricas e KPIs que podem e devem ser medidos, proporcionando informações que influenciarão na sequência dos trabalhos e até em possíveis mudanças na estratégia.
Imagine que o número de impressões nos resultados de busca está subindo, mas o tráfego no site não. Isso mostra que apenas uma parte da estratégia está funcionando. Mas se olhar apenas para o tráfego, pode-se dizer que nenhuma das ações está dando certo — o que seria incorreto.
Em SEO, principalmente link building, há um contexto que precisa ser analisado de forma ampla. Não basta olhar apenas para uma ou duas métricas, é preciso mapear todas as métricas relevantes para que, ao medir, seja possível identificar o status real dos resultados.
Veja a seguir algumas métricas que são indispensáveis em uma estratégia de SEO link building e que, ao serem analisadas em conjunto, podem proporcionar dados relevantes para uma tomada de decisão assertiva e ágil.
Domínios de referência
Saber quais e quantos são os domínios de referência é fundamental para ter uma visão mais ampla do cenário externo a que o site está submetido.
Para o Google, quanto maior a autoridade do domínio que faz referência, melhor, pois ele compartilha dessa autoridade com todos os referenciados, ajudando a melhorar seu posicionamento nas SERPs.
Nesse caso, qualidade é melhor que quantidade, por isso é importante monitorar essa métrica, e, se for o caso, solicitar a remoção do link caso o domínio de referência possa ser prejudicial.
Esse monitoramento pode ser feito através de ferramentas como o Google Analytics, Ahrefs e Semrush, onde você obterá diversas informações sobre os domínios de referência que permitirão a análise e definição de ajustes e próximos passos.
Link building
Não existem métricas diretas para medir o link building, mas a métrica mais funcional para essa medição são os domínios de referência e, a partir das informações obtidas, fazer uma análise qualitativa e quantitativa de tudo o que foi obtido.
De forma indireta, podem ser usadas outras informações, como posicionamento, palavras-chave e volume de visitas. Mensalmente, deve-se analisar o volume de links de referência e como está a evolução em relação ao ranqueamento.
Nesse contexto, é importante olhar para o SEO link building como uma parte da estratégia de SEO, pois existem mais métricas para medir o todo do que para medir o link building de maneira específica.
Existem 4 ferramentas que podem ajudar bastante a obter informações, métricas e a medir a performance da estratégia de link building: Google Analytics, Google Search Console, Ahrefs e Semrush.
Elas oferecem informações, como os domínios, a quantidade de links, a quantidade de aparições nas buscas, as palavras-chave de referência, entre outras. Ao organizar e analisar essas informações, é possível chegar a dados que permitam saber se a estratégia está gerando o resultado esperado ou se precisa ser ajustada.
Cliques orgânicos
Cliques orgânicos são uma métrica fundamental para saber o nível de atração que uma página exibida na SERP possui, mas também pode ser usado para cliques recebidos em links de referência feitos por outros domínios.
Considerando que toda estratégia de SEO é focada em aumentar o tráfego orgânico, receber cliques é o objetivo principal das páginas exibidas nos resultados de busca ou que receberam um link de referência por outro site.
Através do Google Analytics é possível identificar as informações sobre os cliques orgânicos e cruzá-las com dados de outras métricas, como páginas de entrada e saída. Assim é possível analisar a estratégia de SEO como um todo, proporcionando mais informações para a tomada de decisão.
Assim como SEO não é uma técnica que trabalha pontos isolados, as métricas e KPIs usados para analisar essa estratégia precisam estar dentro de um contexto, evitando visões equivocadas ou isoladas dos resultados.
Tráfego de referência
Medir o tráfego de referência é fundamental para saber que caminho a estratégia está tomando. Embora não existam métricas específicas para essa medição, é possível usar o Google Analytics para obter informações mais segmentadas.
Através do Campaign URL Builder ocorre a criação de URLs com parâmetros de monitoramento. Essas URLs podem ser enviadas sempre que houver a solicitação de link building ou qualquer outra situação em que seja necessário medir o tráfego de referência.
Se houver a possibilidade de contato com os sites que estão fazendo referência, pedir a atualização do link é essencial para que seja possível medir com mais precisão o tráfego de referência e saber se a estratégia está funcionando ou não.
Ranqueamento
O objetivo mais frequente nas estratégias de SEO, principalmente nas de SEO link building, é melhorar o ranqueamento a ponto de ocupar a primeira posição orgânica da SERP para determinada palavra-chave e receber o clique do usuário. Para isso acontecer é preciso realizar ações que influenciam no link building, na arquitetura de informação, na experiência do usuário e, principalmente, na qualidade do conteúdo.
Tudo isso vai influenciar no ranqueamento, e como já disse Peter Drucker, “o que pode ser medido, pode ser melhorado”. Para subir cada vez mais no ranqueamento é preciso medir não só a evolução no posicionamento, mas as demais métricas que o influenciam.
Ferramentas como o Google Analytics, Google Search Console, Ahrefs e Semrush podem ajudar a medir tanto o ranqueamento a partir de parâmetros pré-definidos como palavras-chave e domínio, quanto as demais métricas e KPIs relacionadas à posição na SERP.
Para medir os resultados de uma estratégia de SEO link building, é necessário olhar para diversas métricas, como as mostradas aqui, e organizar as informações de modo a encontrar o caminho ideal. Contar com a ajuda de profissionais especializados é o caminho mais benéfico e os investimentos trazem retornos duradouros.
Dicas para melhorar sua estratégia
É sabido que o Google analisa os links existentes nos conteúdos ranqueados de forma qualitativa e quantitativa.
Sendo assim, é importante cuidar para que os conteúdos tenham qualidade suficiente para serem linkados por domínios relevantes, que os links estejam alinhados com as diretrizes do Google e, acima de tudo, funcionando corretamente.
Nesse sentido, há duas ações que devem ser implementadas em toda estratégia de SEO link building que farão a diferença nos resultados.
Atenção aos links quebrados e inexistentes
É frustrante para o usuário clicar em um link, seja no Google ou em qualquer outro site, e receber uma página de erro como resposta. Essa página inexistente pode custar alguns pontos na classificação do domínio, culminando em perda de autoridade e levando à queda no ranqueamento.
Por isso, é fundamental monitorar os links do site para garantir que estejam funcionando de maneira adequada, ou então que eles estejam sendo redirecionados para outras páginas da forma correta.
É comum que alguns sites, ao passarem por atualização, tenham alguma alteração na sua arquitetura de informação fazendo com que páginas deixem de existir ou tenham os links alterados para se adequar à estratégia ou corrigir problemas de SEO.
Ao fazer isso, além de ser uma boa prática de SEO, é importante mapear e criar redirecionamentos para todos esses links que sofreram alteração ou que deixaram de existir.
Esses redirecionamentos vão informar ao Google os novos links e evitar tanto a frustração do usuário quanto a perda de posições no ranqueamento e queda na classificação do domínio.
Para fazer uma análise de links quebrados, é possível utilizar tanto ferramentas web quanto plugins, caso o site tenha sido feito com WordPress. O plugin Broken Link Checker proporciona resultados muito bons e ainda permite enviar por e-mail uma notificação sempre que links quebrados são encontrados, inclusive links externos adicionados ao conteúdo.
Entre as ferramentas com esse tipo de funcionalidade estão Ahrefs Site Explorer e o Semrush Site Audit.
A importância do nofollow
O atributo nofollow adicionado aos links externos em um texto é uma notificação para que os mecanismos de busca não sigam o link marcado, evitando assim que o conteúdo sofra penalizações por desrespeitar políticas como:
- compra, venda e troca de links;
- guest posts com links usando muitas palavras-chave no texto âncora;
- automatização de link building;
- press releases.
A prática do nofollow é útil para evitar que links ruins sejam rastreados, afetando a autoridade do domínio do site em que estão sendo inseridos. Aqui, qualidade é melhor do que quantidade, sempre.
Para identificar links e saber se eles estão com o atributo nofollow, você pode usar ferramentas como a Análise de Backlinks da Semrush, que é capaz de identificar os tipos de links e os atributos que são usados.
Com essa análise, também é possível verificar a autoridade dos domínios e ter uma noção do quanto eles podem prejudicar o site no ranqueamento. Os links são a base da estratégia de SEO link building, portanto, saber como escolher os melhores e onde inseri-los é primordial para alcançar resultados satisfatórios e consistentes.
Estratégias de SEO além do link building
Toda estratégia de SEO precisa ser desenvolvida com base nos objetivos da empresa. Não basta apenas buscar por link building de qualidade sem saber onde se deseja chegar, assim como não basta – e nem será possível – chegar ao topo da SERP sem um conteúdo relevante para o usuário.
Estratégias de SEO envolvem conteúdo, fatores on page e off page, pesquisa, análise de dados, EAT e, acima de qualquer coisa, conhecimento sobre o público.
O time da Web Estratégica pode ajudar nesse e em outros desafios. Uma consultoria de SEO, quando combinada a estratégias de conteúdo, mantém seus domínios relevantes e sempre visíveis aos usuários. Solicite uma proposta!