SEO para Magento: como alavancar a performance do seu e-commerce

O Magento é a plataforma de e-commerce mais popular do mundo, estando presente em mais de 315 mil lojas virtuais. Até 2020, a América Latina tinha 30% de seus e-commerces desenvolvidos nessa plataforma, tendo como usuárias marcas como Nestlé, Havan e RaiaDrogasil. Com tanta força e volume de usuários, investir em SEO para Magento se tornou uma necessidade que tende a gerar resultados positivos.

Com o crescente número de lojas virtuais fica claro o tamanho da concorrência, tanto por clientes quanto por espaço na primeira página dos resultados de busca. E a solução para se destacar está em uma estratégia de SEO capaz de contemplar os três pilares da otimização para mecanismos de busca: SEO técnico, conteúdo e experiência do usuário.

Uma boa estratégia de SEO para Magento considera esses pilares e faz com que um fortaleça o outro, dando base sólida para crescimento estruturado e escalável. Mas isso só é possível se houver um conhecimento pleno do objetivo e do público-alvo a ser alcançado, pois são eles que direcionam a estratégia.

O que é Magento?

O Magento é uma plataforma de comércio eletrônico utilizada para criar lojas virtuais e gerenciar vendas online adotado por diversas empresas ao redor do mundo. Lançado em 2008, ganhou uma versão 2.0 em 2015 e se tornou Adobe Commerce em 2018, quando foi adquirido pela Adobe. Entre os principais diferenciais do Magento estão a possibilidade de personalização e integração com outros produtos da Adobe, como o Analytics, a Real-Time CDP e o Experience Manager.

Por ser uma plataforma robusta e que ganhou ainda mais funcionalidades e escalabilidade após a aquisição pela Adobe, o Magento contribui positivamente para as estratégias de SEO e marketing de conteúdo para e-commerce, fortalecendo o relacionamento com o público e ampliando as possibilidades em termos de conteúdo e conversão.

O marketing de conteúdo para e-commerce é uma estratégia que envolve a criação e distribuição de conteúdo relevante e valioso para atrair, engajar e converter clientes em potencial em compradores. Seu objetivo é fornecer informações úteis e educativas que ajudem os clientes a tomar decisões de compra com base em informações de qualidade, além de aumentar a visibilidade da marca e o engajamento do público-alvo.

Esse trabalho inclui a produção de artigos de blog, vídeos, infográficos, guias de compra, tutoriais, e-books e outros tipos de conteúdo que agreguem valor ao usuário e fortaleçam a presença online da loja. E com uma plataforma robusta como o Magento é possível integrar os recursos necessários para entregar esse conteúdo na mesma infraestrutura da loja, fortalecendo a autoridade do domínio e ganhando relevância perante os mecanismos de busca.

Como funciona o Magento?

O Magento é uma plataforma de comércio eletrônico com arquitetura modular, onde os recursos podem ser adicionados ou removidos facilmente conforme necessário. Veja a seguir os principais componentes do Magento e como eles funcionam juntos:

Front-end

O front-end do Magento é a interface que os visitantes da loja veem quando acessam o site. Ele inclui as páginas de produtos, carrinho de compras, página de checkout e outras áreas que os clientes interagem diretamente. O front-end do Magento pode ser personalizado usando temas e extensões disponíveis na loja oficial ou criados por programadores.

Back-end

O back-end do Magento é o painel de administração usado pelos proprietários da loja para gerenciar operações como pedidos, produtos, estoque, preços entre outras. Ele é personalizável e pode ser modificado com extensões e módulos criados pela comunidade.

Módulos e extensões

O Magento permite a personalização da plataforma com módulos e extensões disponíveis no Magento Marketplace e em outras fontes que podem ser usadas para adicionar funcionalidades extras à loja virtual. Além, é claro, de permitir o desenvolvimento e instalação de módulos para atender necessidades específicas, criados sob medida.

API

A API do Magento é uma interface que permite a integração com outros sistemas, como gerenciamento de estoque, CRM e pagamento. A API é altamente flexível e pode ser usada para personalizar ainda mais a plataforma, otimizando processos e proporcionando uma melhor experiência para o usuário.

Segurança

O Magento tem recursos de segurança incorporados para proteger as transações, o banco de dados e os dados do cliente. Isso inclui certificados SSL, tokenização de dados de pagamento e recursos de segurança do sistema.

Comunidade

A comunidade Magento é composta por desenvolvedores, usuários e especialistas em e-commerce que compartilham conhecimentos e recursos para ajudar os proprietários de lojas a aproveitar ao máximo a plataforma.

Por que fazer SEO para Magento?

Fazer SEO para uma loja virtual na plataforma Magento pode ser muito benéfico para melhorar sua visibilidade nos resultados de pesquisa e atrair mais tráfego qualificado. Entre as principais razões pelas quais o SEO para Magento é importante estão:

  •         aumento da visibilidade nos resultados de pesquisa
  •         melhora na experiência do usuário
  •         aumento na autoridade do site
  •         maior alcance de público

 

Ao implementar boas práticas de SEO, como otimização de palavras-chave e meta tags, é possível melhorar a posição do site nos resultados de pesquisa, aumentando sua visibilidade e atraindo mais tráfego qualificado. E a segmentação das palavras-chave certas para atingir seu público-alvo específico ajuda a atrair tráfego mais qualificado e aumentar as chances de conversão.

O SEO para Magento também pode ajudar a melhorar a experiência do usuário, tornando o site mais fácil de navegar e encontrar o que o usuário procura. Isso resulta em maior engajamento e, portanto, melhora o desempenho do site nos resultados de pesquisa. Também pode ser uma alternativa ou complemento aos investimentos em publicidade online, como o Google Ads. Com uma boa estratégia de SEO, é possível aumentar o tráfego orgânico e reduzir os gastos com anúncios.

Ao criar conteúdo relevante e de alta qualidade, otimizado para SEO, é possível aumentar a autoridade do site aos olhos dos motores de busca. Isso pode levar a uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa e melhorar a visibilidade do site no longo prazo.

Configurações básicas de SEO Magento

Por ser uma plataforma robusta, flexível e escalável o Magento permite personalizar configurações que influenciam no SEO e na experiência do usuário. Veja a seguir as configurações básicas que podem ser feitas no Magento para melhorar os resultados e conseguir uma maior taxa de conversão.

URLs amigáveis

As URLs amigáveis podem ajudar os motores de busca a entender melhor a estrutura do site e melhorar a experiência do usuário. No Magento, é possível configurar as URLs amigáveis para exibir o nome do produto, categoria ou outra informação relevante.

Meta tags

As meta tags são informações que aparecem nos resultados de pesquisa e ajudam os motores de busca a entender o conteúdo da página. No Magento, é possível configurar as meta tags para cada página, incluindo a home, páginas de categoria e de produto.

Categorias e atributos

O Magento permite a criação de categorias e atributos personalizados para ajudar a classificar os produtos. Essas categorias e atributos podem ser usados para organizar o conteúdo do site e torná-lo mais fácil de navegar para os usuários.

Sitemap

O sitemap é um arquivo XML que lista todas as páginas do site e sua relação com outras páginas. Isso ajuda os motores de busca a indexar o site mais facilmente. No Magento, é possível gerar um sitemap de forma automática e configurar o sistema para atualizá-lo com frequência.

URL Canônica

A canonização é uma técnica que ajuda a evitar conteúdo duplicado no site. No Magento, é possível definir a URL canônica para cada página, garantindo que os motores de busca indexem apenas uma versão da página.

Robots.txt

O robots.txt é um arquivo de texto que informa aos robôs dos motores de busca quais páginas e pastas devem ou não ser indexadas. No Magento, é possível editar o robots.txt para bloquear o acesso a determinadas páginas ou pastas, como arquivos de imagem e de script.

A importância de fazer SEO na página de produtos da sua loja virtual

A página de produtos é uma das partes mais importantes da loja virtual, pois é onde os visitantes podem conhecer e decidir comprar os produtos oferecidos. Implementar corretamente as técnicas de SEO nessas páginas é uma das principais ações para uma estratégia de sucesso.

O SEO aplicado na página de produto pode ajudar a melhorar a posição na SERP, o que leva a um aumento no tráfego qualificado para a página. E se for feita uma segmentação de palavras-chave para o público-alvo, esse tráfego pode aumentar ainda mais, levando a vendas diárias.

Uma página de produto bem otimizada pode melhorar a experiência do usuário ao tornar a navegação mais fácil, fornecer informações detalhadas sobre o produto e imagens de alta qualidade, além de avaliações e comentários de outros clientes. E os mecanismos de busca consideram essa experiência ao ranquear as páginas, afinal de contas, eles precisam entregar os melhores resultados para o público.

O objetivo final da otimização da página de produtos é aumentar as conversões, ou seja, o número de visitantes que realizam uma compra. Com a otimização adequada, ela pode convencer os visitantes a comprar o produto, destacando os benefícios, diferenciais e oferecendo uma experiência de compra agradável.

Ao investir em SEO para a página de produtos, os proprietários de lojas virtuais podem melhorar a eficácia de suas estratégias de marketing e aumentar consideravelmente o ROI e a exposição da marca.

Dicas para fazer SEO do Magento e aprimorar a performance do seu e-commerce

O SEO pode influenciar significativamente a performance de uma loja virtual aumentando o tráfego qualificado, melhorando a experiência do usuário, ampliando a autoridade e confiança da marca, reduzindo o CAC e tornando-a mais rentável. Mas, para isso se tornar realidade, é preciso seguir alguns passos essenciais para uma estratégia de SEO bem-sucedida.

1. Estude o seu público-alvo

Ao entender quem é o público-alvo do e-commerce, você pode direcionar os esforços de marketing para atrair as pessoas certas. Com um público-alvo definido é possível criar conteúdo relevante, otimizar a loja virtual e seus produtos e explorar as palavras-chave certas para atrair um público mais propenso a comprar.

Quanto mais conhecimento sobre o público-alvo você tiver, mais direcionadas poderão ser as decisões em relação à experiência do usuário, utilidade do conteúdo e direcionamento das informações. Não basta simplesmente querer vender, é preciso saber para quem vender, e só um estudo do público-alvo proporcionará as informações que permitirão construir uma estratégia de SEO capaz de aumentar as conversões.

Faça pesquisas através de formulários online, converse com clientes fidelizados, analise os relatórios do Google Analytics e Search Console, avalie os relatórios de vendas. Quanto maior for o número de informações onde se pode extrair dados sobre o público, mais precisas serão as análises e mais consistente será a estratégia.

2. Faça uma auditoria de SEO

A auditoria SEO é uma verificação detalhada do site cujo objetivo é mapear possíveis erros e problemas de SEO que possam prejudicar o desempenho e ranqueamento das páginas na SERP. Os dados obtidos na auditoria servirão de base para a construção da estratégia de SEO e planejamento de conteúdo.

Entre as informações levantadas pela auditoria SEO estão as páginas de erro 404, títulos duplicados, páginas sem heading tags, velocidade de carregamento, configuração do arquivo robots.txt e do sitemap e a configuração correta das meta-tags e das URLs canônicas e amigáveis.

Para realizar esse levantamento existem ferramentas que agilizam o processo e fornecem dados confiáveis, como o Google Analytics e o Google Search Console, que entregam informações sobre o perfil dos usuários e tráfego. Também é possível utilizar o SEMrush, Ahrefs e Screaming frog, que fornecem informações sobre palavras-chave, autoridade de domínio, ranqueamento e conteúdo.

3. Analise as páginas de seus concorrentes

Analisar as páginas de seus concorrentes em uma estratégia de SEO para e-commerce pode fornecer informações valiosas sobre como otimizá-las. Ao realizar a análise você pode descobrir as palavras-chave que estão usando, a estrutura das páginas, a qualidade do conteúdo e a forma como eles estão engajando os usuários. 

Com essas informações é possível identificar oportunidades de melhoria para suas próprias páginas, bem como encontrar maneiras de diferenciar sua estratégia de SEO e se destacar da concorrência de forma eficiente.

A internet está cheia de mais do mesmo e de lojas que não alcançam os objetivos desejados porque estão preocupadas com os resultados da concorrência e não em entender o que está sendo feito por ela para chegar até eles. 

Ao olhar para a concorrência em busca de aprender o que está funcionando e encontrar o diferencial competitivo, todo o cenário de SEO e conteúdo pode mudar, levando a resultados melhores do que os obtidos até então.

4. Selecione as palavras-chave certas

Selecionar as palavras-chave certas para um e-commerce é indispensável porque elas têm um papel fundamental dentro da estratégia de SEO. Ao escolhê-las você pode aumentar a relevância do e-commerce para as pesquisas relacionadas ao negócio ou produtos, e consequentemente, melhorar a posição nos resultados de busca. O que pode levar a um aumento de visibilidade, atraindo mais tráfego qualificado e criando mais oportunidades de venda.

Outro benefício da seleção de palavras-chave é que elas podem ajudar a competir de maneira mais eficaz com outros sites que oferecem produtos ou serviços similares. Saber quais palavras-chave são mais usadas pelos concorrentes pode ajudar na identificação de lacunas na estratégia e nos ajustes necessários.

No entanto, é bom lembrar que escolher as palavras-chave certas para um e-commerce não é uma tarefa simples. É preciso fazer uma pesquisa cuidadosa para identificar as mais relevantes para o público-alvo e para o negócio. É importante também considerar a intenção de pesquisa dos usuários e escolher as que correspondam às necessidades e desejos dos clientes em potencial.

Para essa seleção é possível utilizar ferramentas como Google Keyword Planner, SEMrush, Ahrefs, Ubersuggest, Moz Keyword Explorer, Google Trends ou qualquer outra de sua escolha que tenha a opção de filtrar palavras-chave fornecer informações relevantes sobre elas como volume de buscas e concorrência.

5. Títulos das páginas devem conter a palavra-chave

O título de uma página é um dos elementos mais importantes para o SEO. Porque ele é o primeiro elemento que os motores de busca exibe nos resultados da SERP. Incluir a palavra-chave no título da página ajuda a indicar aos motores de busca sobre o que trata o conteúdo da página. Essa inclusão permite aumentar a relevância do seu site para ela, melhorar a posição nos resultados de busca para essa palavra-chave e permite que os usuários identifiquem mais facilmente os resultados obtidos.

Vale lembrar que o título da página não deve ser apenas uma lista de palavras-chave. Ele deve ser uma descrição clara e concisa do conteúdo, escrito de forma natural e coerente, sem deixar de lado a atratividade, que é o principal fator capaz de levar o usuário a executar o clique.

6. Crie descrições otimizadas para suas páginas de produto

A descrição de produto para e-commerce fornece informações valiosas sobre o conteúdo da página para os motores de busca e, principalmente, para o público. Quando os motores de busca rastreiam a página, eles procuram por palavras-chave e outras informações relevantes que ajudem a determinar o assunto principal e como classificá-la. A descrição do produto é o bloco onde se concentra a maior parte do conteúdo sobre um produto.

Ela pode ser uma oportunidade para incluir palavras-chave relevantes para o produto e o público-alvo, aumentando as oportunidades de indexação e de ser encontrada. Combinada com o título e os subtítulos, a descrição ajuda a evitar conteúdo duplicado, evitando penalizações dadas pelos mecanismos de busca e confusões por parte do público. 

Para o sucesso do SEO para Magento, é fundamental fornecer descrições únicas, relevantes e bem escritas que ajudem os usuários a entender o produto e os mecanismos de busca a associarem elas às intenções de busca dos usuários.

4 ferramentas para auxiliar no SEO do Magento

Existem diversas razões pelas quais o uso de ferramentas para auxiliar no SEO do Magento é recomendado por praticamente todos os profissionais. Entre as principais estão a economia de tempo, já que elas podem automatizar tarefas, a obtenção de insights valiosos, identificação mais precisa de erros e problemas técnicos e o monitoramento de informações e da concorrência.

Escolher as ferramentas adequadas para apoiar a estratégia de SEO é uma das tarefas mais importantes desse trabalho. A seguir você verá 4 das principais ferramentas do mercado, utilizadas por nós na Web Estratégica.

1. Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita que ajuda proprietários de sites a monitorar, analisar e melhorar o desempenho de seus domínios nos resultados de busca. Ele fornece informações valiosas sobre a maneira como o Google vê o site, incluindo dados de indexação, erros de rastreamento, dados estruturados, métricas de desempenho de pesquisa, entre outros.

Com ele é possível monitorar e corrigir erros de rastreamento, o que pode ajudar a melhorar a visibilidade do site nos resultados de pesquisa. Também permite otimizar o conteúdo do site para melhorar sua classificação, bem como verificar a conformidade com as diretrizes do Google e receber alertas sobre problemas de segurança.

É uma ferramenta essencial para quem deseja melhorar o desempenho do site nas buscas e alcançar mais visibilidade e tráfego orgânico. É fácil de usar e oferece informações úteis que podem ajudar a melhorar a experiência do usuário e o desempenho geral do site.

2. Semrush

O SEMrush é uma plataforma de marketing digital que oferece diversas ferramentas para análise de SEO, publicidade online, mídias sociais, conteúdo e pesquisa de concorrentes. É amplamente utilizado para encontrar palavras-chave, rastrear rankings, monitorar o desempenho de anúncios, analisar a presença nas redes sociais e muito mais.

Com ele os usuários podem identificar oportunidades para melhorar a presença online de seus sites e melhorar seu desempenho em termos de tráfego e conversões. A ferramenta oferece informações valiosas sobre o desempenho de palavras-chave, incluindo volume de pesquisa, concorrência, tendências e oportunidades de nicho.

O SEMrush também permite que os usuários monitorem a posição de suas páginas nos resultados de pesquisa, além de monitorar o desempenho de suas campanhas de publicidade online e rastrear suas contas de mídia social. 

É uma ferramenta poderosa para análise e otimização de marketing digital, que pode ajudar os profissionais a melhorar o desempenho de seus sites e campanhas online, identificar oportunidades de crescimento e se manter à frente da concorrência.

3. Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner é uma ferramenta gratuita que ajuda os anunciantes a pesquisar e selecionar palavras-chave relevantes para campanhas de anúncios no Google Ads. Com ela é possível pesquisar termos relacionados às palavras-chave, ver a média de pesquisas mensais, a concorrência e as estimativas de custo por clique. Ampliando a visão e facilitando a escolha das melhores palavras-chave.

Seu principal objetivo é ajudar os anunciantes a encontrar as palavras-chave mais relevantes e lucrativas para seus negócios, permitindo que eles planejem melhor suas campanhas e alcancem o público certo para seus produtos ou serviços. Ele é especialmente útil para criar campanhas de anúncios bem-sucedidas e maximizar o retorno sobre o investimento em publicidade.

O Google Keyword Planner também pode ser usado por proprietários de sites que desejam otimizar suas páginas para palavras-chave específicas. A ferramenta fornece informações valiosas sobre as palavras-chave mais populares e relevantes para determinados nichos, permitindo que os proprietários de sites ajustem sua estratégia de SEO com base em dados reais.

É uma ferramenta essencial para qualquer pessoa que deseja ter sucesso em seus esforços de publicidade online ou otimização de SEO. Ele fornece informações valiosas sobre palavras-chave relevantes, concorrência e estimativas de custo, permitindo que os usuários planejem campanhas eficazes e atinjam o público certo para seus negócios.

4. Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que auxilia no monitoramento e análise do tráfego de sites. A ferramenta oferece uma ampla variedade de recursos e informações detalhadas, incluindo dados demográficos do público, fontes de tráfego, dados de engajamento do usuário, entre outros. 

Com ela os proprietários de sites podem entender melhor como os usuários interagem com suas páginas, quais conteúdos são mais populares, quantas pessoas visitam o site e como elas chegam até ele. Ele fornece informações valiosas que podem ser usadas para melhorar a experiência do usuário, aumentar a visibilidade nos resultados de pesquisa e aumentar o engajamento do público.

Além disso, o Google Analytics também pode ser usado para medir o desempenho de campanhas de publicidade online, como o Google Ads, já que oferece informações detalhadas sobre o desempenho de anúncios, incluindo impressões, CTR, CPC entre outros.

Aumente as conversões com SEO para Magento

O Magento é uma das plataformas de e-commerce mais robustas que existem e pode ser uma grande aliada na construção de lojas virtuais com alto poder de indexação e conversão. Para isso acontecer, é preciso construir uma estratégia de SEO capaz de explorar o máximo da ferramenta.

Público-alvo, palavras-chave, títulos, descrições, meta tags, URLs, sitemap e conteúdo de qualidade são apenas alguns dos pontos a serem trabalhados no SEO para Magento que podem levar a loja virtual para o topo dos resultados de busca. É preciso uma estratégia sólida e um trabalho consistente, com monitoramento constante e decisões tomadas com base em dados.

O SEO para E-commerce deve ser utilizado para aumentar a visibilidade, tráfego e conversões do site, melhorando a experiência do usuário e aumentando a classificação nos resultados de busca. Explorá-lo junto com os recursos do Magento pode potencializar ainda mais os resultados.

Ao invés de ficar tentando atrair mais clientes usando estratégias que só funcionam enquanto há dinheiro sendo investido, opte por uma estratégia escalável, capaz de gerar resultados mais consistentes com o passar do tempo e que vem ganhando força.

Gustavo Sartori
Atua com SEO desde 2009 e atualmente é especialista em CS na Web Estratégica. Possui experiências em diversas frentes de marketing, passando por áreas como conteúdo e linkbuilding, dando maior ênfase aos aspectos de tecnologia do SEO. A vivência tanto em agências como consultor independente permitiu adquirir uma visão sistêmica, contribuindo para o sucesso de projetos junto a empresas como Panvel, Electrolux e Piccadilly.
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