Auditoria SEO: por que é importante fazer em seu site?

08/02/2023

Seu site pode estar deixando de atrair clientes sem uma razão evidente. Muitas vezes, pequenos detalhes em desacordo vão minando o desempenho, acumulando e criando um problema que pode aumentar com o tempo. A melhor maneira de resolver isso é com uma auditoria SEO completa, identificando erros e otimizando ainda mais os pontos positivos.

Segundo a Hubspot, mais de 75% dos usuários não vão além dos 10 primeiros resultados da SERP. Estar na primeira página do Google exige um cuidado especial para que o seu site alcance a audiência. Trabalhar SEO é uma estratégia essencial para isso, além de contribuir para construção de autoridade e garantir resultados a longo prazo.

Erros de SEO on e off page dificultam a mensuração dos dados; sem eles, é impossível saber porque determinados resultados não estão acontecendo, mesmo que tudo esteja aparentemente programado do jeito certo em sua estratégia de marketing. Com 5 ferramentas simples e auxílio de uma consultoria especializada, é possível adiantar problemas e aprimorar técnicas para gerar uma comunicação eficiente.

O que é uma auditoria SEO?

De maneira geral, uma auditoria é uma verificação detalhada de determinado aspecto de uma empresa, como contabilidade, por exemplo. Quando falamos em uma auditoria SEO, indicamos o exame aplicado ao seu site, também uma parte essencial da organização, sobretudo com o crescente domínio das vendas nos meios digitais. 

O processo consiste em um mapeamento de possíveis erros e problemas de SEO que podem prejudicar o desempenho e a classificação na SERP. Tudo aquilo que está atrapalhando sua empresa aparece a partir de dados detalhados, possibilitando a tomada de ação para mudar a situação e começar a ganhar mais autoridade e leads com algumas medidas práticas.

Como o foco do investimento em SEO é atrair visitantes de maneira orgânica até suas páginas, é importante verificar constantemente se elas estão devidamente preparadas para receber e reter esse tráfego. Assim, uma auditoria SEO deve ser feita de tempos em tempos ou sempre que uma grande mudança for implementada – como a migração de site. Ela garante que tudo está em ordem para seus leads terem a melhor experiência possível.

Por que fazer auditoria de SEO no seu site?

Em primeiro lugar, uma auditoria de SEO permitirá conhecer a fundo o seu site e tudo que está atraindo ou deixando de atrair visitantes. A partir dessa análise, a equipe poderá detectar problemas e pontos de melhorias para propor soluções aos responsáveis.

De acordo com pesquisas da Math Ads, 90% dos brasileiros pesquisam na internet antes de realizar uma compra, seja para saber mais sobre o produto ou comparar preços. Assim, aparecer antes do seu concorrente pode ser um importante diferencial competitivo, já que o 1º resultado orgânico da busca tem 10 vezes mais chance de ser clicado. 

Isso reflete diretamente nas suas vendas, tanto no caso de um e-commerce quanto para lojas físicas.

Entretanto, trabalhar no SEO não é somente escolher as melhores palavras-chave de forma assertiva,  a fim de posicionar seus textos entre os primeiros resultados nos temas de interesse da marca. Vai além disso, englobando a forma como o seu site é organizado, como o cliente navega, URLs, linkagem, entre outros fatores.

Detectar erros 404

O primeiro ponto diz respeito às páginas de erro 404, aviso que aparece quando uma página não é encontrada. Ao clicar em um link que leva para uma página de erro, em vez de exibir o conteúdo desejado, o usuário tende a ficar frustrado, o que prejudica a experiência no seu site, podendo gerar bounce rate, isto é, a perda do usuário.

Para corrigir isso, uma auditoria de SEO detecta esses links quebrados, de páginas que foram deletadas, e recomenda o redirecionamento da URL para outras páginas existentes. Assim, fica garantido que o cliente continue a navegação, o que aumenta o tempo no seu site, uma importante métrica no posicionamento da página – sem contar em mais tempo para persuadi-lo a consumir seu produto ou serviço.

Verificar títulos duplicados

Outro ponto importante da auditoria é verificar a existência de páginas e títulos duplicados. Google e usuários dão mais valor ao conteúdo original; encontrar informações repetidas no seu site prejudica a experiência. Além disso, conteúdos duplicados, muitas vezes utilizando inclusive a mesma palavra-chave, competem entre si. 

Assim o algoritmo do buscador fica sem saber qual deles exibir, dividindo o tráfego entre os dois, o que afetar o seu posicionamento.

Páginas sem heading tags

Além do mais, os buscadores valorizam textos organizados e que oferecem uma boa experiência de leitura para os usuários. Por isso, uma auditoria de SEO também verifica se estão faltando as heading tags, marcações conhecidas como H1, H2, H3, etc., usadas para definir títulos e subtítulos, hierarquizando o conteúdo das páginas.

Essas ações são ainda mais efetivas quando combinadas a uma estratégia de conteúdo eficiente, com tom de voz adequado à persona, foco em informações úteis e revisão de texto

Como temos o hábito de escanear um texto ao ler, páginas com heading tags organizam o fluxo de leitura, permitindo encontrar mais facilmente o conteúdo desejado. Esses subtítulos devem trazer palavras-chave, de forma natural e fluída. 

Velocidade de carregamento

Já quando o assunto é velocidade de carregamento da página, outro importante fator de ranqueamento, uma auditoria de SEO também tem considerações a fazer. De acordo com o próprio Google, no mobile mais da metade das pessoas desistem do site se ele demorar mais de 3 segundos para carregar. A recomendação da plataforma é que o seu site seja feito para carregar em até 2 segundos.

Se isso não acontecer, a auditoria poderá identificar onde estão os gargalos do carregamento e sugerir melhorias para deixar a sua página mais leve e, consequentemente, mais rápida. Seja qual for o tipo, como imagens pesadas, formatos de mídia não adequados, erros no código e até problemas no servidor, tudo ficará claro para você e sua equipe através do relatório de SEO. 

Robots.txt

Por outro lado, seu site também pode possuir páginas que você não deseja que apareçam nas buscas, como conteúdos internos ou páginas de login. Para evitar que sejam acessíveis a todos, o robots.txt é um arquivo que funciona como um filtro, dizendo ao robô do Google o que ele pode ou não indexar à busca.

Isso evita que um cliente, ao invés de entrar na página inicial, caia direito em um PDF explicando o funcionamento de determinado produto que ele não buscou. A auditoria verifica se o arquivo robots.txt está configurado na raiz do seu site, garantindo que os usuários não sejam levados a lugares indesejados dentro do domínio.

Sitemap

Por fim, uma auditoria SEO também verifica a existência do sitemap, um arquivo que mostra ao Google a estrutura completa do site e as páginas que ele deve indexar. É um mapa do site, com as informações organizadas e hierarquizadas para que o Googlebot, o robô do Google, saiba exatamente onde cada dado se encaixa dentro das suas páginas, sendo essencial principalmente em endereços com grande volume de informações.

5 ferramentas de auditoria de SEO

Agora que você já entendeu a importância de verificar o SEO do site, chegou a hora de ver como o processo se dá na prática, quando feito por profissionais especializados como os da Web Estratégica. Veja as principais ferramentas usadas para fazer uma auditoria SEO eficiente.

Google Analytics

Através do Google Analytics, você tem acesso a diversas métricas e dados sobre o seu site. Ele pode ser usado para acompanhar as principais informações sobre o desempenho das suas páginas, como o tráfego orgânico, fontes de aquisição, acessos às páginas, performance das palavras-chave, entre outras.

O GA fornece uma infinidade de possibilidades para acompanhar e fazer suas análises personalizadas. Para saber quais são as melhores métricas e KPIs para seus relatórios de SEO e conteúdo, confira o artigo em nosso blog.

Google Search Console

Com seu funcionamento integrado ao Google Analytics, no Google Search Console você verifica se o seu site está sendo indexado do jeito certo. Isto é, se as suas páginas podem ser encontradas através das buscas dos usuários. Além disso, você também consegue configurar sitemaps, monitorar classificações e verificar erros como links quebrados, por exemplo.

Aprenda o que influencia no ranqueamento no Google e como você pode usar esses fatores para atrair visitantes até o seu site.

Google PageSpeed Insight

Para verificar o desempenho das suas páginas, tanto no mobile quanto no desktop, a melhor ferramenta é o Google PageSpeed Insight. Para isso, o PageSpeed analisa o site e confere pontuações em diversas métricas, como velocidade e otimização, definindo a classificação como rápido, médio ou lento.

Como já dissemos, uma demora no carregamento retira usuários da página, diminuindo a sua taxa de conversão. Assim, a própria ferramenta sugere as melhorias que devem ser implementadas para evitar esse tipo de problema.

SEMrush

Sem dúvida, uma das ferramentas mais completas para realizar uma auditoria SEO, e uma das mais usadas atualmente. Com ele você consegue analisar diversos aspectos, desde link building, posições nas buscas e tráfego orgânico até SEO on-page, palavras-chave e análise da concorrência, entre outros fatores que podem influenciar o desempenho do seu site.

Screaming frog

Por fim, ao contrário do SEMrush, que é pago, o Screaming frog é grátis. Essa ferramenta simula o próprio robô do Google e auxilia na auditoria ao rastrear erros que podem estar prejudicando o SEO. Ela fornece relatórios completos e detalhados de meta tags, meta descrições e títulos, por exemplo, que permitem à sua equipe fazer as otimizações necessárias para melhorar o desempenho, de acordo com os critérios do Google.

9 dicas para fazer a auditoria do seu site

Os pontos que podem ser analisados são muitos e tudo depende do nível de aprofundamento que você deseja no seu relatório SEO. No entanto, certos itens são mais importantes que outros, por isso selecionamos algumas dicas para melhorar as análises.

1. Confira seu tráfego orgânico

Nossa primeira dica é verificar como está o tráfego orgânico, no Analytics ou no SEMrush. Assim, quedas ou picos de acesso poderão ser cruzados com o que estava acontecendo naqueles momentos, para então entender melhor os desejos da sua audiência.

Nesse sentido, também é importante acompanhar as palavras-chave que você usa, já que com elas é possível encontrar tanto oportunidades quanto ameaças naquele tema. Dependendo da situação, pode ser o momento de falar mais sobre um assunto em alta (desde que relevante para a sua marca) e “entrar na conversa” de forma orgânica e natural. Assim, saber como escolher as melhores palavras-chave é fundamental para a sua estratégia de conteúdo.

Além disso, usar essa análise para combinar tráfego orgânico e tráfego pago, colhendo os benefícios dos dois tipos, pode trazer avanços consideráveis para seu site.

2. Confirme se suas páginas estão indexadas

Outro ponto importante é garantir que todo o seu conteúdo possa ser encontrado. Para isso, é necessário conferir se suas páginas estão sendo indexadas corretamente, o que pode ser feito pelo Google Search Console, em Cobertura.

Corrigir esses erros de indexação evita que bons conteúdos, nos quais você investiu tempo e dinheiro, acabem perdidos no limbo da internet, difíceis de serem encontrados pelos seus clientes.

3. Garanta que os conteúdos sejam de qualidade

 Outra boa possibilidade do Analytics é encontrar as páginas “ruins” do seu site, ou seja, aquelas com poucos acessos, significando que não são muito úteis ou têm pouca qualidade. 

A partir disso, você pode deletá-las, caso realmente não tenham mais utilidade (e nesse caso lembre-se de redirecionar a URL para evitar o erro 404). Porém, sempre que possível, o melhor é atualizá-las, caso o conteúdo ainda tenha valor e necessite somente de uma organização ou upgrade das informações para funcionar melhor no contexto atual.

Ter esse cuidado com a qualidade dos conteúdos, mantendo-os sempre atualizados, organizados e revisados é o melhor jeito de aumentar o tempo de permanência dos usuários na sua página, algo que beneficia o ranqueamento. Para isso, invista em um texto escaneável e diversificado, com parágrafos curtos, heading tags, imagens e vídeos.

4. Conheça seus concorrentes

A análise do mercado também não deve ficar de lado. O SEMrush é uma ótima ferramenta para analisar seus concorrentes com eficiência, isto é, fazer benchmarking. Com ele você pode ver tudo que eles estão fazendo em termos de conteúdo, como palavras-chave que utilizam, posição nas buscas e link building.

A partir disso, você obtém diversas ideias novas do que pode abordar no seu próprio site, facilitando o planejamento das suas estratégias de conteúdo e encontrando oportunidades para levá-los mais longe.

5. Aprimore o funcionamento do site

Não tem nada melhor para aumentar a taxa de rejeição do que um site travado. Por isso, o seu site deve “voar” ao ser acessado, sem demora no carregamento, já que cada segundo a mais de lentidão faz os usuários abandonarem a página. Um jeito eficiente de verificar a velocidade é pelo PageSpeed, que falamos mais acima.

Além disso, seu site também deve ser fácil e amigável. Com 81% dos brasileiros dizendo comprar com mais frequência pelo smartphone, é essencial ser mobile friendly (que também é um fator de ranqueamento) e oferecer uma boa experiência ao usuário. Com o trabalho de especialistas em UX, ele precisa ser um ambiente agradável tanto em design quanto em conteúdo, auxiliando e conduzindo o cliente de forma clara durante sua jornada.

6. Otimize seu site para o crawler

Também é preciso garantir que o seu site seja rastreado pelos crawlers, como o robô do Google, por exemplo. Você pode melhorar o processo otimizando o site  através de uma estrutura simples de navegação, para que ele possa ser facilmente entendido e indexado pelos buscadores.

Com o SEMrush ou o Google Search Console, você pode verificar sua linkagem interna e encontrar novos pontos para linkar suas páginas e conteúdos. Além disso, uma boa estratégia é o uso de algo chamado Topic Clusters. Eles são um jeito eficiente de organizar os links, fazendo isso por grupos de conteúdos conectados a um tópico principal que, por sua vez, também direciona para esses assuntos específicos.

7. Melhore o SEO on-page

Em todas as páginas, também vale dar uma boa revisada para incluir aquelas informações básicas que ajudam o SEO. Nesse ponto, talvez a dica mais importante seja que a title tag e a meta description precisam obrigatoriamente conter a palavra-chave do assunto.

Além disso, os buscadores têm a vida facilitada (e facilitam a sua) quando a palavra-chave está entre as 100 primeiras palavras do texto, além de conter sinônimos e termos relacionados ao longo do artigo, entre outras boas práticas de SEO.

8. Não esqueça dos rich snippets

Os fragmentos ricos são conteúdos muito valorizados pelo Google, por darem mais informações aos usuários ainda na SERP, antes de acessar o site, o que contribui bastante para o aumento do tráfego orgânico. Justamente por isso eles merecem uma atenção especial.

São incluídos no site através de dados estruturados inseridos diretamente no código HTML e existem de diversos formatos. No entanto, enquanto alguns deles, como sitelinks e reviews, podem necessitar de um suporte especializado para a configuração, outros são mais simples, como a inclusão da sua empresa no Google Maps ou no Google Meu Negócio.

9. Faça uma análise do SEO off-page

Por último, também recomendamos analisar os fatores off-page, aqueles fora do seu site, mas que você ainda tem algum poder de gerenciamento. Nesse sentido, é necessário revisar sua estratégia de Digital PR e ficar de olho nas notícias que são publicadas sobre a marca. 

Preste atenção às parcerias que podem render guest posts, por exemplo, uma ótima estratégia para atrair tráfego através de conteúdos em sites parceiros, com links que levam até seu próprio site.

Revisar é o melhor jeito de melhorar

Uma auditoria SEO deve estar incluída entre as suas ações ao longo do ano. Desse jeito, é possível descobrir diversos pontos que necessitam aprimoramento, em vez de deixá-los acumulando até gerarem problemas maiores. Assim como a área de finanças ou relacionamento com o cliente, seu site necessita de atenção e cuidados.

Um bom relatório SEO é o seu maior aliado nessa hora. Para isso não faltam ferramentas que auxiliam na tarefa. Para operá-las com máxima atenção às demandas da sua marca, conte com uma consultoria de SEO, como a Web Estratégica.

A partir de métricas especializadas, relatórios periódicos e planos de ação concretos, seu site estará pronto para dominar as primeiras posições da SERP, oferecendo conteúdos de qualidade e gerando mais conversões. Fale com nossos consultores e garanta uma auditoria SEO.

Cristian Magalhães
Com mais de 15 anos de experiência em SEO e inteligência de dados, atualmente é COO da Web Estratégica. Possui formação em Tecnologia da Informação e foi co-fundador da Lume, onde liderou equipes em grandes projetos globais.
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