Dicas de SEO para sites de notícias

16/01/2024

Sites de conteúdo noticioso tem uma natureza diferente de conteúdos para e-commerce ou outros negócios que buscam gerar demanda através de tráfego orgânico e SEO.

A notícia tem uma característica temporal, relacionada ao tempo, e muitas vezes deixam de ser relevantes em pouquíssimo tempo.

Mas isso não significa que não podem ser otimizadas para se posicionar bem no Google e gerar muito tráfego orgânico.

Resultado de notícias no Google

As notícias podem ser exibidas nos resultados do Google de algumas formas diferentes. No resultado global, aquele padrão que estamos acostumados, destacando uma seção de “Principais notícias” sempre que relevante.

Relevante é uma palavra sempre importante quando falamos de Google. Se a busca realizada pelo usuário tem um contexto noticioso, ou tem algo quente acontecendo sobre um tema mais genérico, esta seção de notícias tende a ganhar destaque.

A outra forma do Google exibir conteúdo de notícias é através do vertical de Notícias, também conhecido como Google News. Essa opção é disponibilizada logo abaixo da caixa de buscas ou no endereço news.google.com

Além destas duas formas de acessar o conteúdo de notícias no Google, as notícias podem ser exibidas em diferentes formatos também, como: 

  • Notícias em texto
  • Resultados ricos (rich snippet) fruto de dados estruturados de notícias
  • Imagens (inseridos no conteúdo)
  • Vídeos (embedados no conteúdo)

O Google elege e posiciona os conteúdos na vertical de notícias de forma automática, não é necessário fazer nenhuma ação manual para aparecer lá. Para isso basta ter um conteúdo elegível para o Google News.

Como ser elegível para Google News

Conforme dados do próprio time do Google, para ser exibido como um conteúdo de notícias precisa de: 

  • Níveis altos de EEAT
  • Produção e publicação consistente (constante) de conteúdo
  • Seguir as políticas do Google (Google News Policy)

O conteúdo do site precisa ser relevante, útil, confiável, idealmente escrito por especialistas, e atual.

Uma dica importante é não somente reproduzir um fato ou dado, é importante acrescentar informações relevantes ao fato, além de manter a transparência sobre o conteúdo e o autor, para inspirar confiança nos leitores.

No mundo de SEO, existem dois conceitos importantes que têm bastante peso no contexto de notícias: O helpful content e o EEAT.

Em ordem de importância, logo após estes atributos de conteúdo e reputação, precisamos falar também sobre a estrutura técnica do site e a experiência que ela proporciona.

Tecnologia e experiência do usuário

A arquitetura do site, leia-se a arquitetura de navegação e de conteúdos, precisa ser bem organizada e proporcionar uma boa experiência de navegação. O tempo de carregamento da interface e renderização do conteúdo para o usuário, não preciso nem dizer, mais básico que arroz e feijão.

Com uma estrutura de páginas bem definida e organizada você terá o benefício de uma boa linkagem interna, importantíssimo para SEO, e a disponibilidade de páginas para publicação de conteúdos estruturais também, que organizam o conteúdo noticioso e temporal. 

Por exemplo editorias de um portal de notícias como:

  • economia, podem reunir as notícias respectivas, materiais educacionais e outros recursos que seu site tiver disponível. 
  • editorias locais, pode reunir estabelecimentos, 
  • notícias do local, serviços anunciados, entre outros, 
  • esportes, pode ter uma página para cada time e concentrar ali as notícias e informações referentes a cada time.

Mas no negócio de notícias, além do básico, tem mais alguns elementos importantes de tecnologia que ajudam o Google a entender o conteúdo como noticioso e dar o devido posicionamento a ele.

Dados estruturados

Dados estruturados são marcações pré-definidas que ajudam os robôs de mecanismos de busca e inteligência artificial a compreender mais facilmente uma estrutura. O Google utiliza o schema.org como padrão de marcação.

Dentro destes padrões você pode utilizar as propriedades mais adequadas ao conteúdo de notícias para marcar os dados mais importantes. Em se tratando de notícias, alguns elementos são importantes para caracterizar esse conteúdo e ser relevante para o usuário da busca, como a data de criação ou publicação do conteúdo, afinal, ninguém quer consumir notícia velha, certo? 

Outra propriedade importante que pode ser marcada é o autor da notícia, que pode contribuir com sua autoridade para o conteúdo. Consultando a documentação do Schema seu time de TI pode ajudar a encontrar outros elementos importantes que podem ser marcados.

No início deste artigo falamos sobre os formatos possíveis no Google News, e um deles falava sobre “resultados ricos”, ou rich snippets, estes dependem de uma boa marcação com dados estruturados para funcionar.

Paywall

Paywall é uma funcionalidade comum atualmente em portais de notícias, onde normalmente os usuários podem consumir algumas poucas notícias por dia, ou alguma seção específica, e depois precisam ser assinantes do portal para consumir o restante dos conteúdos.

Durante a navegação do usuário, o site exibe uma modal bloqueando a leitura do conteúdo, informando sobre a assinatura, seus preços e condições, e convidando o usuário a contratar.

É um formato que impacta bastante a experiência do usuário, mas trata-se do modelo de negócios. Então é preciso utilizar esse recurso da melhor forma possível, para ter mais benefícios do que prejuízos.

Um dos pontos sobre o paywall é que ele pode impedir, também, o Google de ler seu conteúdo. Desta forma o Google não consegue saber do que se trata para entregar para os usuários quando for relevante para a busca deles.

O uso devido de dados estruturados para informar o funcionamento de Paywall é importante para ajudar o Google a diferenciar este recurso de Cloaking, atividade que fere as políticas anti SPAM do Google.

Monetização com anúncios

Este é outro tema sensível nos sites de notícias. A moderação aqui é a chave entre crescer seu tráfego e a monetização com anúncios, ou fazer com que os anúncios prejudiquem seu posicionamento e façam com que seu site perca posicionamento no Google e, consequentemente, perda de tráfego e receita.

As melhores práticas neste tema são manter a prioridade do conteúdo frente aos anúncios na distribuição destes na interface, marcar adequadamente aqueles anúncios e espaços de conteúdos pagos, evitar pop-ups em excesso ou outras interações de anúncios sobre o conteúdo de forma que prejudique a leitura e interação dos usuários com o conteúdo principal, que é a notícia.

Existem atributos de tecnologia para tratar adequadamente os links dos anúncios, que levam os usuários para fora do site. Atente-se a isso para não prejudicar a permanência dos usuários no seu site, ou ainda diluir a reputação do seu domínio para sites pouco relevantes para o seu negócio.

Conclusão

Como tudo em SEO, existe uma forma certa para cada situação, e se você souber usar sabiamente estes recursos, seu site será potencializado nos resultados do Google e gerará muito tráfego gratuito para o seu negócio.

Tenha profissionais experientes ao seu lado para dar o melhor tratamento para cada situação e nunca se esqueça da premissa mais importante para o Google: Concentre-se no usuário e todo o resto virá.

Anderson Fagundes
Atua com SEO e Google Analytics desde 2010 e atualmente é CCO na Web Estratégica. Possui formação em Publicidade pela PUC-RS e especialização em Design Estratégico pela Unisinos. Foi co-fundador da Lume, agência gaúcha responsável pela estratégia e execução de SEO em grandes marcas regionais e nacionais.
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