Como ter resultados de SEO no timing certo para sua campanha

29/10/2021

Uma das maiores falhas, quando se trata de otimização de páginas, produção de conteúdo e consequentemente, de resultados de SEO, é o timing da campanha estar errado. Afinal, horas de pesquisa, elaboração de estratégias, reunião com os times e filas de aprovações não terão efeito se um conteúdo, ou anúncio chegarem fora de hora para os consumidores. 

Campanhas perfeitas já tiveram uma performance ruim apenas por terem ido para o ar muito perto de seu lançamento. Um conteúdo pode ter deixado de aproveitar uma onda viral ou – o mais comum e um dos erros mais graves – o SEO pode não ter sido atualizado a tempo de fazer efeito.

O timing certo (ou errado) vai afetar diretamente seus resultados de performance, por isso a importância de estar atento a alguns tópicos e colocar alertas para não deixar nenhuma tarefa simples prejudicar o resultado final.

Tipicamente SEO é um trabalho recorrente, mas é cada vez mais necessário alinhar as estratégias de SEO com as campanhas de anúncios, redes sociais, e-mail marketing e outros pontos de contato com leads e clientes.

Entenda mais sobre o cenário de SEO no timing certo, como trabalhar para que isso aconteça e quais os impactos do SEO nesse sucesso no artigo abaixo:

Campanha fora do timing não traz resultado

Timing é tudo! Lançar um produto ou um conteúdo sem que ninguém esteja procurando no momento pode fazer com que sua campanha digital seja um fracasso. em alguns casos, os consumidores nem sabem que precisam ou até mesmo já passaram da fase de utilizar o que você oferece.

Como exemplo de timing errado, é possível citar o caso de algumas startups que, apesar de serem orientadas por dados, inovação e tecnologia, tem equipes diminutas ou pouco investimento, o que faz com que um produto, a princípio inédito, chegue ao mercado depois do concorrente ou até mesmo já seja considerado obsoleto antes da etapa de lançamento oficial.

Segundo uma pesquisa feita pela CB Insights, publicada em 2021, cerca de 10% das startups falham pelo fato de seu produto ter sido mal “cronometrado”. E, mesmo que o produto seja totalmente direcionado para a sua persona, atendendo a todos os quesitos, sem o timing certo ele não será acessível.

Confira abaixo algumas dicas e esteja sempre na hora e no lugar certo para seus consumidores:

Como não perder o timing das campanhas digitais?

A maioria dos passos para ter uma campanha de sucesso com o timing certo são simples – e por isso mesmo muitas vezes são deixados de lado, seja tirando prioridade das atividades no dia a dia ou até mesmo por uma falha básica de cronograma.

Mapeie datas importantes para encontrar o momento perfeito

A primeira tarefa, neste caso, é criar um calendário adicionando todas as datas relevantes para o seu negócio, considerando datas comerciais, datas comemorativas específicas do segmento de sua empresa, previsões de lançamentos de produtos e outros eventos internos. 

O time de marketing normalmente já terá muitos desses dados, sendo um grande aliado das equipes de SEO, avisando e adicionando demandas importantes ao longo do ano.

Outro motivo relevante da integração desses dois times é que o marketing executa com frequência pesquisas, análises e testes com os consumidores, conseguindo alimentar a base de dados para que o time de SEO crie campanhas e traga resultados mais eficazes.

Saber apenas o volume de palavra-chave não é o suficiente

Muitos times de SEO focam apenas no volume de busca da palavra-chave para tomar uma decisão, o que é um dado incompleto quando analisamos o contexto geral. 

Além de saber se um produto está sendo procurado ou não, é importante entender quando as buscas são feitas. Algumas ferramentas, como o SEMrush e o Google Trends, mostram um gráfico de tendência de busca, em que é possível identificar picos de procura ou queda de demanda.

Com essa informação em mãos, é possível entender quando a procura começa, e, dessa forma, montar o cronograma de SEO para que esteja tudo pronto semanas antes do pico. A antecedência garante que sua página ou site já estejam em sua melhor performance para receber os acessos.

O timing certo tem a ver com a Persona, e não com sua empresa

Não é difícil encontrar empresas que ainda criam cronogramas de lançamentos, pautas de conteúdos e planejamento de marca sem considerar dados e informações de mercado.

Seguir tendências passageiras e olhar apenas para a concorrência são alguns dos principais erros nesse sentido. Acertar o timing é oferecer a resposta ideal, no momento em que as pessoas estão procurando por aquela informação.

Tudo isso começa com um estudo aprofundado de persona, jornada do consumidor e funil de vendas. Por mais que esses tópicos tenham sido constantemente abordados nos últimos anos, frequentemente são pautados de forma errada ou amadora. A análise correta da persona, bem como sua jornada, fará seu time ter bons resultados de SEO e performance de sucesso para a sua empresa.

Campanhas digitais normalmente contam com o chamado pré-lançamento, período no qual a empresa estimula o interesse e a curiosidade do consumidor para o próximo produto a ser lançado. 

Nesta etapa, também deverão ser analisados os comentários e até mesmo o clima da expectativa pelo produto. Com essas informações em mãos, é possível ajustar e definir os detalhes finais da estratégia de SEO e da produção de conteúdo.

Após o lançamento, a coleta de dados continua, entendendo como o produto foi percebido pelo mercado, de que forma e em quais momentos as pessoas estão realizando as buscas. Essas informações oferecem insights para produção de conteúdo, otimização da estratégia a longo prazo e melhorias para os resultados de SEO, consequentemente aumentando as vendas.

Dados, testes, execuções e decisões formam um ciclo essencial para qualquer time de SEO.

Sem SEO, o timing não acontece

Já ficou claro que um time de SEO orientado apenas com informação de volume de busca não atingirá os melhores resultados. Existem vários fatores que envolvem um bom rankeamento no Google e que estão diretamente relacionados ao timing correto para uma campanha. 

Começando pelas informações técnicas que envolvem o SEO podemos citar as alterações que precisam ser feitas para o Google, que atualiza frequentemente seu algoritmo e os critérios para um site ser considerado bom ou ruim para o usuário.

Em 2021, por exemplo, a implementação do Core Web Vitals fez com que muitas empresas tivessem que correr para adequar-se às novas diretrizes, tendo agora o foco 100% direcionado à experiência do usuário.

Além disso, olhar os itens de SEO Difficulty faz toda a diferença na hora de selecionar as palavras-chave, colaborando para que seu site atinja melhores resultados de forma mais estratégica e orgânica.

Agora, falando de estratégia de conteúdo, além da criação de novos materiais, outro fator que impacta consideravelmente o resultado é a otimização dos textos. Muitas vezes deixada de lado, a revisão de conteúdo com base em SEO é uma ótima opção para orçamentos mais enxutos e melhora a performance dos resultados.

Ao adicionar tópicos e novas palavras-chave, além de atualizar o contexto do conteúdo, a página ganha relevância e aumenta as chances de subir posições de rankeamento.

É possível ter resultados de SEO o ano todo

Resultados de SEO são sim considerados um investimento de longo prazo. Mas, com um bom cronograma e planejamento, é possível colher ótimos números no decorrer do ano, já que as atualizações sempre estarão acontecendo, pensadas para chegar no consumidor na hora e no lugar certos.

Acertar o timing é fundamental para promover bons resultados para as campanhas de marketing. O momento perfeito influencia consideravelmente nas vendas obtidas no período. Alinhar o timing das ações com a otimização dos conteúdos e acompanhamento frequente de possíveis melhorias técnicas, fazem parte de utilizar o SEO a favor de um bom planejamento de marketing. 

Fatores de SEO on-page e off-page, por exemplo, são alguns dos principais indicadores que podem aproximar ou afastar o seu e-commerce da melhor solução de resposta para a busca realizada pelo usuário. Afinal, aquele que melhor soluciona o problema das pessoas tende a ganhar mais relevância nos buscadores.

Para solicitar a estratégia de SEO adequada para a sua empresa e acertar o timing das próximas campanhas, entre em contato conosco!

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.