Dicas de SEO para Wireframe de site e blog

23/01/2023

A usabilidade é um dos principais fatores que levam as pessoas a desistirem de sites ainda na primeira página. Dentre muitas causas, ignorar ou não planejar de forma estratégica a criação do wireframe contribui para o enfraquecimento das páginas web. Esse recurso faz parte de um dos estágios iniciais de criação e contém as estruturas do projeto.

Em 2021, segundo pesquisa da Statista, o total de sites registrados chegou a 1.88 bilhões. Esse número revela um mercado competitivo em que a atenção é a principal moeda. Boa parte desses sites não aparecem nas primeiras páginas do Google e nem chegam aos usuários por falta de conhecimento especializado. 

Entre tantas opções da rede, a experiência do usuário é o grande diferencial. A estrutura do domínio deve ser intuitiva, agradável e relevante. Por isso, investir na prevenção e resolução de problemas técnicos deve fazer parte do dia a dia de um e-commerce ou serviço digital. 

Neste artigo, veja na prática como o uso de wireframes beneficia o processo de criação de páginas web e a implementação de estratégias de SEO, além de permitir que os conteúdos sejam criados de acordo com a estrutura física da página, aumentando seu poder de conversão. Boa leitura!

O que é wireframe?

O wireframe é a base para a construção de páginas web e aplicativos, ilustrando de forma simples como a interface ficará e onde cada elemento será colocado.

Seu objetivo não é mostrar o resultado final, mas apresentar a disposição dos elementos na tela e facilitar o entendimento, a comunicação e a documentação de tudo o que precisa ser feito.

Por ser um elemento de prototipagem com menor fidelidade, se comparado ao layout final das páginas, é monocromático, não tem foto e, em alguns casos, não inclui texto.

O wireframe vai muito além de um rascunho inicial do que precisa ser desenvolvido. Ele é uma etapa do processo de criação que ajuda na definição da hierarquia de conteúdo e navegação, sendo um elemento fundamental no processo de arquitetura da informação.

Por conter os elementos e as estruturas de navegação, facilita a visualização do que é texto estático e do que possui alguma ação, como botões e links. Esses elementos formam a base para que a equipe de desenvolvimento e UX (User Experience, ou, em tradução, Experiência do usuário) crie um plano de ação eficaz. 

3 componentes essenciais do wireframe

Muito mais que simples rabiscos, wireframes possuem informações e componentes relevantes para o processo, como:

  1. arquitetura de informação: organização do conteúdo e componentes visuais para garantir uma experiência de usuário agradável;
  2. estrutura de navegação: elementos que conduzirão o usuário através dos conteúdos e das páginas;
  3. projeto de layout: esboço dos elementos visuais para orientar o design final.

Wireframes e Growth Hacking

Em empresas que adotam a cultura growth, o uso de wireframes se torna uma ferramenta fundamental para testar hipóteses e experimentos sem a necessidade de gerar retrabalho depois que o design final está pronto.

Na cultura do Growth Hacking, um dos processos mais essenciais são os testes A/B. Isso porque, quando criados com um nível mais elevado de fidelidade e navegação ativa, permitem organizar grupos de usuários que vão gerar feedbacks valiosos para perceber pontos de fraqueza e possíveis melhorias antes da criação do layout final.

Vantagens do wireframe

Investir no desenvolvimento do wireframe é uma forma de desenvolver interfaces com mais qualidade, já que o nível de detalhamento facilita o trabalho dos profissionais de criação. Essa etapa inicial permite ganhar tempo e visualizar, mesmo que de forma mais estrutural, caminhos e estratégias para o desenvolvimento final.

A metodologia traz vantagens técnicas e financeiras que, no final do processo, farão diferença nos resultados e no ROI.

Veja algumas das vantagens que o uso de wireframes proporciona:

  •  é o primeiro produto do resultado de pesquisas que conecta o que se tem com o usuário;
  • é a base para considerar mudanças no protótipo sem gerar retrabalho na fase final;
  • facilita o alinhamento com a equipe e o cliente;
  • promove o desenvolvimento de variações de layout para realização de testes;
  • evita atrasos e gastos inesperados.

Essas são apenas algumas das vantagens no uso de wireframes, e o melhor de tudo é que  você não precisa de conhecimentos técnicos de programação ou ferramentas elaboradas. Em sua versão mais simples, o wireframe pode surgir da junção das ideias, apenas com lápis e papel.

Como montar um wireframe?

A montagem do wireframe é uma etapa do processo de criação que deve ser feita levando em consideração todas as informações do briefing e da estratégia definida e aprovada.

Para montá-lo, você pode optar por técnicas manuais e clássicas, como o desenho em papel e caneta, ou ferramentas de design que possibilitam adaptar protótipos e começar a elaboração das primeiras telas do site ou blog.

Conheça os tipos de wireframes

Os wireframes são diferentes e, em geral, são classificados em 3 tipos principais. Veja a seguir.  

Wireframe de baixa fidelidade

O wireframe de baixa fidelidade, também conhecido como rabiscoframe, geralmente é o primeiro esboço das telas. Feito à mão e usando papel e caneta, traduz as ideias da equipe e é o ponto de partida para o desenvolvimento da arquitetura de informação e navegação do site ou blog.

wireframe de baixa fidelidade: mãos apontando e organizando esquema desenhado (rabiscoframe) mobile.
Exemplo de wireframe de baixa fidelidade.

Wireframe de média fidelidade

Também conhecido como wireframe anotado, ele tem uma visão mais aproximada do resultado final e é desenvolvido com o apoio de softwares de design, para que o resultado final tenha uma qualidade melhor de apresentação e possa servir, inclusive, para a realização de testes iniciais.

wireframe de média fidelidade: pessoa utilizando tablet e caneta digital para a produção de wireframe anotado
Exemplo de wireframe de média fidelidade

Wireframe de alta fidelidade

O tipo de wireframe mais próximo do resultado final. Com ele, é possível explorar mais dos recursos visuais e implementar estruturas de navegação para possibilitar testes apurados, validando o posicionamento de links e até mesmo questões de SEO técnico.

wireframe de alta qualidade: notebook aberto em wireframe mobile
Exemplo de wireframe de alta fidelidade

Não há uma regra geral sobre esses tipos de wireframes. Você pode escolher o que mais se encaixe em seu planejamento ou até mesmo combinar diferentes tipos. O objetivo é entregar para a equipe de design o máximo de informações possíveis, garantindo um resultado final de qualidade.

Softwares para criar wireframe

Além do papel e da caneta, existem softwares que possibilitam a criação de wireframe otimizando o processo e adicionando a navegação com mais realismo. Veja alguns deles:

Esses softwares estão disponíveis em versões gratuitas e pagas. Considere o investimento e as funcionalidades necessárias para o projeto em que sua equipe está trabalhando.

Dicas para criar um wireframe

Tendo conhecimento sobre os tipos de wireframe e quais ferramentas tecnológicas considerar na hora de criá-los, veja um passo a passo de como começar agora mesmo:

  • faça um briefing: é no briefing que você identifica os pontos principais e relevantes do projeto e tem seu ponto de partida;
  • conheça o fluxo do usuário: por ser a base da experiência do usuário, é importante saber quais são os objetivos a serem alcançados, qual o público-alvo, o que eles precisam ver logo que a tela carregar, etc;
  • faça um rabiscoframe: esse tipo de wireframe é ideal para organizar as ideias junto com o cliente ou a equipe, permitindo um debate sem a necessidade de alcançar a perfeição;
  • se inspire: busque referências com base no briefing e no fluxo do usuário, elas ajudarão a encontrar uma maneira única de apresentar as informações no wireframe;
  • não abra mão da arquitetura de informação e navegação: além de serem fundamentais para a experiência do usuário, elas são um ponto-chave para o SEO.

Além desses passos, busque diálogo com os diversos setores da equipe e, principalmente, com os próprios usuários. Invista em pesquisa e aplique a escuta ativa, de modo a possibilitar a melhor experiência e navegabilidade. Veja, a seguir, como otimizar wireframes com SEO.

Wireframe para web e SEO

A construção do wireframe é uma das etapas da criação de páginas web. Considerando que essas páginas precisarão de boas posições nos mecanismos de busca, comece a pensar em estratégias de SEO técnico, colocando-as em prática ainda nas etapas iniciais do projeto.

O SEO técnico é uma parte do SEO on page. Mais abrangente, envolve o conteúdo e lida com o que está no backend, ou seja, por trás do design, nos códigos e na arquitetura de informação. Quando bem executada, permite que as páginas se tornem mais rápidas, compreensíveis, rastreáveis e indexáveis. Sem isso, o restante do SEO não funcionará.

A implementação das técnicas de SEO nas páginas é fundamental, principalmente porque o Google considera esses aspectos na hora do rankeamento.

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Core Web Vitals (CWV)

Buscando entregar os melhores conteúdos para o público, o Google criou o Core Web Vitals (CWV), um conjunto de métricas para mensurar a experiência do usuário em um site.

Através do CWV, são avaliados 3 pilares: velocidade, interatividade e estabilidade. Quanto melhor for a avaliação em cada pilar, mais chance uma página terá de ser bem rankeada.

Esses pilares podem – e devem – ser trabalhados já na construção do wireframe, pois eles envolvem o tamanho da página, o tempo de carregamento e a interatividade. Aprenda mais sobre os CWV e a importância de integrar as métricas de qualidade no artigo Tudo sobre Core Web Vitals, desenvolvido pelo time da Web Estratégica.

Google EAT

As análises do Google vão além dos três pilares, pois contam com outros fatores avaliativos, complementares à parte técnica, como qualidade das informações do conteúdo, ortografia, autoridade e relevância.

Esses fatores fazem parte do Google EAT, método criado para analisar conhecimento sobre o assunto (expertise), autoridade (authority) e confiabilidade (trustworthiness).

Para ter uma boa pontuação no EAT, é preciso focar na entrega de um conteúdo de qualidade e útil, ter autores especialistas, força de mercado da marca e um design que permita uma experiência do usuário de qualidade.

Esses pontos nascem de um planejamento integrado com a equipe de conteúdo, que, além de pensar a estrutura textual no site, atua de forma mais direta sobre o texto, verificando elementos de linguagem, aplicando otimizações, investindo em revisão de texto e adequação à persona.

Agora, veja os principais pontos que devem ser trabalhados na criação de wireframes.

Hierarquia

Dentro de um site ou blog, existem 3 hierarquias que devem ser trabalhadas e que influenciam nos resultados de SEO: páginas, navegação, títulos.

Hierarquia de páginas

É a responsável pela organização do conteúdo. “Cada página ou camada de um site deve ser vista como um capítulo de novela: sua informação precisa atender às expectativas do usuário e provocar seu interesse em continuar a navegação.” (RODRIGUES; BRUNO, 2014 p. 15).

A hierarquia de páginas afeta diretamente a navegação e inteligibilidade. Para ajudar a visualizar, podemos imaginar que as páginas existem em camadas: 

  • a primeira camada é a de apresentação e serve como uma vitrine para exposição de conteúdos e informações;
  • a segunda camada é mais genérica, apresenta aos visitantes os pontos principais do assunto;
  • a terceira camada traz o detalhamento da informação ou do conteúdo.

Hierarquia de navegação

Está diretamente ligada à hierarquia de navegação e deve proporcionar uma boa experiência para o usuário, uma vez que é através da navegação que os mecanismos de buscas identificam a relevância das páginas para os usuários.

A hierarquia de navegação não se resume apenas ao menu, mas a todos os links inseridos no corpo da página, sejam em títulos, imagens ou em botões.

Hierarquia de títulos

A hierarquia de títulos é um dos fatores mais relevantes para o SEO on page e ajuda usuários e mecanismos de busca a fazerem uma leitura geral do conteúdo, chamada de leitura dinâmica.

Quanto mais bem estruturados forem os títulos, respeitando a hierarquia (h1, h2, h3…), mais legível e organizada será a página.

Design responsivo

O design responsivo deixou de ser facultativo e passou a ser obrigatório em uma boa estratégia de criação. Principalmente pelo fato dos mecanismos de busca considerarem a experiência mobile como fator de alta relevância para o ranqueamento de páginas.

Não basta apenas uma reorganização dos elementos com base no tamanho de tela. É preciso pensar no tamanho dos elementos, tanto visuais quanto textuais, a disposição deles para uma melhor navegação e, principalmente, o tamanho do conteúdo.

Nesse aspecto, o pensamento mobile first é um diferencial, pois coloca o foco no desenvolvimento: primeiro, para dispositivos móveis, criando uma experiência de qualidade; depois, nos dispositivos de telas maiores.

Copy

Palavras claras e persuasivas são capazes de gerar conversões, fortalecer o diálogo com o público e aumentar a taxa de retenção. Os textos fazem parte do trabalho de UX em sua amplitude de áreas específicas, considerando aspectos do design e UX Writing. 

No ambiente virtual, tudo é planejado e os menores detalhes podem gerar grandes impactos. Um olhar cuidadoso para a escrita considera tanto textos grandes como pequenas frases de pop-ups, chatbots e botões.

Ainda assim, o melhor e mais bem escrito texto não terá grande engajamento se não puder ser encontrado. Por isso, insira palavras-chave de modo natural e mantenha o monitoramento dos assuntos mais procurados pelos usuários e explorados pela concorrência.

O wireframe de uma página é o esqueleto para a inserção do conteúdo. Saber o tamanho disponível e o posicionamento exato de cada item é essencial para que a equipe de redação possa desenvolver os textos adequados.

Uma forma eficiente de escrever para uma experiência de qualidade é trabalhando para entender as preocupações, necessidades e vocabulário do público que visitará as páginas.

Hierarquia, design responsivo e copy devem estar presentes em todo projeto de páginas web, seja para blog, site institucional ou e-commerce. Cada página tem suas particularidades. Veja as informações sobre SEO e wireframe dos principais tipos de página utilizados.

SEO Wireframe para página inicial

A página inicial é a vitrine de todo site ou blog, mas nem sempre será possível focar tanto no SEO. Às vezes é mais eficiente dar espaço para a taxa de conversão e deixar o SEO como coadjuvante.

Cada site opta por apresentar uma página inicial única que, entre outros pontos, deve conter as informações mais importantes e relevantes ao público, garantindo rapidez. Essa é uma forma de convidar o usuário a seguir no seu site, avançando em mais etapas de sua jornada rumo à conversão. 

Alguns elementos centrais para essa primeira camada de uma página web estão listados a seguir. Veja:

  • navegação clara, objetiva e hierarquizada;
  • cabeçalhos hierarquizados;
  • conteúdos do blog;
  • serviços;
  • perguntas frequentes (FAQs);
  • informações de contato;
  • CTAs.

Algumas páginas iniciais contam ainda com pop-ups, muito utilizados para captação de leads ou para convidar o usuário a visitar uma página específica. Nesse caso, é preciso que os pop-ups sejam amigáveis e não afetem a usabilidade e navegabilidade do site, seja no computador ou no celular.

SEO Wireframe para artigos de blog

As páginas de leitura de artigos de blog tendem a ser o local onde os usuários passarão mais tempo, principalmente se o conteúdo for de qualidade. Para que haja retenção, é preciso que a estrutura da página ofereça uma boa experiência, convidando à leitura.

Alguns elementos que devem fazer parte da sua estrutura são:

  • títulos hierarquizados;
  • links internos e externos;
  • assinatura;
  • conteúdo mesclando texto, imagens e vídeos;
  • botões de compartilhamento;
  • CTAs;
  • perguntas frequentes (FAQs).

O conteúdo de texto é a maior parte da página. Ele precisa estar otimizado para SEO, e isso não diz respeito apenas ao uso de palavras-chave principal e secundárias, mas à estrutura da página como um todo.

O aconselhável é ir além das 1000 palavras e otimizar os textos âncoras, favorecendo assim a leitura por parte dos mecanismos de busca. Faça uso consistente das palavras-chave, mantendo o texto natural e de fácil leitura.

Essa é uma das páginas que precisa ter a melhor escaneabilidade possível, pois o usuário vai entrar e passar o olho em busca da informação que procura. Para facilitar esse procedimento, mantenha a hierarquia de títulos. 

Uma opção é adicionar um sumário no início do conteúdo. No entanto, a depender do tipo de página e texto, manter a atenção do leitor é um fator importante e isso depende de guiá-lo por meio de todo o artigo, através de ganchos e estratégias de escrita persuasiva.

As perguntas frequentes são uma excelente ferramenta de apoio. Elas trazem informações relevantes e podem potencializar o processo de educação do público quanto a produtos, serviços e até mesmo ao conteúdo em si.

Saber como aumentar as vendas com criação de conteúdo é fundamental para poder explorar os recursos que as páginas oferecerão. Essa expertise, quando somada ao SEO, UX e wireframes, levará, sem dúvidas, aos melhores resultados.

SEO Wireframe para página de serviço

A página de serviço entra na terceira camada da hierarquia de páginas, pois ela contém informações mais aprofundadas e detalhadas sobre cada serviço.

É aqui que o usuário terá as informações que o ajudarão a decidir pela aquisição do serviço. Por isso, é muito importante que, na criação do wireframe, sejam definidas as informações mais relevantes e a ordem com que serão colocadas.

Uma das informações que não pode faltar são as provas sociais. Elas ajudam a comprovar a qualidade e vantagens do serviço, fortalecendo o interesse.

Para fazer uma boa página de serviço, inclua os itens a seguir:

  •  cabeçalho de destaque com títulos em dois níveis (H1 e H2);
  • depoimento de clientes;
  • descrição detalhada do serviço, explorando principalmente os benefícios e as vantagens que ele gera para quem contrata;
  • formulário para que o usuário possa entrar em contato e saber mais sobre o serviço, caso ainda tenha alguma dúvida, ou para contratá-lo.

SEO Wireframe para página de produto

O e-commerce tem crescido ano após ano e as páginas de produto influenciam diretamente nesse crescimento, já que são a fonte do maior número de informações sobre um produto e o principal ponto para aquisição.

Possui o maior volume de informações e por isso a criação do wireframe é indispensável quando se está trabalhando no layout para um e-commerce.

Organizar as informações do produto, principalmente tamanhos, cores e características, ajuda os usuários a enxergarem com mais clareza, assim como também facilita o trabalho dos buscadores que identificam aquele domínio como conteúdo relevante e de qualidade.

Considere alguns elementos indispensáveis para boas páginas de produto, como:

  • breadcrumbs;
  • cabeçalhos hierarquizados;
  • caixa de busca;
  • descrição curta do produto;
  •  imagens;
  • informações do produto;
  • logo da marca;
  • perguntas frequentes;
  • avaliações de usuários;
  • conteúdos de apoio e suporte.

Entre os elementos citados, vale destacar o breadcrumb. Entenda:

Breadcrumb

O breadcrumb, ou migalhas de pão, é um elemento que mostra o caminho da home até a página onde o usuário está, facilitando a navegação. Principalmente quando o usuário quer voltar para a camada anterior de conteúdo.

Segundo Steve Krug (2014, p. 78), existem 3 práticas que devem ser implementadas quando houver o uso de breadcrumbs:

  • 1. Coloque os breadcrumbs no topo;
  • 2. Utilize o sinal “>” entre níveis;
  • 3. Coloque o último nível em negrito.

Essas práticas vão tornar os breadcrumbs mais agradáveis e padronizados, facilitando a navegação e usabilidade da página.

Quanto mais informações você puder colocar, ainda na etapa de wireframe, mais completa será a visão geral do projeto — o que permitirá não só uma otimização da estrutura, mas estratégias assertivas de conteúdo.

Ordem das páginas 

Ao projetar páginas, é comum pensar que as pessoas vão chegar até elas começando pela página inicial e depois seguir os caminhos de navegação que foram traçados de maneira ordenada.

A realidade dos usuários, porém, revela que, na maioria das vezes, chegamos a uma página na segunda ou terceira camada da hierarquia. Um bom planejamento deve considerar uma identificação geral da marca e das estratégias de marketing em todos os níveis, evitando a evasão.

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Do ponto de vista de SEO, o wireframe é um excelente ponto para implementação das estratégias técnicas, já que é o momento de posicionamento dos conteúdos mapeados. Neste conteúdo, você aprendeu mais sobre essa estratégia, quais recursos aplicar e o que é preciso para criar sites de sucesso.

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Jean Vialli
Coordenador de SEO na Web Estratégica. Formado em Publicidade e Propaganda pela FAE Business School. Atua com Marketing Digital e SEO desde 2017, com vivência em projetos internacionais em mais de 10 países. Também faz parte do Time de Experts da Aldeia Coworking, ministrando cursos presenciais de SEO em Curitiba-PR.
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