Blog: potencializando sua estratégia de atração de clientes

Nos últimos 20 anos, a presença e influência dos blogs têm sido inegáveis. Esses canais de comunicação persistem há décadas como uma das mais antigas e eficazes ferramentas online. Ao longo desse percurso, têm se adaptado e evoluído, tanto em formato quanto em utilidade.

O cenário atual revela um impressionante número de 500 milhões de blogs no mundo todo. No Brasil, esse número ultrapassa 5 milhões, consolidando-se como uma potência em publicações nesse formato. Os blogs têm uma presença sólida e em constante expansão.

Descubra como os blogs se tornaram aliados na atração de clientes e um componente fundamental em suas estratégias de marketing digital. Aprofunde-se nesta leitura e aprenda algumas práticas essenciais para potencializar a mensagem da sua marca. 

O que é blog?

Ao contrário de um site que geralmente mantém um conteúdo estático, a característica distintiva de um blog reside em sua constante atualização. Os blogs são, muitas vezes, páginas integradas ao site principal de uma empresa, onde se reúnem informações e novidades pertinentes ao negócio e ao setor. 

Ainda, nesse espaço, pode-se oferecer informações sobre a própria empresa, produtos e serviços que a organização pretende vender, de modo diferente ao que se faz em uma Landing Page ou Página de Produto.

Desse modo, desempenham o papel vital de manter os usuários informados com conteúdos recentes e relevantes.

Originariamente, os blogs surgiram como diários pessoais, onde os próprios usuários compartilhavam seus pensamentos e experiências diárias com amigos. Inicialmente, eram vistos como passatempos, sem a intenção de gerar lucro ou promover empreendimentos. 

Entretanto, com o decorrer do tempo, conquistaram crescente popularidade e as empresas perceberam a oportunidade que essa plataforma oferecia. 

Assim como indivíduos, as empresas começaram a utilizar blogs para expressar suas atividades e perspectivas, estabelecendo uma conexão mais próxima com o público.

Consequentemente, o formato evoluiu para englobar uma diversidade de tópicos, incluindo apresentação de produtos e serviços, resolução de dúvidas, transmissão de novas habilidades e muito mais. 

Um exemplo notável é o ecossistema do WordPress, a plataforma de blogs mais amplamente adotada. Mensalmente, circulam aproximadamente 70 milhões de novas postagens de blog, como são conhecidos os artigos publicados nesse formato.

 

1990sSurgem como “weblogs” pessoais.
2000sPopularização, abrangendo vários temas.
2010sEmpresas adotam para marketing.
2020sAumento de retorno para autoridade, leads e conversões.
HojeEvolução contínua do negócio, aumento de métricas e grande retorno de investimento

Quais os benefícios de ter um blog na sua empresa?

Um blog bem desenvolvido se torna uma ferramenta de excelência para direcionar um maior fluxo de clientes ao site da sua empresa. Nesse contexto, ele reúne diversos benefícios em áreas distintas:

Melhorias em métricas de SEO 

Área responsável por otimizar seu site, conteúdo e URL, de modo a atrair seus clientes em potencial a partir de pesquisas no Google e outros motores de busca. Para obter destaque na SERP, conteúdo de qualidade, boas estratégias de palavras-chave entre outros fatores podem ser reunidos no blog. 

Aqui, o blog é o principal caminho para atrair aumento de tráfego orgânico. Sem custos altos, sem anúncios, e com um melhor ROI (Retorno de Investimento)

Construção de Autoridade de Marca

Ao fornecer ajuda e respostas claras às dúvidas dos usuários, você constrói autoridade de marca, principalmente se oferecer soluções comprovadas e claras, vindas de especialistas na área em questão. 

Inbound Marketing

No âmbito do inbound marketing, o blog também se revela uma ferramenta eficaz para atrair leads à sua marca. Em contraposição aos esforços de marketing direto, nos quais você persegue os clientes com anúncios, o blog adota uma abordagem mais sutil e atrativa. 

Nele, é possível combinar artigos diversos com conteúdos ricos, e-books, vídeos, entre outros, sempre de acordo com o estágio da jornada do usuário e seus objetivos.

 

 

Construção do funil de conteúdo

Um blog estratégico envolve o planejamento de um funil de conteúdo. Isso significa identificar os temas que despertam interesse em seus clientes, levando em consideração seu conhecimento sobre a empresa, produtos e setor.

O funil é dividido em topo, meio e fundo, guiando os leads em potencial em uma jornada que aumenta a conscientização sobre seu negócio e soluções, culminando na conversão.

Outros aspectos importantes para aprimorar um blog

No tópico anterior, vimos como o blog é importante para conseguir uma melhoria significativa em diferentes áreas de importância para qualquer negócio. Tendo em vista o potencial desse canal de comunicação, é preciso entender mais sobre alguns temas complementares que podem aumentar ainda mais seus resultados e conhecimento. Confira alguns conteúdos:

Planejamento estratégico com base em dados

A capacidade do blog de atrair leads é inegável, como evidenciado pelos benefícios anteriormente abordados. Entretanto, criar e otimizar esse canal demanda uma abordagem abrangente, que considere uma série de fatores essenciais. Para um planejamento de blog eficaz, é crucial atentar-se aos seguintes elementos:

Estratégia Focal

  • Definir uma linha editorial clara e alinhada aos objetivos de marketing;
  • Identificar e compreender profundamente a persona do público-alvo;
  • Estabelecer um tom de voz consistente que ressoe com a audiência.

Produção de Conteúdo

  • Criar conteúdo rico e relevante que atenda às necessidades e interesses da persona;
  • Explorar formatos variados, como posts informativos, tutoriais, estudos de caso e vídeos;
  • Manter a consistência nas publicações para manter o público engajado.

Mensuração de Resultados

  • Implementar ferramentas de análise para acompanhar o desempenho do blog;
  • Medir métricas-chave, como tráfego, taxas de conversão e tempo médio na página;
  • Adaptar a estratégia com base nos insights obtidos, otimizando continuamente;
  • Estar atento às atualizações do Google e manter um calendário constante de otimizações e acompanhamento de conteúdos.

 

Todas essas ações são fortemente orientadas por pesquisa e análise de dados. Através dessa abordagem, é possível explorar as diversas possibilidades oferecidas por esse espaço e adaptá-las ao nicho específico do seu segmento.

Vale ressaltar que todos os tipos de negócios, desde grandes indústrias até empresas de varejo, podem se beneficiar de um blog bem elaborado. 

Não há uma área que não possa aproveitar o benefício do blog como uma ferramenta estratégica para envolver, educar e converter o público-alvo. 

O time da Web Estratégica possui uma ampla experiência em vários setores e pode ser seu parceiro de crescimento. Planeje seu blog do zero ou otimize um já existente com base em técnicas comprovadas. Mantenha-se relevante e comece hoje mesmo a impulsionar suas ações de marketing de conteúdo.

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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