Como usar as redes sociais em estratégias de SEO?

12/08/2022

Uma das razões pelas quais as pessoas usam as redes sociais é para encontrar conteúdo. E para as marcas, essas mesmas redes são o lugar ideal para compartilhar conteúdo original, ampliar os de outros canais e se posicionar.

Ao conectar essas duas pontas – público e marca – através do conteúdo e trazer isso para o ponto de vista do marketing digital, vemos que as mídias sociais podem influenciar e impactar positivamente a geração de tráfego orgânico, desde que feito de forma estratégica.

Dessa maneira, não faz mais sentido excluir as redes sociais das estratégias de SEO. Deixá-las de fora é abrir mão da possibilidade de aumentar o volume de tráfego orgânico qualificado, aumentar o ROI e até mesmo reduzir o CAC.

E para te ajudar na conexão das redes sociais com as estratégias de SEO, preparamos esse conteúdo com informações e dicas que você poderá colocar em prática logo ao final da leitura.

SEO e Marketing de Redes Sociais

SEO e Marketing de Redes Sociais, para muitas pessoas, são universos distantes. A verdade é que eles têm se tornado cada vez mais conectados, e quem consegue explorar essa conexão de forma estratégica tem a chance de colher ótimos resultados.

Você pode até estar se perguntando: como SEO tem conexão com as redes sociais se os mecanismos de busca praticamente as ignoram?

Esse questionamento faz algum sentido quando se olha apenas para o mecanismo de busca como uma ferramenta, mas sem a intenção humana eles não são nada. As buscas são feitas por humanos que possuem uma necessidade, que leva à intenção de busca.

As pessoas têm usado as redes sociais como mecanismos de busca, e isso faz com que o uso de estratégias de SEO se estenda para as redes sociais. Não basta mais criar conteúdo e publicar, é preciso que esse conteúdo esteja otimizado e que leve a pessoa a conteúdos no site, blog e até YouTube.

Do lado dos mecanismos de busca, como Google e Bing, que são os principais, cada um tem uma visão e forma de lidar com as redes sociais no que diz respeito à influência no rankeamento das páginas.

Para o Google, as páginas de perfil nas redes sociais são analisadas como qualquer outra, sem maior ou menor relevância, conforme o número de seguidores, mas os links que são publicados no perfil e levam para páginas no site ou blog são considerados e podem ajudar no rankeamento.

Já para o Bing, as páginas de perfil são rankeadas com base na autoridade do perfil, que está diretamente associada ao número de seguidores.

Para o Google, os sinais sociais não são critério de rankeamento, mas o potencial de compartilhamento que as redes sociais possuem que influenciam diretamente no rankeamento nas SERPs.

Precisamos pensar que mecanismos de busca não se resumem apenas a Google, Bing e outros mais que estão na internet. As redes sociais se tornaram grandes fontes de pesquisa.

Cerca de 90% dos consumidores têm mais propensão a visitar o site de uma marca ou comprar seus produtos quando já segue nas redes sociais. Esse efeito é gerado por conta de 3 coisas que as redes sociais proporcionam: autoridade, credibilidade e alcance.

Quanto mais pessoas vêem o conteúdo nas redes sociais e se beneficiam dele, mais credibilidade e autoridade uma marca passa a ter, e isso influencia diretamente na resposta que o público dará ao CTA do conteúdo, que pode levá-lo para uma página no blog, no site ou na loja virtual.

Para que isso aconteça é preciso aplicar estratégias para redes sociais e técnicas de SEO para que os conteúdos sejam encontrados pelo público. Ao fazer isso nas redes sociais, a marca estará trabalhando com mais força para:

•         Se conectar com o público

•         Aumentar o awareness

•         Criar um canal de atendimento eficiente

•         Melhorar as vendas

•         Conquistar novos clientes

•         Fazer benchmarking qualificado

•         Monitorar a concorrência

Com todas as possibilidades de conteúdo que podem ser publicados nas redes sociais, um tipo ainda se destaca e, se feito corretamente, tem um potencial enorme de resultados: o compartilhamento de links.

Compartilhamento de links

As redes sociais não possuem uma contribuição direta para o rankeamento, mas os links compartilhados através delas deixam a marca mais exposta, influenciando o SEO.

Em redes sociais, como LinkedIn, Facebook e Pinterest, os links são conteúdos interativos que podem ser clicados pelos usuários. Já no Instagram, não é possível clicar em um link, exceto o da bio. Seja qual for a rede social, o compartilhamento de links tem um papel muito importante para a estratégia de marketing e traz benefícios como:

•         Aumento da vida útil dos posts

•         Melhora da visibilidade e oportunidades de link building

•         Aumento do alcance do conteúdo

•         Melhora do reconhecimento e da autoridade da marca

•         Melhora da reputação da marca

•         Ajuda na otimização de pesquisa

Quando um link é compartilhado nas redes sociais, o objetivo é que ele seja clicado, e quanto maior o CTR, melhor tende a ser o rankeamento das páginas. E esse é um dos resultados mais importantes que as redes sociais e o SEO buscam alcançar.

Redes sociais: o que é essencial

As redes sociais continuarão ganhando força com o passar dos ano, e mesmo com as atualizações de algoritmos e toda a concorrência, uma coisa não mudará: elas serão sempre um potencial gerador de tráfego para sites, blog e lojas virtuais.

Mas para que esse tráfego aconteça, é preciso uma estratégia de marketing de conteúdo que envolva tanto as redes sociais quanto os canais próprios da marca, de modo que haja uma integração e comunicação entre eles e entre os conteúdos publicados.

Com uma estratégia bem definida, tanto o uso das práticas de SEO quanto a definição dos tipos e formatos de conteúdo serão feitos com mais assertividade, aumentando as chances de resultado e facilitando a análise das métricas e KPIs.

Ao construir a estratégia, é importante considerar os variados tipos de conteúdo que podem ser publicados nas redes sociais, além de avaliar quais são as redes mais adequadas para a marca estar presente – dessa forma, você otimiza tempo e recurso.

Tipos de conteúdo que influenciam o SEO nas redes sociais

Como já foi visto, as redes sociais não possuem uma relação direta com o SEO, mas influenciam e ajudam muito nos resultados, e explorar os tipos de conteúdos certos proporcionará bons resultados.

Vídeos legendados

Os vídeos ganham cada vez mais espaço dentro das redes sociais ao longo dos anos, e quando estão legendados, a tendência é que as pessoas passem mais tempo assistindo. Isso acontece porque a legenda torna o vídeo mais acessível.

No Facebook, 85% dos usuários assistem aos vídeos sem o som, ou seja, a legenda se torna indispensável para reter a atenção desse público. Olhando para o cenário de pessoas com deficiência auditiva, no Brasil temos mais de 10 milhões de pessoas nessa situação, e para que elas possam consumir esse tipo de conteúdo, é preciso de legenda.

Esses números mostram que os vídeos legendados vão muito além do SEO, pois corresponde a usabilidade e acessibilidade, e marcas que prezam por isso ganham relevância.

Stories

Os stories são um dos formatos de conteúdo que mais atrai o público, e com o seu crescimento e sua evolução, ganharam mais evidência nas redes sociais do que as publicações no feed. Mas os stories não são um formato exclusivo das redes sociais, e até o Google investiu no formato, tanto para pesquisas quanto no YouTube.

O Google implementou os Web Stories com um formato semelhante ao do Instagram, mas que são exibidos no aplicativo do Google para celular e nos resultados de busca.

Vistos como conteúdo indexável, os Web Stories estão ganhando espaço dentro das estratégias de SEO tanto quanto os stories das redes sociais.

Postagens interativas

Interagir com o público é fundamental na construção de relacionamentos, e entender as necessidades e os desejos do público  possibilita a criação de conteúdos para blog cada vez mais direcionados e com potencial de gerar resultados.

Enquetes, caixinhas de perguntas, posts com chamada direta para responder nos comentários, enfim, tudo que envolve a interação com o público pode ser considerado conteúdo interativo.

Infográficos

Quando o assunto é descomplicar um conjunto de informações, os infográficos são uma excelente opção, pois combinam texto e imagem de forma visual e, em alguns casos, interativa, tornando o consumo do conteúdo agradável e menos cansativo.

Como as redes sociais possuem um tamanho limitado para a imagem, nem sempre é possível ter uma visualização de qualidade, mas isso pode ser facilmente resolvido compartilhando uma imagem ilustrativa com um link que leve para o arquivo original, facilitando a visualização em dispositivos móveis e gerando tráfego orgânico para o site ou blog. Os infográficos também são um formato de conteúdo muito útil para a captação de leads.

Linkagem de conteúdo externo

Compartilhar conteúdos externos em algumas redes sociais é uma excelente forma de gerar tráfego orgânico. Além disso, é um formato de conteúdo com alto poder de compartilhamento.

Nas redes sociais, onde os links compartilhados não são clicáveis, uma forma de fazer isso é direcionando o usuário para o link da bio ou então utilizando algum encurtador de URL.

Conteúdo promocional

Conteúdos promocionais são um atrativo, afinal de contas, uma boa parte do público das redes sociais gosta de um sorteio ou promoção.

Explorar esse formato dentro da estratégia é muito benéfico tanto para o engajamento quanto para o SEO, pois se combinado com links externos, podem aumentar o tráfego orgânico e mostrar para os buscadores que o conteúdo da página é relevante.

Podcasts

O podcast é um formato poderoso para promover marcas na internet, e em algumas estratégias de marketing ele assume o papel principal.

Cada vez mais as pessoas usam o celular e querem o conteúdo na palma da mão, e os podcasts proporcionam isso, pois podem ser ouvidos no carro, na academia, enquanto arruma a casa, enfim, é possível ouvir a qualquer hora e em qualquer lugar.

Com tanto formatos de conteúdo disponíveis, as redes sociais se tornaram um excelente canal para potencializar o SEO, ajudando a:

•         Fortalecer o compartilhamento de conteúdo

•         Aumentar a vida útil do conteúdo compartilhado

•         Dar mais visibilidade para a marca no ambiente on-line

•         Impulsionar o SEO Off Page

O público é o responsável por amplificar a distribuição do conteúdo nas redes sociais, por isso é importante que o conteúdo seja de qualidade e esteja alinhado com as necessidades dele, independente do formato.

Práticas de redes sociais que podem melhorar o SEO

Agora que você já tem uma visão mais ampla de como SEO e redes sociais podem, e devem, andar lado a lado na sua estratégia, é hora de conhecer algumas práticas de redes sociais que podem melhorar bastante os resultados de SEO.

Conteúdos compartilháveis e de qualidade

Quando um post viraliza nas redes sociais, ele tende a gerar mais tráfego, mas para isso acontecer, o conteúdo precisa ser de qualidade e útil para o público, independente do formato.

Otimização do perfil

Um perfil otimizado transmite mais confiança e demonstra mais autoridade para o público. Para ter um perfil aprimorado, os  títulos e descrições devem ser claros e objetivos, as imagens de perfil devem ser de qualidade e que transmitam profissionalismo.

Investir em relacionamentos e conversas

O público quer mais do que conteúdo, ele quer atenção. Quando uma marca investe em conteúdos interativos e abre espaço para um relacionamento mais direto com o público, iniciando conversas via Stories ou por DM, ela se aproxima do público e gera mais confiança.

Analisar resultados de marketing

Sua estratégia pode estar muito bem definida e estar sendo executada pelos melhores profissionais, mas é preciso avaliar periodicamente os resultados para garantir que tudo está saindo como o planejado, a fim de ajustar o que não estiver funcionando.

Conte histórias

Seth Godin disse certa vez que “todo profissional de marketing conta uma história. E se ele faz direito, nós acreditamos”. 

Use o storytelling para desenvolver histórias criativas e autênticas, capazes de emocionar o público e inspirá-los a agir, ou melhor, executar o CTA do conteúdo.

Além dessas práticas descritas acima, você também pode explorar outros pontos como:

•         Conquistar cada vez mais seguidores

•         Otimizar o conteúdo para buscas

•         Criar conteúdo útil, de qualidade e autêntico

•         Explorar os formatos de conteúdo mais relevantes para cada rede sociais

•         Usar as hashtags adequadas

•         Usar botões de compartilhamento social no site e blog

Melhores redes sociais para SEO

Embora SEO se conecte com as redes sociais, nem todas possuem recursos que possibilitam resultados maiores e ações mais diretas, como compartilhamento de links clicáveis, por exemplo.

Sendo assim, listamos as melhores redes sociais para SEO levando em conta, além de tudo o que já foi falado neste artigo, a possibilidade de compartilhar conteúdo externo com link clicável.

Linkedin

O LinkedIn é uma rede social em que a maioria absoluta do público e do conteúdo é profissional. E por ter essas características, é o foco do marketing de conteúdo de 94% dos profissionais de marketing B2B, pois é uma excelente fonte para geração de leads qualificados.

Mas ela não se resume ao marketing apenas para empresas. Muitos profissionais constroem estratégias de marketing pessoal para o LinkedIn com o objetivo de conseguir melhores oportunidades de trabalho.

Twitter

Há anos o Twitter é uma das principais fontes de compartilhamento de informação e links. Ele chega a receber cerca de 2 bilhões de consultas de pesquisa por dia e são publicados aproximadamente 656 milhões de tweets diariamente.

Esses números mostram que ele é uma rede social com grande poder para gerar tráfego orgânico e viralizar conteúdo, desde que haja uma estratégia de marketing.

Pinterest

A rede social favorita para quem busca inspiração. Sua combinação de imagens, textos e links clicáveis são uma grande oportunidade para gerar tráfego orgânico qualificado.

Uma imagem de qualidade com uma boa descrição, explorando as palavras-chave adequadas, pode potencializar os clicks e a geração de tráfego.

Medium

Um dos sites para publicação de conteúdo em que mais da metade do tráfego que recebe é orgânico. Isso aumenta sua autoridade e influência no rankeamento das páginas e no alcance mais amplo de público, mas para ajudar na performance de SEO, é indicado trabalhar com o próprio blog do site. 

Quora

No Quora, o objetivo do conteúdo é responder dúvidas e perguntas do público, o que dá a ele um ótimo potencial para gerar tráfego qualificado.

Conteúdos bem alinhados com a intenção de pesquisa do usuário, quando publicados no Quora, se tornam fonte constante de tráfego e consequentemente de backlinks.

Facebook

O Facebook é a rede social ideal para o compartilhamento de conteúdo simplificado e principalmente de links, pois eles são clicáveis e a tendência de compartilhamento desse tipo de conteúdo por lá é maior.

Alguns relatórios dizem que o Google é capaz de rastrear e indexar links no Facebook, então não custa nada explorar essa possibilidade dentro da rede e fortalecer sua estratégia de marketing.

Entre mitos e verdades, uma certeza

Entre mitos e verdades, a única certeza que se pode ter quando o assunto for o uso de redes sociais em estratégias de SEO é que o grande responsável tanto por decidir se um conteúdo é bom ou ruim quanto por fazê-lo alcançar mais pessoas é o público.

Por mais que os algoritmos dos mecanismos de buscas e das redes sociais influenciem na entrega, e que uma boa equipe de criação produza conteúdos de qualidade e úteis, no fim é o público que vai mostrar para esses mecanismos e redes o que realmente importa.

Então, seja qual for o seu objetivo, tenha em mente que o marketing de conteúdo e estratégias de SEO precisam estar alinhadas com o objetivo da marca e com as necessidades do público, caso contrário não há mecanismo de busca ou rede social que faça o conteúdo ser encontrado.

Se tudo o que você leu neste artigo fez sentido e você quer colocar em prática, assista a nossa imersão em SEO e produção de conteúdo.

Nela você terá tudo o que precisa saber para descobrir os pontos fortes e fracos das suas estratégias e verá como tomar decisões melhores sobre SEO e conteúdo, diminuindo o CAC e aumentando o ROI.

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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