Estratégias de SEO combinadas com conteúdo de qualidade e útil para o público são essenciais para toda marca que deseja ampliar o alcance e as vendas, e contar com uma plataforma como o Semrush nesse processo só gera ganhos.
Com o Semrush é possível automatizar e otimizar diversas etapas do processo de análise e criação de conteúdo para atender à estratégia de SEO, e dar à equipe mais tempo para focar no que gera resultados concretos.
Nesse artigo você conhecerá as principais ferramentas do Semrush para utilizar em estratégias de SEO e conteúdo, aumentando a produtividade e facilitando o trabalho de análise de dados, inclusive com informações sobre a concorrência.
Semrush: O que é?
O Semrush é mais que uma ferramenta de SEO, é uma plataforma capaz de auxiliar nos trabalhos relacionados à presença digital e criação de conteúdo, otimizando a obtenção das informações em diversos canais online e fornecendo dados e insights para a tomada de decisão.
Por ser uma ferramenta muito completa, suas funcionalidades atendem a diversas áreas como SEO, conteúdo, pesquisa de mercado, publicidade e gestão de reputação.
Como a própria empresa diz, “tudo em um único lugar “, e isso facilita o trabalho de gestores, analistas de marketing e criadores de conteúdo, pois o fato de estar tudo em um só lugar torna o trabalho mais produtivo.
O acesso ao recurso é pago, mas com um período gratuito de avaliação disponível para qualquer um dos planos oferecidos. Esses planos variam tanto no número de projetos, palavras-chave monitoradas e resultados por relatório quanto por ferramentas disponíveis. E também é possível personalizar o plano.
Como funciona a conta gratuita do Semrush?
Existem dois tipos de conta gratuita no Semrush: cadastro simples e avaliação.
A conta com cadastro simples dá acesso limitado a algumas ferramentas e recursos, sem restringir o tempo de uso e sem precisar informar os dados do cartão de crédito.
A conta de avaliação gratuita, também chamada de trial pela plataforma, dá 7 dias de acesso gratuito a todas as ferramentas do Semrush nos planos Pro e Guru. Para ativar a avaliação você precisará se cadastrar e informar os dados do cartão de crédito.
Se optar pela avaliação gratuita, você pode cancelar a assinatura antes de completar os 7 dias que o valor da mensalidade não será cobrado e sua conta sofrerá um downgrade para a conta gratuita.
O que é possível fazer com uma conta gratuita
1. Realizar pesquisas de palavras-chave
2. Analisar concorrentes
3. Acompanhar ranqueamento de palavras-chave
4. Auditar seu site
5. Monitorar listas locais
6. Obter recomendações para otimização de conteúdo
7. Criar conteúdo otimizado e voltado para o usuário
8. Obter ideias para melhorias de SEO on-page
9. Publicar em redes sociais
10. Analisar seu desempenho nas redes sociais
11. Rastrear a atividade de seus concorrentes nas redes sociais
12. Impulsionar suas publicações no Facebook
Agora que você já sabe o que é o Semrush e que pode começar usando uma conta gratuita, veja como ele te ajudará com SEO e criação de conteúdo.
Como usar o Semrush para estratégias de SEO?
Uma estratégia de SEO bem construída permitirá à marca alcançar as posições de topo nas SERPs, aumentar o volume de tráfego orgânico e até mesmo a receita.
Mas para isso é preciso monitorar o trabalho que está sendo feito, obter informações relevantes para a tomada de decisão e ter um processo consistente e otimizado.
Com o Semrush você consegue tanto a otimização do processo quanto informações para análise e tomada de decisão, através de ferramentas que podem ser utilizadas em todas as etapas de uma estratégia de SEO.
A seguir listamos as principais etapas de uma estratégia de SEO e quais as ferramentas disponíveis no Semrush que podem ajudar no trabalho.
Pesquisa de palavras-chave
Saber como escolher as melhores palavras-chave é fundamental dentro da estratégia de SEO, pois ela influencia diretamente na criação de conteúdo tanto informativo quanto institucional.
Através das palavras-chave uma página pode alcançar o topo dos resultados de pesquisa, e saber quais são as mais relevantes e utilizadas pelo público ajuda muito ao longo do processo.
No Semrush existem 5 ferramentas capazes de ajudar com a pesquisa de palavras-chave:
1. Visão geral de palavras-chave
Com essa ferramenta é possível identificar as principais métricas para qualquer palavra-chave que faz parte do banco de dados do Semrush, analisando a intenção e dificuldade da palavra-chave, o volume de pesquisas e os principais resultados na SERP para avaliar a concorrência.
2. Pesquisa Orgânica
Na pesquisa orgânica é possível analisar o posicionamento de qualquer site entre os 100 primeiros resultados do Google, o que dará uma boa noção dos concorrentes orgânicos, possibilitando identificar as palavras-chave que geram mais tráfego para eles e que oportunidades você tem para colocar sua página no topo das SERPs.
3. Keyword Magic Tool
Com a ferramenta Keyword Magic Tool você terá acesso a uma base de dados com mais de 22 bilhões de palavras-chave que podem ser exploradas a nível global ou local, de forma agrupada ou não, permitindo o cálculo do volume de pesquisa, a análise de intenção de busca e a estimativa de dificuldade das palavras-chave.
4. Keyword Manager
Essa ferramenta permitirá a você criar listas de palavras-chave conforme a estratégia de SEO e o objetivo, tendo acesso a métricas em tempo real, o que permitirá uma tomada de decisão mais rápida e criação de conteúdo mais assertivo.
5. Organic Traffic Insights
Essa é uma ferramenta que permite analisar o desempenho do site e das páginas de destino com informações sobre usuários, sessões, taxa de rejeição e metas. Você também poderá combinar os resultados dela com os do Google Search Console, ganhando ainda mais dados para analisar e melhorar a estratégia.
SEO On-page
O SEO on-page são as otimizações realizadas dentro das páginas, que envolve a distribuição da palavra-chave em títulos, subtítulos, descrições, textos alternativos de imagens e até mesmo a otimização de URLs e adição de links nos conteúdos.
O trabalho de SEO on-page e off-page, para gerar resultado, precisa de monitoramento e o Semrush disponibiliza ferramentas que ajudam nessa etapa da estratégia, entregando informações importantes de forma automática, otimizando e agilizando o trabalho da equipe.
No Semrush existem 3 ferramentas que te ajudam com o SEO On-page:
1. Auditoria do site
Com a ferramenta de auditoria você poderá encontrar e corrigir problemas no site de forma mais rápida, através de um scanner que analisa os 140 erros mais comuns e prejudiciais para estratégias de SEO. Nesse processo você poderá criar suas próprias regras e analisar os erros, advertências e avisos, possibilitando a criação de um cronograma de ajustes mais organizado.
2. On Page SEO Checker
Uma ferramenta para coleta de ideias e análise de SEO capaz de identificar os pontos fracos do site, combinando informações da base de dados da Semrush e do Google, comparando sua página com os 10 principais concorrentes e fornecendo ideias de estratégia, backlinks, conteúdo, experiência do usuário e ajustes de SEO técnico.
3. Log File Analyzer
Uma fonte de informação que ajudará você a entender como os mecanismos de pesquisas analisam o site. Através desses logs você poderá identificar problemas técnicos, estruturais e de navegação que interferem no trabalho dos bots do Google e atrapalham as páginas de chegarem ao topo da SERP.
SEO local
O SEO local tem como objetivo a otimização dos conteúdo para os mecanismos de busca considerando a geolocalização, permitindo que as páginas sejam ranqueadas não só pelo conteúdo ou palavra-chave, mas pela combinação destes com a localização do usuário que fez a pesquisa.
No Semrush existem 3 ferramentas para auxiliar no trabalho com SEO local:
1. Listing Management
Essa ferramenta permitirá a você gerenciar e distribuir as informações sobre o seu negócio nos diretórios especializados de forma simples e otimizada. Além disso, permitirá a você monitorar a reputação do negócio e se manter informado sobre a classificação atual e os comentários feitos pelo público.
2. Monitoramento de posição
Através do monitoramento de palavras-chave e tipo de dispositivo, você poderá ficar de olho nos sites dos concorrentes e acompanhar o desempenho nos mecanismos de pesquisa, identificando oportunidades de ranqueamento e de conteúdo.
3. Social Media Toolkit
Ferramenta para estratégias de redes sociais com possibilidade de agendamento e análise de publicações, assim como gestão de anúncios para várias redes. Com ela você também pode monitorar a concorrência e extrair ideias de conteúdo e melhorias para sua estratégia de marketing.
Monitoramento de ranking
O monitoramento de ranking é importante para que você saiba os resultados que a estratégia de SEO está gerando em termos de avanço das páginas na SERP e encontre oportunidades para melhorar a presença online.
No Semrush existem 3 ferramentas de apoio para o monitoramento de ranking:
1. Monitoramento de posição
Permite monitorar palavras-chave, domínios e concorrentes no Google, ajudando na localização e correção de erros e otimização de conteúdos que influenciam nos resultados de busca.
2. Rankings
Com o ranking Semrush você poderá identificar os domínios que recebem o maior volume de tráfego de pesquisa orgânica, comparando o desempenho online de sites, palavras-chave e o custo de tráfego, otimizando assim a análise competitiva, prospecção e pesquisa.
3. Sensor
A ferramenta permitirá a você acompanhar a volatilidade das SERPs do Google e do Baidu a partir das variações diárias de posição, e assim identificar sinais de atualização no algoritmo do Google e ajustar sua estratégia de SEO para que as páginas não sejam afetadas de forma negativa.
Construção de links
A construção de links costuma ser uma das partes mais desafiadoras da estratégia de SEO e conteúdo, e ter informações que ajudem na análise e escolha dos links mais relevantes é fundamental para um processo fluido e gerador de resultados.
Esses links além de serem uma fonte complementar da informação para o usuário, também atuam como potencializadores da reputação do domínio e consequentemente influenciam no ranqueamento.
No Semrush existem 4 ferramentas para ajudar na construção de links:
1. Análise de backlinks
A análise de backlinks vai simplificar o fluxo de trabalho, permitindo o monitoramento e descoberta de links com mais agilidade. Você poderá comparar-se aos concorrentes e identificar oportunidades de backlinks de qualidade através de relatórios e informações detalhadas sobre categorias, domínios, TLD entre outras informações.
2. Lacunas nos backlinks
Essa ferramenta vai te ajudar a descobrir oportunidades para geração de backlinks e identificação de parcerias para link building. Isso é possível graças à comparação de domínios, que permite avaliar os concorrentes, encontrar as lacunas e identificar as oportunidades.
3. Análise de backlink em lote
Essa ferramenta de análise é uma verdadeira espiã da concorrência. Ela permitirá a você uma análise da concorrência para descobrir novas perspectivas sobre backlinks, podendo classificar as informações por tipo e assim facilitar a análise e identificar padrões de estratégia de backlink dos concorrentes.
4. Auditoria de backlink
A ferramenta que cuidará dos seus backlinks em tempo real, te manterá informado da saúde deles e poderá identificar os backlinks prejudiciais e que podem gerar penalidades no Google. Você também poderá identificar backlinks em domínios novos e perdidos, tendo mais facilidade para rastreá-los.
Como o Semrush ajuda na criação de conteúdos?
O marketing de conteúdo é um processo que envolve muito mais do que design e textos. É preciso considerar fatores como persona, palavras-chave, tom de voz, concorrência, objetivos, entre outros.
Fazer tudo isso de forma manual toma tempo e acaba tornando o processo lento e cansativo, mas o Semrush possui ferramentas capazes de automatizar várias tarefas e entregar relatórios personalizados capazes de facilitar a análise e tomada de decisão.
Da pesquisa por palavras-chave até briefings para criação de conteúdo e agendamento de publicações em redes sociais, é possível automatizar muita coisa no Semrush e ganhar tempo para focar no core business e na criação de conteúdo.
Qual a importância do marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é indispensável quando o objetivo é atrair novos clientes e construir uma relação forte e duradoura com eles.
É através do conteúdo que o público se engaja com a marca, sente confiança, se torna cliente e pode chegar a ser embaixador, falando dela para sua rede de contatos sem receber nada em troca, simplesmente porque gosta e confia.
Investir em marketing de conteúdo proporciona:
- Melhor relacionamento com os clientes;
- Presença na vida do consumidor fora do momento da venda;
- Melhora do ranqueamento da marca nos resultados de busca;
- Cria embaixadores da marca;
- Aumenta as vendas.
Com o crescimento da internet e o aumento no volume de conteúdo, uma estratégia de conteúdo que foca em temas relevantes para o público sem deixar a qualidade de lado fará toda a diferença, seja qual for o tamanho do negócio.
O que é possível trabalhar na área de conteúdo
A área de conteúdo é muito vasta e abre espaço para muitas possibilidades, mas ela possui algumas bases que não podem ser deixadas de lado e que se bem trabalhadas podem proporcionar excelentes resultados a curto, médio e longo prazo.
A primeira base dessa estratégia é a criação e distribuição de conteúdo. Criar conteúdo de qualidade e distribuir com consistência nos canais onde o público está é essencial para que o alcance seja maior e o tráfego orgânico aumente.
Com o conteúdo publicado, surge a segunda base, que é a otimização do conteúdo, momento onde serão feitas as análises das métricas e KPIs para identificar quais conteúdos precisam ser otimizados para gerar melhor resultado.
E por fim temos as análises de marketing de conteúdo, que é quando todas as informações do que foi produzido serão agrupadas para uma análise mais detalhada, capaz de apontar falhas e pontos de melhoria para o próximo ciclo de criação.
O marketing de conteúdo é um processo que demanda tempo e dedicação, e a produção de conteúdo com estratégia de SEO é a engrenagem principal dessa máquina geradora de resultados.
Por ser um trabalho que envolve várias áreas, ter ferramentas para ajudar nas tarefas e análises de informações é fundamental para manter a produtividade e a qualidade.
Com o Semrush é possível otimizar o trabalho e obter informações ricas e relevantes para o processo de criação de conteúdo e amadurecimento da estratégia de SEO. E entre as principais ferramentas da plataforma para o trabalho com conteúdo estão:
Topic Research
Ferramenta que permitirá a você obter ideias de conteúdo com base nos tópicos mais populares, títulos e perguntas feitas pelo público, tudo com base em informações do seu negócio, permitindo a você criar um plano editorial capaz de atrair tráfego orgânico e melhorar o ranqueamento das páginas.
SEO Content Template
Um briefing personalizado que ajudará no trabalho de SEO focado na atração de tráfego orgânico para o site, e que ainda fornecerá recomendações práticas a partir da análise dos 10 principais concorrentes no Google que utilizam as mesmas palavras-chave.
SEO Writing Assistant
Essa ferramenta é focada na análise de conteúdo, que permite verificar a pontuação de SEO, originalidade do conteúdo, nível de legibilidade dos textos e tom de voz, influenciando diretamente no SEO semântico. E você pode utilizá-la tanto dentro do Semrush quanto no WordPress, Word e Google Docs.
Brand Monitoring
Ferramenta que permitirá a você fazer um monitoramento da marca em diversos canais na internet, incluindo fóruns e redes sociais procurando por menções de qualquer palavra ou frase, tornando mais fácil a identificação de informações que influenciam na reputação da marca.
Post Tracking
O post tracking vai ajudar você a avaliar o desempenho do conteúdo publicado em sites de terceiros, monitorando métricas de envolvimento nas redes sociais, volume de backlinks, tráfego de referência e ranqueamento diário por palavras-chave. Você também poderá utilizá-la para monitorar conteúdo dos concorrentes.
Auditoria de Conteúdo
Uma análise automática dos conteúdos para descobrir quais são os mais importantes e identificar os que precisam de atualização. Você poderá criar critérios personalizados para a auditoria e usar as métricas em tempo real do Google Analytics, Search Console e Semrush.
Content Marketplace
Uma ferramenta que permite a você encontrar o criador de conteúdo mais indicado para sua necessidade com base em informações relacionadas ao tipo de conteúdo que você precisa criar.
Semrush: um canivete suíço para estratégias de SEO e conteúdo
Quanto mais informações se tem, mais chances de obter insights e identificar pontos de melhoria, e quando essas informações podem ser obtidas a partir de uma única ferramenta há um ganho real em produtividade.
Falamos nesse artigo sobre a plataforma Semrush, que disponibiliza um conjunto diversificado de ferramentas para apoiar tanto a criação de conteúdo quanto às estratégias de SEO em todas as suas etapas.
Essas ferramentas não dispensam a inteligência e criatividade humana no processo, elas simplesmente contribuem para que as equipes possam investir mais tempo nas tarefas importantes enquanto os levantamento de dados e relatórios são feitos de forma automatizada.
Mas se você não tem mão de obra suficiente para criar e executar uma estratégia de SEO e conteúdo usando essas ferramentas, ou então precisa de ajuda para construir a estratégia e colocar a equipe para executar, contratar uma consultoria pode ser uma boa alternativa.
Nossa consultoria de SEO ajuda grandes empresas a conquistar uma audiência qualificada através de um trabalho pautado em avaliação do cenário, análise de métricas e execução do plano de ação. Conheça nosso trabalho e veja como podemos te ajudar.