Guest post: o que é e como auxilia na estratégia de Digital PR

06/06/2023

A produção de conteúdo se tornou a principal aposta de quem busca atrair um público altamente engajado que, além de consumir seus produtos ou serviços, seja um forte defensor da marca na internet. Nesse cenário, o guest post surge como uma solução excelente para posicionar a empresa como uma autoridade no mercado e atingir uma ampla audiência.

A ideia por trás dessa estratégia, também conhecida como guest posting ou guest blogging, não é nova. Há décadas, veículos da mídia tradicional contam com convidados especiais que ocasionalmente colaboram na criação de conteúdo. No entanto, ela vem sendo cada vez mais usada por profissionais de SEO para impulsionar o site de uma marca, pois permite acelerar o ganho de tráfego e a aquisição de backlinks relevantes.

Neste artigo, você vai descobrir o que é guest post e como esse formato de conteúdo pode alavancar a performance do seu negócio no mundo digital. Além disso, você aprenderá a encontrar oportunidades de parceria e como produzir o melhor conteúdo para outros sites. Boa leitura!

O que é guest post?

O guest post nada mais é do que um artigo escrito por um autor que não integra a equipe de um site, mas que recebeu e aceitou o convite para produzir alguns textos para o mesmo. Normalmente, esses autores são especialistas em assuntos específicos e são convidados para trazer mais confiabilidade ao conteúdo.

No contexto digital, o guest posting é amplamente usado pelas marcas como uma maneira de construir autoridade e trazer mais tráfego para os seus sites. Geralmente, as empresas colaboram entre si para que uma produza conteúdos para o blog da outra, tendo como objetivo principal a aquisição de novos backlinks.

Quais as vantagens de fazer guest posts?

A produção de guest posts chama a atenção dos especialistas de marketing e dos empreendedores por trazer vários benefícios para a marca, como o crescimento de seu reconhecimento e o aumento do tráfego de seu site. Veja, a seguir, quatro grandes vantagens de apostar em artigos de convidados.

Mais divulgação

Ao estabelecer parcerias com outras empresas e grandes portais, é possível ocupar mais espaço na internet e atingir pessoas que ainda não conhecem ou não acompanham a sua marca. Com um conteúdo de qualidade, você pode transformar esse público em novos leitores do seu site ou blog.

Ademais, os convites para a produção de guest posts habitualmente vêm acompanhados da oferta de trocar links entre os sites. Isso permite que o leitor do site em que o artigo foi publicado acesse a sua marca de forma rápida e prática, ajudando no crescimento do tráfego.

Autoridade da marca

Quanto mais o seu negócio é divulgado, mais ele é reconhecido pelo público. Porém, a construção de sua reputação não depende somente de popularidade. Diante do alto nível de concorrência entre marcas nos ambientes digitais, investir na produção de textos em diversos formatos de marketing de conteúdo é fundamental para transmitir segurança e confiabilidade.

Nesse sentido, o guest post é uma ferramenta poderosa para consolidar a empresa como autoridade no mercado. Essa estratégia possibilita posicionar a marca como especialista em seu campo de atuação e ajuda a afirmar a relevância de seus produtos e serviços como soluções ideais para os problemas dos consumidores.

Ranqueamento

Alcançar um bom ranqueamento na página de resultados de pesquisa dos mecanismos de busca é o principal foco de qualquer plano de SEO e marketing de conteúdo. Quando os conteúdos de um site estão posicionados no topo da lista, maior é a garantia de que os usuários vão encontrá-los e acessá-los.

Ferramentas como Google e Bing consideram centenas de fatores para ordenar todas as páginas da internet que correspondem à busca realizada. Entre eles, está justamente a autoridade do portal, que é indicada por critérios como volume de acessos, compartilhamentos nas redes sociais, menções em sites, entre outros, reunidos nas atualizações recentes do Google EEAT e Core Update de março de 2023

Por estar diretamente ligado a todos esses pontos, os guest posts podem influenciar positivamente o ranqueamento do seu site nos motores de pesquisa.

Link building

O processo de link building é o que sente de forma mais rápida os impactos da publicação de um guest post. Como mencionado, geralmente há permissão para incluir links que direcionam o leitor para a sua marca no artigo que será publicado no blog de outra empresa. Isso faz com que seu site ganhe novos backlinks, fatores importantes para o ranqueamento nos mecanismos de busca.

Para o algoritmo por trás dessas ferramentas, os backlinks também são indicativos da autoridade de um site. O raciocínio é de que, se um portal está sendo referenciado por outros domínios da internet, ele provavelmente é uma fonte de informações segura e confiável, fazendo com que seus conteúdos sejam priorizados entre os milhares de resultados de pesquisa.

Como encontrar sites para guest post?

O primeiro passo para encontrar oportunidades para produzir guest posts é fazendo um levantamento de sites ou blogs que podem se relacionar com a sua marca. Para isso, basta realizar uma busca no Google ou usar softwares de SEO, como Semrush ou Moz para identificar quais empresas estão ranqueando para palavras-chave que estejam relacionadas ao seu negócio. Se preferir, você também pode acessar hashtags de redes sociais.

Provavelmente, você vai encontrar inúmeros parceiros em potencial e precisará filtrar os resultados da sua pesquisa, considerando pontos listados a seguir.

  • Sinergia entre as marcas: o público de um site voltado exclusivamente para investimentos, por exemplo, tem grandes chances de não receber bem um conteúdo sobre decoração. Então, foque em marcas do mesmo segmento ou que se relacionem de forma clara com o seu produto, persona e público-alvo.
  • Concorrência direta: a estratégia de guest blogging tem como objetivo fortalecer as duas partes envolvidas. Dependendo do modelo de negócio, qualquer menção a marcas do segmento não é permitida, pois pode fortalecer a concorrência e acabar prejudicando a empresa.
  • Guest posts já existentes no site: encontrar publicações de autores convidados é um forte sinal de que a marca está aberta a receber guest posts. Entretanto, se você não achar esse tipo de conteúdo no site ou blog, isso não significa que fechar a parceria é impossível.
  • Qualidade do conteúdo: provavelmente, seu parceiro também vai redigir textos para o seu blog. Por isso, você deve verificar se os artigos disponíveis no site são bem escritos, trazem informações verídicas e seguem boas práticas de revisão textual. Lembre-se de que um conteúdo de qualidade tem mais potencial de trazer bons resultados.
  • Autoridade do domínio: essa é uma métrica presente nas ferramentas de SEO, que visa classificar a relevância de um site. Sempre verifique esse dado, pois sites com autoridade alta podem trazer resultados melhores para a sua marca.

Ao concluir a seleção, será necessário contatar os responsáveis pelo blog da empresa com a qual você deseja colaborar. Você pode acionar a marca por meio de um e-mail disponibilizado em seu site ou buscar no LinkedIn por redatores e profissionais de marketing de conteúdo que trabalhem na organização.

Lembre-se de explicar sua posição na empresa onde trabalha e o motivo do seu contato. É importante também já ter um esboço de como funcionará o processo, apontando possíveis palavras-chave e pautas, resultados esperados, links que podem ser trocados, etc. Isso vai mostrar credibilidade e aumentará as chances de sua proposta ser aceita.

Como criar conteúdo para outros sites?

Para se assegurar que os guest posts tenham um bom desempenho, é preciso seguir todas as boas práticas de produção de conteúdo para sites e blogs, como o uso apropriado de termos de pesquisa, a qualidade de informações e fontes de dados, e as regras gramaticais e ortográficas.

Além disso, há outros pontos que necessitam de atenção para que a estratégia seja capaz de contemplar todos os envolvidos. Confira!

Conheça a linha editorial

A maioria das empresas possui diversas diretrizes que regulam como elas se comunicam com o público e se posicionam no mercado. Essa é uma maneira de garantir que a mensagem que a marca deseja passar seja transmitida de forma adequada e impacte a audiência certa.

Por isso, antes de começar a produzir um guest post, é fundamental conhecer a linha editorial do portal em que o artigo será publicado. Faça uma breve imersão no negócio do seu parceiro, navegando por algumas páginas do site e lendo textos do blog para identificar as particularidades do conteúdo.

Outra possibilidade é investigar quem é a persona com quem essa organização se comunica. Uma breve pesquisa nas redes sociais pode ajudar a compreender o público que a marca atinge. Também é interessante observar o tom de voz empregado pela marca.

  • Ele é mais sério ou descontraído?
  • Os materiais são escritos em primeira ou terceira pessoa?
  • O texto se dirige diretamente ao leitor?
  • Há termos ou expressões que são comumente usados nos conteúdos?

Hoje, é comum que as empresas construam manuais que norteiam questões relacionadas à identidade da marca. Para facilitar o processo de adequação do artigo de convidado, é possível solicitar o compartilhamento desse material.

Crie pautas válidas para os dois

Em um trabalho colaborativo de guest posting, os textos que serão desenvolvidos precisam fazer sentido com o negócio da empresa parceira e vice-versa. Por isso, antes de sugerir as pautas, faça uma análise dos conteúdos já existentes de cada site para entender quais temas são abordados e que oportunidades podem ser exploradas. Se necessário, os responsáveis podem se reunir para um brainstorming.

As palavras-chave que já foram trabalhadas nos artigos também precisam ser observadas com atenção. Quando mais de uma página do mesmo site é voltada para os mesmos termos de pesquisa, elas competem entre si por boas posições nos mecanismos de busca e tráfego orgânico. 

Esse problema é conhecido como canibalização e precisa ser evitado para que somente a página mais relevante para os objetivos da empresa seja impulsionada.

Ademais, se ambas as marcas produzirem guest posts baseados na mesma palavra-chave, elas competirão entre si, o que vai ao contrário da proposta dessa estratégia — obter um benefício mútuo para os envolvidos.

Algumas ferramentas de SEO permitem listar e comparar todas as palavras-chave para quais um ou mais domínios ranqueiam no Google, o principal motor de busca da internet. Ou seja, elas são capazes de mostrar lacunas na estratégia de conteúdo de portais da web, revelando quais termos são exclusivos de um único site ou compartilhado por todos eles. Assim, fica mais fácil escolher em que palavra-chave o artigo será baseado.

Por fim, você deve criar um briefing que explique de forma simples e precisa como o guest post será estruturado e de que forma ele vai tratar do tema. Uma boa pauta apresenta o título do conteúdo, as palavras-chave escolhidas, os tópicos que aparecerão ao longo do texto, links que devem ser inseridos na publicação, entre outras orientações.

Faça link building de qualidade

Como visto anteriormente, o link building é uma técnica bastante usada para consolidar a autoridade de um site e alcançar bons resultados no que diz respeito ao crescimento do tráfego orgânico. No entanto, não basta apenas focar no número de backlinks que apontam para o domínio da sua marca — é essencial se atentar à qualidade dessas linkagens.

Bons backlinks vêm de sites relacionados ao segmento de mercado da sua marca, que são considerados referências no mercado, trabalham com fontes de informação confiáveis e produzem artigos úteis e de alta relevância para os leitores. Quando um portal que se enquadra nesses requisitos referencia sua marca por meio de uma linkagem, seu site ganha mais autoridade para os bots dos mecanismos de busca.

Por outro lado, essas ferramentas também são capazes de identificar backlinks tóxicos. Esses links são aqueles usados para manipular os algoritmos responsáveis pelo ranqueamento nas páginas de resultados de pesquisa, prática que pode configurar black hat. Normalmente, eles estão presentes em portais com conteúdos rasos e de baixa confiabilidade, de forma descontextualizada ao longo do texto ou, ainda, como spam.

Por isso, você deve estudar criteriosamente qualquer proposta de guest post que sua marca venha a receber para evitar que seu domínio seja associado a sites fraudulentos. Afinal, você pode ser penalizado severamente e precisará empenhar um grande esforço para reverter a situação.

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Como o Digital PR aumenta seus guest posts?

A sigla PR significa public relations — em português, relações-públicas. Essa é uma área responsável pelas estratégias de comunicação aplicadas na empresa, visando construir relacionamentos fortes e saudáveis com clientes, funcionários, parceiros, investidores, fornecedores, etc. Um exemplo claro de atuação de um profissional desse ramo é encontrar oportunidades para promover a marca na mídia.

Nos últimos anos, por conta da crescente influência do cenário digital no comportamento da população, essa estratégia precisou ser adaptada para esse cenário. Assim, surgiu o Digital PR, que nada mais é do que relações-públicas focadas em:

  • administração de redes sociais;
  • calendários de publicação em blogs;
  • envios de newsletters;
  • construção e gerenciamento de comunidades centradas na marca;
  • ações de SEO e endomarketing.

Essas atribuições permitem construir e manter conexões com o público, influenciadores e outras empresas, resultando em mais alcance para a marca e fortalecendo a sua presença na internet. Assim, é possível conquistar mais espaço e relevância no mercado, fazendo com que mais parceiros em potencial se interessem em se associar ao seu negócio por meio de guest posts.

Na Web Estratégica, você pode contar com a ajuda de um time de especialistas para trazer mais visibilidade para a sua empresa por meio de parcerias assertivas, potencializando a reputação da marca com base em estratégias consistentes de SEO e marketing de conteúdo.

Em nossa consultoria, uma equipe dedicada ficará totalmente imersa no modelo de negócio da empresa para compreender quais são os seus principais produtos e como impulsioná-los, além de mapear o público-alvo para encontrar as melhores oportunidades disponíveis e trabalhar com uma direção criativa, precisa e eficiente.

Por meio de ferramentas de digital PR sofisticadas, obtemos insights valiosos e acompanhamos minuciosamente os resultados, tomando como base KPIs relevantes para a validação da estratégia. Desse modo, é possível encontrar soluções capazes de alavancar a performance.

Encontre as melhores oportunidades de guest post com a Web Estratégica

O guest post ajuda a construir uma reputação sólida para a sua empresa nos ambientes digitais. Além de ampliar o alcance da mensagem que a marca visa transmitir, investir nessa ferramenta é uma forma de se posicionar como autoridade no mercado. Com isso, é possível mostrar relevância para o público e para os mecanismos de busca, fazendo com que o tráfego orgânico se fortaleça e, consequentemente, as vendas cresçam cada vez mais.

Ao colocar seu plano em prática, é fundamental escolher parceiros que representem boas oportunidades de ganho para evitar uma recepção negativa e possíveis punições. O foco também deve estar em construir artigos de alta qualidade, que apresentem informações úteis e confiáveis, para fazer demonstrar a sua expertise e conquistar espaço na preferência dos consumidores.

Agora que você já sabe o que é guest post e quais são as principais vantagens desse formato de conteúdo, que tal começar a implementá-lo na sua estratégia de marketing de conteúdo? Conheça as soluções de Link Building via Digital PR da Web Estratégica e descubra como elas já geraram mais de 164 mil vendas por meio de conteúdos de alto valor.

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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