Entenda a importância do marketing digital para e-commerce

Com a popularização da internet nos anos 1990, marcas como Amazon e eBay foram grandes pioneiras em explorar as possibilidades dentro desse território. A ideia se mostrou tão promissora que, ao longo dos anos, inúmeras empresas começaram a digitalizar seus negócios. Hoje, para se destacar entre a concorrência acirrada nos canais virtuais, o marketing digital para e-commerce se tornou uma peça-chave.

Neste artigo, você descobrirá os benefícios que fazem com que o marketing digital chame cada vez mais a atenção das empresas. Além disso, conhecerá as principais estratégias utilizadas para impulsionar um e-commerce na internet e fazer com que o seu negócio cresça. Boa leitura!

O que é marketing digital para e-commerce?

O marketing digital é um conjunto de práticas usadas para promover produtos, serviços e marcas nos mais diversos canais digitais. Essas ações podem ser aplicadas em e-commerces, fazendo com que mais consumidores cheguem até o site, confiram as mercadorias disponíveis e fechem uma compra.

Uma estratégia de marketing digital para e-commerce pode ser composta por diferentes técnicas. Algumas delas são a otimização para os mecanismos de busca (SEO), a publicação de conteúdos nas redes sociais ou em blogs, a veiculação de anúncios em várias mídias e o envio de e-mail promocionais para a base de contatos da marca.

Por que o marketing digital é tão importante para e-commerce?

Em comparação com formas mais tradicionais de publicidade, o marketing digital oferece várias vantagens para as empresas. A possibilidade de segmentar o público, direcionar campanhas de forma assertiva e acompanhar os resultados em tempo real são alguns dos principais benefícios que contribuem para o sucesso de um e-commerce.

A seguir, confira outros pontos positivos a serem considerados.

  • Acesso a um público mais amplo: enquanto as lojas físicas dependem fortemente do público que reside na região em que estão localizadas, os e-commerces podem atingir inúmeros consumidores. Com ações de marketing digital, o alcance pode ser ainda mais amplo.
  • Possibilidade de segmentação e personalização: anúncios e conteúdos veiculados na internet podem ser segmentados — ou seja, podem ser exibidos apenas para um público personalizado. Isso faz com que a mensagem chegue a quem está mais propenso a comprar um produto ou contratar um serviço.
  • Aumento da visibilidade da marca: algumas estratégias de marketing junto de SEO, resultam em visibilidade para a marca porque fazem com que o usuário encontre os produtos ou serviços com mais facilidade nos canais digitais.
  • Melhoria da experiência do cliente: ações de marketing podem ser usadas para proporcionar experiências personalizadas, únicas e imersivas. Isso gera identificação entre o consumidor e a marca, resultando em um relacionamento próximo e na fidelidade do cliente.
  • Otimização de conversões e vendas: diversas práticas podem ser aplicadas em lojas virtuais para impulsionar a geração de conversões e vendas, como a otimização da descrição dos produtos, o uso de imagens de alta qualidade, a navegação intuitiva entre as páginas do site e o posicionamento estratégico de botões de compra.

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Estratégias de marketing digital eficazes para e-commerce

Quando falamos sobre marketing digital para e-commerce, estamos considerando uma série de estratégias que envolvem diferentes expertises e que são capazes de trazer resultados específicos para o negócio. Entre os maiores exemplos, estão:

  • SEO;
  • marketing de conteúdo;
  • marketing de redes sociais;
  • CRO;
  • e-mail marketing;
  • anúncios.

 

A otimização para mecanismos de busca (SEO) é uma técnica utilizada para atrair mais tráfego orgânico. Essas otimizações consistem, principalmente, em trabalhar com palavras-chave e aprimorar a velocidade de carregamento do site para que ele seja facilmente encontrado pelos usuários que fazem pesquisas em ferramentas como o Google e o Bing.

Para complementar o escopo de SEO, a maioria dos profissionais de marketing digital recomendam investir simultaneamente em marketing de conteúdo. Manter um blog, por exemplo, com artigos que fornecem respostas para as principais questões do público também é uma maneira de conquistar mais visibilidade entre os resultados de pesquisa nos motores de busca.

Além disso, a publicação de conteúdos nas redes sociais representa uma oportunidade de interagir diretamente com o público, seja tirando dúvidas dos seguidores ou os ajudando na resolução de problemas ligados aos produtos, ou serviços ofertados pela marca. Assim, é possível até mesmo mapear as perguntas mais frequentes para criar uma FAQ no e-commerce.

Já no site da loja, é interessante apostar em boas práticas de otimização da taxa de conversão (CRO) para aumentar o número de vendas. Essa disciplina consiste em aprimorar o ambiente digital para estimular a conversão — por exemplo, removendo elementos desnecessários ou destacando o botão de adicionar o produto no carrinho.

Após a conclusão da compra, o uso de e-mail marketing é indicado para a manutenção do relacionamento com o cliente. Geralmente, são enviados e-mails para manter o interesse pela marca ativo, fazendo com que o consumidor procure a empresa novamente em algum momento futuro.

Por fim, a veiculação de anúncios em canais digitais é, sem dúvidas, o formato de divulgação mais utilizado pelas empresas na internet. Segundo a Statista, em 2022, foram investidos mais de U$ 224 bilhões apenas nas plataformas de publicidade do Google. Isso acontece porque essa estratégia pode trazer resultados de forma mais rápida, tanto para marcas estabelecidas no mercado quanto para quem está começando um e-commerce do zero e ainda não possui um público fiel.

Dicas práticas para implementar o marketing digital em um e-commerce

Implementar uma estratégia de marketing digital para e-commerce requer planejamento. Antes de iniciar qualquer estratégia, é preciso traçar objetivos realistas e conhecer o público da marca. Desse modo, será possível definir com mais facilidade quais ações devem ser colocadas em prática para atingir as metas da empresa.

Dependendo do caminho a ser seguido, algumas ferramentas serão necessárias para executar o trabalho. Um pacote de serviços de SEO, como o Semrush, pode ser muito útil quando o plano é otimizar o site para os principais mecanismos de busca, enquanto o Google Ads e o Meta Business Suite são fundamentais para veicular anúncios na internet.

Para avaliar se os esforços foram bem sucedidos, a equipe deve selecionar os KPIs adequados e acompanhar o desempenho dessas métricas com frequência. Em alguns casos, pode ser interessante contar com a ajuda de uma consultoria de marketing digital para extrair o máximo da estratégia.

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Em um cenário onde inúmeras marcas disputam pela atenção dos consumidores, é necessário investir em ações criativas e promissoras para garantir o crescimento dos negócios. Por isso, o marketing digital para e-commerce é uma das soluções mais buscadas pelas empresas que desejam se destacar e conquistar a preferência do público.

Para isso, contar com a ajuda de um parceiro estratégico pode ser o grande diferencial. A Web Estratégica fornece serviços de SEO e marketing de conteúdo para posicionar a sua empresa como autoridade no mercado. Conheça nossas soluções para entender por que grandes marcas apostaram em nossos serviços.

Agora que você já conhece a importância do marketing digital, descubra como otimizar o funil de vendas para impulsionar ainda mais os resultados do seu e-commerce.

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Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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