Consultoria de marketing digital: por que contratar?

06/12/2024

Se você pensa que só deve contratar uma consultoria de marketing digital quando as coisas estão dando errado e você não vê mais solução, está se enganando! A verdade é que ter o apoio de uma equipe especializada, em bons momentos, pode gerar resultados ainda maiores.

A consultoria é uma ferramenta importante para empresas que desejam aumentar as vendas e ganhar mais visibilidade em sua área de atuação. Afinal, com o apoio de bons profissionais, é possível contar com serviços de planejamento, desenvolvimento e implementação de estratégias direcionadas para o público-alvo e os objetivos do negócio.

Se você vê que ainda há oportunidades para crescer o seu negócio e deseja ter mais previsibilidade, contratar uma consultoria de marketing digital pode ser a solução. Para te ajudar a entender melhor como funciona, quais os tipos disponíveis e quando contratar, desenvolvemos este conteúdo completo. Continue a leitura!

O que é consultoria de marketing digital?

A consultoria de marketing digital é um serviço especializado que ajuda empresas a criar, implementar e otimizar estratégias no ambiente online para atrair clientes, aumentar vendas ou fortalecer a marca. Para isso, são feitas análises de mercado, planejamentos estratégicos e orientações personalizadas, alinhadas ao comportamento do consumidor da marca.

Essas estratégias incluem ações de marketing de conteúdo, marketing de redes sociais, SEO, YouTube e análise de dados. Por meio de uma abordagem estratégica e personalizada, a consultoria de marketing digital aproveita ao máximo os recursos disponíveis (ferramentas e pessoal) para trilhar o caminho até o resultado.

Quais as etapas da consultoria de marketing digital?

A consultoria costuma se dividir em 3 momentos: diagnóstico dos problemas, planejamento da solução e orientação. Em alguns casos específicos, as empresas de consultoria oferecem também uma equipe para executar o plano de ação desenvolvido. Essa execução não é uma regra, assim como a disponibilidade em tempo integral dos consultores envolvidos.

É um trabalho realizado a múltiplas mãos, envolvendo tanto os especialistas contratados quanto a equipe interna designada pela contratante e seus gestores.

Por que contratar uma consultoria de marketing digital?

Contrate uma consultoria de marketing digital se você deseja: resolver problemas, reduzir o CAC, aumentar o ROI, ganhar mais gastando menos ou qualquer outro objetivo que envolva internet.

A verdade é que não vale a pena perder tempo “dando murro em ponta de faca” sozinho, ou seja, fazendo algo que você vê que não está dando resultados. O mais inteligente a fazer é investir em uma consultoria para mostrar onde está errando e corrigir no menor tempo possível, reduzindo prejuízos e acelerando resultados.

3 principais benefícios da consultoria de marketing digital para o seu negócio

A orientação especializada, opinião de fora da empresa e economia de tempo para alcançar resultados são os principais benefícios da consultoria de marketing digital. Confira em detalhes cada uma delas a seguir:

Orientação especializada

O comportamento do consumidor está em constante mudança. Isso influencia diretamente suas estratégias de marketing. Logo, quanto mais especializada for a orientação recebida, mais firmes serão os passos e melhores serão os resultados a curto, médio e longo prazo.

A Web Estratégica possui experiência em sites, marketing de conteúdo para blogs, landing pages e páginas de produtos, além de combinar as estratégias com boas práticas de SEO, Digital PR e SEO para YouTube.

Opinião de fora da empresa

Esse é um dos grandes benefícios que se pode obter ao contratar uma consultoria, já que os especialistas envolvidos trarão seu olhar próprio, sem vícios internos e sem defender interesses de A ou B. Essa opinião de fora pode ser o fator-chave para uma mudança de atitude e, até mesmo, de direção dentro do setor de marketing.

Imagine que uma empresa está enfrentando problemas para melhorar o posicionamento dos conteúdos no Google e contrata uma consultoria para isso. A primeira coisa a ser feita será uma análise do problema, e, então, os especialistas envolvidos poderão dizer que uma das causas é a qualidade do conteúdo em relação ao perfil do público. A empresa, por sua vez, acreditava estar criando ótimos conteúdos.

Durante todo o processo de consultoria, essas opiniões irão surgir e os envolvidos que souberem lidar com elas e aplicá-las da melhor forma possível terão a chance de ver os resultados em menos tempo do que o imaginado.

Algumas vezes essas opiniões estão documentadas, como no caso de uma auditoria de SEO ou de conteúdo, ou são faladas durante as conversas e orientações. Por isso, é importante ficar atento a tudo que os consultores envolvidos falam.

Economia de tempo para alcançar resultados

Um dos papéis da consultoria de marketing digital é identificar os problemas e apontar as soluções mais viáveis para alcançar o objetivo desejado. Isso economiza muito tempo da equipe responsável por executar o plano de ação, afinal, só precisam focar na execução, permitindo que os resultados aconteçam mais rápido.

Imagine uma situação na qual certa empresa possui uma equipe de marketing formada por um analista e um estagiário que cuida da criação dos conteúdos publicados no site e nas redes sociais. Sozinhos eles vão demorar muito mais tempo para analisar os problemas, criar uma estratégia e um plano de ação e colocá-lo em prática. Podem até fazer rápido, mas possivelmente será algo superficial.

O trabalho da consultoria acelera esse processo, pois, além da experiência dos consultores permitir maior agilidade, as orientações transmitidas são pontuais e estão estruturadas em um plano de ação detalhado, em que cada um tem suas responsabilidades e explora suas habilidades em prol do resultado final.

Como uma consultoria de marketing digital te ajuda a aumentar suas vendas?

Para vender é preciso ter clientes e, para ter clientes, é necessário atrair o público certo, que está cada vez mais distribuído na internet, utilizando tanto as redes sociais quanto o Google para encontrar informações que o ajudem a escolher um produto ou serviço.

Não basta apenas apresentar bem os produtos ou criar o máximo de conteúdo possível para ter mais chances de aparecer na primeira página do Google ou nos feeds das redes sociais. É necessário conhecer bem o público e ter estratégia.

O que uma consultoria de marketing digital vai te entregar é exatamente a estratégia ideal para alcançar o objetivo proposto, com base no perfil e nos interesses do público. Mesmo que esse objetivo não seja aumentar as vendas, o marketing digital guia os negócios naturalmente para esse aumento orgânico, que pode ser mais rápido e acentuado se for o objetivo principal.

Através de conhecimentos sólidos, profissionais capacitados, experiência e visão de mercado, estratégias elaboradas a partir de pesquisas, análises e um plano de ação estruturado sob medida, o trabalho de uma consultoria de marketing digital não pode gerar outro resultado senão o aumento nas vendas.

Tipos de consultoria de marketing digital

Alguns tipos mais comuns de consultoria de marketing digital são: consultoria de SEO, consultoria de marketing de conteúdo, consultoria de SEO para YouTube e consultoria de SEO para e-commerce. Confira a seguir como cada uma delas funciona:

Consultoria de SEO

A consultoria de SEO otimiza o conteúdo de um site para melhorar a visibilidade e o ranqueamento das páginas nos resultados de pesquisa. Ela envolve a implementação de estratégias como otimização de conteúdo, otimização técnica e de segurança, link building e análise de palavras-chave.

Ao contratar uma consultoria de SEO, você terá o apoio de uma equipe especializada para atuar de forma estratégica no site, blog ou e-commerce. Isso acontecerá graças a um planejamento que objetiva conectar marca e público por meio de palavras-chave, linguagem personalizada e conteúdo de qualidade.

Entre os resultados que podem ser obtidos com o apoio de uma consultoria de SEO estão:

  • Alavancagem nas vendas;
  • Melhora na experiência do usuário;
  • Redução do CAC;
  • Melhora no posicionamento das páginas no Google;
  • Aumento da autoridade do site;
  • Captação de leads qualificados;
  • Impulsionamento nas vendas offline;
  • Melhora na taxa de cliques. 

A consultoria é a responsável por traçar todas as estratégias e cuidar do SEO, realizando as melhorias que ajudam o site a crescer organicamente em um ambiente altamente concorrido. Além disso, ela faz acompanhamentos diários, gerando dados e insights relevantes, capazes de ajudar nos ajustes da estratégia e potencialização dos resultados.

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Consultoria de marketing de conteúdo

A consultoria de marketing de conteúdo ajuda negócios a criar, distribuir e otimizar conteúdo que servirá de apoio ao processo de venda. Isso inclui ajudar a desenvolver estratégias, identificar objetivos, mapear personas, atrair e engajar o público, entender melhor as tendências do mercado e da concorrência com um benchmarking, criar planos de ação e otimizar os conteúdos novos e existentes para SEO.

Todo o trabalho da consultoria tem um objetivo macro, que é aumentar o tráfego orgânico, melhorando a taxa de conversão e o ROI, garantindo assim resultados sustentáveis e recorrentes para quem escolhe fazer o investimento. Entre os benefícios que a consultoria de marketing de conteúdo pode proporcionar, estão:

  • Melhora no posicionamento da marca;
  • Crescimento da audiência;
  • Melhora no engajamento;
  • Aumento das vendas;
  • Fortalecimento da autoridade;
  • Conteúdo de qualidade;
  • Geração de leads qualificados;
  • Aumento no ROI.

O marketing de conteúdo trabalha com base no conceito “Marketing de Permissão”, criado em 1999 por Seth Godin. Esse conceito se baseia nos cinco níveis de relacionamento, indo desde quando o cliente começa a conhecer a empresa até o momento em que o relacionamento se aprofunda, a ponto de deixar o cartão de crédito cadastrado para compras futuras. A consultoria é capaz de conectar o conteúdo a todos esses níveis, levando a resultados sustentáveis.

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Consultoria de SEO para YouTube

A consultoria de SEO para YouTube é a maneira mais eficiente de estruturar as bases de um canal para que ele cresça de forma consistente e ganhe cada vez mais espaço nos resultados orgânicos das buscas. Ela se baseia na aplicação de técnicas que envolvem desde a estratégia de conteúdo até a transcrição e legenda do vídeo.

Títulos atraentes, thumbnails representativas, descrições que complementam o título e a thumbnail, tags objetivas, análise de métricas, são alguns exemplos do que está por trás do sucesso de um canal no YouTube. 

Se não aliar essas questões técnicas a uma estratégia de conteúdo coerente e bem estruturada, os resultados podem demorar. Conectar todos esses pontos é o grande diferencial da consultoria de SEO para YouTube.

Entre as principais vantagens de contratar uma consultoria desse tipo estão:

  • Aumento na visualização dos vídeos;
  • Vídeos mais fáceis de serem encontrados;
  • Melhor experiência do usuário;
  • Vídeos podem ser usados para colaborar com outras estratégias digitais;
  • Aumento no tráfego orgânico qualificado. 

Transformar a identidade de um projeto ou negócio por meio do SEO para YouTube vai além das visualizações e permite mais qualidade. Uma consultoria especializada pode entregar tudo isso de forma eficiente e mensurável, graças à expertise dos envolvidos.

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Consultoria de SEO para e-commerce

A consultoria de SEO para e-commerce é um trabalho que consiste na aplicação de técnicas e estratégias capazes de fazer com que o site alcance um melhor posicionamento nos mecanismos de busca, receba tráfego orgânico qualificado e aumente suas vendas.

Chegar a esses resultados só é possível com uma equipe preparada para analisar, avaliar e direcionar a estratégia adotada, integrando todos os setores necessários para garantir o alcance das metas e o cumprimento do plano de ação. A orientação dos especialistas é a chave para o sucesso.

Entre os benefícios do SEO para e-commerce estão:

  • Melhora na qualidade do conteúdo sobre os produtos;
  • Aumento no tráfego orgânico;
  • Melhora na taxa de conversão;
  • Aumento do ROI;
  • Melhora na experiência do usuário;
  • Produção de conteúdo alinhada com a jornada de compra;
  • Otimização dos custos com tráfego pago. 

Um estudo da Web Estratégica em parceria com a SEMrush identificou que as duas maiores fontes de visitas para lojas virtuais são: tráfego direto (50%) e orgânico (38%). Isso mostra que explorar práticas de SEO para e-commerce é essencial para aparecer no topo dos resultados de busca e aumentar as chances de conversão.

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Como escolher a melhor empresa de consultoria? Cuidados que você deve tomar

Alguns pontos que você precisa analisar antes de escolher uma empresa de consultoria, são: histórico, expertise, perfil, forma de atuação e disponibilidade. Essa análise prévia é fundamental durante o processo de contratação de uma consultoria, seja ela de marketing digital ou de qualquer outro segmento.

Um dos maiores erros cometidos na hora de contratar uma consultoria de marketing digital é decidir com base no preço, quando, na verdade, escolha deveria considerar o custo-benefício para alcançar os resultados desejados.

Não é o preço que define o tamanho do resultado que pode ser gerado, mas todas as questões técnicas e os conhecimentos que podem ser aplicados.

Por isso, é essencial fazer uma lista com as empresas que prestam o serviço desejado, realizar reuniões para se conhecerem e conversarem sobre os objetivos e as forma de trabalho. Só assim será possível avaliar se tudo o que é oferecido, mais o investimento, proporciona o custo-benefício aceitável e atende às necessidades.

Quando contratar uma consultoria de marketing digital?

Você pode contratar um consultoria de marketing digital quando deseja expandir a atuação da marca de forma consistente, deseja aumentar as vendas e fortalecer o posicionamento da sua marca no mercado. Isso significa que você não precisa esperar passar por “maus bocados” para buscar ajuda.

Às vezes está tudo correndo bem e há o interesse em expandir a atuação da marca de forma consistente. Ou pode ser que os investimentos em tráfego estejam cada vez maiores e as vendas não aumentem.

Sendo mais específico, a atuação da consultoria de marketing digital pode estar envolvida nas áreas de planejamento estratégico, conteúdo, SEO, Digital PR, mensuração de resultados, branding. Essa amplitude de possibilidades faz com que a escolha da consultoria passe por uma análise cuidadosa para evitar transtornos futuros.

Momentos interessantes para contratar uma consultoria de marketing digital:

  • Migração de site para outra plataforma;
  • Reposicionamento de marca;
  • Fortalecimento da marca;
  • Estagnação ou queda nas vendas
  • Inserção de novos produtos e serviços no mercado. 

O papel da consultoria de marketing é ajudar na tomada de decisão, independente do ponto onde for atuar, trazendo insights relevantes, alinhando as expectativas e atuando no foco do problema. O mais importante de tudo, ao contratar uma consultoria especializada, é que ela agirá de forma imparcial, o que é excelente para qualquer negócio.

Investir em consultoria é a melhor forma de impedir que seu negócio estagne

Se você é movido por crescimento e melhorias contínuas, precisa investir em uma consultoria mesmo que seu negócio esteja “ok”. Esse, inclusive, é o melhor cenário, pois não há o desespero causado pelos problemas, e o trabalho dos envolvidos pode ser feito com mais tranquilidade, maior investimento.

Seja uma consultoria de SEO ou de marketing de conteúdo, o importante é ter um objetivo claro e pesquisar bem antes de assinar o contrato. Avalie os resultados gerados pelas empresas a seus clientes, veja se elas já trabalharam com outros clientes do mesmo setor e lembre-se: focar no custo-benefício ao invés do preço baixo tende a ser a melhor opção.

Aqui na Web Estratégica, colocamos à disposição nossa experiência global em marketing de conteúdo e SEO, geração de leads e aumento de tráfego orgânico para marcas em todas as nossas consultorias. Entre em contato conosco e saiba mais sobre como podemos ajudar.

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.