Como construir a audiência online da sua empresa?

Uma empresa que não constrói e cultiva sua audiência online tende a perder cada vez mais espaço para a concorrência que está cuidando da própria audiência.

Segundo uma pesquisa da Sortlist, o Brasil é o segundo país onde a população passa mais tempo na internet. São cerca de 10 horas e 8 minutos por dia, e desse tempo, 3 horas e 42 minutos o brasileiro passa nas redes sociais.

Consegue enxergar o tamanho das oportunidades que a presença online pode proporcionar para uma marca?

Construir audiência online não é só uma necessidade para a execução de estratégias de marketing digital, é sobre criação de oportunidades.

Nesse artigo você descobrirá mais do que a importância da presença online para uma empresa. Você vai encontrar 5 caminhos para construir presença online e transformá-la na principal aliada para o crescimento do negócio.

O que é audiência online?

A audiência online é todo o público que está interessado na mensagem que uma empresa tem para transmitir. Ela é representada pelas pessoas que visitam o site, o blog e as redes sociais da marca.

Quanto maior a audiência, mais oportunidades de negócio estarão disponíveis. E quanto mais qualificada, maior será a tendência de conversão de leads em vendas.

Dentro dessa audiência estará o público em geral e o público-alvo. Desses, o mais importante para o crescimento na internet é o público-alvo, já que ele é quem a empresa deseja alcançar.

Por isso é importante ter clareza sobre o público-alvo e as personas que o compõem, para que as estratégias de marketing de conteúdo, SEO, SEM, tráfego pago e outras, gerem resultados e a audiência cresça cada vez mais.

5 caminhos para construir presença online da sua marca

Construir uma presença online e conquistar a audiência digital é um trabalho que demanda tempo, análises, ajustes e evolução constante. Nós queremos ajudar as empresas nesse processo, por isso vamos mostrar como criar uma audiência digital para começar o processo com segurança.

1. Invista no site

O site não é apenas o cartão de visitas de uma marca, ele é a imagem digital dela, a primeira coisa que a audiência verá quando pesquisar por ela no Google. É nele que a maior parte dos usuários terá a primeira experiência com a marca.

Sem um site é impossível aparecer no Google e demonstrar autoridade. O Google Meu Negócio pode até gerar resultados, mas possui limitações, enquanto o site é um território próprio, com possibilidades ilimitadas.

Investir em um design profissional, que ofereça para o público usabilidade e acessibilidade, é o primeiro passo para que o visitante encontre o que procura no site, se sinta satisfeito e volte futuramente.

Em seguida é preciso pensar na arquitetura de informação, que envolve toda a estrutura de textos e navegação pelo conteúdo. Entregue as informações através de camadas, aprofundando a cada clique. Assim a entrega para o público será de  apenas o que ele está procurando e deixa que ele decida se quer mais informação ou não.

Outro fator importante é o site estar configurado para mobile, o chamado site responsivo. Assim, independentemente do dispositivo e tamanho de tela utilizado para o acesso, a experiência do usuário continuará mantendo a qualidade.

Um site que possui todas essas características e funcionalidades passa mais autoridade para o público e tem mais chances de ser ranqueado pelo Google.

De acordo com um estudo realizado pela RubyGarage, a aparência e boa usabilidade de um site são critérios de julgamento para 75% dos usuários. E cerca de 38% dos usuários saem dos sites se ele não tiver um layout atraente e boa estética.

Mas um site capaz de atrair a audiência e engajá-la não se resume apenas a um bom layout, usabilidade, acessibilidade e arquitetura de informação. Tem outro fator que costuma ser ignorado pela maioria das empresas e que compromete todos esses que foram citados: a velocidade de carregamento do site.

Quanto mais rápido o conteúdo for carregado melhor, uma vez que o público não costuma esperar mais de 3 segundos para a abertura de uma página na internet.

Essa velocidade é influenciada por diversos fatores, tais como: qualidade do código do site, tamanho das imagens e infraestrutura do servidor onde o site está hospedado.

Esses fatores são tão importantes que o Google passou a considerá-los com mais atenção quando lançou o Core Web Vitals, um conjunto de métricas utilizadas para medir a experiência do usuário em um site.

Mas não para por aí, o site é a principal ferramenta para a implementação de estratégias de SEO, e se não estiver bem desenvolvido, o investimento em otimização pode não gerar um retorno satisfatório.

Sem falar que o site é um dos principais canais de presença online que uma empresa precisa ter, então na hora de construí-lo, procure por uma empresa ou profissional qualificado para que o resultado seja o melhor possível. Tudo isso é um investimento, e não uma despesa!

2. Seja referência em conteúdos

O conteúdo é a principal fonte de ligação entre a marca e o público, e ele pode estar presente no blog, nas redes sociais, no e-mail marketing, no podcast e em todos os canais online e offline, onde o potencial cliente estiver.

Rafael Rez, CMO da Web Estratégica, acredita que “ao avaliar o novo perfil do comprador online, fica clara a necessidade de estimular o consumo de maneira inteligente”. E o marketing de conteúdo é uma excelente ferramenta para isso, já que estimula o consumo de maneira subjetiva, emocional e assertiva.

Com isso, contar com um profissional ou agência para produzir conteúdos estratégicos para alimentar a audiência durante a jornada de compra tem se tornado cada vez mais essencial. Mas não basta apenas ter uma boa estratégia e um bom conteúdo, ele precisa ser original e interessante para o público.

De nada adianta criar conteúdos excelentes sobre temas que o público não está interessado. Isso só vai tomar tempo e gerar gastos sem retorno.

Para evitar esse tipo de problema, é preciso pesquisar bem o público, entender as buscas na internet são feitas, quais são seus desafios e dúvidas. Não é mais uma questão de conhecer as técnicas, mas também de entender as pessoas.

Antes da internet chegar, o conteúdo ia até o público. Agora é o público que vai até o conteúdo, e com uma seletividade cada vez maior. E para atender a essa realidade é preciso que o conteúdo seja de qualidade, único e que transmita mais do que uma informação. Ele precisa transmitir a essência da marca e o quanto ela se importa com seus clientes.

Para fazer com que seu conteúdo seja encontrado pelo público em suas buscas diárias, a técnica mais eficiente é o SEO. Com uma combinação de trabalho técnico e estratégico, ele melhora o posicionamento de sites, blogs e páginas web nos resultados de busca.

O investimento em estratégias de SEO nas empresas ainda não é visto com tanta clareza como o investimento em mídia paga, mas o seu uso tem um potencial de resultados muito maior do que o tráfego pago.

Enquanto o tráfego pago só alcança a audiência enquanto os anúncios estão sendo exibidos, o tráfego orgânico trabalha 100% do tempo em prol da empresa.

3. Valorize a experiência do cliente

Estamos na Era do Cliente, onde os consumidores são parte do negócio e querem uma experiência de consumo mais qualificada. A empresa que oferecer essa experiência sairá na frente e ganhará mais espaço junto à audiência.

Durante toda a jornada do cliente vão sendo construídas percepções e impressões sobre a empresa, e isso é o que chamamos de Customer Experience.

Clientes insatisfeitos com uma parte ou toda a experiência expõem a empresa em redes sociais e sites como Reclame Aqui e Glassdoor. E reclamações em sites desse tipo afetam a reputação da empresa e colocam dúvidas na cabeça da audiência, gerando desconfiança.

Toda empresa que investe na experiência do cliente aumenta seu potencial de destaque dentro do segmento de mercado que atua e conquista benefícios, como por exemplo:

•             Fidelização e retenção de clientes

•             Vantagem competitiva

•             Otimização de recursos

Mas a valorização dos clientes não deve ficar só na experiência durante a jornada, ela precisa ir além. Precisa chegar no pós-venda, garantir que o cliente terá sucesso com o uso do produto ou serviço.

Essa parte, chamada de Customer Success, é onde está 90% da receita das empresas, segundo Jason Lemkin.

O sucesso do cliente vai muito além da geração e manutenção da receita, ele visa garantir que cada etapa da jornada ocorreu da melhor maneira possível e a experiência foi a melhor já entregue.

Quando o assunto é CAC no B2B, é sabido que os custos são altos. Investir em Customer Success vai ajudar a manter os custos reduzidos, já que é mais barato manter um cliente existente do que conquistar um novo.

Ao combinar Customer Experience com Customer Success, um dos principais benefícios que a empresa alcançará é a fidelização de clientes. Isso é possível porque ambos têm como objetivo criar um relacionamento positivo entre o cliente e a empresa, gerando cada vez mais confiança.

Quando uma empresa tem clientes fiéis, ela ganha mais amplitude em sua voz, pois além de continuarem adquirindo produtos e serviços, eles indicam a empresa para amigos e familiares, dão sugestões de melhoria e defendem a empresa.

Valorizar a experiência do cliente em toda a jornada é, nessa Era do Cliente, o maior diferencial que uma empresa pode ter. E a recompensa será o crescimento, tanto a nível de presença online e offline quanto de receita.

4. Crie boas estratégias para redes sociais

Em uma pesquisa realizada pela Statista e pela Krypyo Analysis foi identificado que o número de usuários de redes sociais, no mundo, ultrapassa a marca de 4.65 bilhões de pessoas. Desse total, 2.936 bilhões estão no Facebook e 2.562 bilhões no Youtube. Dá para ignorar as redes sociais?

As redes sociais estão ganhando cada vez mais adeptos e as empresas precisam aproveitar essa oportunidade de alcançar audiência online qualificada. Não importa se a empresa trabalha no mercado B2B ou B2C, existe uma rede social com público qualificado esperando por ela.

Mas não adianta criar uma conta corporativa e sair postando conteúdo todo dia sem uma estratégia. A concorrência pela atenção do público nas redes sociais é maior do que a concorrência pelas primeiras páginas do Google. E para se destacar, só com uma estratégia bem estruturada.

Então, a primeira coisa a se fazer para obter bons resultados através das redes sociais é identificar em quais dessas redes o público-alvo está. Não faz sentido algum uma empresa B2B investir somente no Instagram, sendo que no LinkedIn existem mais pessoas com poder de decisão pelas empresas onde trabalham.

O mesmo vale para uma loja que vende produtos de moda praia, que decide usar o LinkedIn para falar sobre o assunto. Por mais que as pessoas presentes na rede frequentem a praia, não é o melhor lugar para falar sobre isso. Nesse caso, Instagram e TikTok teriam melhores oportunidades.

Nas redes sociais as marcas precisam fazer vídeos, tirar fotos e criar postagens que gerem confiança no público e façam com que ele queira ver mais. Para isso acontecer é preciso utilizar táticas diferentes de marketing com o objetivo de aumentar o número de seguidores e manter o público engajado.

Se houver a necessidade de usar mais de uma rede social, o trabalho vai além, pois será necessário criar o conteúdo de acordo com cada rede. O conteúdo que é publicado no Instagram pode não fazer sentido no Youtube, e vice versa.

Por isso é importante ter uma estratégia para redes sociais, assim o conteúdo produzido alcançará de forma mais assertiva o público e poderá gerar mais resultados.

Estratégias de marketing digital e inbound marketing são peças chave no crescimento das empresas, mas existe um outro tipo de estratégia de marketing que está proporcionando ainda mais resultados.

O Marketing de Influência

O marketing de influência decolou nos últimos anos, sendo impulsionado pelas redes sociais, e o termo mais marcante dele é digital influencer.

O uso de influenciadores digitais tem se tornado cada vez mais comum entre as marcas, sejam elas grandes ou pequenas. Os influenciadores ajudam a alcançar um público que talvez nunca tenha ouvido falar da marca, mas que confiam em quem está levando a mensagem.

No marketing de influência são trabalhados 3 pilares:

•    Alcance: quão longe o influenciador pode levar o conteúdo da empresa

•    Relevância: tamanho da importância que esse influenciador tem dentro do nicho

•    Ressonância: volume de pessoas que compartilham o conteúdo desse influenciador

Ao construir a estratégia de marketing de influência e escolher o influenciador digital que ajudará a espalhar o conteúdo, esses pilares não podem ser deixados de lado.

De acordo com a pesquisa Nielsen InfluenceScope 2022, o Brasil é o país com mais influenciadores no Instagram no mundo. Desses influenciadores, 12.3 milhões possuem entre mil e 10 mil seguidores. E aproximadamente 500 mil possuem mais de 10 mil seguidores.

Esses números falam apenas do Instagram, mas e nas outras redes sociais como Youtube, Facebook, Twitter e TikTok? É um mundo de oportunidades para construir audiência online no marketing e gerar resultados positivos tanto a nível de reconhecimento e autoridade quanto financeiros.

5. Construa uma boa reputação digital

Uma boa reputação digital vai além de um site bonito, bem otimizado e um feed organizado nas redes sociais.

Com tanta gente, opiniões, possibilidades e críticas, construir uma boa reputação na internet é um desafio diário, que envolve não só uma apresentação de qualidade mas a gestão de conflitos.

E não pense que a reputação corporativa é blindada da reputação digital. Em um mundo all line, os acontecimentos do mundo online influenciam no mundo offline. A reputação digital está completamente ligada à reputação corporativa.

Para construir uma boa reputação digital você precisa:

  1. Fazer diagnóstico de comunicação de qualidade
  2. Monitorar a reputação na mídia própria, mídia social, mídia espontânea e mídia paga
  3. Conhecer bem a persona e mantê-la sempre atualizada
  4. Investir em marketing de conteúdo
  5. Ter um relacionamento transparente e de qualidade com o público

Ao fazer isso, a empresa será capaz de colher os benefícios de uma boa reputação digital.

Os benefícios da boa reputação digital

Construir uma reputação digital e colher os benefícios leva tempo, mas vale a pena cada segundo investido, já que a empresa terá:

•             Melhor ranqueamento no Google

•             Mais influência na decisão de compra do público

•             Facilidade para fidelizar e engajar o público

•             Alcançar mais autoridade no mercado, principalmente no meio digital

Com tanta coisa a ser feita para construir uma audiência online, pode ser que a empresa não tenha pessoal suficiente para cuidar de tudo, inclusive da reputação digital.

Nesses casos, uma boa forma de cuidar da reputação digital é contratando uma assessoria de imprensa. Essa assessoria ficará de olho em cada ponto de melhoria e oportunidade de posicionamento capaz de gerar autoridade e relevância para a empresa.

Além disso, eles podem ajudar na construção das estratégias de conteúdo tanto para potencializar o crescimento quanto para minimizar possíveis insatisfações dos clientes expostas em redes sociais e sites de reclamações.

O que torna a audiência online ainda mais consistente?

Investir no site para ser encontrado, criar conteúdo de qualidade para se tornar referência, valorizar a experiência do cliente para fidelizar, criar boas estratégias de redes sociais para alcançar mais público e construir uma boa reputação digital para transmitir confiança são os principais caminhos para uma empresa construir audiência online.

E para tornar a audiência online ainda mais consistente e sempre crescendo é preciso investir em Marketing de Conteúdo, pois além de estar diretamente ligado aos 5 caminhos que foram apresentados nesse texto, ele também é uma excelente ferramenta para aquisição de clientes e vendas.

A Web Estratégica é pioneira em iniciativas de marketing de conteúdo no Brasil, ajudando diversas empresas na construção de estratégias e produção de conteúdo, tanto através de consultorias quanto na criação e compartilhamento de conteúdos capazes de ajudar os profissionais das empresas a alcançarem melhores resultados.

Para saber mais sobre como o marketing de conteúdo e o SEO podem ajudar empresas a construírem uma audiência online cada vez mais engajada, acesse a Imersão em SEO e Produção de Conteúdo, disponível gratuitamente no nosso site.

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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