O que é Storytelling e como aplicar no marketing digital?

Se você quer se conectar com seu público-alvo e conduzi-lo até a venda sem parecer um vendedor chato, precisa aprender a aplicar storytelling na sua comunicação e no seu marketing de conteúdo.

Você já está cansado de saber que a atenção do seu leitor, possível cliente, é fortemente disputada e que a concorrência é acirrada. Para ter uma ideia, uma pesquisa do Oberlo mostrou que o Google processa mais de 8,5 bilhões de pesquisas por dia. Por isso, seus conteúdos precisam se destacar e envolver as emoções do leitor.

Neste conteúdo, você vai descobrir o que é, quais são as técnicas e como aplicar o storytelling no dia a dia da sua estratégia de marketing digital. Continue lendo!

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O que é storytelling? 

Storytelling é a arte de contar histórias de forma estratégica para envolver, inspirar e transmitir mensagens com impacto. Essa técnica combina narrativa, emoção e propósito para transformar dados ou informações em conteúdos que geram conexão com o público.

Aplicado no marketing digital, o storytelling vai além de simplesmente descrever produtos ou serviços. Ele cria experiências e associações emocionais, transformando marcas em algo memorável. Afinal, as pessoas não compram apenas pelo preço ou função, mas por aquilo que uma história desperta nelas.

Se você está pensando em aplicar essa técnica, lembre-se: o storytelling não precisa ser complicado. Às vezes, algo tão simples quanto compartilhar um desafio superado pela sua marca pode se transformar em uma história poderosa que ressoa com o seu público. Quer um exemplo? O uso da jornada do herói, uma estrutura narrativa clássica, é um ótimo ponto de partida.

Qual é o conceito de storytelling?

Além do storytelling ser usado no universo do marketing e publicidade, é bastante comum no mundo televisivo e cinematográfico, afinal, todo filme, série e novela contam uma história aos telespectadores. Observar essa narrativa te faz enxergar as boas práticas de storytelling contidas nesses meios também.

Como o principal objetivo do storytelling é prender o leitor e cativá-lo, é fundamental entender quem é seu público. Para isso, é importante saber quem são suas personas.

Quando uma marca tem o diferencial de saber com quem está falando, traça uma estratégia de comunicação para “conversar” sem querer vender a todo momento. É aí que será possível transformar seus clientes em “brand lovers”, que são aquelas pessoas que, para além do produto, amam a ideologia e essência de uma marca.

Então, ao fazer storytelling é possível ir além com uma marca e conseguir relações muito mais fortes e duradouras. Dessa forma, a empresa pode gastar menos para reter esses clientes do que para converter novos usuários.

Quais são os elementos do storytelling?

A mensagem, a ambientação, o personagem, os conflitos e a narrativa coerente, com começo, meio e fim são os principais elementos para o bom storytelling dos conteúdos. 

É importante que a narrativa tenha uma mensagem, ou propósito, bem claro. A ambientação detalhada, por sua vez, facilita que o leitor entenda e visualize onde se passa a história. Para isso, deixe claro quem é o personagem, ainda que ele seja o próprio leitor.

Toda boa história precisa de conflitos e, além disso, que os mesmos sejam superados ao longo da narrativa, ok? Siga o princípio da coerência e dê à sua narrativa começo, meio e fim – isso é fundamental para que o leitor realmente entenda o que está sendo contado.

8 técnicas de storytelling que você precisa conhecer

Algumas técnicas de storytelling que podem te ajudar, são:

  • dramatização;
  • antagonismo; 
  • narrativa apresentada em primeira pessoa; 
  • cenário – onde a história vai acontecer; 
  • acontecimento emocional – definir um objetivo; 
  • acontecimento improvável – criar empatia pelo personagem; 
  • conflito para solucionar; 
  • copywriting

Um lembrete: cuidado ao inventar uma história. Afinal, se for mentira, sua marca pode perder a credibilidade e reputação conquistadas. Sinalize quando o conteúdo contém apenas exemplos ilustrativos, certo?

4 vantagens de usar storytelling no marketing de conteúdo

Usar o storytelling no marketing de conteúdo é vantajoso porque desperta gatilhos mentais, fortalece o branding da marca, o engajamento e a identificação do cliente com a empresa. Confira como esses benefícios funcionam na prática:

1. Desperta gatilhos mentais

Uma técnica que é muito usada no marketing para despertar as emoções do público é o emprego de gatilhos mentais na comunicação.

Existem diversos tipos de gatilhos e formas de ativá-los nos conteúdos, mas é fundamental ter discernimento e equilíbrio – não se tratam de palavras mágicas, o simples fato de usá-las no seu texto não é capaz de “manipular” a tomada de decisão do leitor.

Apesar disso, é importante saber quais gatilhos mentais existem, como:

  • escassez;
  • urgência;
  • autoridade;
  • reciprocidade;
  • prova social;
  • antecipação;
  • novidade;
  • F.O.M.O. (fear of missing out, medo de “ficar de fora”), entre outros.

Cada um deles podem ser ativados discretamente em um conteúdo para blog, sites, copies de campanhas, entre outros formatos de conteúdos.

2. Fortalece o branding da marca

É mais vantajoso para uma marca fazer com que um cliente recompre, certo? Afinal, dessa forma a empresa pode economizar dinheiro gasto para adquirir novos leads, uma vez que esse já está fidelizado.

O storytelling ajuda nesse fortalecimento do branding da marca, fazendo com que ela se torne conhecida por todos e uma referência em seu segmento de atuação. Por isso, é fundamental trabalhar a imagem de uma empresa e os conteúdos de marca, também chamados de branded content.

3. Engajamento

O engajamento digital é outra métrica que também pode melhorar muito com uma boa aplicação da técnica de storytelling. Inclusive, isso pode ser feito através das redes sociais.

Uma marca “case” quando falamos de usar a contação de histórias para cativar o público nas redes sociais é a Netflix Brasil. Eles usam redes como o Instagram e o X, principalmente, para se aproximar de seu público e, assim, com muito sucesso, fazem com que as pessoas queiram consumir os conteúdos de sua plataforma.

No setor financeiro, outra marca muito engajada e que usa o storytelling ao seu favor nas redes sociais é o roxinho mais famoso do país, o Nubank. Eles também conseguiram definir uma linguagem perfeita para abordar temas que nem sempre foram tão simples para os brasileiros e, hoje, possuem muitos brand lovers, tendo até loja com produtos com a logomarca da empresa. Incrível, não é mesmo?

Claro que essas duas marcas utilizam mais técnicas, além do storytelling, mas são ótimas inspirações para você e seu time estudarem antes de iniciar a implementação dessa ferramenta de comunicação dentro do projeto.

4. Identificação do cliente com a marca

Para criar um relacionamento saudável entre cliente e marca é necessário que o lead se identifique com a marca. Isso pode ser feito através dos valores definidos, da comunicação empregada e da implementação de ferramentas como o storytelling.

Guiando o leitor de um ponto A até o ponto B, sem que ele perceba, e oferecendo a ele informações relevantes e materiais que ajudem no seu dia a dia, são algumas das formas de uma marca se fazer presente e conseguir criar um bom relacionamento com o público.

Para isso, é importante pensar: 

  • como reter o usuário?
  • como fazer com que ele tenha uma das melhores experiências possíveis?
  • como me manter presente em seu dia a dia, ajudando-o?

Pensar também nos valores e ideais que serão propagados na comunicação da marca pode impactar as personas e gerar identificação. Toda a comunicação precisa expressar esses pontos, a fim de que a estratégia seja bem sucedida. 

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Storytelling no marketing: como funciona? 

O storytelling no marketing surgiu, justamente, com a ideia de conseguir novos clientes e fidelizar os antigos, facilitando que a marca crie uma boa relação com seu público, indo muito além do foco somente na conversão.

Sua marca não pode focar apenas em converter, utilizando uma linguagem agressiva para forçar a compra. Afinal, não é assim que os clientes vão gostar de você e voltar a comprar da sua marca. É importante buscar alternativas para atingir esse ponto, mas, claro, sem deixar o foco em resultados de lado.

Como aplicar storytelling no marketing digital? Passo a passo

Para aplicar storytelling no marketing digital, é necessário definir o propósito da marca ou campanha, definir a persona e sua jornada, investir na experiência do usuário, e, por fim, escolher as melhores técnicas de narrativas para sua comunicação.

É possível fazer storytelling em diversos formatos de conteúdo, sendo alguns deles vídeo, artigo para blog, redes sociais, e-mail marketing, depoimentos, landing pages e até mesmo no relatório de SEO. Para isso, confira o passo a passo completo:

1. Defina o propósito da marca ou da campanha

Podemos trabalhar o storytelling em todo e qualquer material que tenha uma mensagem e possua conteúdo, partindo sempre do propósito final que a marca quer com um determinado projeto. Por isso, é necessário ter bem definidos os KPIs e metas de negócio da empresa.

2. Defina a persona e qual a sua jornada 

Outros fatores essenciais que precisamos ter na manga para construir uma estratégia ideal de comunicação e marketing digital é entender a jornada do cliente e fazer a definição de persona para saber como e quando falar com cada tipo de público. Todo esse estudo inicial valerá a pena na hora de colher os resultados durante o andamento do projeto.

Assim, no momento da criação do conteúdo, é mais fácil criar histórias e narrativas que vão se conectar com as dores, desejos, desafios e necessidades da persona definida e, por fim, aumentar as chances de conversão.

3. Invista na experiência do cliente 

Ofereça, além de conteúdo e conhecimento, uma experiência cativante para os leitores, para que se interessem pela sua marca.

Sempre mostre o lado humano da marca e dos fundadores. Essa pode ser uma alternativa para  sensibilizar os possíveis e futuros compradores, que se identificam com o conteúdo oferecido.

4. Mensure resultados e acompanhe o desempenho

A observação e mensuração dos resultados de conteúdos também podem ser usados para lapidar a estratégia e saber o que funciona ou não para o seu público, por isso, esteja sempre atento a esses fatores e em como as pessoas recebem cada tipo de conteúdo.

Você pode observar métricas como CAC e taxa de conversão das páginas, artigos ou posts que aplicar storytelling.

Storytelling é uma forma de melhorar o marketing de conteúdo, mas não a única

Uma boa contação de histórias pode fazer toda a diferença ao conquistar clientes por meio do conteúdo, conectando às personas.

Mas vale ressaltar que não adianta ter boas histórias, sem ter uma boa estratégia de marketing alinhada a ela. Por isso, é inteligente contar com uma agência especializada em marketing de conteúdo para direcionar sua produção e otimizar seus resultados. Fale com nossos consultores!

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.