CTR: o que é Click Through Rate e passo a passo de como aumentar

13/12/2024

O CTR, Click Through Rate, ou taxa de cliques, é uma métrica indispensável para quem investe em conteúdo e SEO, sabia?

Se você deseja ter um bom desempenho e ranqueamento dos seus conteúdos, precisa entender o que é CTR e como usar essa métrica para nortear sua estratégia.

Com ela, é possível entender se os esforços estão levando aos resultados esperados ou se a estratégia precisa de algum ajuste assertivo para que os objetivos sejam atingidos.

Para te ajudar a entender melhor, desenvolvemos este conteúdo completo. Nele, você vai descobrir como calcular o CTR, como saber qual é um bom valor de referência e como aumentar essa métrica. Continue a leitura!

O que é CTR?

CTR é a sigla para Click Through Rate, uma métrica que indica a taxa de cliques de uma página web ou campanha de marketing digital. Isso significa que é calculado a relação entre o número de cliques em um link ou página e o número de vezes que o mesmo foi exibido nos resultados de busca para os usuários, mais conhecido como impressões. 

No caso de uma campanha de anúncios, a métrica também é válida. Mostra quantas vezes o anúncio foi clicado em relação às impressões do anúncio. Os profissionais de marketing usam isso para entender se a comunicação está atrativa o suficiente para o público.

Em quais canais acompanhar o CTR?

Alguns canais digitais que conseguimos medir e analisar a taxa de cliques para entender se a estratégia está fazendo sentido, são:

  • Facebook;
  • Google;
  • Instagram;
  • YouTube;
  • LinkedIn;
  • E-mail marketing.

Ainda, a taxa de cliques também pode ser utilizada para avaliar a performance de anúncios, palavras-chave e listagens de produtos gratuitas. Isso quer dizer que o CTR pode ser usado para analisar resultados de ações orgânicas e também nos anúncios (tráfego pago).

Por que acompanhar o CTR?

O CTR ajuda a medir a efetividade das ações de marketing digital e pode ser usado tanto para o tráfego pago quanto para o tráfego orgânico.

Quando olhamos para os objetivos que uma empresa quer alcançar ao implementar estratégias de marketing, grande parte quer atrair a atenção do público, fazer com que a marca fique conhecida e criar uma boa reputação.

A partir disso, ter um CTR bom indica que as campanhas e páginas do site estão chegando até a audiência e, para além disso, estão instigantes o suficiente para que as pessoas queiram ver mais.

O CTR pode ser um indicador de engajamento

Se o CTR for de uma página de site ou blog e estiver baixo, significa que o público está vendo a página nos resultados de pesquisa, mas não está clicando. Isso mostra que o conteúdo precisa de otimização, a fim de que fique mais atrativo para os usuários.

O CTR é um Índice de Qualidade

Além disso, o CTR é um dos fatores que compõem o Índice de Qualidade (IQ) do Google Ads, cálculo realizado pela plataforma para deliberar o ranqueamento de cada um dos anúncios.

Nesse cálculo, a taxa de cliques é uma das métricas com mais peso, porém outras coisas que também são levadas em consideração são aspectos, como: a experiência do usuário na página de destino e a relevância do conteúdo.

O CTR permite reduzir custos

Outra funcionalidade do CTR em uma estratégia de marketing digital está relacionado à redução de custos, pois uma taxa de cliques alta indica que o anúncio precisou aparecer menos para ter um número alto de cliques. 

Isso mostra que a campanha está sendo relevante para os usuários, e o Google valoriza favorecendo o anúncio no ranking. Com isso, o CPC médio acaba tendo uma redução.

O CTR permite melhorar a taxa de conversões

Por fim, outro emprego do CTR no cotidiano das equipes de marketing é o impacto que a taxa de cliques saudável pode ter nas conversões. Garantir que esse índice esteja num patamar bom é fundamental para que as pessoas cheguem até o final da jornada, comprem o produto ou contratem o serviço oferecido.

Segundo a WordStream, um aumento em duas vezes no CTR pode resultar em uma taxa de conversão 50% maior. E não para por aí: eles também garantem que existe uma relação direta entre essas duas métricas. Veja o gráfico abaixo:

Maior CTR = maior taxa de conversão: gráfico mostrando a relação entre taxa de conversão e CTR.

Em quais campanhas acompanhar o CTR?

É interessante acompanhar o CTR em campanhas pagas, de tráfego orgânico e de redes sociais, por exemplo. Confira como analisar:

CTR de campanhas pagas

Caso o CTR seja referente a uma campanha paga, se a taxa estiver baixa, significa que o anúncio está chegando no público, mas as pessoas não estão clicando nele para seguir na jornada de compra. Isso mostra que a segmentação de público não está tão assertiva ou que a comunicação pode ser melhorada.

Tráfego orgânico

Passando para o universo do tráfego orgânico, bons conteúdos possuem um CTR alto e também tendem a ter um ranqueamento melhor, já que o Google e outros mecanismos de busca entendem que a página está entregando exatamente o que os usuários querem ver e, por isso, apresentam maior engajamento.

Vale lembrar que os cliques geram tráfego para as páginas e, quanto mais tráfego o site tem, maior será sua autoridade. Além disso, também se cumpre aquele objetivo que comentamos acima: a empresa ser conhecida através de estratégia e ações de marketing digital.

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Redes Sociais

Indo para as redes sociais, quando analisamos o CTR de um post, uma alta taxa de cliques indica que o engajamento com a audiência está alto. Isso é ótimo para conferir se o conteúdo publicado no canal está sendo relevante para os seguidores.

Os anúncios feitos nas redes sociais possuem um outro benefício: propaganda gratuita. Isso porque um CTR alto revela que a campanha é relevante para a base e, se as pessoas compartilharem a publicação, gera cliques gratuitos.

Quando os usuários compartilham uma publicação impulsionada por uma empresa, outros indivíduos são impactados pelo anúncio, por isso, falamos que a propaganda vira gratuita – se a pessoa que recebe essa publicação interage com a mesma, a empresa não é cobrada.

Como calcular o CTR?

O CTR é a métrica que indica o número de cliques em uma determinada página, e isso pode ser calculado a partir da seguinte fórmula:

Cliques / Impressões = Taxa de cliques. 

Quando dividimos os cliques pelas impressões, o resultado quase sempre é um número decimal. Temos que transformar ele em porcentagem. É bem simples, só precisamos multiplicar o valor final por 100.

Um outro ponto é que em muitos casos as plataformas de gestão de tráfego nos dão essa porcentagem pronta, então o trabalho é interpretar o que esse valor está nos dizendo sobre a estratégia.

Taxa de CTR e a palavras-chave  

Diferente do que se pode imaginar, o valor obtido tem relação com a palavra-chave principal aplicada no conteúdo da página, mas não diz respeito somente a ela. O conteúdo como um todo é identificado pelos mecanismos de busca e posicionado nos resultados, de modo orgânico ou por meio de anúncios. 

Explicamos: se você tiver 2% de CTR em um artigo sobre “SEO”, por exemplo, não significa que 2% das pessoas que buscaram por “SEO” clicaram no meu artigo. Essa taxa pode envolver outras buscas relacionadas em que meu artigo foi exibido.

A partir daí, o usuário acessa a página, e o clique é para tudo que nela está incluído, não apenas a palavra-chave principal, que é um meio para chegar ao resultado pesquisado. O valor da taxa de CTR, assim, indica os efeitos da estratégia como um todo. 

Obter maior destaque vai além de escolher o termo que melhor condiz com volume, intenções de busca e concorrência. A relação com a palavra-chave mostra como a estratégia está sendo efetiva, por parte da equipe de SEO, uma vez que a inserir corretamente ao longo do conteúdo, das heading tags e até mesmo nas descrições das imagens aumenta as chances de engajamento.  

Onde acompanhar o CTR?

O acompanhamento do CTR é realizado de acordo com a plataforma que você está usando, ou seja, se está usando Facebook, poderá ver a métrica no Facebook Ads. Mas se usar o Google para impulsionar os anúncios, o CTR pode ser visto pelo Google Ads ou Google Analytics.

Se estiver empregando estratégias orgânicas para o site ou blog, é possível visualizar a taxa de cliques pelo Google Search Console, uma ótima ferramenta para nortear estratégias de marketing de conteúdo e SEO.

Como saber se o meu CTR está bom?

Quando falamos de CTR, uma dúvida recorrente é como saber se a métrica está boa. Ao menos quando falamos sobre tráfego orgânico, temos um bom benchmark do CTR médio de cada posição orgânica do Google (no ranking da primeira página). Segundo o Baklinko, elas são:

  • Posição 1: 27,6%
  • Posição 2: 15,8%
  • Posição 3: 11%
  • Posição 4: 8,4%
  • Posição 5: 6,3%
  • Posição 6: 4,9%
  • Posição 7: 3,9%
  • Posição 8: 3,3%
  • Posição 9: 2,7%
  • Posição 10: 2,4%

É importante ter esses números em mente, mas lembre-se de que esses valores são um referencial e que eles devem ser só o começo para que uma campanha seja mais rentável nos meses seguintes ou para que a página tenha uma evolução notável no tráfego.

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Como aumentar o CTR?

Para aumentar o CTR (Click Through Rate), você precisa melhorar a atratividade do seu link e a relevância do conteúdo apresentado ao público-alvo. Isso inclui otimizar títulos e meta-descrições, usar palavras-chave estratégicas e inserir CTAs (Call to Actions) claros e chamativos.

Além disso, invista na criação de títulos irresistíveis. Utilize números, perguntas ou termos como “dicas” e “melhores práticas” para atrair a atenção. Outra dica é formatar URLs de forma amigável, com palavras-chave que reforcem o tema principal.

Se possível, use rich snippets, como estrelas de avaliação ou preços, para destacar o link na página de resultados. Esses recursos visuais chamam mais atenção e aumentam a chance de cliques.

Por fim, avalie a taxa de cliques regularmente e ajuste sua estratégia com base no comportamento do público. O que funciona hoje pode precisar de ajustes amanhã. Teste e aprimore continuamente!

3 passos para melhorar seu CTR

Existem 3 passos para melhorar seu CTR: otimizar o meta title e description, desenvolver um bom CTA e manter um tom de voz original, que representa sua marca e agrada ao público. Confira em detalhes cada passo:

Deixe a “vitrine” mais bonita

Sendo assim, o primeiro passo para otimizar uma página a fim de aumentar o CTR é deixar a “vitrine” mais instigante. E o primeiro contato que o usuário terá com o anúncio em Search ou com o resultado orgânico de uma página de site ou blog é a meta title e meta description.

Pontos como ficar dentro do tamanho ideal para que esses elementos não sejam cortados na SERP e linguagem clara são essenciais para que a página tenha resultados melhores.

O CTA deve estar presente

O uso de um bom CTA pode impactar nos cliques – invista na escolha de bons termos que levem o usuário a querer saber mais, seja para conteúdos educativos ou para ter mais informações sobre um produto. Aqui, o uso de um CTA assertivo pode impactar os usuários em todas as etapas do funil de conversão.

A aplicação de estratégias de copywriting é outro fator que pode aumentar a taxa de cliques. Inclusive, indicamos a importância de entender o público alvo que a campanha será destinada, já que, sabendo qual é a sua audiência, fica mais fácil entender qual a comunicação ideal para essas personas.

Use um tom de voz adequado

Indo além das campanhas pagas, no tráfego orgânico você deve entender o público, para comunicar-se com os usuários usando o tom de voz ideal. Isso se torna possível através do mapeamento de linguagem, gostos e temas de conteúdo da persona.

Qual a diferença entre CTR, CPM e CPC

Existem algumas outras métricas do marketing digital que podem soar parecidas com o CTR: o CPM e CPC. Entenda a diferença.

O CPC é o custo por clique e trata-se de um dos tipos mais comuns de precificação de anúncios. Aqui, a empresa só paga pelos cliques recebidos na campanha. As impressões não são contabilizadas.

A lógica do CPM é bem semelhante, mas refere-se ao custo por mil impressões, ou seja, é o formato de precificação de uma campanha que cobra por visualizações.

Mas qual a relação dessas precificações com o CTR? Tanto o CPC quanto o CPM são influenciados diretamente pela taxa de cliques, mas essa taxa facilita bastante o entendimento da eficiência dos anúncios para quem escolhe o modelo CPC.

Isso porque um alto CTR representa que os anúncios estão sendo úteis e fazendo sentido para os usuários, e isso torna o custo por cliques mais barato, pois o buscador entende que o link oferece justamente o que as pessoas estão buscando.

Aumente seu CTR com uma Estratégia de Conteúdo

Além das práticas mencionadas, um ponto alto para aumentar o CTR de uma campanha ou página é a estratégia de Marketing de Conteúdo. Essas ações fazem com que a marca crie uma comunicação ideal para tornar os conteúdos mais atrativos para seus usuários, fazendo com que eles queiram ler mais ou ver mais sobre os assuntos e produtos.

Conte com a equipe especializada em Marketing de Conteúdo da Web Estratégica, para trabalhar junto ao seu time. Solicite uma proposta agora mesmo!

Anderson Fagundes
Atua com SEO e Google Analytics desde 2010 e atualmente é CCO na Web Estratégica. Possui formação em Publicidade pela PUC-RS e especialização em Design Estratégico pela Unisinos. Foi co-fundador da Lume, agência gaúcha responsável pela estratégia e execução de SEO em grandes marcas regionais e nacionais.